segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Delegado de Polícia Civil é uma função espinhosa, porém muito bonita quando exercida com responsabilidade

Por: Ednei  B omf im
O delegado de Polícia Civil presta um serviço inestimável à sociedade. É dele a responsabilidade de apurar delitos, responsabilizar aqueles que desrespeitaram as normas de conduta e, com isso, contribuir para a redução dos indicadores de criminalidade. Buscando esclarecer os estudantes interessados na carreira, o Blog www.correiodoestadobahia.blogspot.com recorreu à experiência do delegado André Lima Aragão, diretor da 7ª COORPIN, em Ilhéus ao qual prestamos homenagem pelos relevantes serviços prestados.

O dia-a-dia do Delegado de Polícia é bem movimentado. É evidente que as atividades diárias serão mais ou menos intensas dependendo do Órgão de lotação. No entanto, mesmo em cidades pequenas, as atividades diárias são as mais diversas, de modo que uma das características da função é a absoluta falta de monotonia, o que sem dúvida alguma é muito gratificante. Além de gerenciar toda a parte de funcionamento administrativo da Delegacia de Polícia (gestão de pessoas, de material, de despesas, etc.), há o desempenho da atividade precípua do Delegado de Polícia, qual seja conduzir os procedimentos policiais (Inquérito Policial, Termo Circunstanciado e Procedimento Especial para Adolescente). A condução das investigações, sem qualquer sombra de dúvida, é a atividade mais dinâmica, e exige uma certa dose de perspicácia e de muito boa técnica de investigação. Penso que o Delegado de Polícia, em razão da importância do cargo, deve manter estreitas relações com os demais Poderes e Instituições.


A carreira de delegado de polícia, em verdade, é única. Há uma divisão de classes, ingressando-se na 1ª e progredindo-se, por meio de promoções por mérito e antiguidade, para as classes seguintes (2ª, 3ª e 4ª, esta a última da carreira).
Entendo que os atributos essenciais estão relacionados com a gestão de pessoas, o conhecimento jurídico e das técnicas de investigação. Importante, também, é a capacidade de gerenciar crises.
Os principais desafios estão relacionados com a contribuição para a redução dos indicadores de criminalidade. Evidente que a redução dos indicadores de criminalidade não dependem, apenas, da atuação do delegado de polícia. No entanto, ao desempenhar sua função com eficiência e eficácia, ele inegavelmente estará contribuindo para tanto.
A estabilidade oferecida pelo serviço público inegavelmente é um dos benefícios apresentados por qualquer função pública. A possibilidade de servir ao público – princípio condutor da postura profissional de quem ingressa no serviço público – também, é um benefício do cargo de Delegado de Polícia. É imensa a satisfação de podermos apontar a autoria e a materialidade de um delito, prestando este relevante serviço à sociedade.
Aproveite bem o curso de formação e procure explorar os professores ao máximo, na medida em que aquela etapa do concurso é o momento adequado para se adquirir conhecimentos técnicos que não são transmitidos, por evidente, durante a faculdade de direito. Outrossim, aproveite para visitar delegacias de polícia a fim de verificar, na prática, o funcionamento do órgão policial.