quinta-feira, 17 de outubro de 2013

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA 


“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA EDIFICARÁ SUA VIDA”.
TEXTO:
JOÃO – 01

45. 
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

    INTRODUÇÃO
        Mais uma vez a boa e agradável palavra de Deus irão fazer um mover sobrenatural em nossos corações. Esta mensagem é algo que tem incomodado meu humilde coração e como tenho a incumbência de falar aquilo que Deus tem falado em meu coração, mais uma vez aqui estou eu, para ser mais uma vez um canal de benção para cada irmão e amigo leitor.

        Por dias tenho me incomodado com um personagem bíblico, cujo nome é Natanael ou Natan’el nome de origem Hebraica, cujo nome quer dizer “Deus deu”. Esse homem tem uma profunda personalidade no que se refere a sua psicologia e humor próprio e ministério, ele também é chamado de Bartolomeu, que quer dizer filho de tolomeu (bar=filho, Tholomai=arado, sulco).

        Seu encontro com o mestre foi algo fantástico e impressionante a todos nós. Por isso me senti incomodado. Tenho a bíblia como um verdadeiro paraíso de sabedoria, e quando medito nela e vejo algo que me chama a atenção, então não resisto e vou buscar algo mais para levar às ovelhas do Senhor uma palavra que lhes encham o estômago espiritual. Assim nasceu esta mensagem.
        Esta mensagem irá abençoar sua vida, e por isso peço que abra seu coração e se encha de mais uma bela e agradável palavra de Deus. 

    O ENCONTRO DE JESUS E NATANAEL
Segundo a história, Natanael havia sido associado de Filipe, em vários empreendimentos de negócios, e estava indo ver João Batista, quando se encontraram, e então seu amigo Felipe lhe dá uma grande informação. Felipe diz que ele havia encontrado um homem que haja vista, suas qualidades e sabedoria só poderia ser a pessoa de quem Moisés e os profetas escreveram. Porém, Natanael ao ouvir que este de quem seu amigo falava era de Nazaré, no mesmo momento ele é remetido ao vilarejo de Nazaré e faz uma pergunta que mais se parece com uma afirmativa: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?”. Ele estava afirmando que aquele não seria o Messias, uma vez que nada foi profetizado que seria de Nazaré que Ele viria, nenhum profeta havia escrito isto, e Natanael era um grande conhecedor das escrituras, fariseu de nascença. E também como em uma pergunta ele quer saber se seria isso possível. 

Nazaré está localizada sobre uma colina a 350 metros em relação ao Mar Mediterrâneo, a cidade é rodeada por montes mais altos. Ao sul da cidade está a planície de Esdrelon, que fica na parte sul da Baixa Galiléia. 

O vilarejo de Nazaré era no tempo de Jesus um pequeno povoado de não mais de 30.000 metros quadrados (200 metros de comprimento por 150 de largura). As casas eram compostas geralmente por uma única sala que eram ligadas a uma gruta escavada à mão devido a fragilidade das rochas do local. 

Os evangelhos nos fornecem poucas informações para sabermos mais sobre esta cidadezinha, ou aldeia. Assim, diante dessa indagação inteligente de Natanael, seu amigo Felipe responde: “Vem e vê!”. Então ambos caminham em direção a uma das mais lindas e maravilhosas revelações da divindade de Jesus.

Quando Felipe vem se aproximando juntamente com Natanael, logo Jesus os vendo se aproximar faz uma exclamação sobre o moço. Jesus diz: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.” Isso se referindo que ele era israelita por opção e não por tradição.

Mas Natanael que nunca havia se encontrado com Jesus, logo debate. Dizendo: “De onde me conheces tu!”. Se ele tivesse se encontrado com Jesus ele provavelmente se lembraria, mas Jesus não era conhecido de Natanael até então. Diante da pergunta de Natanael Jesus responde: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” Mas como Jesus teria visto Natanael embaixo da figueira? Ou que figueira é esta a que Ele se refere? Quando teria visto Natanael naquele lugar? Visto que uma figueira era comum naqueles dias, pois se costumava ter uma plantada até mesmo nos fundos de casa. E se fosse esta a figueira que Jesus estava se referindo, seria possível que Jesus estivesse na casa de Natanael sem que ele soubesse? Mas quem era Natanael para que Jesus se referisse a ele como sendo um verdadeiro Israelita e que nele não havia intenções malignas?

    UMA FIGUEIRA 
Tudo começa com o fato de que ao ser apresentado a Jesus, Natanael ouve um elogio. Natanael é um israelita em que não há “fingimento” esse é o elogio que Jesus faz a seu respeito. Natanael nunca se encontrou com Jesus, então como Jesus pode afirmar isto dele? Jesus o viu debaixo da figueira. Natanael fica tão estupefato que se rende, com três declarações de fé em Jesus. O que há por trás disso?

Preste atenção. As casas dos israelitas eram de pouco luminosidade e, também por causa de crianças e animais que eram criados, eram lugares muito barulhentos. Os homens tementes iam meditar e orar debaixo das árvores, sendo embaixo da figueira, a mais comum para esta finalidade, talvez pela copa da árvore. Assim, a figueira se tornou a árvore do conhecimento da Torah, onde estudavam meditavam e oravam. Segundo alguns estudiosos, era “a árvore do conhecimento da felicidade e da desgraça”. Porque era ali, embaixo de uma figueira que os israelitas manifestavam seus sentimentos a Jeová. 

O que havia Natanael pensado debaixo da figueira? Teria ele orado pedindo a Deus para conhecer o Messias prometido? A presciência de Jesus causa um impacto profundo no coração de Natanael. A tríplice declaração de fé de Natanael mostra que ele foi alcançado em três pontos. Jesus era o Rabi. Era Filho de Deus. Era o Rei de Israel. Seriam estes os sonhos de Natanael expostos em momentos particulares, debaixo da figueira? Que momento lindo e impar é aquele. Só porque Jesus disse tê-lo visto debaixo da figueira, Natanael se rende a ele, com as três declarações.Tanta coisa por uma simples alegação de que fora visto debaixo da figueira? O que há de tão importante nisto? 

Ao reconhecer que as palavras de Jesus eram celestiais a primeira declaração é chamá-lo de Rabi, que implica em reconhecê-lo como o Mestre. A segunda declaração foi chamá-lo de filho de Deus, mostrando a paternidade e origem celestial de Jesus e em terceiro lugar é o de chamá-lo de Rei de Israel, indicando que Jesus era o Rei esperado e profetizado por muitos profetas.

Se a figueira era lugar de oração, quando Natanael orava, Jesus o vira. Como isto é confortador! Quando oramos, Jesus vê! Mas quem era verdadeiramente este homem chamado Natan’el? Qual era sua origem? 

    QUEM ERA NATANAEL
Querido amigo, irmão, o honesto Natanael, o sexto dos apóstolos escolhido pelo próprio Mestre, foi trazido a Jesus por seu amigo Filipe. Acredita-se que quando Natanael juntou-se aos apóstolos, ele tinha cerca de trinta anos, aproximadamente a idade de Jesus. Era o mais jovem de uma família de sete irmãos, solteiro, era o único esteio de pais idosos e enfermos, vivendo com seus pais em Caná; os seus irmãos e uma única irmã eram pessoas casadas ou já falecidas, e nenhum deles vivia em Cana.

Natanael e Judas Iscariotes eram os dois homens mais bem instruídos entre os doze. Se estudarmos a psicologia dos discípulos veremos isto. Natanael também havia chegado a pensar em se estabelecer como um mercador. Os outros discípulos logo começaram a referir-se a Natanael em termos que significavam honestidade e sinceridade. E essa era a sua grande virtude, ele era tanto honesto, quanto sincero, mas uma fraqueza do seu caráter era o seu orgulho, ele era muito orgulhoso, da família, da cidade, da própria reputação e da nação de Israel. 

Sob muitos pontos de vista, Natanael era o gênio ímpar entre os doze. Ele era o filósofo apostólico e o sonhador. Embora um filósofo, também tinha momentos de humor e quando estava com o humor certo, Natanael era o melhor contador de histórias. Jesus gostava muito de ouvir Natanael discorrendo sobre diversos assuntos. 

Os apóstolos todos amavam e respeitavam Natanael, e este se dava bem com todos, exceto com Judas Iscariotes. Judas não acreditava que ele levasse o seu apostolado a sério. Muitas vezes, quando Jesus encontrava-se nas montanhas com Pedro, Tiago e João, e as coisas estavam ficando tensas e confusas entre os apóstolos, quando até mesmo André estava em dúvida sobre o que dizer aos seus irmãos inconsoláveis, Natanael aliviaria a tensão com um pouco de filosofia ou com um lance de humor e um humor certamente de boa qualidade. 

O que Natanael mais reverenciava na pessoa de Jesus era a sua tolerância. Ele nunca se cansou de contemplar a grande abertura da mente de Jesus e a generosa compaixão do Filho de Deus. O pai de Natanael (tolomeu) morreu pouco depois de Pentecostes e, depois disso, segundo estudiosos, esse apóstolo foi para a Mesopotâmia e para a Índia proclamar as boas-novas do Reino e batizar os crentes. Os seus irmãos, os outros discípulos, jamais souberam o que aconteceu com o seu ex-filósofo, poeta, e humorista. Ele salvou muitas almas e essas conversões provocaram uma enorme inveja nos sacerdotes locais, que conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo. Natanael morreu na Índia.

    NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA
Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele. Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores. Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro “O Nascimento do Messias”, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção. Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos chegasse a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes). Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas. 

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesa idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natan’el BarTolomeu (Natanael filho de tolomeu).

Quando se começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê em baixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém. Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael.

Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

    CONCLUSÃO
Natanael foi o sexto discípulo escolhido por Jesus e graças a Deus, ele decidiu ir encontrar com o mestre e assim ele teve a certeza de que Jesus era realmente o Messias, o filho de Deus que veio para salvar toda a humanidade, e isso inclui a você meu amigo leitor. 

Veja que Jesus disse: Eu te vi debaixo da figueira. E não debaixo de uma figueira. Isso me mostra que a figueira também era conhecida de Jesus. Então eu te pergunto, você tem uma figueira para meditar no Senhor?

Jesus é o único que pode revelar e realizar nossos segredos e sonhos. E mesmo que nós estejamos em baixo de uma figueira sozinhos, mas em comunhão com o Senhor, Ele está nos vendo e pode mudar nossa história. Por isso creia que Jesus pode realizar seus sonhos, creia.

Filho de Una é preso na Paraíba por sequestro.

Do: Expresso Paraíba. De Una, é o segundo (Moacir) da esquerda para a direita, e o primeiro (Epitácio) já trabalhou numa oficina na cidade.
O bando pretendia sequestrar empresário.
Quadrilha que pretendia sequestrar empresário de Sapé é do RJ e já haviam 

roubado uma saveiro do empresário

Carro de som utilizado pelo bando.

Quatro pessoas foram presas, sendo três homens e uma mulher, acusadas
 de sequestro e assalto, no município de Sapé, a 55 km de João Pessoa.
 A quadrilha é do Rio de Janeiro e estava na Paraíba para sequestrar um 
empresário. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (10).



De acordo com o capitão David Batista, comandante da Companhia de Sapé,
 as policias Civil e Militar iniciaram as investigações quando um empresário
 teve uma saveiro branca equipada com um som automotivo roubada, em
 Sapé. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Estado 
(Secom), a prisão do grupo ocorreu na hora que a quadrilha se preparava 
para sequestrar o empresário.



“Começamos a investigar e durante
 esse período, identificamos uma
 blazer preta rondando a cidade.
 Quando esse veículo passou em
 frente à Companhia, saímos em
 perseguição e na entrada da
 cidade de Riachão interceptamos
 o carro, onde estavam uma mulher
 e três homens. Um deles tinha mandado
 de prisão em aberto por roubo e porte
 ilegal de arma. O veículo saveiro branco 
foi recuperado”, disse o capitão.


Arsenal do bando.
Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Sapé e quando o
empresário chegou ao local reconheceu o grupo. “Imediatamente a
 vítima disse que eles foram os autores do roubo. Depois da constatação,
 o grupo confirmou o crime e disse que o som automotivo estava em uma
 casa em Campina Grande, a 130 km da Capital. Fomos até Campina e
encontramos o som, além de cinco armas dentro de um imóvel no bairro do
Cruzeiro, Zona Sul da cidade. Uma pessoa foi detida, mas liberada após
pagar fiança”.

Foram presos Luiz Vasconcelos de Araújo, 21, Moacir Vasconcelos de Araújo,

 25, (filho de Una), Epitácio Nilo Martins Metzker, 22, (trabalhou numa
 oficina na cidade onde morou) e Sueli da Silva Sousa, 29 anos.




MEMBRO DO REÚNE ILHÉUS FOI ASSEDIADA SEXUALMENTE POR ASSOCIADO DO IATE CLUBE


elisa
Aintegrante do coletivo Reúne Ilhéus, Elisabeth Zorgetz, afirmou ter sofrido assédio sexual e moral no período em que trabalhou no Iate Clube de Ilhéus. Elisabeth teria declarado que quando começou a trabalhar lá, há três semanas, seu desempenho chegou a ser elogiado, mas que isso teria mudado depois que o chefe de gabinete da prefeitura de Ilhéus, Victor da Veiga, foi almoçar no local.
A publicação relata que um dia após a visita de Victor, uma pessoa teria abordado Elisabeth, querendo marcar uma entrevista no programa radiofônico de Vila Nova. Segundo ela, afirma o site, essa pessoa queria informações que pudessem manchar a reputação do Reúne Ilhéus e teria a assediado moralmente e sexualmente, como costuma fazer com outros funcionários do Iate.
Ainda de acordo com o blog, uma semana depois do fato ocorrido a jovem foi demitida, com a justificativa de que havia o temor de que ela tocasse fogo no clube e promovesse ações revoltosas entre os funcionários.

DELEGADA NEGA QUE MÉDICA TENHA TENTADO FUGIR DE HOSPITAL

Médica tentou fugir de hospital, segundo TV.De acordo com a reportagem do Correio da Bahia, a delegada Jussara Souza, da 7ª Delegacia Territorial de Salvador, negou que a médica Kátia Vargas Leal tenha tentado fugir na noite desta quarta-feira, 16. A médica permanece internada no Hospital Aliança e deverá ser presa assim que receber alta, por força de uma preventiva decretada pela justiça.
Kátia Leal é investigada pela autoria de duplo homicídio, cometido contra os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias. Na sexta-feira, 11, os dois seguiam em uma moto pela Avenida Oceânica, na capital, quando quando foram perseguidos pela médica, que dirigia uma Sportage. A perseguição teria ocorrido após um incidente no trânsito e acabou com o carro atingindo a traseira da moto, de maneira proposital, segundo afirmam testemunhas e sugerem as imagens do sistema de monitoramento do tráfego.
A delegada disse ao Correio que o mandado de prisão contra a médica não tem prazo para ser cumprido. Um laudo do Departamento de Polícia Técnica afirma que Kátia Leal já poderia ter recebido alta, mas o boletim médico do Aliança recomendou ontem (16) um período de observação de 24 a 48 horas.

Mais vale um condenado solto, ou um inocente preso?


Para o jornalista Ednei Bomfim, a médica Kátia Vargas pode ser inocente e está sendo condenada pela sociedade.Para o jornalista é necessário que o Ministério Público trabalhe com responsabilidade e não se deixando dominar pela emoção.

O maior bem que as pessoas têm é a vida, e em segundo lugar a liberdade, portanto, se houver um inocente preso, o estado injustamente estará usurpando um dos maiores bens que uma pessoa pode ter. E pense que não apenas a liberdade será constrangida, porque  a vida será abalada para sempre, isto gerará consequências drásticas e irreparáveis ao inocente. Portanto, deixe-se a cadeia para quem realmente cometeu crimes e foi constatado sua culpabilidade.

FTC ESTÁ FECHANDO AS PORTAS EM ITABUNA

PROFESSORES DA FTC REALIZAM PARALISAÇÃO POR ATRASO DE SALÁRIO


xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.C-fgFnZxXW

Do “Bahia Noticias”.

No dia em que se comemora o Dia do Professor, nesta terça-feira (15), os docentes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) fizeram uma paralisação de advertência. Eles reivindicam o pagamento dos salários que estão atrasados e reclamaram por conta do feriado, que não foi cumprido na instituição.

O ato recebeu o apoio dos funcionários, que também estão sem receber dinheiro.

Jequié: PRF apreende aparelhos playstation2 avaliados em R$ 15 mil


A Polícia Rodoviária Federal em Jequié apreendeu, na noite de ontem, 30 vídeos games modelos PlayStation 2. A mercadoria oriunda do Paraguai estava a bordo de um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu PR para a cidade de Fortaleza-CE. 

O ônibus foi parado no Posto da PRF em Jequié por volta das 18 horas desta quarta feira (16). Após uma revista no veículo, foi encontrada uma caixa com os aparelhos de jogos eletrônicos. Nenhum passageiro assumiu os produtos. 

Os PlayStation2 não tinham nota fiscal, tampouco etiqueta identificando o nome do proprietário. A mercadoria está avaliada em torno de 15 mil reais e será entregue no escritório da Receita Federal de Jequié. 

 Itabuna: MPT aciona sete empresas para garantir emprego a pessoas com deficiência

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Itabuna acionou sete empresas para garantir vagas de trabalho a pessoas com deficiência e cumprir as obrigações previstas na lei de cotas para pessoas com limitação física o mental. A maioria das ações trata de pedido de execução de Termos de Ajuste de Conduta (TAC), que não estavam sendo cumpridos. 

As empresas haviam se comprometido a contratar percentuais mínimos de pessoas com deficiência, mas inspeções constataram que as cotas não estavam sendo atingidas. Alem do pedido de execução de seis TACs, o órgão ajuizou uma ação civil pública contra a Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente. De acordo com dados do IBGE, em Itabuna e Ilhéus existem cerca de 40 mil pessoas com deficiência. A Tacom foi acionada por ter descumprido a lei de cotas. A empresa tinha um total de 418 empregados, mas nenhum dos funcionários era portador de deficiência. 

As empresas que descumpriram os TACs foram a Via Metro Transportes Urbanos Ltda, Faculdade Unime – Itabuna, Rota Transporte Rodoviários Ltda, Carvalho Silveira Comercial de Alimentos Ltda, a Viação Águia Branca S/A e o Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (Imes). 

As ações de execuções pedem que Águia Branca pague multa de R$ 132 mil, o Imes pague R$ 213 mil, a Via Metro, R$ 81 mil, a Rota, R$ 162 mil, Carvalho Silveira, R$ 64 mil e a Unime, R$ 24 mil. A ação contra a Tacom pede o pagamento de R$ 200 mil indenização por danos morais coletivos. Os valores serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A probabilidade de um brasileiro de cor negra ou parda ser assassinado no país é oito pontos percentuais maior do que a de um não negro (brancos e amarelos). O dado é destacado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em seu Boletim de Análise Político-Institucional, divulgado nesta quinta-feira (17). 

A pesquisa lembra que mais de 60 mil pessoas são assassinadas no Brasil a cada ano e destaca que “há um forte viés de cor/raça nessas mortes”. Segundo o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira, que assina o levantamento, o  negro é discriminado duas vezes no Brasil: pela condição social e por sua cor da pele. 

Os dados do estudo dão conta de que a taxa de homicídios entre negros e pardos (36,5 por 100 mil) é mais do que o dobro do que entre não negros (15,5 por 100 mil). Como consequência desse quadro, a perda de expectativa de vida para negros devido à violência letal é 114% maior.

Atailde Gonçalves Brito, de seis anos, morreu atropelado por um caminhão, na tarde de terça-feira (15), no bairro Vila Tânia, em Santa Cruz  Cábrália. 


A criança brincava na rua quando foi atropelada por Edson dos Santos Lima, que dirigia o caminhão. A delegada Berenice Bezerra disse ao Correio que o acidente foi uma fatalidade. 

"O motorista não estava alcoolizado e ao que me parece também não estava em alta velocidade. Mas isso só o laudo, que sairá em 15 dias, poderá atestar. O Edson conhecia a criança e sua família”, diz a delegada.

O motorista permaneceu no local, se apresentou a polícia, e, após ser ouvido, foi liberado. O caminhoneiro não tinha antecedente criminal.
capa_mosquitowcCom certeza você já deve ter visto no banheiro da sua casa umas mosquinhas e certamente já se perguntou o porque “elas só existem no banheiro”???

Essas mosquinhas de banheiro são conhecidas por diversos nomes: mosca dos filtros, mosca de banheiro, mosquito de banheiro ou mosquitinho de banheiro ou até mesmo tabelinha e são da família Psychodidae.

É difícil não encontra-las em banheiros, uma vez que elas se reproduzem em lugares que precisam de alimento para suas larvas que são depositadas em ralos e canos de esgoto.
Elas são inofensivas, não precisamos nos preocupar com elas, mas indica que teu banheiro ‘anda’ precisando de uma limpeza pesada.

Água sanitária sem diluir em água é uma boa pedida para eliminar ou até mesmo diminuir, nos ralos, os ovos ali depositados, como já ditos anteriormente. Se npreferir, água quente também pode auxiliar na limpeza neste caso.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a projeção para o reajuste da gasolina para o consumidor em 5% este ano. A projeção, divulgada hoje (17) na ata da última reunião do comitê, é a mesma de agosto. 

No último dia 10, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou que o governo não tinha definido se haveria reajuste no preço da gasolina em 2013. “Não sei nem se terá”, respondeu o ministro a jornalistas, ao ser perguntado se o aumento poderia chegar a 6%, para completar o percentual solicitado pela Petrobras. 

No início do ano, o governo autorizou aumento de 6,6% da gasolina nas refinarias, para alinhar o preço do combustível ao mercado internacional. O reajuste solicitado pela Petrobras foi 13% para todo o ano. 

Assaltante recebeu voz de prisão ainda no local do crime (Reprodução).

O deputado estadual Major Olímpio (PDT) denunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o comando da Polícia Militar durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa paulista. Segundo o major, o capitão Antônio Bernardo foi punido por ter impedido o roubo de uma Honda Hornet, no último sábado (12). O capitão deve ficar afastado das ruas por, pelo menos, seis meses, conforme o parlamentar.


O capitão é comandante do 51º Batalhão da PM-SP e foi testemunha de assalto contra um vigilante que trafegava pela zona leste de São Paulo com a sua moto, avaliada em R$ 35 mil, abordado por dois assaltantes. O capitão passava pelo local e conseguiu frustrar o roubo.

O assaltante Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, reagiu ao receber voz de prisão. Ao tentar sacar a arma, foi atingido na perna e no abdome pelo capitão. O outro bandido conseguiu escapar. Toda a ação foi filmada por uma câmera acoplada ao capacete da vítima (relembre aqui).

A postura do policial militar foi elogiada por órgãos de Direitos Humanos e pela ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, mas o comando da PM e o governador Geraldo Alckmin assim não entenderam, conforme a denúncia do deputado estadual.
O PIMENTA entrou em contato com o mandato do deputado, por meio de telefone. Segundo Major Olímpio, Capitão Antônio Bernardo foi afastado do cargo de comandante do 51º Batalhão da PM-SP e já está sem o telefone funcional. “A gente soube da punição ontem”, afirmou ao blog. Confira o vídeo em que o deputado faz a denúncia.
Comércio não abre em Itabuna - foto - e Ilhéus nesta segunda.Uma acordo dos sindicatos patronal e dos empregados fará com que o comércio dos dois maiores municípios do sul da Bahia não abra na próxima segunda, 21. Em Itabuna, o prefeito Claudevane Leite atendeu ao pedido dos dois segmentos e decretou feriado municipal.

Já em Ilhéus, o comércio não abre, mas bancos e serviços públicos funcionarão normalmente, pois não foi decretado feriado.

O Dia dos Comerciários é o 30 de outubro. A comemoração neste ano, no entanto, será antecipada nos dois municípios.

Mães e pais poderão ter o mesmo direito para registrar o nascimento de um filho. O projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 16/2013) que garante a igualdade foi aprovado nesta quarta-feira (16), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

Se não houver apresentação de recurso para análise no plenário da Casa, a proposta segue direto para sanção presidencial. Atualmente, o pai tem prioridade na hora de fazer o registro da criança. Na falta dele, a mãe é a segunda opção. 

A matéria, porém, prevê que a mãe poderá declarar sozinha quem é o pai, independentemente de comprovação por teste de DNA. “Obviamente que qualquer contestação à declaração, que seja feita pelo pai ou pela mãe, com toda certeza será objeto de avaliação judicial”, explicou o relator da proposta na CCJ, senador Humberto Costa (PT-PE). Ainda segundo o parlamentar, a proposta “procura promover a cidadania do recém-nascido e eliminar a discriminação contra a figura da mulher, da mãe, especificamente”.

Um dos horários mais caros da televisão vem perdendo público em franca decadência desde 2006.

A queda de audiência do “Jornal Nacional” está preocupando muita gente na Globo, principalmente o pessoal ligado a produção do telejornal mais lucrativo da emissora. Um dos horários mais caros da televisão vem perdendo público em franca decadência desde 2006, contudo nos últimos anos a queda tem sido mais acentuada. 

Em 2006 o “Jornal Nacional” fechou com 36,4 pontos de média e a partir daí só vem caindo. Em 2010, saiu da casa dos 30 pontos e registrou 29,8 pontos de média. 2011 foi uma exceção a regra da queda, já que o jornal marcou 32 pontos de média, contudo, no ano seguinte, voltou a cair registrando apenas 28,2 pontos de média, uma espantosa queda de 3,8 pontos.

Já em 2013, o “Jornal Nacional” deve fechar com uma nova queda. Os primeiros meses do ano foram os mais fracos em termos numéricos, e abril, mês que a Globo estreia sua nova programação, o melhor com 28,5 pontos de média. 

O segundo semestre garantiu uma certa estabilidade nos números, entretanto os números prévios de outubro já aponta uma nova queda. A média do ano de 2013 até o dia 11 de outubro é 26,4 pontos, a menor já registrada.

A médica Kátia Vargas Leal Pereira, 45 anos, deixou o Hospital Aliança na manhã desta quinta-feira, 17, por volta das 9h15, para prestar depoimento e ficar detida. O advogado Vivaldo Amaral, que defende Kátia, acompanhou o deslocamento de sua cliente, levada para a Penitenciária Feminina, em Mata Escura. 

Ela chegou por volta das 9h40. Ao sair do hospital, pela porta da frente, a médica evitou falar com a imprensa. Kátia, que ficou o tempo todo com as mãos suspensas para esconder o rosto, foi conduzida em uma viatura da polícia após a delegada Jussara, da 7ª Delegacia do Rio Vermelho, chegar a unidade médica. Daniel Keller - advogado da família dos irmãos Emanuelle e Emanuel Gomes Dias, mortos no acidente envolvendo a médica - também acompanha a prisão de Kátia. 

Na tarde desta quarta, 16, o Ministério Público (MP) divulgou o resultado da perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) sobre o estado de saúde de Kátia. O laudo apontou que não há necessidade da médica continuar internada. O relatório do Aliança, no entanto, informou que a paciente precisaria ficar em observação por mais 24h ou 48h. 
No mesmo relatório do MP, o promotor Davi Gallo informou que a médica Kátia Vargas contou aos peritos, que foram ao Aliança para avaliá-la, que estava arrependida e com vontade de se suicidar. No entanto, ele ressaltou que este posicionamento da suspeita "pode ser uma orientação da defesa". "Se ela tivesse comportamento suicida, os peritos teriam acrescentado no laudo. Mas eles apenas contaram que ela disse isso. Não vejo arrependimento, nem vontade se matar. Ela tem medo de perder a liberdade", relatou. 


Testemunhas tentaram prestar socorro, mas Tito Rego não sobreviveu.

Enquanto mostrava pedaços de tecido a um comprador, o representante comercial Tito Frost Maltez Rego, de 59 anos, sofreu um infarto e morreu na tarde desta quarta-feira (16), na Federação, em Salvador. Segundo testemunhas, o homem teve atendimento médico negado pela emergência do Hospital Salvador, que fica perto do local onde o representante comercial passou mal. Ele morava no bairro de Ondina.

De acordo com policiais da Base Comunitária do Calabar, uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte por volta das 17h de hoje.

Gilmar Carrera Brasil, 54, conhecido de Frost há cerca de seis meses, tentou buscar ajuda, mas não obteve sucesso. "Eu corri para o hospital para alguém dar os primeiros socorros e disseram que não poderiam fazer nada", conta Brasil.
Homem passou mal perto de padaria e local foi isolado pela PM

Para Helder Viana Barbosa, proprietário de uma farmácia da região que tentou reanimar a vítima, se o socorro fosse imediato a vítima teria chances. "Eu tentei fazer uma massagem, mas vi que pelo pulso não tinha mais jeito", lamentou.


Procurada, a recepção do hospital se recusou a dar detalhes sobre quais médicos estariam na instituição no momento que a vítima passou mal. Mais cedo, de acordo com a policial Daiane da Cruz, Isabel Cristina Bispo do Santos, uma das recepcionistas, conversou com a polícia, mas não esclareceu o motivo da omissão do socorro. A instituição informou que prefere não se manifestar no mom