AGRICULTORES DE BUERAREMA DERROTADOS PELOS ÍNDIOS EM BRASÍLIA
AGRICULTORES PERDEM PARA OS ÍNDIOS NA JUSTIÇA FEDERAL
O Justiça Federal suspendeu as nove liminares que favoreciam fazendeiros da região sul da Bahia e autorizando a permanência de cerca de 500 famílias da comunidade Tupinambá de Olivença, de acordo com informações da Advocacia-Geral da União (AGU), confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT-1) nesta quinta-feira (29). A decisão é do presidente do TRT-1, Mário Cesar, e foi tomada na terça-feira (27). De acordo com a AGU, o magistrado considerou que a demarcação da área foi aprovada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). As ações de reintegração de posse foram interpostas por proprietários das fazendas Boa Vista, Conceição, São Gonçalo e Bela Vista, pedindo proibição da presença dos índios nas terras. A AGU informa que a Vara Única da Subseção Judiciária de Ilhéus, na Bahia, concedeu todos os pedidos, autorizando uso de força policial para cumprimento da decisão. Os recursos de defesa dos índios foram impetrados pela Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e Procuradoria Federal Especializada junto à Fundação (PFE/Funai), informa a AGU. A Advocacia-Geral afirma que os procuradores argumentaram que a decisão do primeiro grau não tinha suficiente amparo jurídico e explicaram que o “Relatório Circunstanciado”, aprovado em 2009 pela Funai, já tinha sido encaminhado ao Ministério da Justiça para a homologação da demarcação das terras. Segundo a AGU, a Funai reconhece que a área de Buerarema, Ilhéus e Una, onde estão as fazendas, é terra indígena, com posse exclusiva da Comunidade Tupinambá.
..........Itabuna é uma cidade que positivamente não dá sorte com os seus gestores. Entra prefeito, sai prefeito, e a toada é sempre a mesma: acusações contra o gestor anterior, enquanto as nossas ruas, praças, e principalmente a nossa gente, ficam todos completamente abandonadas. Infelizmente assim tem sido as últimas décadas.
E o absurdo continua. ruas e praças imundas, quando chove apelamos para Deus porque não sabemos se aqui existe a Defesa Civil. A saúde, bem... Não se pode falar em saúde, sem que haja referência aos esgotos a céu aberto, a falta de água potável, acessibilidade aos locais mais íngremes e equipamentos públicos. Esse conjunto e outros compõem a saúde pública, a exemplo da bagunça no transporte público chega a ser irritante com os congestionamentos em todos os sentidos. Na direção bairro centro saindo do São Caetano, por exemplo, existem gargalos na rotatória e na ponte. Acesso para a Avenida do Cinquentenário e demais artérias do centro da cidade, se a opção for via Bairro Conceição pela ponte que dá acesso à Juraci Magalhães, em nada percebemos melhoras, ao contrário, em qualquer sentido nos deparamos com os engarrafamentos e gargalos existentes por falta de uma engenharia que facilite o transitam. E assim acontece em toda a cidade. Fiscalização precária, ninguém assume nada, lixo por toda parte. Um verdadeiro descaso.... !
O que falar do rio Cachoeira? Ali muitas famílias tiravam o sustento para os filhos: lavadeiras, pescadores, a água era de razoável qualidade. Ali também tomávamos banho, pescávamos, enfim, vivia-se melhor, com mais qualidade de vida porque o clima assimilava a influência do rio. Hoje, quando olhamos o Cachoeira cantado em verso e prosa, somos tomados pela tristeza. Resta sujeira, dejetos despejados, o mato cobrindo o seu leito, sufocando-o. Lamentavelmente, nosso rio é um paciente de UTI, sem direito a assistência ou remédio que possa curá-lo. Triste, muito triste.
Na verdade, nós itabunenses que aqui nascemos, crescemos, criamos família e contribuímos com a cidade, não temos que sentir vergonha do estado em que se encontra Itabuna, ao contrário, devemos todos reagir e dizer a essa gente que nos respeitem, cumpram com suas obrigações, assim como cumprimos as nossas. Não dá mais para conviver com a sujeira, falta de saneamento, violência, descaso com a fonte de vida que é o Rio. É humanamente impossível continuar vivendo sem assistência médica, sem transporte de qualidade, sem segurança, enfim, conviver com a insensibilidade dos gestores, a letargia da Câmara Municipal, onde estão assentadas pessoas eleitas por nós e que após o pleito desaparecem em meio a reuniões, viagens e banquetes, sem sequer dar-se conta de seus compromissos.
Temos orgulho de Itabuna. Amamos a nossa cidade. E aos Senhores Gestores e representantes do povo, resta adotarmos as providências.
Do jeito que está não dá mais. Não dá mais!
Ornan Serapião é administrador, professor e sindicalista.
O GOVERNO FEDERAL ESTÁ DEFENDENDO OS ÍNDIOS
SITUAÇÃO DE GUERRA EM BUERAREMA PREJUDICA MUNICÍPIOS VIZINHOS
A crise de violência que se instalou no município de Buerarema com ações organizadas por indígenas da região, ao que tudo indica, está longe de acabar. A situação de guerra que está dominando o cotidiano da localidade já começou a render prejuízos aos municípios vizinhos que tem ligação viária com a BR que corta o município vitimado pelas ações de invasões e saques ocorridos nesse período de tensão nas disputas de índios e fazendeiros.
Após divulgação das ações de vandalismo que os oportunistas infiltrados em manifestações pontuais estão transtornando o dia a dia da população e provocando alterações drásticas no cotidiano da comunidade de Buerarema, muita gente que reside em outras cidades do sul baiano e depende de serviços básicos instalados em Itabuna e Ilhéus – que teriam facilidade de chegar via Terra do Jequitibá (Buerarema) – estão contabilizando prejuízos causados pelo transtorno dos protesto que a cada dia vem provocando mais medo em quem necessita fazer o percurso transitório dentro dos limites do município. Entre os mais prejudicados, estão pessoas que tinham agendamento para tratamento de saúde, com exames especiais que demoram muito de conseguir vagas para realizar, bem como abastecimento de comércio em outras localidades que dependem de liberações de produtos armazenados em Itabuna.
PREJUÍZOS PARA CAMACÃ:
No grupo de prejudicados em grande escala, já é possível visualizar o município de Camacã, que neste fim de semana, comemora o aniversário da cidade, e poderá deixar de receber centenas de visitantes que temem ultrapassar os limites de Buerarema. Para se ter idéia da tensão, um grupo de pessoas que adquiriram produtos específicos para serem comercializados na Festa do Cacau, está encontrando dificuldade de receber os mesmos dentro do prazo de inicio dos eventos, por conta de alegação de algumas transportadoras que rejeitaram assumir o compromisso de levar os objetos na localidade dentro dos prazos. Segundo eles, podem não conseguir chegar ao destino, por conta da tensão em Buerarema e portanto, não aceitam as encomendas.
ATENÇÃO DELEGADA ANDRÉA OLIVEIRA
COMERCIANTE DE ILHÉUS PODE TER SIDO EXECUTADO E ENTERRADO EM COVA CLANDESTINA NO SALOBRINHO
Por: Ednei Bomfim.
Mais um quebra cabeça para a delegada Andréa Oliveira, titular da homicídios de Ilhéus, é descobrir se Val do Ponto do Val foi assassinado e teve seu corpo enterrado pelo amante, ou se foi embora do Salobrinho.
Voltaremos ao assunto.VEREADOR JÚNIOR BRANDÃO DEVE TOMAR CUIDADOS POIS DEUS ESTÁ DE OLHO NELE
ITABUNA: RETIRADO DE PAUTA PROJETO QUE AMPLIA GRATUIDADE NOS COLETIVOS
Na semana passada a Câmara de Itabuna aprovou, por unanimidade, em primeira votação, projeto de lei do líder do PT na Casa, Júnior Brandão (PT), que garante gratuidade no transporte coletivo do município para pessoas com idade entre 60 e 64 anos.
Atualmente, as empresas de ônibus que exploram o serviço só reconhecem como idosos, para a concessão do benefício, pessoas com 65 anos ou mais que isso.
A segunda votação estava prevista para a última quarta-feira, mas foi retirada de pauta, já que o edil Júnior Brandão faltou a sessão e apresentou um atestado médico.
O curioso é que nesta quinta-feira Júnior Brandão participou de reunião na Secretaria de Educação, atendendo decreto do prefeito para analisar outras demandas da Educação após greve.
A expectativa é que na próxima sessão o projeto seja colocado em votação, já que o
comentário na câmara é que no inicio da semana alguns representantes das empresas de ônibus estiveram na câmara tentando persuadir os vereadores a votar contra o projeto.
Resta saber se Júnior Brandão foi persuadido…
POLICIA APREENDE DEZ QUILOS DE MACONHA
A apreensão aconteceu na tarde de ontem, por volta das 16h, numa residência localizada à rua João Catulino, no bairro Jaqueira, região central de Itamaraju, quando duas guarnições da Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM), realizaram uma abordagem surpresa. A operação aconteceu após mandado de busca expedido pelo juiz Marcos Aurélio Sampaio, que responde atualmente como substituto de Itamaraju.
Na casa onde foi apreendida a droga, os policiais prenderam Josélia José dosSantos, de 31 anos, esse que conduzida e apresentada à Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL). Imediatamente o delegado Gean Nascimento, titularde Itamaraju, lavrou o flagrante e indiciou a mulher por tráfico de entorpecentes.
por Tx.New