quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

FATOS NOTÁVEIS DA CONVERSÃO DO CARCEREIRO
Atos 16:6-34
1.  A conversão é um ato livre da graça de Deus.Ninguém se converte se Deus primeiro não agir. Tudo na conversão começa em Deus.
2.  A conversão acontece no tempo determinado por Deus. Ele resolve se manifestar em nossa história no momento exato que  marcou para realizar nossa conversão.
3. A conversão é diferente da Salvação. Ambas acontecem simultâneamente. No entanto a Salvação é de uma vez para sempre. A conversão é de uma vez para todos dias.
4. Temos nesta história, a conversão de um homem que estava trabalhando, tendo alguns presos sob sua responsabilidade. E no texto iremos observar alguns fatos notáveis dessa conversão.
I – A Soberania de Deus, At. 16: 6-12.
1. Esse texto é o início da segunda viagem missionária de Paulo.
2. Queriam pregar em outras regiões. Indo pra região da Galácia em direção a região da Àsia Menor. Na Àsia e Bitínia foram proíbidos por Cristo de pregar o evangelho, defrontando Misía voltaram para Trôade
3. Em trôade receberam uma visão do Senhor. Se dirigiram para Samotrácia, e no dia seguinte a Neápolis e dalí para Filipos, primeira cidade da Macedônia. Alí era a cidade do carcereiro.
4. Deus age soberanamente. Proporcionando todos os meios para que a nossa conversão aconteça. Preparando o ambiente, colocando pessoas em nossa história de vida, proporcionando situaçoes até adversas para que cheguemos a presença de Deus.
II – A manifestação sobrenatural do poder de Deus , At.16: 13-26.
1. Na Salvação da primeira mulher salva no continente Europeu, V.12-15. Lídia e sua família foram alcançados por Cristo.
2. Na libertação de uma jovem escrava do diabo, V.16-22.
3. Na prisão por meio de um terremoto, V.23-26.
III – A atitude de desespero de um homem sem Deus, V.27-29.
1. Diante dessa circunstância pensou em tirar sua própria vida. É certo que pagaria com sua própria vida. Mas conhecendo a Deus poderia ter outra atitude diante deste fato.
2. O exemplo de Paulo quando estava preso com data marcada para ser decapitado Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. II Tm. 4:6-8
3. O Exemplo dos amigos de Daniel diante da ordem de Nabucodosor“Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.  Eis que o nosso Deus a quem nós servimos, pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.  Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”. Dn.3: 15-18
IV – A grande pergunta que todo homem deveria fazer  para passar a eternidade com Deus, V.30.
1. Você um dia parou pra fazer essa pergunta. Já pensou no seu destino eterno. Para onde você vai após a morte.
2. Um jovem fez esta pergunta a Jesus. Lc.18:18-23
3. Esse carcereiro perguntou com sinceridade.
V- A pregação Cristocêntrica do evangelho de Deus, V.31-34.
1. Uma respsota que nos leva a meditar no puro e simples evangelho de Cristo. Na totalidade de sua obra na cruz.
2. Ele não disse: Faça um sacrifício nos moldes da Antiga Aliança, pratique boas obras até o fim de sua vida, suba um monte e pague uma promessa, viage para uma cidade considerada santa e lá cumpra seus votos, beba água após uma oração, vá atraz de algum milagreiro, use sal grosso atraz da porta de sua casa, participe de uma canpanha para expulsar o mal de sua vida, vem para a reunião dos desesperados, participe da sexta-feira da libertação ou do descarrego, nada disso. Tudo isso é mácumba em nome de Deus. Simplesmente disse para depositarmos nossa fé no flho de Deus. Ele é toda nossa suficência para recebermos a grande Salvação do nosso grande Salvador, Jesus.
3. Toda sua família ouviu e creu no evangelho, V.32-34. Foram dominados por uma grande alegria.