quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PERSEGUIÇÃO PARTICULAR, EFEITO COLETIVO

Todo cuidado é pouco com os buracos da zona sul. Imagens: Blog do Gusmão/Thiago Dias.
Buracos em frente à AABB. Imagens: Blog do Gusmão/Thiago Dias.

O Vereador Roland Lavigne costuma “soltar a voz” contra o Prefeito Jabes Ribeiro nas sessões da Câmara de Ilhéus. Chega a usar nomes impublicáveis para classificar o chefe do executivo. Na Casa do Povo, não faltam ouvidos e bocas para captar as ofensivas do parlamentar e comunicá-las ao alcaide. Será que JR resolveu contra-atacar?

Prédio onde funcionava a clínica de Roland.
Antiga clínica Vidamedi da família de Roland.

A imagem acima mostra a antiga clínica Vidamedi da família de Roland, na entrada do bairro Hernani Sá. As ruas do entorno da propriedade estão cheias de buracos.  A parte que dá acesso à Rodovia Ilhéus-Olivença foi tomada por crateras. 

Buracos tapados com entulho na rua da antiga clínica.
Buracos tapados com entulho na rua da antiga clínica.

Roland quer alugar o prédio, mas, a situação das ruas ao redor dificulta a missão. As crateras podem fazer um pretenso inquilino desistir do ponto comercial. Se o objetivo do prefeito é atrapalhar a vida do opositor, manter os buracos diante da antiga clínica é um artifício barato (em todos os sentidos). A placa de “aluga-se” está há mais de três meses lá.

Buraco ao lado da antiga clínica, na entrada do Hernani Sá.
Buraco ao lado da antiga clínica Vidamedi, na entrada do Hernani Sá.

O problema, como todos sabem, é que aquelas ruas não servem exclusivamente ao vereador. Centenas de carros, motos e bicicletas passam por ali todos os dias. Além do prejuízo material acumulado com o desgaste diário dos meios de transporte, há também o perigo que as crateras representam para a segurança do trânsito. Se a perseguição é particular, seu efeito é coletivo, ou seja, os moradores do Hernani Sá (e de bairros próximos) que utilizam essas ruas não devem pagar por essa “briga”.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 56 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUARTA

Confira abaixo as vagas disponíveis nessa quarta-feira (17), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Cozinheiro de Restaurante

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 2 vagas

Trabalhador Rural

  • Formação: Ensino Fundamental Incompleto

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

Auxiliar de Cozinha

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

O TEMPO DO ADVOGADO “VALE MAIS” QUE O DO SECRETÁRIO

Ricardo Machado e Jabes Ribeiro. Imagem: Gidelzo Silva/Secom.
Ricardo Machado e Jabes Ribeiro. Imagem: Gidelzo Silva/Secom.

Fontes deste blog ligadas ao governo municipal relatam que o secretário de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado, não tem muito tempo para desempenhar suas funções na secretaria. Ele é advogado e comanda um escritório badalado e muito requisitado na cidade. Inclusive, o ex-prefeito Newton Lima é um dos clientes.

As mesmas fontes afirmam que Ricardo Machado passa mais tempo em seu escritório do que na secretaria. Sendo assim, a suposta competência do secretário (tão propagada e defendida pelo Prefeito Jabes Ribeiro – PP) de nada serve ao município, pois ele não tem tempo para a coletividade.

Ao analisar as prioridades de Machado, sobretudo em sua carreira profissional, percebe-se, conforme as fontes, que o escritório de advocacia “vale mais”. O serviço público fica em segundo plano.

 Comentário do Blog.

O Prefeito Jabes Ribeiro, com razão, tem cortado o ponto de servidores que faltam o trabalho sem justificativas aceitáveis, mas, conforme as fontes, mantém um secretário de administração que pouco vai à prefeitura.

Enquanto é condescendente com os funcionários que indica, dando liberdade para que trabalhem quando bem entendem, o alcaide “arrocha” o disciplinamento dos demais. Há um descompasso nesse comportamento. Por que Jabes não exonera secretários que não têm tempo para trabalhar pelo município?

O governo de Jabes está cada vez mais estranho. Tem secretário que “esculhamba” a gestão, como é o caso do titular da pasta de planejamento, Joaquim Bastos – lembre aqui. E agora radicalizou a máxima da cultura popular: “Aos amigos tudo; aos inimigos, a lei”.

FALE COM O JORNALISTA EDNEI BOMFIM







JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".
- Josué 24: 15
...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Quem falou isto pela primeira vez foi um homem chamado Josué. Uma expressão tremendamente importante no qual devemos analisar se possível em partes.
Josué, portanto começa dizendo:
I – Eu
Isto nos faz pensar em um compromisso pessoal, ou seja, Eu preciso buscar a benção de Deus. O processo de transformação em minha família começa comigo. Vai depender e muito do meu bom testemunho no seio de minha família para que eu possa ver as bênçãos de Deus chegando.
Talvez você conheça pessoas que estão sempre transferindo responsabilidades. Não assumem seus próprios erros e por isso culpam o marido, a esposa, o pai, a mãe, o filho, a sogra, o cachorro da casa, etc. Estão sempre cobrando posições do outro, mas não fazem nada para mudar suas próprias atitudes. Josué disse: “Se vos parece mal servi ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais... Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”
Josué toma uma posição de sacerdote familiar. O marido precisa ser sacerdote, um pastor em sua casa.
Um pastor entre outras coisas procura:
• Apascentar o seu rebanho..., no caso a sua própria família. - A Bíblia diz: - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; - I Pedro 5: 2-4
• Cuidar dos seus... - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. I Timóteo 5:8
• Administrar bem a sua casa... - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. I Timóteo 3:4 - Nós homens casados temos que ter a responsabilidade de governar bem a nossa casa pois vamos prestar contas a Deus pelo bom funcionamento da mesma. Tudo começa comigo, com a minha vida perante Deus, com o meu bom testemunho. Veja o que nos diz: Filipenses 4:8,9 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
A segunda parte da frase proferida por Josué e que está registrado nas páginas da Bíblia é:
II – Minha casa
Preciso conscientizar-me que:
Minha família precisa do Senhor Jesus. Preciso apresentar o evangelho do Senhor Jesus em minha casa. Este é um dever meu como pai. Longe de mim pensar que isto é obrigação do pastor da Igreja, do professor da escola bíblica. O pastor, o professor pode até me ajudar, porém a responsabilidade principal Deus irá cobrar de mim, como pai. Meus filhos precisam conhecer sobre a pessoa do Senhor Jesus em nossa casa. De preferencia devo leva-los já convertidos para a Igreja para que o Pastor possa batiza-los. Para isto acontecer de verdade, preciso crer, ter fé que o Senhor me dará a estratégia para alcançar o coração deles e de toda minha família.
Pergunta – Cada componente de sua família já entregou a vida a Jesus?
Veja o que Jó escreve em 42: 1-6 – “ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
A terceira parte da frase proferida por Josué na Bíblia é
III – Serviremos ao Senhor
Aqui dá-nos uma ideia de conjunto: Eu + Minha casa = Serviço (Ministério)
Qualquer ministério para ser frutífero começa a partir de nossa casa. A primeira administração de um homem casado é a sua família. Se ele não souber administrar a sua casa não frutificará em nada na vida. Se sua família vai bem, o seu serviço ao Senhor será benção. Se sua família está deixando a desejar, o serviço ao Senhor deixará a desejar.
O corpo de Cristo, a Igreja são constituídas de famílias. As famílias precisam ser saudáveis. Tem muita família por ai precisando de cura, de libertação. Estão doentes. Elas precisam do Senhor Jesus.
Conclusão:
Temos que nos conscientizar que: Eu e minha casa precisamos servir ao Senhor. Pare apenas um segundo e reflita. Seus amados, quando o Senhor Jesus vier buscar a sua Igreja, eles subirão contigo?
Oração: Grandioso Deus, estamos em tua presença neste momento em companhia de muitos internautas. Cremos que a família de um modo geral está passando por um tempo bem difícil, porém sabemos Senhor que tu estás atento para derramar as suas bênçãos. Neste momento quero interceder, à luz do que acabamos de refletir nesta pequena mensagem por todos aqueles que de algum modo não estão servindo ao Senhor Jesus Cristo. Quantas pessoas neste mundo sem uma direção segura da parte de Deus. Quantos lares sem os seus sacerdotes, sem o seus respectivos pastores. Maridos que não assumem suas responsabilidades diante de Deus e de sua família. A nossa oração é para que mais e mais pessoas venham ao conhecimento de tua graça, de tuas misericórdias e todos em suas famílias sejam salvas. Oramos em o nome do Senhor Jesus Cristo a quem damos as Honras e Glórias hoje e para todo o sempre. Amém e amém.

Pr. Nelson Gouvêa

URUÇUCA: PREFEITURA VAI GASTAR MAIS DE R$ 1 MILHÃO COM CONTROLE DO ABASTECIMENTO DA FROTA


imagem

A prefeitura de Uruçuca pretende gastar mais de R$ 1 milhão com o prestação de serviço de administração e controle do abastecimento da frota de veículos.

A empresa contratada foi a Empório Card Ltda, e o valor é de R$ 1.224.000,00 (um milhão duzentos e vinte e quatro mil reais).

A prefeita Fernanda Silva (PT), deveria explicar a origem da empresa e como seria esse controle do abastecimento da frota de veículos.

O REI NA BARRIGA DE EVERALDO ANUNCIAÇÃO

BAHIA: A “MOSCA AZUL” DE EVERALDO

 ANUNCIAÇÃO


everaldo-anunciacao

Nos meios políticos é comum informar que uma pessoa foi picada pela “mosca azul”. Isso acontece quando a pessoa fica deslumbrada com o poder ou pelo cargo que ocupa.

Alguns petistas estão usando esse termo para o presidente estadual do partido, Everaldo Anunciação. Segundo os petistas, o mesmo mudou bastante depois de ter assumido o comando do partido.

Manifestantes jogam deputado em lata de lixo



Deputado Augusto Castro, um candidato que pode ser jogado na lata de lixo no sul 

da Bahia

Manifestantes que protestavam próximo ao Parlamento da Ucrânia cercaram um deputado e jogaram-no dentro de uma lata de lixo, nesta terça-feira (16), acusando-o de não apoiar leis que dariam fim às turbulências políticas do país. 
Vitaly Zhuravsky, 59, ex-membro do partido do presidente deposto, Viktor Yanukovich, foi jogado no lixo sob gritos de "vivemos em um país onde o sangue escorre por sua causa".
A situação aconteceu pouco antes de uma sessão em que os parlamentares ratificariam um acordo da Ucrânia com a União Europeia e, ainda, apoiariam leis para dar um status especial a regiões controladas por separatistas.
O acordo busca conter o impulso separatista dos rebeldes, apoiados pela Rússia, e dá autonomia temporária e limitada para a Ucrânia.

Diretor sindical tem orelha parcialmente arrancada e é morto em Itabuna

Segundo a delegacia, o corpo de Moisés foi encontrado de bruços em um rio

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp) da região sul da Bahia, Moisés Ribeiro da Silva, de 35 anos, foi assassinado na tarde desta terça-feira (16) em Nova Itabuna, em Itabuna, no sul baiano. 
Segundo a delegacia, o corpo de Moisés foi encontrado de bruços em um rio. A moto dele foi localizada próximo à margem, a alguns metros do local do crime. Ele tinha a orelha parcialmente cortada e foi atingido por disparos de arma de fogo.
Nada foi roubado de Moisés.
Em nota, a direção do Sinergia Bahia lamentou a morte. "Toda a nossa solidariedade aos amigos e familiares de Moisés Ribeiro", diz o texto. Já a direção do Sindilimp não foi encontrada para comentar a morte.

Reajuste de aposentados não cobre gastos com o custo de vida

O grupo de idosos foi o que mais cresceu entre os endividados no Brasil no último mês de agosto em comparação com o mesmo mês de 2013. Segundo o SPC Brasil, as principais dívidas estão nas contas de água, luz, telefone e nos consignados

Priscila Natividadee
Djalma Marques, 76 anos, recorreu a uma financeira para pagar empréstimo anterior. Parcelamento de dívida de R$ 2,7 mil vai custar R$ 17,2 mil (Foto: Betto Jr.)
Cada vez economicamente mais ativos, os aposentados também estão devendo mais e, muitas vezes, uma dívida maior que o valor do benefício que recebem. De acordo com números do SPC Brasil, os devedores mais velhos, de 65 a 84 anos e de 85 a 94, registraram altas significativas - de 8,31% e de 12,12%, respectivamente -, na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês do ano passado. 

Em meio a dívidas que só fazem crescer, as contas de água, luz e telefone e os empréstimos bancários estão entre as principais causas das contas dos aposentados não fecharem. Reflexo do poder de compra do aposentado, cada vez menor, visto que o índice de defasagem do benefício que recebem do INSS registrou, entre  2000 a 2012, 91% de perda em relação aos índices de reajuste do salário mínimo. 

Este ano, enquanto o mínimo foi reajustado em 6,5%, o benefício da aposentadoria maior que um salário mínimo pago foi de 6%; 0,5% a menos, o que fez a diferença no final das contas. No ano de 2006, por exemplo - até então a maior diferença registrada a partir de 2000 - o valor do reajuste do mínimo e do benefício pago pelo teto do INSS se diferenciaram em 11%. Isso porque, enquanto a correção do salário mínimo é medida com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais ganho real baseado no crescimento do PIB, o benefício pago aos aposentados teve um aumento abaixo da inflação oficial (INPC). 

Menos que o mínimo Segundo o diretor da Casa do Aposentado, Marcos Barroso, a aposentadoria não seguiu o mesmo ritmo da política de valorização que o salário mínimo recebeu nos últimos anos. “Hoje, quem recebe R$ 1 mil e que está aposentado a mais de 10 anos, deveria estar ganhando, em média, R$ 2 mil. Mas está ganhando, na verdade, um valor que não foi corrigido com os mesmos índices dados ao salário mínimo”, explica ele. 

O soldador aposentado Djalma Marques, 76 anos, conta que tem até se escondido quando o assunto é dívida. “Em primeiro lugar, eu devo a financeira. Tive que pegar um empréstimo para completar o dinheiro das despesas de casa que a aposentadoria não deu para pagar”. 

Seu Djalma acabou atrasando algumas prestações e não conseguiu renegociar a dívida. Viu a oportunidade de renegociar o débito quando encontrou uma outra financeira que comprou a sua dívida com a antiga. Resultado: os R$ 2.700 do primeiro empréstimo se transformaram em 48 parcelas de R$ 360. No final das contas, o aposentado vai pagar R$ 17.280 devido à  taxa de juros cobrada pela operadora de crédito. O benefício que ele recebe soma R$ 2 mil, quando as despesas de casa ultrapassam os R$ 2.200. “Tenho aí mais quatro anos de vida pela frente para conseguir pagar isso. É difícil, mas a gente vai levando. O que não pode é ficar sem luz, sem água e sem comida dentro de casa”, resigna-se.  

No vermelho  De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os empréstimos para ajudar filhos e netos por meio do crédito consignado têm sido um grande fator no endividamento dos idosos, que vão em busca de crédito fácil para garantir o pagamento dos gastos com as despesas fixas. “A dívida acontece em todos os setores e ele vê o crédito consignado como a grande solução para resolvê-la. Mas aí não faz a conta até o fim e é surpreendido por juros abusivos que só fazem aumentar o endividamento”, considera a economista. 

Marcela alerta para os “perigos” do crédito fácil. “Eles acabam ajudando o restante da família e perdem o controle com relação a suas dívidas. Sempre que o crédito é fácil demais, pode ter certeza que ali estão embutidos taxas abusivas de juros, já que as financeiras ganham em cima disso”, alerta ela.

Nome limpo
Transitam atualmente no Congresso projetos que preveem  a revisão do reajuste dos aposentados para que ele possa ter o mesmo índice do aumento do salário mínimo, além do pagamento da diferença que deixou de ser paga por conta dessa correção diferente. No entanto, segundo Marcos Barroso, dificilmente esses projetos serão votados após o resultado das eleições. “A esperança dos aposentados é que novos parlamentares tenham a sensibilidade de olhar de outra forma esta questão e ser favorável ao mesmo reajuste que é dado ao salário mínimo”. 

Daqui até lá, vale o “jogo de cintura” para manter as contas em dia, como recomenda o economista e educador financeiro Augusto Sabóia. “Cada ano que passa, o aposentado perde 5% do que ele ganha. O jeito é reduzir as despesas para que não entre em inadimplência”. 

Outra dica é evitar bater na porta de financeiras para pedir empréstimo. “Antes de bater lá, pense em buscar uma outra fonte de renda ou uma renda extra. Invista no empreendedorismo ou venda sua experiência. O mercado de trabalho ainda continua atrás disso e paga muito bem para quem tem isso a proporcionar”. 

Para ele, é preciso entender que o crédito é aumento de dívida e não aumento de renda. “A saída é buscar uma atividade que possa gerar renda. Não precisa ser nada que demande muito esforço, mas que esteja muito próximo do que gosta”.

Taxas de juros abusivas  podem ser renegociadas no  Procon
Segundo o superintendente técnico do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire, é possível buscar uma renegociação na taxa de juros do empréstimo consignado quando esse se mostra abusivo, a ponto de comprometer mais de 30% da renda do consumidor com o pagamento de dívidas. “Quando  a contração do empréstimo gera esse superendividamento o consumidor pode procurar o Procon para mediar a renegociação da dívida, com a cobrança de juros menores”. 

Está no Código do Consumidor, Art.4, os princípios da proteção  da vulnerabilidade do consumidor, boa fé, equilíbrio contratual e transparência que servem de parâmetros para buscar essa negociação com as financeiras.  “Mesmo que tenha assinado um contrato, ele pode ser revisto. Nesse caso, o consumidor encontra-se vulnerável, não só no ponto de vista do consumo, mas também quanto à informação relativa ao empréstimo que ele fez e pode ter sido vítima de alguma propaganda enganosa”, explica Freire. 

O Procon dispõe de um portal na internet onde podem ser registradas as queixas: www.consumidor.gov.br. Outro canal para as queixas é o Procon Fone (71) 3116-0567. Além disso, as denúncias também podem ser feitas nos postos de atendimento do Procon em toda Bahia, ou na sua sede, localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 746 - Centro.




No Brasil, 62,4% dos idosos são responsáveis pelos domicílios
A população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). Desse contingente, 62,4% são responsáveis pelos domicílios e têm, em média, 69 anos de idade e 3,4 anos de estudo. Os dados referem-se ao último estudo sobre o Perfil dos Idosos Responsáveis pelos Domicílios, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um rendimento médio de R$ 657, o idoso ocupa, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade e na renda, sobretudo na hora de assumir as despesas. Em 1991, os idosos responsáveis representavam 60,4%. 

O mesmo estudo mostrou, ainda, que nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil poderá ultrapassar a marca de 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população. Em 2000, segundo o Censo do IBGE, a população de pessoas com 60 anos ou mais de idade era de 14.536.029 de pessoas, contra 10.722.705 em 1991. 

O peso relativo da população idosa no início daquela década representava 7,3%, enquanto, em 2000, essa proporção atingia 8,6%. Eles estão crescendo mais em número e expectativa de vida do que a quantidade de nascimentos. Em 1980, existiam  16 idosos para cada 100 crianças; em 2000, essa relação praticamente dobrou, passando para quase 30 idosos por 100 crianças.

A  distribuição por sexo revela que, em 2000, 37,6% dos responsáveis idosos eram do sexo feminino, enquanto no início da década passada essa proporção atingia a 31,9%. Entre os estados, o Distrito Federal e o Rio de Janeiro têm os maiores rendimentos médios para os idosos - R$ 1.796 e R$ 1.018, respectivamente -, seguidos pelos demais estados da região Sudeste e Sul. Já os nove estados da Região Nordeste têm os menores rendimentos, com destaque para o estado do Maranhão, onde os idosos recebem, em média, R$ 287  por mês.

Paciente pode ter atirado em médico dentro de consultório por vingança


O relato foi feito informalmente a policiais por um amigo de Forti que ligou do Rio de Janeiro

Médico continua internado 
(Foto: Reprodução)
A Polícia Civil investiga a hipótese de que o ex-médico Daniel Edmans Forti, de 52 anos, tenha atirado contra o urologista Anuar Ibrahim Mitre, de 65, médico do Hospital Sírio-Libanês, por vingança. O paciente estaria descontente com os resultados de uma cirurgia na uretra feita pelo especialista.
Após disparar contra Mitre dentro do consultório do especialista que fica na frente do hospital, na segunda-feira, 15, à tarde, Forti se matou. Ele era paciente havia cinco anos. O relato foi feito informalmente a policiais por um amigo de Forti que ligou do Rio de Janeiro.
Segundo investigadores do 4.º DP (Consolação) ouvidos pela reportagem, o amigo afirmou que Forti dizia que não estava satisfeito com a operação. Já o irmão do ex-médico, que prestou depoimento na tarde desta terça-feira, 16, afirmou que Forti reclamava de muitas dores após a cirurgia e estava deprimido após sofrer o acidente de moto no Rio que causou o problema na uretra. Apesar das dores, ele nunca havia reclamado de Mitre para o familiar.
O irmão contou ainda que Forti era reservado e ficou ainda mais introspectivo após o acidente, que o deixou com problemas de locomoção - o paciente ficou sete meses sem poder andar e ainda usava muletas eventualmente. Solteiro e sem filhos, Forti morava no Rio, mas mudou-se para São Paulo após o acidente, há cerca de dois anos, e passou a morar com a mãe na capital paulista. Ela será chamada a depor.

Droga é apreendida em carro do Vaticano na França

O veículo, ocupado por dois italianos, transportava quatro quilos de cocaína e 200 gramas de maconha

Vaticano (AFP)
Um carro diplomático do Vaticano foi interceptado pela polícia alfandegária da França por transportar quatro quilos de cocaína e 200 gramas de maconha. A ocorrência aconteceu num pedágio, próximo à Chambéry, na região dos Alpes franceses. O veículo era ocupado por dois italianos, de 30 e 41 anos, que estão detidos para interrogatório, mas ele pertence ao cardeal argentino, Jorge Maria Mejía, de 91 anos, bibliotecário emérito do Vaticano, responsável pelos arquivos secretos da instituição.
(Foto: AFP)
A apreensão da droga foi feita no domingo e a polícia judiciária de Lyon foi encarregada das investigações pelo ministério público de Chambéry. Suspeitas apontam que os italianos teriam ido à Espanha comprar a droga, acreditando que escapariam no retorno à Itália, graças à chapa diplomática do carro, porém essa versão ainda não foi confirmada. 
De acordo com matéria da BBC Brasil, o Vaticano confirmou, segundo a agência I.Media, que um de seus carros diplomáticos foi apreendido na França com droga à bordo, porém ressaltou que não há envolvimento de nenhum membro ou funcionário do Vaticano. 

JOVEM ASSASSINADO NO PONTALZINHO APÓS RETORNAR DA FESTA DE BUERAREMA

Na manhã desta quarta feira (17), Leandro Souza Gonçalves, 24 anos, foi morto a tiros na rua Alzira Paim, bairro Pontalzinho. Ele morava na rua da República, perto do antigo clube da Telebahia. Segundo populares, a vítima não tinha envolvimento com drogas e tinha acabado de chegar de uma festa em Buerarema.

Informações dão conta que vítima se envolveu em uma briga na última sexta feira (12), na festa do Harmonia no Expoíta, o que pode ter provocado o assassinato hoje. A Polícia Militar está no local preservando a cena do crime, aguardando a chegada da Polícia Técnica. A autoria e a motivação do assassinato ainda são desconhecidos. Leandro era irmão de Vinicius, que ficou ferido em acidente no dia 23 de agosto na rodovia Ilhéus-Itabuna, que vitimou a técnica de enfermagem, Joelma Guimarães.Foi o 104º homicídio este ano -o 5º em setembro, em Itabuna. No Banco da Vitória, ontem (16) à noite, um jovem, de identidade e idade não reveladas, foi morto com um tiro no pescoço. Acredita-se que a motivação do crime seja o tráfico de drogas.