sexta-feira, 29 de agosto de 2014

“JABES, SEU SECRETARIADO NÃO FUNCIONA”, DIZ MARCELO MENDONÇA

Marcelo Mendonça já confessou ao amigo prefeito: "Seu secretariado não funciona".
Marcelo Mendonça já confessou ao amigo prefeito: “Seu secretariado não funciona”.

Nessa segunda-feira, 25, o radialista Luke Rei (programa A Hora da Verdade, Rádio Baiana de Ilhéus) entrevistou Marcelo Mendonça, comodoro do Ilhéus Iate Clube. O trabalho desenvolvido pelo Governo Jabes Ribeiro foi um dos temas da entrevista.

Marcelo lembrou que é amigo do prefeito Jabes Ribeiro há mais de trinta anos. Prometeu mostrar a Luke Rei uma fotografia antiga em que o alcaide aparece cabeludo. Apesar da amizade com o mandatário, Mendonça criticou os secretários de governo escolhidos por ele. 

Mendonça afirmou que já disse ao prefeito: “Jabes, seu secretariado não funciona”. De acordo com o comodoro, JR precisa reformular o grupo. “Não é possível que o mínimo não pode ser feito”, declarou.

O dirigente do Iate Clube disse que são raras as exceções positivas no elenco. Segundo ele, Jabes chegou a garantir que um dos membros do atual secretariado não faria parte do governo. Marcelo Mendonça não o identificou.

ILHÉUS:GOVERNO JABES ATRASA REPASSE DE RECURSOS DA APAE

A APAE cuida de pessoas com deficiência.
A APAE cuida de pessoas com deficiência.

A informação é do Blog Agravo. Conforme o veículo, na última quarta-feira, 20, o vereador Lukas Paiva denunciou o atraso de oito meses no repasse de recursos federais por parte da Prefeitura de Ilhéus para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O parlamentar, que é da oposição ao governo municipal, cobrou o apoio da bancada jabista para que as verbas enviadas pelo Governo Federal cheguem até a entidade.

Conforme explicaram vereadores jabistas, a prefeitura alega que a APAE tem pendências a cumprir para ter direito a receber os recursos federais. Lukas estranhou a demora (8 meses) da entidade para resolver o que está pendente. Afinal, trata-se de viabilizar o acesso ao dinheiro que ajudaria na manutenção das suas atividades. Para ele, esse é mais um sintoma da falta de planejamento do governo municipal.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 47 VAGAS DE EMPREGO

Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira, 29, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9h.

Cobrador

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • (Vaga exclusiva para PCD)

  • 2 vagas

Técnico de Manutenção Predial

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

Manicure

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 4 meses de experiência

  • 1 vaga

ITABUNA- BAHIA


PEÇO SEU VOTO PARA MEU AMIGO ADILSON SILVA


ILHÉUS BEM REPRESENTADA COM JORGE LUIZ


DEBATE NA BAHIA É MARCADO PELA AGRESSIVIDADE DE CANDIDATOS

Candidatos participam de debate na Band (Foto Lúcio Távora /A Tarde Band Bahia).
Candidatos participam de debate na Band (Foto Lúcio Távora /A Tarde Band Bahia).
O tom agressivo marcou o primeiro debate na TV entre os candidatos ao governo baiano nesta noite de quinta (28), na Band. O confronto durou pouco mais de duas horas e reuniu Da Luz (PRTB), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT).
O primeiro bloco tratou do tema segurança pública. Marcos Mendes defendeu políticas públicas para carentes, interiorização e desmilitarização da PM, enquanto Rui Costa defendeu repressão “de um lado e oferta de políticas sociais e educacionais” do outro, além de instalar pelotões aéreos no interior (Graer)
O bloco foi a deixa para Lídice afirmar que o Governo Wagner rompeu o diálogo com as polícias civil e militar. Para ela, é necessário ações de inclusão social para combater a violência. Souto disse que a Bahia vive situação semelhante a um holocausto. “Faltou ao governo instrumentos para coibir essa violência”.
Da Luz foi cômico: “O que eles falaram é o que tem que ser feito, mas já tiveram oportunidade e não fizeram”. E, na sequência, disse que Souto representa o “Time do Atraso” e Rui Costa, o “Time da Propaganda”.
Da Luz e Marcos Mendes escolheram Paulo Souto como principal alvo no debate. Em um dos momentos mais críticos, Mendes chamou Souto de “mentiroso”. O ex-governador diz em sua propaganda ter construído o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. A unidade existe há mais de 60 anos. Souto ganhou direito de resposta porque os organizadores do debate entenderam que houve ofensa à honra do candidato.
SALA SECRETA E BARGANHA POLÍTICA
O tom incisivo de Mendes voltaria à tona quando ele acusou Souto de manter uma sala secreta, na Secretaria de Segurança Pública, onde ficavam processos contra adversários para barganhar apoios políticos. Souto desconversou. O ataque ocorreu quando os dois tratavam do sucateamento do judiciário baiano.
Rui Costa foi mais atacado por Lídice da Mata, ex-aliada, do que por Paulo Souto. A senadora baiana atacou Rui porque, segundo ela, a propaganda eleitoral do petista o apresenta como o homem que realizou todas as obras do Governo Wagner. E acusou Rui de perseguir servidores.
O debate ainda tratou de temas como financiamento da saúde, cultura, atração de indústrias para o Estado e saúde. Nesse ponto, Rui Costa e Paulo Souto trocaram alfinetadas. Marcos Mendes disse que Souto foi o responsável pela precarização da saúde, terceirizando serviços em todo o estado.
Paciente internado no Hospital de Base de Itabuna, em estado delicado, precisa de doações de sangue do tipo “O” negativo. Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia e fazer a doação em nome de Gilmar Barbosa Conceição.
Gilmar foi um dos envolvidos na colisão entre dois veículos, ocorrida no dia 25, na rodovia Ilhéus – Itabuna. O acidente resultou na morte de Joelma Guimarães, funcionária da Amurc. Sete pessoas ficaram feridas.
Para doar sangue, é preciso ter de 18 a 69 anos e gozar de boa saúde. 

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 788,06 EM 2015

dinheiro3
A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.

A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.
Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

AULAS DA UFSB COMEÇAM DIA 8

Reitoria da Ufsb foi instalada em Itabuna em setembro do ano passado (foto Pimenta).
Reitoria da UFSB foi instalada em Itabuna em setembro do ano passado (Foto Pimenta).
D’ A Região
As aulas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começam no dia 8, de acordo com a reitoria. A abertura do semestre letivo, no campus de Itabuna, em Ferradas, terá participação do ministro da Educação, José Henrique Paim.
As aulas começarão dentro do prazo anunciado pelo governo federal e o reitor da UFSB, Naomar Monteiro, quando da instalação da universidade, em setembro do ano passado.
A UFSB começa seu primeiro semestre letivo com 720 alunos nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além de outros 330 estudantes matriculados nos colégios universitários.
As vagas nos colégios serão distribuídas por Itabuna, Ilhéus, Coaraci, Ibicaraí, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Para concorrer, o aluno deve ter feito o Enem 2012 ou 2013. A inscrição vai até o dia 31.

IBGE: POPULAÇÃO DE ILHÉUS DIMINUI; ITABUNA AVANÇA

9Itabuna é o município mais populoso do sul da Bahia (Foto José Nazal).
Itabuna é o município mais populoso do sul da Bahia (Foto José Nazal).
O IBGE divulgou hoje a estimativa populacional para os 5.570 municípios brasileiros em 2014. Itabuna permanece na quinta posição entre os mais populosos do estado, com 218.925 habitantes.
Pelas estimativas, Ilhéus caiu do sétimo para oitavo lugar, com 182.350 habitantes. O município perdeu posição para Lauro de Freitas, que aparece com 188.013.
Salvador, capital baiana, aparece como terceiro município mais populoso do país, com 2.902.927, seguido de Feira de Santana (612.000) e Vitória da Conquista (340.199).
Líder, São Paulo tem 11.895.893 habitantes. Conforme o instituto, a população brasileira chega a 202,7 milhões.
A estimativa populacional é utilizada como critério para repasse de recursos federais e estaduais aos municípios. Com base nos números divulgados pelo IBGE, o PIMENTA levantou ranking com os 17 mais populosos da Bahia.
MAIS POPULOSOS DA BAHIA
1º Salvador – 2.902.927
2º Feira de Santana – 612.000
3º Vitória da Conquista – 340.199
4º Camaçari – 281.413
5º Itabuna – 218.925
6º Juazeiro – 216.588
7º Lauro de Freitas – 188.013
8º Ilhéus – 182.350
9º Jequié – 161.150
10º Teixeira de Freitas – 155.659
11º Alagoinhas – 153.560
12º Barreiras – 152.208
13º Porto Seguro – 143.282
14º Simões Filho – 131.630
15º Paulo Afonso – 118.323
16º Eunápolis – 112.032
17º Santo Antônio de Jesus – 100.550

ILHÉUS: ESCOLA PODE DESABAR EM CIMA DE PROFESSORES E ALUNOS

Herval soledade frente

O anexo da Escola Municipal Herval Soledade, situada na rua Aldair, no Banco da Vitória, em Ilhéus, pode desabar a qualquer momento, causando ferimentos e até morte de professores, trabalhadores e estudantes. A denúncia está sendo feita por pais de alunos, trabalhadores em educação e estudantes que procuraram a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindicato Costa do Cacau, solicitando o apoio no sentido de sensibilizar o governo municipal e as autoridades para que resolvam o problema antes que um acidente grave possa acontecer.

Em visita ao local a diretoria da APPI verificou que nesta escola os riscos de desabamento são grandes, já que o telhado apresenta problemas em sua estrutura, podendo cair em cima dos alunos e professores. O pior é que mesmo com os riscos de acidentes, a escola continua funcionando. Outro problema observado pela APPI foi com relação aos banheiros que estão quebrados, obrigando a escola a dispensar os alunos mais cedo comprometendo assim a aprendizagem.

Preocupada com a situação, principalmente com riscos que estão correndo os estudantes e trabalhadores, a APPI/APLB-Sindicato encaminhou ofícios para diversos órgãos mostrando os problemas e cobrando providências urgentes. Os ofícios foram encaminhados para a Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal do Trabalho.

ESCOLA HERVAL SOLWDADE 4

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

EDNEI BOMFIM: QUEM ME CONHECE SABE QUE SOU JORNALISTA, ESPECIALIZADO EM REPORTAGEM POLICIAL, GOSTO DO JORNALISMO INVESTIGATIVO E ATUALMENTE ESTOU ATUANDO EM ILHÉUS, ONDE TENHO BONS AMIGOS

Não adianta bandidos armarem na tentativa de me desmoralizar pois, eu tenho minha consciência tranquila, conheço o Deus no qual tenho crido e estou bem certo que é Poderoso, para me dar livramentos e me proteger contra as astutas ciladas do diabo.