sábado, 14 de junho de 2014

Jovens são presos armado na J.S. Pinheiro

Thiago Evangelista da Silva, 19 anos, e Wallace Batista Santos, 18 anos, foram presos na noite de sexta-feira (13), na Avenida J.S. Pinheiro, próximo a Unime. Os dois são suspeitos de assalto a motos. Com a dupla, foi encontrado um revólver calibre 32.
A Prefeitura de Itabuna recomendou a Dom Parking a suspensão da cobrança pelo serviço de estacionamento zona azul, cumprindo a liminar do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, em Mandado de Segurança. O prefeito Claudevane Leite ouviu a Procuradoria Geral do Município e definiu que a posição a ser tomada era a de interromper o serviço enquanto tomam-se as medidas necessárias para sustar a liminar, comprovando a licitude e legalidade da licitação e do contrato.

Revolta: mãe sepulta filha que nasceu na recepção do hospital

gestante3O hospital Manoel Novaes, em Itabuna, foi palco, esta semana, de um episódio chocante que provocou revolta e indignação de quem estava no local, na madrugada de segunda-feira (9). Uma jovem de 18 anos, moradora de Ibicaraí, deu à luz uma menina, na recepção da instituição, depois de esperar atendimento por mais de três horas. A criança morreu.

No entanto, ainda não se sabe a real causa da morte: se pela demora no atendimento ou asfixia. Nem mesmo foi feita uma necropsia no corpo do bebê, sepultado na tarde de terça-feira (10). O drama de Arleane Oliveira dos Santos foi exposto, inclusive, num vídeo divulgado nas redes sociais e compartilhado por milhares de internautas, em sinal de protesto contra o descaso na saúde pública.

A paciente em questão peregrinou por três hospitais – um em Ibicaraí e dois em Itabuna, após a bolsa romper aos sete meses de gestação. Era por volta das 22 horas de domingo (08), quando ela deu entrada no Hospital Arlete Maron, em Ibicaraí.

Ao Diário Bahia, Danielle Rocha Pinheiro, amiga e acompanhante da moça, relatou que o médico nem examinou a gestante. Da porta mesmo, o profissional teria justificado que o hospital era de pequeno porte e não tinha estrutura para partos de risco, o que era o caso de Arleane. Por este motivo, o obstetra a encaminhou para Itabuna.

Chegando nesta cidade, a mulher foi levada numa ambulância, inicialmente, para a Maternidade Ester Gomes (Mãe Pobre). Lá, foi submetida a um exame de toque. Porém, a enfermeira, constatando a gravidade, informou que o hospital não possuía UTI Neo-Natal.

"Saiu os pés"

Sentindo muitas dores, Arleane chegou ao Novaes às 23h30min. "Disseram que não tinha vaga e que era para a gente procurar outro hospital. Invadi a enfermaria, disse que minha amiga estava com sete meses, que estava perdendo líquido e que era parto de risco. Mesmo assim, não atenderam", lembrou Danielle.

Diante dos olhares perplexos de todos que estavam ali, a mulher entrou em trabalho de parto. Willian Oliveira, responsável pelas imagens, descreveu em sua página no Facebook os momentos de desespero vividos pela jovem: "A gente já podia ver nitidamente metade dos pés da criança até os joelhos. Uma paciente, ouvindo os gritos de socorro, saiu da enfermaria sendo que esta estava com uma criança de mais ou menos quatro meses. Deixou sua filha com um desconhecido e começou a tentar puxar a criança que estava nascendo. Saiu o tórax, mãos, ombro, e a criança estava se mexendo, mesmo com a mãe não tendo quase força. Todos viram o corpo da criança se debatendo por cerca de uns três minutos".

Naquela madrugada, o homem acompanhava a esposa e a filha, que foi atendida na pediatria do Novaes. "Quando saiu os pés da criança ao invés da cabeça, foi como um filme de terror na recepção daquele hospital", narrou em outro trecho da postagem.

Só depois isso é que uma enfermeira apareceu na recepção com uma bandeja de curativos. Atrás dela, outro funcionário chegava com uma maca, levando a paciente para o interior do hospital. "A médica disse que a menina estava morta há dias. Mas isso é mentira. Na maternidade (Mãe Pobre), a enfermeira ouviu os batimentos cardíacos", relatou Danielle.

Segundo ela, a amiga não fez pré-natal por conta de problemas familiares, porém não entrou em detalhes. "Arleane só descobriu que estava grávida aos quatro meses. Eu já estava planejando fazer um chá de bebê", lamentou a moça. De acordo com a estudante, a paciente já está em casa e tenta se conformar com o que aconteceu.

Além da dor pela morte da filha, Arleane enfrenta a vergonha e a humilhação que, certamente, deixarão marcas pelo resto da vida. "Ela não quer nem sair de casa. A família quer justiça, para que outros casos como esse não voltem a acontecer de novo", disse Danielle.

Nota de esclarecimento

O atendimento da gestante teria sido dificultado porque ela não apresentava um encaminhamento do médico que a atendeu em Ibicaraí. Em nota, a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital Manoel Novaes, informou que está averiguando a situação e deu todo o suporte necessário à paciente. "Lamentamos o exposto", finalizou a nota.

(Texto Simone Nascimento Diario Bahia)

Se você deixa seu pet lamber seu rosto, saiba que você pode correr riscos sofrer com infecções resistentes aos antibióticos para humanos. apesar de ser um gesto de carinho, e que parece inofensivo, as lambidas de gatos e cachorros podem transmitir infecções difíceis de curar. 

De acordo com informações do Daily Mail, o professor Nigel French da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, acredita que o aumento do uso de antibióticos em animais pode contribuir para o problema da resistência às bactérias. 

“Vamos analisar os riscos que os animais representam na transmissão de doenças bacterianas que foram identificadas pela Organização Mundial de Saúde como uma questão pública enorme e crescente”, disse. O professor afirmou que existe uma preocupação com o aumento da incidência de dois tipos específicos de bactérias ligadas ao trato urinário que são resistentes aos antibióticos. 

Essas infecções foram encontradas na maioria dos animais domésticos e transmitidas por fezes e urina. Segundo o estudioso, os pets lambem as partes íntimas para higienização, e, em seguida, lambem os donos. "Se o cão lambe suas mãos, você deve lavar as mãos depois. Higienize as mãos e evite o contato muito íntimo com seu animal de estimação”, aconselhou.

FALTA DE LENÇOIS NOS LEITOS IMPEDE INTERNAMENTO DE PACIENTES EM HOSPITAL DE GANDU

Denuncias da comunidade de Gandu, dão conta de que o hospital Nelson David Ribeiro,tem recusado pacientes e mandados para o hospital de Base de Itabuna,  por falta de lençóis nos leitos. Mas não é só a falta de lençóis que vem prejudicando a população do município não. O hospital suspendeu todos os serviços que eram oferecidos aos pacientes como   cirurgias de média complexidade : Hérnia, vesícula, próstata, hemorroida, ligadura de trompas, dentre outras, mesmo na época sendo de atenção básica.  Hoje,  o sistema de saúde tornou-se de atenção plena, sendo terceirizada a OSCIPs, OSs e cooperativas, sem a mínima condição de uma simples cirurgia. Alguns médicos já saíram do hospital, devido a falta de condições de trabalho. 


bozó
Uma viatura da Polícia Civil da cidade de Santa Maria da Vitória, que estava conduzindo 05 presos para cumprirem pena na Penitenciária Lemos de Brito em Salvador, ao se aproximar da cidade de Ipirá, o motorista tentou desviar de um animal que estava na pista e terminou perdendo o controle do automóvel vindo a capotar, o preso Aleixo Francisco de Souza, 59 anos, morreu. Esse foi condenado por estupro. Os policiais e os outros presos tiveram ferimentos leves e foram socorridos para o Hospital de Ipirá.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

“A Videira Verdadeira”- Sem Mim Nada Podeis Fazer



DISSE JESUS:“Sem mim nada podeis fazer”   João 15:5

Em tudo na vida do ramo é a contrapartida exata do que há na Videira. De si mesmo Jesus havia dito: “O Filho nada pode fazer de si mesmo”. Como o resultado de toda essa dependência,


 poderia acrescentar: “Tudo o que o Pai faz, o Filho o faz também o mesmo”.Como o filho que não recebeu a vida do Pai de uma vez por todas, mas a cada momento.

Sua vida foi uma espera contínua do Pai por tudo que Ele estava a fazer. E assim, Cristo diz a seus discípulos: “Sem mim nada podeis fazer.” Ele significa, literalmente. Para todos que querem viver a vida do verdadeiro discípulo, para dar frutos e glorificar a Deus, a mensagem é: “você não pode fazer nada”. O que tinha sido dito:"Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto", é aqui aplicado pelo mais simples e mais forte dos argumentos: “Permanecer em mim é indispensável, vocês não podem fazer nada para manter ou criar alguma coisa fora da vida celeste”.

Uma profunda convicção da verdade desta palavra está na raiz de uma vida espiritual forte. Tão pouco como eu mesmo criei, tão pouco como eu poderia levantar um homem dentre os mortos, posso me dar a vida divina. Tão pouco como eu posso dar-me, posso manter ou aumenta-lo, cada movimento é a obra de Deus através de Cristo e do Seu Espírito.


É como um homem acredita nisso, que ele irá assumir que a posição de dependência inteira e contínua que é a própria essência da vida de fé. Com os olhos espirituais, ele vê Cristo a cada momento o fornecimento de carência para cada respiração e cada aprofundamento da vida espiritual. Todo o seu coração diz amém para a palavra, “você não pode fazer nada”. E só porque ele faz isso, ele também pode dizer: “Eu posso fazer todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

A sensação de desamparo e permanência a que se obriga, leva à verdadeira fecundidade e diligência nas boas obras. Sem mim nada podeis fazer. Este é um fundamento e uma chamada para cada momento permanecer em Cristo! Nós só temos que voltar para a videira para ver como é verdade. Olhe novamente para o pequeno ramo, totalmente impotente e estéril, exceto quando ele recebe a seiva da videira, e saber com a plena convicção de que não pode fazer nada além de Cristo é apenas o que você precisa ensina-lo a permanecer em sua Vinha do céu.

É isso é o grande significado da poda que Cristo nos fala - tudo o que é auto deve ser abatido, a nossa confiança de que podemos ser alguma coisa sem Cristo. "Permanecei em mim" - muito fruto! "Sem mim" - nada! Deve-se ter qualquer dúvida quanto ao que se deve escolher? A lição da parábola é: como, certamente, tão naturalmente como o ramo permanece na videira, você pode permanecer em Cristo.Por isso Ele é a videira verdadeira, pois Deus é o lavrador, e você é um ramo.

Não devemos clamar a Deus para nos livrar para sempre do “Além de uma vida sem Ele”, e para fazer o“Permanecei em mim” realidade uma incessante? Deixe seu coração sair para o que Cristo é, e pode fazer, de Seu poder divino e Seu terno amor a cada um de seus ramos, e você vai dizer cada vez mais confiante!:


“Senhor, se eu me afasto, não vou dar frutos da minha impotência. O Senhor é a minha força. Assim seja. Além de Vós, nada. Em Ti muito fruto! Além de mim - nada de você. 

Senhor, eu aceito alegremente o acordo: eu nada - Tu tudo. 
Meu nada é a minha maior bênção, porque Tu és a Vinha, que dás muito fruto. Assim seja, Senhor! Eu, nada, sempre à espera de Tua plenitude. Senhor, revela-me a glória desta vida abençoada.”


Seja Edificado
 por: Adriano Vieira

sexta-feira, 13 de junho de 2014

FALE COM O JORNALISTA EDNEI BOMFIM





JORNALISTA EDNEI BOMFIM E SEU AMIGO, O CACHORRINHO RICK, TORCENDO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA





Acusados de assalto são presos com arma em Itabuna

editado2A Polícia Militar de Itabuna prendeu nesta noite de sexta-feira (13) dois homens acusados de assalto próximo a Unime, Thiago Evangelista Silva, de 19 anos, e Walace Batista Santos, de 18 anos, estavam portando um revólver calibre 38, municiado. Eles disseram que fazem parte do Raio A e, iriam roubar celular.



Os
Foto Arquivo: Plantão Itabuna

Dois militares do Exército foram presos em flagrante, na quinta-feira (12), na BR 415, próximo a um posto de combustível de Ilhéus, sob suspeita de vender gasolina de um caminhão da corporação para um veículo civil. As informações são da Policia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o órgão, os militares foram encaminhados pela Polícia Federal (PF) para o 18º Batalhão de Operações, na cidade de Ilhéus, onde estão à disposição da Justiça Militar.
Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão civil fugiu do local e irá responder pelo crime, assim que for identificado. Até a publicação desta reportagem, o suspeito ainda estava foragido. (G1 Bahia)


crianças1
Em plena ocasião de festas por conta da Seleção Brasileira, pela Avenida Cinquentenário, Centro de Itabuna, a nossa reportagem é abordada por uma menina de aproximadamente 6 anos, pedindo. “Compra uma calcinha pra mim moço”. Diante da cena constrangedora que retrata com fidelidade a realidade brasileira, flagramos com essas imagens, o perigo constante protagonizado por meninas e meninos itabunenses.
O repórter Oziel Aragão, acompanhando de perto os movimentos delas, constatou uma adolescente de uns 12 anos, arrastando uma pequenina de no máximo 2 anos, vestida de rosa. Naquele instante, todos perceberam que, abrindo o carrão bonito, preto e uma mulher muito bem vestida seria o momento certo para clamar por mais uma esmola. Para esse fim, elas atravessam a pista sem muito cuidado, pois o objetivo está logo mais a frente. Não tiveram muita sorte em ganhar uma ajuda.
crianças2
Perceba na imagem acima, o olhar de cada um para as vitrines, sonhando com cada peça de roupa ou sapato. Indagados pela reportagem sobre os pais, um dos meninos afirma que mora em Itabuna e, mãe e pai estão pela avenida também, tentando
algo para vestir e até comer.

crianças3
Mais a frente um rapaz parou e deu para todos os irmãos salgados e sucos Fotos: Oziel Aragão

SUL DA BAHIA: SOLDADOS LADRÕES ROUBARAM COMBUSTÍVEL DO CAMINHÃO DO EXÉRCITO E VENDERAM PARA CAMINHONEIRO

BR 101: dois militares são presos sob suspeita de vender gasolina do Exército

Foto: Ilustrativa/Arquivo












Dois militares do Exército foram presos em flagrante, na quinta-feira (12), na BR-101, próximo a Itabuna, sob suspeita de vender gasolina de um caminhão da corporação para um veículo civil. As informações são da Policia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o órgão, os militares foram encaminhados pela Polícia Federal (PF) para o 18º Batalhão de Operações, na cidade de Ilhéus, onde estão à disposição da Justiça Militar.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão civil fugiu do local e irá responder pelo crime, assim que for identificado. Até a publicação desta reportagem, o suspeito ainda estava foragido. (G1 Bahia)

Barbosa nega pedido de Valério para pagar multa com bens bloqueados


Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (13) a petição do empresário Marcos Valério para desbloquear seus bens afim de pagar a multa de R$ 4,44 milhões, definida na condenação do processo do mensalão a 37 anos e cinco meses de prisão na Ação Penal 470. 

Segundo Barbosa, os bens de Valério devem continuar indisponíveis para que sejam usados no ressarcimento dos cofres públicos. A defesa do empresário alega que ele não tem como pagar a multa porque suas contas bancárias estão bloqueadas. De acordo com informações do site Agência Brasil, a medida adequada é venda de imóveis comprados por Valério e a transferência dos valores para os cofres públicos. 

“O objetivo da  medida constritiva consistiu em tornar indisponíveis os bens adquiridos no período da prática dos delitos, bem como bloquear o levantamento dos valores existentes nas contas das empresas envolvidas nos crimes apurados na Ação Penal 470. 

Assim, não pode o apenado pretender obter a liberação dos valores contidos na conta da empresa 2S Participações, que foram bloqueados para impedir que o acusado obtivesse proveito econômico com a prática dos delitos”, decidiu Barbosa.


Um taxista de São Paulo salvou a Copa do Mundo de um grupo de mexicanos que vieram ao Brasil. Na noite da última quinta-feira (12), Adilson Luiz da Cruz saiu para trabalhar e pegou dois passageiros mexicanos na porta de um hotel. Animados por conta da bebida alcoólica, os 'hermanos' pediram para ser levados para uma casa noturna e acabaram esquecendo uma bolsa com 40 ingressos do Mundial dentro do carro do brasileiro.

Assim que percebeu a falha dos mexicanos, Adilson pegou a mochila e voltou ao hotel para devolver. Como não encontrou os dois amigos, ele saltou do carro e foi ao encontro do grupo de mexicanos que também vieram ao Brasil com os esquecidos para devolver a bolsa. Na sacola, havia 40 ingressos para vários jogos da Copa do Mundo. 

Taxista há 9 anos, Adilson garante que em momento algum pensou em ficar com algum dos ingressos. "De jeito nenhum. Existe muita gente corrupta no mundo, cheio de pensamentos negativos. Não podemos pensar assim. Não quero o mal das pessoas, busco sempre ser correto e isso me traz coisas positivas", disse em entrevista à Rede Globo.

O grupo de mexicanos pegou a bolsa com os ingressos e agradeceu ao paulistano.

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, prenderam cinco suspeitos na noite desta terça-feira e apreenderam farta quantidade de drogas, além de uma quantia em dinheiro.

Durante patrulhamento de rotina, PMs do setor Charlie e Charlie 1 foram recebidos a tiros na localidade conhecida como Rocinha 2. O grupo avistou a guarnição e tentou fugir pelo telhado de uma casa. Entre os cinco elementos, três eram menores. Um deles disse ser dançarino do programa "Esquenta!", da apresentadora Regina Casé, no momento da prisão. Eles ainda tentaram subornar os policiais para que fossem liberados. Outro suspeito tinha um mandado de prisão pendente por roubo. Todos do grupo já tinham passagem pela polícia.

Ao todo foram apreendidos 1.295 papelotes de cocaína, 359 trouxinhas de maconha e 176 pedras de crack, além de R$ 176,50.

A ocorrência foi registrada na 32ª DP (Taquara). A assessoria da "TV Globo" afirmou que o menor em questão não participa do "Esquenta" há quase dois anos e não tem vínculo algum com a emissora.

Itabuna aplaude alunos da casa das artes













Familiares, amigos e professores dos alunos da Casa das Artes, dos mais diversos cursos, participaram na quarta (05), quinta (06) e sexta-feira (07) do evento promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) que marcou o encerramento das atividades da casa neste primeiro semestre de 2014. O evento aconteceu no Teatro Zelia Lessa, centro da cidade.

Na oportunidade, os alunos fizeram uma demonstração de tudo o que foi aprendido ao longo dos primeiros meses de cursos promovidos naquele espaço. A Casa das Artes oferece cursos de instrumentos musicais (bateria, teclado, instrumentos de sopro e violão), expressão corporal (dança de salão, ballet, dança afro, capoeira e teatro) e expressão artística (artes digitais, desenho & pintura e desenho em grafite).

No primeiro dia, as demonstrações foram dos cursos da área de Expressão Corporal; no segundo dia, foi a vez das danças e no último dia apresentaram-se os alunos dos cursos de instrumentos musicais e Capoeira.

Atendendo atualmente 675 alunos matriculados das mais diversas idades, a Casa das Artes foi inaugurada em abril e conta com uma equipe de 22 agentes culturais. Alguns cursos, porém, já estavam sendo lecionados desde o mês de fevereiro.













Antognoni Coelho, coordenador administrativo da casa, indica que, apesar do encerramento ter acontecido, os cursos não param e continuarão mesmo durante o período da Copa do Mundo e dos festejos juninos. “Ainda há vagas em alguns cursos e temos uma lista de espera também. Quem quiser se matricular, é só comparecer à sede da Casa das Artes, portando a cédula de identidade”, indica o coordenador.

Mariane Mercês Gally, 15 anos, aluna do curso de Bateria, lecionado pelo Mestre Sabará, já renovou a matrícula para o segundo semestre e disse que “é muito bom participar desse projeto porque ele efetivamente ajuda a quebrar barreiras”. A aluna disse que sempre teve vontade de aprender a tocar bateria e que “esse projeto da FICC e da Assistência Social ajudou bastante e vai continuar ajudando”.
Os interessados em se matricular na Casa das Artes podem se matricular na Travessa Dr. Gilnunesmaia, 22 (1º andar) – Centro – ao lado da Catedral de São José. A casa funciona diariamente das 8hs às 21hs. A Casa das Artes integra as ações do Programa Cidade de Paz, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC.

Itapé: Homem diz ter matado irmão após briga por cachaça

Egeneval Batista dos Santos, 39 anos, foi preso em Itapé, na quinta-feira (12). Ele é acusado de matar, na noite de quarta-feira (11), o irmão dele,  Egenevaldo Batista dos Santos, conhecido como Coquinho, 27 anos. Segundo o próprio acusado, o crime aconteceu após uma briga por cachaça.

"Ele queria me matar por causa de uma cachaça. Eu fui e dei um golpe de machado dele. Ele disse pra eu deixar a cachaça e eu disse que não. Aí ele me disse que nem cachaça e nem eu porque ele ia me matar. Peguei o machado e fui na nuca dele", relatou o acusado. Egeneval ainda disse não ter arrependimento porque o irmão teria tentado matar ele outras vezes. Egeneval foi preso pela Polícia de Itapé. 

Homem é preso armado no Lomanto

Anderson Nunes da Silva foi preso na noite de quinta-feira (12), no bairro Lomanto, em Itabuna. Ele foi flagrado pela polícia militar, durante a Operação Talismã, com um revólver calibre 32, de numeração adulterada. no bairro Lomanto. Anderson foi apresentado no Complexo Policial.

Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna convoca doadores

Doe sangue, ajude a salvar vidas! Nunca é demais lembrar que este simples ato de amor e solidariedade faz toda a diferença na vida de quem precisa de uma doação, principalmente neste período em que antecede os festejos juninos. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) está com o seu estoque reduzido, sem condições de atender a crescente demanda.

A unidade que atendeu em 2013 a 197 municípios da região está com estoque de sangue reduzido de todos os grupos: A, B, AB e O. “Todos os anos passamos por esta mesma dificuldade. Muitas pessoas entram de férias, viajam, se envolvem nos festejos e esquecem de doar sangue. Precisamos de doações com urgência, pois este também é um período em que aumenta consideravelmente a demanda por transfusões”, lançou o alerta Rosildo Ribeiro, do Serviço de Captação de Doadores do Banco de Sangue da SCMI.

Atualmente, a unidade tem coletado 35 bolsas de sangue diariamente, mas o ideal seria 54 para fechar o mês com cerca de 1400 bolsas de sangue. “No ritmo que estamos, fecharemos o mês com 700 bolsas. Essa é uma situação que se repete todos os meses, mas agora se intensificou”, lamentou. Aproveitando a passagem do Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado em 14 de Junho, o Banco de Sangue está em campanha para atrair doadores. “Com o apoio de parceiros e da sociedade esperamos reabastecer o nosso estoque de sangue”, completou.

Todo sangue doado atende pacientes com uma infinidade de doenças, entre eles, os falcêmicos, oncológicos, aqueles submetidos a cirurgias e pacientes renais em hemodiálise. Vale lembrar que o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna atende não somente os hospitais da instituição, mas também a Maternidade Ester Gomes, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), o Hospital de Base e hospitais de pequeno e médio porte da região, como de Ipiaú, Jequié e Gandu.

“Alguns hospitais de Itabuna tem consciência das dificuldades que enfrentamos e enviam doadores, mas outros precisam ter uma maior sensibilização com a causa”, completou Rosildo Ribeiro. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter peso igual ou superior a 50 quilos; não ter comportamento de risco e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis).

Como chegar

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126. Vale lembrar que a unidade não funcionará no dia 24 de Junho por conta do feriado de São João.
José Carlos de Jesus, vulgo "Nenem", de 38 anos, foi assassinado a tiros no final da amanhã quinta-feira(12) no bairro Fernando Gomes, em Itabuna. Ele morava sozinho em um casebre na Rua bela vista, no mesmo bairro onde foi assassinado. Segundo informações "Nenem" era vendedor de milho. A polícia esteve no local e não se tem pistas dos assassinos até o momento. 

Ex-prefeito de Riachão do Jacuípe Laurinho confirma apoio a Augusto Castro‏

Mais um apoio foi confirmado ao deputado Augusto Castro em sua proposta de reeleição para a Assembleia Legislativa. O ex-prefeito de Riachão do Jacuípe, Laurinho Falcão, decidiu que Augusto Castro e João Carlos Bacelar são os candidatos que o seu grupo político apoiará para estadual e federal, respectivamente. 

Segundo Augusto Castro, o apoio de Laurinho Falcão é muito bem vindo, pois o mesmo é uma grande liderança de Riachão do Jacuípe, importante municipio da região de Feira de Santana.

Acusados de integrarem quadrilha são presos com arma e drogas nos Canecos


Valderi Alves da Silva, o Capixaba, Leandro de Jesus, e Gideon Rocha Oliveira, o Gil, foram presos pela polícia civil, na tarde desta quinta-feira (12), nos Canecos em Itabuna. Com o trio, foram apreendidos um revólver, maconha e crack. 

Todos eles tem passagens pela polícia e são acusados de integrar uma quadrilha de tráfico, que seria, segundo a polícia, liderada por Didiu, que deixou recentemente o presídio. Valderi é suspeito de ser o pistoleiro do grupo e é investigado por duas tentativas de homicídio. Leandro é apontado como o correria. Já Gideon, seria o gerente do tráfico nos Canecos.

Interna do presídio dá entrada no Hospital de Base



Nadiele Karla Souza Cruz, 23 anos, interna do Raio do Conjunto Penal de Itabuna foi conduzida ao Hospital de Base na tarde desta quinta-feira (12). 

A interna estava com um corte na região da cabeça e disse ter caído na cela. Será investigado se ela pode ter sido agredida por outra detentas.

Médico Itabunense sofre sequestro e é obrigado a pagar 10 mil reais

Um renomado médico cirurgião itabunense foi vítima de um sequestro relâmpago e sua família foi colocada em cárcere privado na casa onde moram, localizada no bairro São Judas. Os crimes aconteceram no final da tarde desta quarta-feira (11). Os criminosos levaram R$ 10.000,00 e aparelhos eletrodomésticos.

De acordo com o Blog do Tom, três homens estavam de campana na porta da residência do médico, quando o motorista da família, um taxista, chegou como de costume. O trio armado rendeu o motorista e o obrigou a entrar na casa com o veículo. De imediato, os bandidos renderam o médico e sua família, tendo uma garota de apenas 8 anos também como vítima.

Os indivíduos fizeram todos os tipos de ameaças à família, e o plano foi posto em ação. Uma quantia equivalente a R$ 10.000,00 foi pedida ao cirurgião como forma de libertação dos familiares. Desse modo, os criminosos obrigaram o taxista a dirigir até uma agência bancária da cidade para sacar o dinheiro. No veículo, foram dois bandidos, o médico, o taxista, e o terceiro criminoso permaneceu na casa.

Ao chegarem na agência, um bandido saltou do carro para acompanhar o médico e garantir que ele não contasse a alguém o que estava ocorrendo, e chamar a polícia. Sendo que o outro assaltante ficou no táxi ameaçando a todo momento o motorista. A gerência do banco desconfiou da alta quantia que estava sendo sacada, porém, cedeu e nada fez. Com sucesso, os criminosos saíram do local e retornaram para residência no bairro São Judas.

Na casa, os assaltantes subtraíram vários eletrodomésticos, notebooks, aparelhos portáteis entre outros. Após a empreitada a família foi liberta e o taxista mais uma vez obrigado a dirigir até um local para deixar os bandidos.

Até o momento ninguém foi preso e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), investiga o caso. A família passa bem. (Texto: Blog do Tom)

Agentes penitenciários baianos ganham direito ao porte de arma


Os agentes penitenciários da Bahia ganharam, após publicação de decreto do Governador Jaques Wagner, que entrou em vigor na última terça-feira (10), o direito de portar armas de fogo exclusivamente quando estiverem no exercício de suas atribuições funcionais.

Segundo o Decreto Nº 15.198 de 10 de junho de 2014, o porte será fornecido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

Os servidores só poderão portar armas de fogo quando em captura de interno nas ocorrências de tentativa de fuga e evasão; em escolta e custódia interna entre unidades prisionais; em contenções e guarda de perímetro das unidades prisionais; em escolta e custódia, quando em trânsito dentro e fora do Estado da Bahia, sempre no exercício das atribuições funcionais do agente penitenciário; e na inspeção da utilização de monitoração eletrônica pelo condenado.

A autorização para o porte de arma de fogo está condicionada à comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio das armas. A SEAP é o órgão responsável por fazer a avaliação, com requisitos técnicos e psicológicos estabelecidos pela Polícia Federal.

O texto do decreto ainda diz que, quando em escolta ou custódia de presos, em locais públicos ou onde haja aglomeração de pessoas, os agentes penitenciários deverão portar arma de fogo de forma discreta, a fim de “evitar constrangimento a terceiros”.

O agente terá o direito ao porte suspenso quando for submetido a tratamento psicológico ou psiquiátrico; demonstrar incapacidade técnica para manuseio de arma de fogo; deixar de exercer temporariamente as atividades funcionais inerentes ao cargo. O servidor será cassado quando o agente se aposentar; for exonerado ou demitido.