sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Previsão é de chuva para esta sexta-feira


De acordo com o instituto Climatempo, a previsão é de que a chuva que tem caído na região e causado danos, colocando muitas famílias em situação de risco, continue nesta sexta-feira (29). Ainda com base no instituto, em Itabuna e Ilhéus, deve fazer Sol com muitas nuvens durante o dia. Já à noite, o tempo deve ficar nublado. A previsão é de chuva a qualquer hora.

As fortes chuvas caem há mais de 72 horas nas duas cidades, onde já foram decretadas situações de emergência.

Em consequência das fortes chuvas que há 72 horas atingem de Itabuna, com média pluviométrica superior à prevista para esta época do ano, o prefeito Claudevane Leite, baixou decreto declarando “Situação de Emergência” no município, que foi enviado à publicação no Diário Oficial do Município. A medida tem base em parecer da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, relatando a ocorrência de consideráveis estragos nas vias públicas municipais e destruição de casas com prejuízos à população.

O decreto n.º 10.685, de 28 de novembro de 2013, que foi enviado à publicação no Diário Oficial do Município, também faz referência à destruição de pavimentos, calçamentos, entupimentos de canais, bueiros, saídas de água, alagamento de ruas, interdição de pontes, destruição de passarelas, rompimento de adutoras, além da interrupção do serviço de fornecimento de água em bairros da cidade. Além disso, aponta riscos à saúde da população ante a eventual possibilidade de surtos ou epidemia de doenças. 

Na central de emergência no térreo do Espaço Cultural Josué Brandão estão sendo recebidas doações para os desabrigados. A população tem colaborado, inclusive com o trabalho voluntário em apoio aos esforços da Prefeitura. Além dos números já disponibilizados para ajudas, mais um telefone celular está à disposição: 8881-3574, inclusive para ligações a cobrar.
Foto: Ivan Lima
Um grande deslizamento de terra, que ocorreu na quinta-feira (28), em Ilhéus, tem preocupado os moradores da cidade. Parte do morro “Alto Tapera” deslizou em direção a Avenida Itabuna. 

A maior preocupação é de casas sejam atingidas e um lado da Avenida Itabuna foi interditado. As casas no alto do morro também estão em risco, e está proibida a passagem de pedestres no local.

Foto: Valquer Cerqueira Pereira

Na última segunda feira (25),  em uma ação conjunta das policias civis e militar da 62ª Companhia Independente de Camacan, e em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedida pela justiça de Camacan, prenderam o indivíduo Rodrigo da Silva Gomes. 

Segundo a assessoria do Major PM Rodrigues de Castro, Comandante da Unidade, Rodrigo foi preso próximo a casa onde mora na Rua Ladislau Pardinho, antiga Rua da Coelba, no momento em que conversava com trabalhadores de uma construção.

Rodrigo é apontado como sendo o mandante do homicídio que vitimou o adolescente Valter Bruno Conceição Santos, vulgo "Peste", no dia 09 de junho.  

Na época, dois menores, em depoimento à polícia, confessaram a autoria do crime e apontaram Rodrigo como mandante do crime. Segundo os adolescentes, a motivação do crime teria sido uma ameaça de morte que “Peste” fez a Rodrigo após descobrir que o mandante havia mantido relações sexuais com a companheira dele.

Atualmente os menores cumprem medidas sócio-educativas na Fundação CASE, em Salvador em decorrência do ato infracional. Rodrigo foi transferido na tarde de quarta-feira  (27) para o conjunto penal de Itabuna.
Dezenas de itabunenses chegam a todo o momento no posto emergencial montado pela Prefeitura no Espaço Cultural Josué Brandão, que fica na Câmara de Vereadores, dando exemplo de cidadania e de preocupação com o outro. São doações de roupas, alimentos e cobertores. As redes sociais são as formas mais apontadas pelos doadores como meio de mobilização dos amigos e familiares para ampliar a quantidade de material doado.

O professor Luiz Gonzaga Neto e o fonoaudiólogo Fabrício Alves Rodrigues organizaram uma campanha pelo Facebook e arrecadaram roupas e alimentos em diversos pontos da cidade que foram levados à central. “Continuamos postando, esperamos voltar aqui várias vezes para trazer mais coisas”, disse Fabrício. Já Luiz contou que parte dos amigos está organizando um sopão para distribuir aos desabrigados ainda nesta noite de quinta-feira.

Os estudantes Saulo Carneiro, Felipe Andrade e Leandro Leal fazem parte do movimento Escalada, da Igreja Católica, e também se reuniram pelo Facebook para ajudar os desabrigados. “Conseguimos roupas, sapatos e estamos buscando mais gente que queira ajudar; quanto mais gente melhor”, comentou Leandro.

No mesmo grupo estava Thainã Valentim, cuja família mora no Rio de Janeiro e assistiu pela TV uma reportagem sobre as enchentes em Itabuna. Ela reuniu os amigos da capital fluminense e de lá obteve doações em dinheiro que foi transferido para que um sobrinho pudesse ajudar os desalojados itabunenes com alimentos também entregues às equipes da Prefeitura.

A secretária Ravena Rodrigues é moradora do bairro Nossa Senhora das Graças e trabalha como voluntária no posto de atendimento emergencial da Defesa Civil no Espaço Cultural. “Estou ajudando a organizar as doações que já estão sendo distribuídas nos abrigos da Vila Olímpica e do Parque de Exposições. É um momento muito complicado. A gente tem que ajudar” afirmou.
O cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Hospital Memorial São José, no centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). A família de Rossi não divulgou a causa da internação. O cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, tem quadro ser estável, mas sem previsão de alta. 

Rossi é natural de Pernambuco e conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana".