segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Por: Ednei Bomfim.
Olá, como vai ? Tudo bem?. espero que esteja tudo bem na sua vida, mas se não tiver tudo bem, quero te falar sobre um homem que vai fazer com que tudo fique bem na sua vida e você seja feliz até a eternidade.

Nicodemos e Jesus, o Novo Nascimento

Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo. Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus. Possuía muita autoridade.
Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei.
Nicodemos sentiu muito interesse em conversar com Jesus, mas teve medo de que um encontro com o Mestre, o colocasse em risco, diante de seus nobres colegas fariseus. A inimizade dos fariseus contra Jesus crescia a cada dia.
Movido de prudência e temor, Nicodemos espera o cair da noite e vai ao encontro de Jesus. Conversas noturnas geralmente aconteciam no piso superior da casa. É bem provável que enquanto eles conversavam, o vento soprava.
Jesus recebe Nicodemos, sabendo que aquela alma haveria, futuramente, de superar sua fraqueza atual.
"Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele." João 3:2
A fala de Nicodemos revela que sua compreensão da espiritualidade de Jesus, vinha acompanhada de pensamentos relativos a "causa e efeito". Ou seja, o volume de milagres e sinais que Jesus realizava, só podia ter como causa primária, uma intervenção ou ação divina.
nicodemos, jesus e o novo nascimentoNicodemos, Jesus e o Novo Nascimento.
Nicodemos entende apenas com seu intelecto, seguindo uma lógica que ele pensa dominar, de que se há um efeito de grandes milagres, grandes obras realizadas por Jesus, isso era manifestação de uma causa que na concepção dele, só poderia vir de Deus.
E ele expressa seu pensamento à Jesus. O Mestre com muito amor, vê o quanto era incompleto o entendimento de Nicodemos a cerca do Reino de Deus. Jesus inicia suas palavras, na tentativa de elevar os pensamentos de Nicodemos ao nível espiritual.

Nicodemos e o Novo Nascimento

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." João 3:3
Começa aqui um diálogo notório, onde Jesus mostra a necessidade da interiorização do evangelho e da confiança em Deus, no novo nascimento. Jesus falava de um Deus que não era somente para ser "acreditado" por seus milagres. O mestre se referia à transformação do "ser" para que o Reino de Deus nele se manifestasse.
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" João 3:4
Era muito difícil para um judeu, fariseu principalmente, entender o sentido espiritual das palavras de Jesus. Por serem filhos do patriarca Abraão, eles julgavam-se já aperfeiçoados. Por apresentarem um aparente zelo pela lei de Moisés, acreditavam em uma pureza espiritual intrínseca da sua raça.
o novo nascimento de Jesus e nicodemos  Jesus e Nicodemos: O Novo Nascimento e o Reino de Deus
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5
Nicodemos não conseguia ver que o reino de Deus não vinha de fora do corpo, mas o reino de Deus era e é algo interior, que deve estar no coração em primeiro lugar.

Nascer da Água e do Espírito

Jesus fala a Nicodemos, da necessidade do novo nascimento da água (do grego hudor) e do espírito (do grego pneuma). Aqui o mestre se refere ao simbolismo do batismo de João (que os fariseus não aceitavam), e da renovação pelo Espírito Santo. O batismo em água não era de todo desconhecido de Israel.
O batismo vinha já desde o exílio babilônico, porém professado aos prosélitos, cidadãos de outras nações que se convertiam ao judaísmo.
Nicodemos e os judeus porém, achavam que eles não tinham necessidade nenhuma de aceitar um ato que simbolizava o nascer de novo.
Mas Deus desde a criação do mundo, já simbolizava para o novo nascimento. Como está escrito que "no princípio o espírito de Deus se movia sobre a face das águas", no Gênesis, na criação de tudo, no meio das águas. Agora novamente o batismo simboliza, pela água, a recriação do ser. O nascer de uma nova criatura.
Pois, assim como a terra estava, no princípio, em estado caótico, sem forma e vazia, e Deus a recriou, assim também, para o novo nascimento, é preciso se entregar nas mãos de Deus, humildemente sem forma, reconhecendo o nosso vazio, e ser por Ele Recriado, refeito.
E quando reconhecemos o nosso vazio espiritual, somos moldados segundo a forma divina, recebendo um novo modo de pensar, deixamos de lado os nossos conceitos e preconceitos humanos, abandonamos o mundo, os desejos carnais e nos entregamos a Jesus para sermos recriados do nada.
E toda religiosidade é removida, nascendo a fé genuína, que não depende de religião, mas que adora ao Pai em espírito e em verdade. É o Novo Nascimento.
"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." João 3:6-7
Nicodemos não entendeu as palavras de Jesus, pensando tratar-se de um segundo nascimento físico. Mas mesmo que se nascesse fisicamente de novo, continuaria sendo carne.
O novo nascimento ou regeneração, é o ato pelo qual Deus concede uma vida espiritual àqueles que confiam em Jesus Cristo. Sem esse nascimento espiritual, ninguém pode conhecer as coisas espirituais, nem entrar no Reino de Deus.
Jesus fala do Reino de Deus que leva o homem à prática das boas obras, pela transformação interior. Nicodemos, acostumado à prática de rituais externos da lei, tinha dificuldade de entender com o coração.
"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:8
O Mestre mostra a Nicodemos, que é necessário confiar em Deus, ao invés de tê-lo apenas como um Deus para ser "acreditado" por suas ações.
Se no início do diálogo Nicodemos usou a palavra "sabemos", para expressar a sua conclusão lógica a respeito de Deus, Jesus usa a expressão "não sabes" para indicar a necessidade de aceitar e confiar em Deus, mesmo sem saber ou compreender bem o seu propósito imediato.
Deus não quer que nós vivamos um evangelho de "causa e efeito", como Nicodemos que reconhecia algo especial em Jesus, por causa do volume de suas obras. Deus quer que este nosso "EU", seja desconstruído, como a terra no princípio, onde somente o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
E que dessa desconstrução do "EU", por obra do Espírito de Deus, pelas águas do Espírito Santo, nasça um novo ser, que ande segundo a vontade do Pai, sujeitando-se em tudo à sua palavra.
Nos dias atuais, muitos tem se enganado a respeito de Deus, também. Em uma religiosidade exagerada, presa a dogmas, liturgias e teologias, esquecem de que o evangelho não vem da aparência exterior.
Como Nicodemos, há muitos que se pensam ser detentores do saber a respeito do reino. Jesus nos avisa que o nosso ser e a nossa vida devem ser constantemente modificados. Devemos buscar o novo nascimento a todo o tempo.
Portanto, não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

AGENTES PENITENCIÁRIOS PARALISAM ATIVIDADES NA BAHIA

Será deflagrada nos dias 20 e 21 de fevereiro (quinta e sexta-feira) a paralisação das atividades nas unidades penitenciárias da Bahia por meio turno. A medida é convocada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb) para denunciar a situação de precariedade do sistema carcerário. De acordo com ofício enviado às autoridades, o ato dará início a execução de operação padrão nas unidades até que o Estado regularize minimamente as condição de trabalho. A categoria reivindica a urgente realização de concurso público para o cumprimento da resolução que prevê a proporção mínima de 5 presos por agente. Segundo o sindicato, na Bahia, o sistema tem funcionado com até 150 presos por agente. Em Itabuna a situação é delicada. Os agentes estão sem receber o seu décimo terceiro referente ao final de 2013 e para agravar o problema o salário de Janeiro – 2014, ainda não foi pago.
rbn

Yulo Oiticica afirma ser necessário ouvir os dois lados do conflito: ELE É UM DOS DEPUTADOS PROTETORES DO CACIQUE BABAU

Yulo Oiticica afirma ser necessário ouvir os dois lados do conflito

ATENÇÃO AUTORIDADES DE BUERAREMA

 Novo presidente do assentamento esta recebendo ameaça de morte!


O caso é sério no assentamento Ipiranga! Ontem pela manhã, foi relatado que o senhor ANTÔNIO CARLOS DA SILVA AMARAL, está sendo ameaçado de morte no mesmo assentamento onde o ex-presidente foi assassinado. Ele relatou o fato  ao agricultor Alfredo Falcão e agricultores presentes! Cabe às autoridades policiais tomarem as devidas providências para impedir outro crime. Para que tanta polícia na cidade se esses homens estão sendo ameaçados lá nesses acampamentos e sequer tem nenhuma segurança? Ninguém faz nada! Cadê o exército? Eles estão aqui pra quê mesmo? 

Acusado de assassinar criança é morto no Novo Horizonte

Ketlin-assassinada-no-Pau-Caído-Itabuna-reprodução-Oziel-Aragão
Itabuna -  Na madrugada deste domingo (16/02), um homem de prenome Silvio, foi morto a tiros no bairro Novo Horizonte.
O homem era acusado de participação na morte de Ana Ketler, de 4 anos, no bairro Corbiniano Freire.

Agente Funerário e cinegrafista da TV Santa Cruz são atingidos por gás durante conflito em Itabuna

10
O protesto no bairro Lomanto está gerando consequências para os profissionais na área de imprensa e funerária, ois profissionais saíram socorridos do local após serem atingidos por gás lacrimogênio lançados pela polícia. O cinegrafista Mauricio Katita, da TV Santa Cruz, na correria tropeçou e passou mal, sendo levado para a Santa Casa de Itabuna. Já o agente funerário Marruá, da empresa Novo Mundo, desmaiou com o gás, os dois passam bem.

Dia do Repórter: Cobertura no bairro Lomanto em Itabuna

Fotos: Oziel Aragão
Fotos: Oziel Aragão

ITABUNA: AMEAÇA DE ARRASTÃO CAUSA TENSÃO NO CORTEJO DE NADSON PEREIRA


1623331_657706717625349_76383495_n

O cortejo do garoto Nadson Pereira de Almeida, de 14 anos, saiu do bairro Lomanto e passou pela a porta do Ministério Público e pela avenida Cinqüentenário.

O clima é de tensão, já que surgiu o “boato” que iria acontecer um arrastão em protesto a morte do garoto.

A polícia Militar está atenta e reforçada para garantir a segurança e a ordem após o sepultamento. Alguns lojistas fecharam as lojas com receio do possível arrastão.

1922657_594173107342541_296553231_n
1900908_594184247341427_279634406_o

ITABUNA VEREADOR CORRUPTO QUE

 ROUBOU A EMASA: 

PREFEITO CONTEM  REBELDIA  DE AILSON SOUZA


download

Em Itabuna o vereador Ailson Souza (PRTB), estava disposto a apresentar um requerimento com pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), contra o governo do prefeito Claudevane Leite (PRB).

Segundo informações, Ailson Souza estava com provas de irregularidades em uma obra no bairro da Califórnia.

Mas na semana passada ele se reuniu com o prefeito e saiu do gabinete bastante sorridente. Logo depois votou a favor do governo no projeto de reforma administrativa.

Isso demonstra que o alcaide conseguiu conter rebeldia do edil.


UBATÃ: PRESIDENTE DA CÂMARA

 ACUSADO DE DESVIO DE DINHEIRO


pres-cam-ubata
Do jornal “A Região”

O presidente Jaquison Mendes Brito, Nino Maragon (PDT), terá muito o que explicar no Ministério Público Estadual (MPE), Justiça e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Documentos e depoimentos revelam indícios de que o vereador iniciou esquemas para desviar dinheiro público logo na primeira semana de mandato como presidente do Legislativo de Ubatã. Uma das primeiras medidas de Jaquison Mendes foi alugar dois veículos.

A dispensa de licitação 007/2013 foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 3 de janeiro, dois dias depois da posse. Na homologação foi informado que o aluguel dois veículos, o Fiat Uno Way, de placas OKO-1839, e o Fiat Uno Mille, de placas NTI-0494, 2013, custaram R$ 5 mil.

Os carros, segundo o presidente, foram locados na empresa Jeane Soraia Lopes Lopes Caminha. Mas, segundo consulta no Detran, os carros pertencem a Lilian Costa dos Santos e Vanessa Machado Gomes. “Esses veículos nunca foram vistos à serviços da Câmara”, denuncia o vereador Gabriel Nascif.

MAIS ALUGUEL

O presidente tomou gosto por aluguel de veículos para a Câmara. Em fevereiro, um mês depois de fechar contrato com a empresa Jeane, ele fez o pregão presencial 001/2013. A vencedora foi a empresa R C Magalhães de Santana, contratada por R$ 55 mil para “prestar serviços” por 11 meses.

O extrato do processo, assinado pelo próprio Jaquison Mendes no dia 6 de fevereiro, mostra que os carros contratados pertencem a Gilvania Silva dos Santos. Segundo o vereador Gabriel Nascif, os carros foram comprados exclusivamente para “prestar serviços” à Câmara de Ubatã.

Gabriel Nascif afirma que Gilvânia Silva é esposa de Diram Alisson de Jesus Santos (velho amigo do presidente da Câmara) e Lilian Costa é irmã.

A família de Diram foi contemplada ainda com um contrato anual de R$ 6 mil para prestação de serviço de internet e outro de R$ 7.200 para manutenção na área de informática. Essa empresa oferece o mesmo tipo de acesso à internet a particulares por R$ 50 mensais.

ITABUNA: RELATÓRIO DE PREJUÍZOS

 POR ATAQUE AO PÁTIO DA SETTRAN SAI 

AMANHÃ


1947616_10201491206591135_1007710899_n

Nesta segunda-feira, 17, uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna vai vistoriar a guarita e o pátio do aeroporto Tertualiano Guedes de Ponho, onde funciona a Settran, para preparar um relatório circunstanciado que será apresentado ao prefeito Claudevane Leite, junto com o boletim de ocorrência registrado na 7ª Coorpin, relatando sobre o incêndio provocado por manifestantes e que destruiu motos e carros guardados no local e que aguardavam leilão.

O boletim de ocorrência foi registrado na tarde deste domingo na 7ª Coordenadoria do Interior da Polícia Civil da Bahia – Coorpin pela Settran depois do ataque de um grupo de manifestantes, que atearam fogo nos veículos causando a destruição de 11 carros e 10 motocicletas velhas, além do desaparecimento de outras 20 motocicletas em condições de uso que estavam separadas em lotes para leilão. O ataque ocorreu após protestos de moradores do bairro Lomanto Junior pela morte de um menor atingido por uma viatura da Polícia Militar.

O titular da Settran, Clodovil Soares, informa que, além do boletim de ocorrência, foi requisitada perícia técnica ao Departamento de Polícia Técnica para apurar a extensão dos danos causados pelo fogo aos veículos e motos estacionados no pátio da Secretaria. A Settran também solicitou da Polícia a identificação dos cerca de 30 manifestantes que atearam fogo, arrombaram armários da guarita, apanharam chaves e teriam liderado a subtração das motocicletas, a maioria apreendidas em acidentes ou problemas de trânsito, mas não reclamadas.

ITABUNA: SECRETÁRIO TRINDADE

 PERSEGUE PESSOAS LIGADAS AO

 PREFEITO CLAUDEVANE


trindade

Usando sempre o gabinete da Secretaria da Fazenda, para mostrar que tem força e influencia, o secretário de Assistência Social de Itabuna José Carlos Trindade, vem promovendo uma caçada as pessoas que trabalham na secretaria e, tem uma forte ligação com o prefeito Claudevane Leite (PRB).

Na lista das pessoas que foram colocadas para fora da Secretaria de Assistência, por incrível que pareça, estão justamente às ligadas ao prefeito. É o caso de: Pastor Fábio Lima, Binho Shalon, Cibelle Gava, Pastor Tony (Presid. do PSD), Lucia Beltrão, Anderson Souza e Luciana Seara.

Por último na sexta-feira, José Trindade, que é de Salvador e ainda não sabe se quer, os nomes dos bairros de Itabuna, exonerou Luciana Seara e Cibelle Gava, as duas, filhas da terra.

Segundo as informações, existe uma lista com 14 nomes, inclusive com gente indicada por vereadores, que o secretario pretende tirar da secretaria, a fim de abrir espaço para pessoas tidas como dele, a maioria que fizeram parte do governo de Azevedo, como é o caso de Sergio Fontes, que deve ir para o lugar de Anderson Souza na Coordenação de Juventude.

Esse é o jeito de José Trindade fazer a campanha do Deputado Marcio Marinho, perseguindo e tirando o trabalho das pessoas.

IBICARAÍ: CÂMARA DE VEREADORES

 GASTA MAIS DE R$ 14 MIL COM 

REFORMA DE TELHADO


AUGUSTO CASTRO E CAMARA 016

A Câmara de vereadores de Ibicarai gastou mais de R$ 14 mil no conserto do telhado do prédio que abriga o poder Legislativo. Para agravar a situação, a mesa diretora não divulgou no portal da transparência o contrato de dispensa de licitação.

Segundo um advogado, a câmara de Ibicarai estaria violando o princípio constitucional da publicidade (art. 37 da Constituição) e o direito fundamental à informação (art. 5.º, inc. XIV da CF).

Vale lembrar, que em 2012 o presidente da câmara, Dema (PSD), doou para Conselho Tutelar o carro da casa, modelo “siena”. Em seguida fez um contrato com a empresa J L Bomfim Valverde Comércio e Serviço – ME, pelo valor de R$ 3.600  mensal, referente ao  aluguel de um carro.

Atualizado: O presidente da câmara de Ibicaraí, Dema (PSD), informou que o valor de R$ 3,600, foi relativo ao aluguel de dois carros, porém, a câmara só usou um veiculo.

PM envia nota oficial de esclarecimento

A Polícia Militar encaminhou a imprensa uma nota oficial nesta segunda-feira (17). O objetivo é esclarecer o acidente ocorrido no domingo (16), que resultou na morte de Nadson Pereira. 

Leia nota na íntegra:

"O Comando de Policiamento Regional Sul – CPRS, vem por meio deste, prestar esclarecimento à população regional sobre o acidente ocorrido na manhã deste domingo (16), no bairro Lomanto em Itabuna- BA, envolvendo uma viatura da Polícia Militar e o adolescente Nadson Pereira.

Os Policiais Militares estavam realizando uma blitz de rotina na região do bairro Lomanto a fim de reprimir roubo de veículos e ação de assaltantes que utilizam motocicletas, pessoas que portam armas e traficantes de drogas. O adolescente Nadson Pereira furou o bloqueio policial e empreendeu fuga quando ocorreu o acidente. Existem duas versões para o fato, a primeira consta que o jovem estava em alta velocidade e perdeu o controle da moto, colidindo com um veículo que estava parado. Outra versão aponta que a viatura atropelou Nadson logo após ele ter empreendido fuga, em alta velocidade pelas ruas do bairro, perdendo o controle da moto, colidindo com um veículo e caído. Nas duas situações, a viatura parou logo em seguida acionando o SAMU para prestar os primeiros socorros.

Devido ao clima de revolta que se instalou naquela rua, onde foi verificado, juntamente com a agressividade da população, arremesso de pedras, pessoas portando combustível com ameaças de incendiar as viaturas da PMBA e do SAMU, chegando a incendiar vários veículos, um ônibus na BR 101, invadir a SETRANS e promoverem diversos atos de vandalismo.

Todos os Policiais Militares lamentam o fato ocorrido, qualquer vida perdida é motivo de tristeza e indignação por todos nós que somos preparados para proteger vidas.

Os policiais envolvidos no ocorrido encontram-se recolhidos como medida preventiva e foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos, cujo responsável é o Major PM Damásio".

Itabuna-BA, 17 de fevereiro de 2014.
Foto: Reprodução Facebook Resumo Grapíúna
Segundo informações de populares, uma briga generalizada com muita confusão e quebra quebra aconteceu em um pagode, no domingo (17), no bairro Califórnia, em Itabuna. De acordo com testemunhas, a confusão teria começado após um homem passar a mão na bunda de outro, que estava com o namorado.

Uma briga teria começado criando uma confusão generalizada com muita pancadaria e empurrões. No local, estavam cerca de mil pessoas. "As brigas continuaram em várias ruas do bairro, a policia chegou rápido e demorou de conter", narra um popular.
Na noite de sábado (15), em Coaraci, Sivanildo Bispo Costa, 22 anos, foi assassinado a tiros. 

De acordo com populares, os atiradores chegaram a permanecer ao lado do corpo da vítima até a chegada da polícia, em seguida, fugiram e se esconderam na localidade conhecida como Biscó no bairro Maria Gabriela. 


A polícia chegou até uma casa onde estariam os dois homens apontados como autores do crime, mas eles conseguiram fugir abandonando na casa 104 buchas de maconha, 128 pedras de crack e mais uma quantidade de maconha.

O material foi apreendido pela polícia.


LAUDO DO DPT DIZ QUE MENOR FOI ATROPELADO

O laudo divulgado  hoje a tarde, pelo Departamento de Policia Técnica de Itabuna, no exame feito no corpo do menor  
Nadson Almeida Pereira, de 12 anos. , constatou que o menor foi mesmo atropelado. No laudo, assinado pelos peritos Robson Lincoln e Fernando Cruz, consta que " a vítima sofreu hemorragia interna Auto pressão, causado por acidente de carro ". Segundo o repórter Osvaldo Bispo, o comando da Policia Militar, estaria recebendo este laudo no final desta tarde.
O S.I, composto pelos IPC’s Valdir Ponciano, Dr. Francisco Neto e Cristovaldo Alves realizou  uma operação Policial na Feira Livre de Valença para apurar denúncias de Trafico de Drogas, Prostituição infantil e Porte Ilegal de Armas. 
Foram apresentadas na Delegacia Mirele da Silva de Souza, Rudiele Costa dos Santos suspeitas de tráfico de drogas na Feira Livre e de ter sido encontrado com Rudiele, uma pequena quantidade de Maconha e dinheiro trocado.
 
Nesta segunda-feira,  uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna vai vistoriar a guarita e o pátio do aeroporto Tertualiano Guedes de Ponho, onde funciona a Settran,  para preparar um relatório circunstanciado que será apresentado ao prefeito Claudevane Leite, junto com o boletim de ocorrência registrado na 7ª Coorpin, relatando sobre o incêndio provocado por manifestantes e que destruiu motos e carros guardados no local e que aguardavam leilão.  
O boletim de ocorrência foi registrado na tarde deste domingo na 7ª Coordenadoria do Interior da Polícia Civil da Bahia – Coorpin pela Settran depois do ataque de um grupo de manifestantes, que atearam fogo nos veículos causando a destruição de 11 carros e 10 motocicletas velhas, além do desaparecimento de outras 20 motocicletas em condições de uso que estavam separadas em lotes para leilão. O ataque ocorreu após protestos de moradores do bairro Lomanto Junior pela morte de um menor atingido por uma viatura da Polícia Militar.
O titular da Settran, Clodovil Soares, informa que, além do boletim de ocorrência, foi requisitada perícia técnica ao Departamento de Polícia Técnica para apurar a extensão dos danos causados pelo fogo aos veículos e motos estacionados no pátio da Secretaria. A Settran também solicitou da Polícia a identificação dos cerca de 30 manifestantes que atearam fogo, arrombaram armários da guarita, apanharam chaves e teriam liderado a subtração das motocicletas, a maioria apreendidas em acidentes ou problemas de trânsito, mas não reclamadas.

Morte de Nadson: laudo do DPT deve sair em 15 dias

O atestado de óbito do jovem Nadson, de 14 anos, que morreu em um acidente na manhã de domingo (16), já está com a família do garoto e aponta que a morte foi causada por trauma torácico e hemorragia interna causada pelo acidente de trânsito.

Errata - O laudo do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna ainda não foi emitido. O corpo foi periciado e o laudo levada de 10 a 15 dias para ficar pronto. Nele, as causas da morte e a perícia serão detalhadas e entregues à família. 

Morte

Versão de populares

De acordo com informações de testemunhas, o jovem pilotava a motocicleta, quando os policiais iniciaram uma perseguição que resultou em um acidente. Ainda com base em testemunhas, a viatura colidiu com a moto em que o adolescente estava. Ele caiu e bateu com a cabeça no chão. De acordo com populares, a viatura teria chegado a atropelar o rapaz.

Versão da polícia

O Verdinho manteve contato via telefone com o Soldado Wesley Aguiar, diretor jurídico da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (ASPRA BA), que acompanhou o caso durante todo o dia na delegacia da cidade. Segundo Wesley, os policiais da Rondesp realizavam uma blitz, quando Nadson furou o bloqueio. A guarnição acompanhou o menor por pelo menos seis ruas. Ainda com informações policiais, Nadson estaria usando capacete e corria em alta velocidade, demonstrando habilidade com a moto. Em um quebra-mola, o jovem perdeu o controle, tendo o corpo projetado, caindo em colisão com um veículo Vectra, que estava estacionado. Os policiais ainda informam que a viatura em nenhum momento colidiu com a moto ou com o adolescente. 

Protesto

A morte de Nadson gerou um grande protesto, onde a Avenida J.S. Pinheiro, a BR 101 e a BR 415 foram fechadas. Um ônibus da ROTA foi incendiado, assim como diversos veículos no pátio da Settran. Um ônibus da Águia Branca foi apedrejado e passageiros tiveram a carga saqueada. O Exército e a Tropa de Choque precisaram ajudar para conter a população. 

Velório

O corpo de Nadson está sendo velado nesta segunda-feira (17) no SAF. O enterro está previsto para esta tarde. 
Na noite de sábado (15), em Coaraci, Sivanildo Bispo Costa, 22 anos, foi assassinado a tiros. 

De acordo com populares, os atiradores chegaram a permanecer ao lado do corpo da vítima até a chegada da polícia, em seguida, fugiram e se esconderam na localidade conhecida como Biscó no bairro Maria Gabriela. 


A polícia chegou até uma casa onde estariam os dois homens apontados como autores do crime, mas eles conseguiram fugir abandonando na casa 104 buchas de maconha, 128 pedras de crack e mais uma quantidade de maconha.

O material foi apreendido pela polícia.


MORADORES E POLÍCIA ENTRAM EM CONFRONTO NA CIDADE DE ITABUNA