sábado, 15 de novembro de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER



Não Tentarás o Senhor
Texto: Mt 4.7
Cristo foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Porém, Ele mesmo assevera: Não devemos tentar a Deus (Ele mesmo sendo Deus não poderia ser tentado a cometer o mal). O Senhor, citando Dt 6.16, nos ordena: “Não tentarás o Senhor, teu Deus”. Não devemos colocar Deus à prova, nem desafiá-lo ou provocá-lo. Como tentamos a Deus?
1. Há o modo que é ordenado por Ele (Ml 3.10). 
Após ordenar aos israelitas que trouxessem o dízimo, o Senhor ordena: “provai-me nisto...”. Quando Deus tem uma aliança com alguém, Ele garante cumprir a Sua parte neste pacto se a outra parte cumpre o seu papel.
Deus aceita que confirmemos a veracidade de Suas promessas (Sl 18.30), que provemos a Sua palavra, pois Ele sempre será verdadeiro (Rm 3.4; 1 Ts 1.9) e a confirmação das Suas promessas mostrará a Sua fidelidade (Sl 89.5). 
Muitos mandamentos divinos são atrelados a promessas. Quando cumprimos a nossa parte neles, podemos esperar que Deus cumpra a Sua (Ef 6.2). Deus não nos condena a esperar e até lembrá-lo de Suas promessas, pois Ele mesmo é o maior interessado em cumpri-las. Ele disse ao profeta Jeremias: “Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.12).
O Profeta Elisau questionou: “onde está o SENHOR, Deus de Elias?” (2 Rs 2.14), mas ele o fez baseado na promessa que o profeta Elias tinha lhe dado: “se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará” (v10). A promessa o autorizava a cobrar o seu cumprimento. Se não houvesse promessa seria um ato de tentação ao Senhor.
2. Há o modo que é permitido por Ele (Jz 6.36-40).
Gideão fez prova de Deus quando estava inseguro sobre ir à batalha com um pequenino exército contra um inumerável exército inimigo. Deus, em sua grande bondade, permitiu que aquele juiz duvidoso o provasse, mas não podemos fazer isto sempre e nem de qualquer maneira. Só podemos fazer isto em ocasiões especiais e com muita humildade, pois a falta de fé – incredulidade – não agrada a Deus (Hb 11.6). 
Quando Tomé agiu assim foi repreendido por Jesus, que lhe disse: “sejas crente e não incrédulo (Jo 20.27). O Mestre também recusou dar o sinal requerido pelos judeus, quando o tentaram (Mt 16.1-4; Mc 8.11,12). O povo judeu, por sua incredulidade, tornou comum o fato de pedir sinais de confirmação (1 Co 1.22), em lugar de crer fielmente na palavra do Senhor.
3. Há o modo que é proibido por Ele.
Ocasiões em que eles tentaram a Deus – 10 vezes (Nm 14.22): 
Quando pediram carne em lugar do maná (Nm 11.4-6; Sl 78.18);
Quando pediram água no deserto (Ex 17.1-7);
Quando reclamaram do caminho escolhido por Deus (Nm 21.4-7; 1 Co 10.9).
Quando é que tentamos a Deus e o desagradamos intensamente:
a) Quando estamos provocando a Deus (Sl 95.9). Os israelitas não quiseram o que Deus lhes deu, mas queriam algo do seu gosto (Sl 78.17,18; Hb 3.8-11). Deus lhes deu o pão de cada dia, mas eles o consideraram “pão vil” (Nm 21.5). A Bíblia o chama trigo do céu; pão dos poderosos (Sl 78.24,25), pão do céu (Ex 16.4; Jo 6.31), manjar espiritual (1 Co 10.3), mas eles estavam totalmente insatisfeitos pela alimentação gratuita e contínua que recebiam do céu. Devemos estar contentes com o que temos recebido de Deus (1 Tm 6.8; Hb 13.5,6). O que Deus nos deu não é o bastante? Estamos descontentes com o Seu cuidado?
b) Quando estamos duvidando de Deus (Ex 17.7; Sl 78.19,41; 106.12-14). Israel duvidava se Deus estava ou não com eles, apesar de tudo o que Deus já fizera no Egito e no deserto. Como alguém poderia duvidar da presença divina, se tinham constantemente uma coluna de nuvens diariamente a acompanhá-los e garantir-lhes sombra no deserto? Como duvidaram que Deus estava com eles, quando tinham todas as noites uma coluna de fogo para iluminar e prover calor contra o frio noturno? Assim também agiram os judeus em relação a Jesus (Mt 16.1). Eles duvidaram do que Deus poderia fazer. Até mesmo Moisés questionou o poder de Deus (Nm 11.18-23). Nunca devemos duvidar do que o Senhor pode fazer (2 Rs 7.1,2), pois Ele é o Deus todo-poderoso (Gn 17.1; Mt 19.26; Lc 1.37; Gn 18.14). Cremos que Deus pode fazer tudo? Que nada está fora do Seu controle? Que Ele está conduzindo o Seu plano maravilhoso e nada poderá frustrá-lo? Sim, podemos.
c) Quando estamos querendo forçar a agir sobrenaturalmente e não queremos agir naturalmente. Quando deixamos de fazer o que podemos e queremos que Deus faça algo para mostrar que somos especiais, filhos dEle. Deus não faz aquilo que podemos fazer com nossas próprias mãos. Ele não desperdiça milagres. Deus ressuscita Lázaro, mas não tira a pedra (Jo 11.39); ressuscita a filha de Jairo, mas não lhe dá comida (Mc 5.43); multiplica os pães, mas não recolhe os pedaços que sobraram (Jo 6.12); dá vista ao cego, mas não lava seu rosto no tanque (Jo 9.7). Como Deus trabalha para mostrar Seu pode e receber a glória que lhe é devida, Ele não faz aquilo que o homem comum pode fazer –alguém diria que foi Deus quem fez? Entretanto, quando Ele faz algo que é impossível ao homem, que todos dizem: Só Deus pode fazer, Ele é glorificado. Tentamos a Deus desta maneira quando compramos o que não podemos pagar e queremos que Ele pague. Quando nos comprometemos sem buscar a vontade de Deus e queremos que Ele nos honre. Quando “forçamos a porta” para sermos enviados para um lugar e depois queremos que o Senhor aja como se Ele nos tivesse enviado.
Conclusão
Não devemos tentar o Senhor, ou colocá-lo à prova, a não ser quando é para evidenciar a fidelidade dele nas promessas, vinculadas ou não a um mandamento. Não devemos tentá-lo por nossa incredulidade, dúvida ou capricho, pois o Senhor não terá por inocente aquele que assim o fizer.

Carlos Kleber Maia

ITABUNA:Unidade para menores: ou o Estado constrói ou paga multa de R$ 10 mil por dia

Para o juiz Marcos Bandeira, o Estado tinha “virado” as costas para questão dos menores infratores
Para o juiz Marcos Bandeira, o Estado tinha “virado” as costas para questão dos menores infratores
Por: Simone Nascimento/Diário Bahia
A polêmica novela da vida real, cujos protagonistas são menores infratores, entrou em mais um capítulo essa semana. A torcida é para que esse seja, pelo menos, o penúltimo. A “trama”, que se arrasta por longos meses e tem como propósito a construção de uma unidade especializada para menores infratores, se passa em Itabuna, onde o índice de violência praticado por adolescentes cresce assustadoramente.
De um lado, a Justiça defende a execução dessa obra. Do outro, o Estado baiano parece resistir duramente. É uma espécie de queda de braço, que põe em jogo a segurança de uma sociedade e até mesmo a dos próprios acusados.
O Ministério Público entrou com uma ação civil contra o governo. E o juiz Marcos Bandeira, titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, julgou procedente. Resultado: “bateu o martelo”, condenando o Estado a construir a tão sonhada Unidade de Internação. Além disso, o réu será obrigado a oferecer custódia para adolescentes apreendidos em flagrante.
O magistrado determinou, inclusive, que o governo inclua em seu orçamento, logo no próximo ano, a verba necessária para a criação e a manutenção do centro provisório e definitivo para esses adolescentes.
Vale lembrar que tal projeto já tinha sido deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Infância e Juventude, que pesou na balança do bom senso os altos índices de violência envolvendo menores. E essesindicadores só cresceram nos últimos anos, lamentavelmente. Prova disso, é que, volta e meia, vêm à tona casos de garotos apreendidos com drogas, armas ou acusados de execução.
“A Comarca de Itabuna é a que mais encaminha adolescentes infratores para cumprir medida socioeducativa de internação em Salvador. Como o gestor estadual omitiu-se na implementação dessa política pública, o Poder Judiciário atua no sentido de garantir direitos fundamentais de adolescentes em conflito com a lei”, observou Dr. Marcos.
O juiz teceu duras críticas, ainda, no que diz respeito à desativação do Semi (Setor do Menor Infrator), o que, segundo ele, contribuiu para desencadear o rosário de problemas que envolvem a questão hoje.
“Itabuna vive um verdadeiro retrocesso nesse quesito. O Semi tinha uma estrutura mínima composta de uma delegada e um escrivão para atender o adolescente infrator. O paradoxo é tamanho que a desativação do órgão ocorreu no período que a delinquência juvenil chegou a índices insuportáveis, sendo que Itabuna liderou o ranking das cidades mais violentas do país para adolescentes e jovens, nos anos de 2009 e 2010. Em 2011, só perdeu para Marabá, no Pará, em números de homicídios praticados contra adolescentes”, disparou.
Custódia para menores
Ainda de acordo com a sentença, enquanto a unidade não sai do papel, o governo terá que disponibilizar, em caráter de urgência, um espaço apropriado para a custódia dos menores infratores, apreendidos em flagrante.
Até meados desse ano, esses adolescentes flagranteados eram colocados na Correcional, interditada no final de agosto pelo próprio juiz Marcos Bandeira. A decisão do fechamento foi tomada após ser constatado, durante uma inspeção, que o local apresentava condições sub-humanas.
Caso o Estado não cumpra a determinação da Justiça, poderá pagar uma multa diária de R$ 10 mil. A sentença foi dada, mas o governo ainda será intimado e cabe recurso.
Condenação anunciada
Numa entrevista recente ao Diário Bahia, o magistrado deixou clara a sua indignação com o Estado, a quem chamou de “exageradamente omisso”, quando o assunto é infância e juventude.
“Vejo com tristeza que em Itabuna, o Estado virou as costas e violentou o princípio da prioridade absoluta, estabelecido no art. 227 da Constituição Federal e no art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, ao negar esse serviço essencial, descurando de dar precedência de atendimento nos serviços públicos e de relevância pública, relacionados ao adolescente infrator”, declarou, na época.
Na mesma entrevista, publicada em setembro, Bandeira já tinha dito que não acreditava numa iniciativa voluntária do governo para a construção dessa unidade e adiantou, nas entrelinhas, o que estava por vir: “Se acontecer, será por decisão judicial”.

MAIS UM JOVEM ASSASSINADO NO ESPORA DE OURO EM ITABUNA


Um homem, identificado como Adriano Roque dos Santos, 19 anos, o Sapatinho, morador do Bairro Jorge Amado, em Itabuna, foi morto a tiros na saída do espaço de festas, Espora de Ouro. A policia militar preservou o local do crime até a chegada da polícia técnica. Populares disseram que Sapatinho era um rapaz trabalhador. O crime aconteceu por volta das 4h30 deste sábado (15) no final de uma festa que estava acontecendo no local. O evento era de responsabilidade de Zé Ricardo Produções. Foi o 5º homicídio em Itabuna em novembro -o 129º de 2014. ( Por Karla Menezes )


Identificado como Luiz José de Souza Junior, 31 anos, o agricultor do município de Ecoporanga, no Norte do Espírito Santo, foi localizado pela polícia, após a repercussão do vídeo em que ele aparece atirando com uma arma calibre 12 contra uma égua. Além de Luiz, que foi dado como morto em Sergipe ,ele foi localizado com mais um suspeito, o comerciante Lucas Fianco Machado, de 19 anos, que teria filmado a ação do agricultor, que ocorreu em maio deste ano. Luiz foi ouvido junto com o comerciante e ambos foram liberados pela polícia da cidade. Ainda de acordo com informações da polícia de Ecoporanga, em depoimento, os suspeitos disseram que o animal era portador de uma doença e que precisava ser sacrificado. A arma que teria sido usada pelo agricultor é registrada e foi apreendida nesta sexta-feira (14) pela polícia de Ecoporanga. A espingarda será encaminhada para Vitória onde será realizada uma perícia.
 O frentista, Rondinelli Menezes dos Santos, 33 anos, foi assassinado por dois menores, para roubar a sua moto, uma cinquentinha, que ele ainda estava pagando. A vítima saiu do trabalho, em um posto de combustível na rotatória da avenida Princesa Isabel em Itabuna e foi abordado pelos dois menores, em cima do viaduto Paulo Souto. 
 O serviço de investigações da Coordenadoria da 6ª Coorpin em Itabuna, apresentou na tarde de ontem os dois acusados, que residem no bairro Lomanto, em Itabuna.
Reportagem de Karla Menezes


O vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT), apresentou e foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, projeto indicativo nº 638/2014 que propõe imediatamente a construção de murro em volta da antiga fábrica de chocolate Kaufman, localizada próxima ao terminal urbano, no cento da cidade, até que se conclua e defina a querela judicial que vem sendo objeto o imóvel.
“A limpeza de toda à área e a construção e isolamento através de muro, não só mudaria a estética local, bem como eliminaria o uso improprio no acúmulo de lixo, moradia de mendigos e proliferação de roedores e insetos”, pontua Cosme Araújo. Também foi apresentado no último dia 11, projeto indicativo nº 639/2014 que solicita limpeza e retirada de todo lixo e entulhos acumulados há meses no loteamento Parque Verde, localizado na Avenida Ubaitaba, zona sul da cidade de Ilhéus.

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ




sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ESPANCOU A ESPOSA NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA E FOI PRESO PELO PETO 69 EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.

TRAFICANTE DE DROGAS PRESO PELO PETO 69 NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.
Pinguim deu uma surra na mulher e foi autuado em flagrante pelo Delegado Norberto Teixeira.

ASSALTANTE PRESO PELA POLÍCIA MILITAR EM UBATÃ APÓS TENTAR ASSALTAR IDOSO

Por: Ednei Bomfim.


TRAFICANTES DE DROGAS DO ALTO DO COQUEIRO, PRESOS PELO PETO 70 EM ILHÉUS


Por: Ednei Bomfim.
Investigador Mauricio Macêdo, registrou o Boletim de Ocorrência.



TENTARAM MATAR TRAFICANTE DE DROGAS ALELUIA E MATARAM FORAGIDO DO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA NO ALTO DA CONQUISTA EM ILHÉUS




Deu entrada no final desta tarde no Hospital, Regional de Ilhéus, um homem identificado como William Silva de Jesus, 33 anos, foragido do Conjunto Penal de Itabuna, vitima de tiros. Segundo informações, a vitima foi baleada no Alto da Conquista, quando estava dentro de um gol estacionado na porta de um bar na Rua das Flores. Segundo populares, houve uma troca de tiros entre duas facções,  atingindo o traficante conhecido por Aleluia e seu comparsa, apesar de ter sido socorrido para o Hospital Regional de Ilhéus, chegou sem sinais vitais. O socorro foi prestado por um veiculo da marca Gol de cor prata que também apresentava sinais de bala sendo que após deixar a vitima no Regional, o motorista  Aleluia, que também está baleado,evadiu-se. 




CAERC PRENDE HOMEM QUE ASSALTOU ADVOGADA EM ITABUNA

A guarnição da Caerc 4, sob o comando do Sargento Reginaldo, conduziu até o Complexo Policial de Itabuna, Dionatan Pereira Ribeiro,23 anos, que reside nas Casinhas da Mangabinha. Ele estava correndo na rua, após tomar de assalto, um aparelho celular de uma advogada. Com ele, foram encontrados dois aparelhos celulares, já que antes ele teria feito outra vítima. O suspeito já conta com passagens pela prática do mesmo crime.

Reportagem de Karla Menezes