Como o repórter deve se relacionar com a fonte?
Por :Raul Castro
Jornalista Ednei Bomfim, repórter policial, atuante no sul da Bahia.
Essa é uma pergunta que divide opinião no universo jornalístico. Diversas correntes tratam do assunto, algumas de forma mais radical, pressupondo que o jornalista deve ser comportar de forma absolutamente neutra no trato com a fonte (pessoa que será entrevistada para a matéria). Não demostrar sentimentos e nem cumplicidade com o entrevistado, tratá-lo cordialmente e não obter nada além do necessário para a reportagem. Já outros acreditam que o repórter deve ser cúmplice da fonte, ser um confidente, firmar laços de amizades e trocar favores quando necessário.
Nos manuais de redação há várias instruções para o trato do jornalista como a fonte. Mas, quase todos são consensuais que algumas características devem prevalecer nessa relação, vejamos três:
1º A fonte deve sempre ser informada claramente sobre o objetivo da entrevista, o enfoque da reportagem.
2º A fonte deve ter respeitada a sua posição quanto ao que pode e o que não pode publicado, caso a mesma fale algo e peça para o repórter não colocar na matéria (ação conhecida no meio jornalístico como informação em Off).
3º A fonte é um ser humano que detém uma informação que é importante para a sociedade ou para parte dela, por isso ela deve ter liberdade para falar a informação, o repórter deve informar apenas o que foi dito por ela, não deve acrescentar nem retirar nada. Isso é importante para adquirir a confiança e o respeito da fonte.
No jornalismo o ideal é que o repórter e a fonte tenha uma boa relação, ter boa relação aqui não se entende por amizade, mas não exclui a possibilidade de tê-la. Todas as características citadas acima são no fundo valores éticos para um bom exercício da profissão e bom trato com a informação. Jornalismo é um trabalho social e por isso a confiança é tudo nessa profissão.
Se a fonte resolveu dar uma entrevista para o repórter é por que ela confia nele e no veículo que ele trabalha. Por isso cabe ao repórter fazer valer a confiança creditada pela fonte. Para isso ele precisa seguir a risca os três requisitos listados acima. É claro, cada caso é um caso. O jornalista precisa ter senso crítico para compreender a intenção da fonte. Que nem sempre é bem intencionada e desinteressada. Tomemos como exemplo o jornalismo político.
O meio politico é muito delicado, o jornalista se relaciona com pessoa que estão com interesse conflitante a todo o momento. Há divergências de projetos políticos nos mais variados seguimentos, desde a visão sobre uma reforma, revisão ou inclusão em uma legislação, até o investimento de determinados valores ou não em uma obra de requalificação, seja de uma rua ou casarão.
Então, já deu para perceber que é um campo minado e que se o repórter não tiver o senso crítico ele é levado pela correnteza e acaba publicando mentiras e difamações. Nesse caso o repórter precisa filtrar as informações, conhecer ou pelo menos tentar entender o porquê de determinadas informações. E para isso ele precisa responder a apenas uma perguntinha: Por que ele está me falando isso? Ou: Por que ele defende isso?
A ideia do jornalista neutro diante da fonte é um mito que já foi quebrado. Não existe neutralidade diante do acontecimento. Esse mito surgiu com o ideário positivista de Augusto Comte, mas foi com o sociólogo alemão Émile Durkheim, que expôs em sua obra a ideia de como o cientista social deveria se comportar diante do experimento a ser analisado, que ele se consolidou. Para Durkheim o cientista não deve se envolver com o fato, deve apenas olhá-lo de longe como alguém que apenas assiste ao redor da ação. Isso não é possível se tratando do ser humano e de sua relação com outros series vivos, seja da espécie animal ou vegetal.
Tomemos como exemplo uma matéria sobre uma chacina em uma comunidade periférica, digo isso pela incidência ser maior em locais assim, não por preconceito. O repórter, ao se deslocar ate o local se depara com uma cena terrível, no chão há corpos, em volta familiares choram, alguns abraçam os corpos perfurados que derramam sangue e clama a Deus ou a qualquer que seja a entidade em busca de uma explicação e até de uma solução para o fato.
Por mais forte que seja a pessoa não tem como não se emocionar com uma cena dessa. O jornalista antes de ser um profissional ele é um ser humano (mesmo que muitos por ai não pareçam ser…).
E não demora muito para ele se colocar no lugar do outro e pensar: Nossa! E se fosse um parente meu ali no chão? Mas, como repórter é seu dever informar a sociedade sobre esse acontecimento, seja para que os culpados sejam punidos ou para que o estado tome uma ação efetiva para coibir que atos como esses continuem acontecendo.
Mas, ao lidar com a cena e após entrevistar os familiares das vítimas ele vai voltar para a redação um pouco mais reflexivo e coberto de compaixão pela dor dos familiares. A dor causa a compaixão, mesmo que a indiferença quanto à dor do outro tenha alcançado níveis alarmantes nas sociedades de hoje. Nesse caso a compaixão já seria o suficiente para quebrar com a teoria do sociólogo alemão.
Então chegamos há algumas conclusões: O repórter deve ter uma relação de respeito e compreensão com a fonte, ele não está acima da fonte e nem vice versa. Ambos ali são dois seres humanos que partilham um desejo em comum que é informar a sociedade ou a um grupo dela sobre algo que é relevante para eles. Seja no campo da arte, música, esporte, politica etc. Ambos necessitam serem francos no diálogo.
Ao repórter cabe perguntar e esclarecer todas as dúvidas. Mesmo às perguntas que pareçam mais óbvias e desnecessárias. Ele deve ter em mente que escreve para uma sociedade heterogênea com pessoa de distintas classes sociais que tiveram mais ou menos acesso a educação. Mas, todas precisarão ler e compreender e esclarecer todas ou a maioria das dúvidas sobre o tema abordado. Cabe à fonte prezar pela verdade ao informar o repórter e ter paciência com ele para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo nos questionamentos.
Enfim, compreendemos que a relação do repórter com a fonte é um elemento básico para uma matéria. Pois sem fonte não há informação e sem informação não há jornalismo.
RAFAELA E PARTE DE SUA QUADRILHA FORAM PRESOS, FALTA LAYLA GOMES, QUE TAMBÉM É O BRAÇO DIREITO DO TRAFICANTE RICARDO REIS DO FORMOSO NA CONQUISTA EM ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
È Layla Gomes, quem transporta as drogas de Ricardo Reis de São Paulo para Ilhéus.No braço de Layla, está tatuada a palavra," Rafaela", que é sua namorada e se conheceram no presídio de Jequié, onde ambas estavam presas, após Rafaela ter sido presa com 40 quilos de maconha, pela equipe do delegado Moisés Damasceno. No presídio, Rafaela e Layla se conheceram e começaram uma história de amor.
Elas estavam sempre, armadas e perigosas.
Equipe de Som acaba com a festa da prefeita Diane em Una
Radio dos anos 60 tem maior potência e qualidade.
- De nada adiantou o brilho das bandas que se apresentaram no São João da Colônia, pois foi ofuscado por um som de quatro caixa, que foi utilizado no evento festivo no distrito de Colônia. Foi preciso pedir auxilio a um som local para fazer o retorno no palco.
- A equipe de organização disse que o proprietário do som ao ser questionado, falou que em seu som, até a banda Calcinha Preta já havia se apresentado. Ao que parece essa calcinha não era muito original. Fato idêntico aconteceu no ano passado, com a péssima qualidade do som.
- Segundo a polícia militar, o evento transcorreu em paz e harmônio, sem transtorno aos participante. Hoje o Forró do Seragem continua com as bandas Originais do Forró, Maria Breteira e Stampa do Forró.
- Read more: http://unanamidia.blogspot.com/#ixzz35JpTtxJC
Radio dos anos 60 tem maior potência e qualidade. |
Suspeitos de assalto são encurralados perto de delegacia
Quatro pessoas, suspeitas de terem assaltado a drogaria Farmafácil, em Eunápolis, foram presas na noite desta sexta-feira (20), poucos minutos após crime.
Depois do roubo na Avenida Ipiranga, bairro Santa Lúcia, os bandidos fugiram em um carro, mas foram perseguidos pelo Peot (pelotão especial da Polícia Militar) e acabaram presos a poucos metros do Complexo Policial, no mesmo bairro.
Foram detidos, Deraldo Teixeira de Oliveira Filho, 40 anos, Sávio Alexandre Aguiar, 18, Milton César de Jesus Evangelista, 21 e um adolescente de 16 anos. Foram aprendidos um revólver, quase R$ 175 em espécie e alguns celulares.
Segundo a polícia, todos são moradores do bairro Alecrim II e são suspeitos de outros assaltos na cidade.
A delegada Elizabeth Salvadeu lavrou flagrante por roubo qualificado. O adolescente, que já tinha sido apreendido por roubo de moto, vai ser encaminhado para o Ministério Público da Infância e Juventude, que pode opinar por sua internação em um centro de ressocialização, não disponível no município.
Dos detidos, apenas Milton falou com a reportagem. Ele falou que é dono do carro e que apenas deu carona aos demais acusados.
Foram detidos, Deraldo Teixeira de Oliveira Filho, 40 anos, Sávio Alexandre Aguiar, 18, Milton César de Jesus Evangelista, 21 e um adolescente de 16 anos. Foram aprendidos um revólver, quase R$ 175 em espécie e alguns celulares.
Segundo a polícia, todos são moradores do bairro Alecrim II e são suspeitos de outros assaltos na cidade.
A delegada Elizabeth Salvadeu lavrou flagrante por roubo qualificado. O adolescente, que já tinha sido apreendido por roubo de moto, vai ser encaminhado para o Ministério Público da Infância e Juventude, que pode opinar por sua internação em um centro de ressocialização, não disponível no município.
Dos detidos, apenas Milton falou com a reportagem. Ele falou que é dono do carro e que apenas deu carona aos demais acusados.
radar64 com Foto: Paulo Barbosa/Rota51
Maior é preso e menor apreendido em
posse de um quilo de maconha em Prado
Nesta quinta-feira (19), policiais militares do Prado, após uma denúncia anônima, deslocaram-se ao bairro São Braz, um dos mais populosos da sede e lá encontraram dois suspeitos, esses que tentaram fugir após a aproximação da viatura e dispensaram uma mochila. E após a abordagem, os militares apreenderam a bolsa, momento que encontraram em seu interior aproximadamente um quilo de maconha. Com o flagrante foi preso Paulo Santos Almeida, de 20 anos, que segundo a polícia já tem passagem por tráfico de drogas e também acabou sendo apreendido um menor de idade. Em depoimento na Delegacia da Polícia Civil do Prado, Paulo confessou ter comprando a droga de uma mulher de prenome Érica pela quantia de R$ 1,2 mil e que o entorpecente seria comercializado pelo menor nos bairros São Braz e São Sebastião. As últimas informações dão conta que o maior vai continuar preso e o menor deve ser apresentado ao Ministério Público nos próximos dias.
Por Ronildo Brito
Valença: Italiano é encontrado morto
dentro de residência no Guaibim
Na tarde da última quarta feira (18/06), foi encontrado morto dentro de casa, o Italiano Bal Molin Gaetano, 55 anos, que morava sozinho no Guaibim. O corpo foi encontrado em estado de putrefação, provavelmente estava morto a seis dias. O DPT se deslocou para o local, sendo removido o corpo e encaminhado para o IML Valença. Bal Molin foi necropsiado na manhã desta quinta, 19/06 e encontra-se na geladeira a espera de familiares. A Polícia Civil já entrou em contato com o Consulado Italiano.
Informações do Blog Nas Malhas da Lei.
Dupla suspeita é presa após trocar tiros com a Polícia Militar
Dois homens foram presos pela Polícia Militar, na cidade de Queimadas, durante a madrugada desta quinta-feira (19), suspeitos de envolvimento em assaltos a casas lotéricas e comércios na região do semiárido baiano.
Antes, houve perseguição e troca de tiros, por volta das 22h desta quarta-feira (18), no bairro da Ponte Nova. Segundo informações da PM, o primeiro a ser preso foi Thie Barbosa dos Santos, 28 anos, que estava acompanhado de três suspeitos. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38, munição para armas de diversos calibres e uma quantia em dinheiro, além de toucas que seriam usadas para praticar os assaltos.
O grupo estava em um Fiat Siena, cor preta, licença de Brasília. O carro foi alvejado com tiros. Os outros três suspeitos abandonaram o veículo e fugiram a pé pelo mato. Uma guarnição da Polícia Militar de Santaluz foi acionada para ajudar na busca dos suspeitos e conseguiu prender, na manhã desta quinta, Ulisses Ferreira da Silva.
O material e o carro apreendido foram encaminhados junto com os presos para a delegacia de Queimadas, onde a ocorrência foi registrada. Até o fechamento desta matéria, policiais militares de Santaluz e de Queimadas continuavam realizando buscas pelos dois suspeitos que estão foragidos. A identidade deles não foi revelada.
Informações do Noticias de Santaluz
Vacinação contra gripe na Uesc
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de RH/Posto de Saúde e com o apoio da Coordenação de Imunização de Ilhéus, realizará no dia 26 de junho, das 9h às 16h, Posto de saúde da UESC, a vacinação contra a gripe. A vacina estará disponível para todas as idades (idade mínima de seis meses). É importante estar em posse da carteira de vacinação. A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis.
rbn
rbn
MÉDICO EDSON DANTAS DIZ QUE CLODOVIL SOARES É UM TRAÍDOR E CALÇA CURTA
O pré-candidato a deputado estadual Edson Dantas (PSB), declarou no programa Resenha da Cidade, que o atual secretário de trânsito de Itabuna, Clodovil Soares, é “calça curta”.
Segundo Edson Dantas, ele que indicou Clodovil para a pasta, sendo que nem o prefeito Claudevane Leite (PRB), o conhecia, mas depois de tomar posse o traiu.
“ vou conversar com o prefeito para retirar esse rapaz da secretaria, ele é fraco, veja que nem a zona azul ele conseguiu implantar na cidade. É o pior secretário do governo e aparece na secretaria poucos dias, já que é professor”, declarou Edson Dantas.
ITABUNA: OTTO MATOS QUER ALMIR
GONÇALVES NA SAÚDE
Em Itabuna o controlador do município, Otto Matos, está torcendo para o secretário de saúde, Plínio Adry, seja exonerado do cargo. Otto pretende emplacar o médico Almir Gonçalves como titular da saúde.
Almir Gonçalves médico auditor da secretaria de saúde e declarou em um programa de TV, que em poucos dias estaria esclarecendo sobre o furto dos aparelhos respiratórios do hospital de Base. Já tem mais de 60 dias e até o momento continua o mistério.
PM é executado por policial civil durante festa junina em Petrolina
O policial militar identificado como Mauro Roberto Sampaio Simões, que era lotado na CIPE Caatinga, foi morto a tiros na cidade de Petrolina, no estado do Pernambuco, durante uma festa junina na madrugagada desta segunda-feira(16). De acordo com informações do site Notícia Livre, Maurão, como era mais conhecido, foi alvejado com vários tiros quando participava do evento com colegas naquela cidade.
Ainda de acordo com informações publicadas pelo site Notícia Livre, o autor dos disparos teria sido o Policial Civil Valdério Ferreira da Silva, lotado na Polícia Civil de Araripina-PE.
O acusado foi preso em flagrante por uma Guarnição da PM de Pernambuco. No momento da prisão, o agente portava uma pistola modelo 24/7, n SDT-95821(Secretaria de Defesa da Segurança da Polícia Civil de Pernambuco) com 10 cartuchos intactos e 1 deflagrado. O PM foi assassinado pelas costas com um tiro na cabeça. O assassino foi conduzido para a Delegacia Central de Ouro Preto-PE.
Informações do site ainda dão conta de que existia uma “rixa” antiga com a vítima o que teria motivado o crime. O policial civil, foi PM-GBM/PE e ingressou na PC há cerca de dois anos. O PM era casado e residia no bairro de Peru, no município de Jacobina.
JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.