segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ



RUAS DO NELSON COSTA VÃO FICAR SEM ENERGIA NESSA QUINTA-FEIRA

Menor-Aprendiz-Coelba-2014-Inscrição-DicasA Coelba informou hoje (5) que vai realizar uma manutenção na rede elétrica do bairro Nelson Costa, na zona sul de Ilhéus. O serviço vai deixar algumas ruas sem eletricidade entre as 9h30min e as 15h30min dessa quinta-feira (8).

Os seguintes locais serão afetados: Avenida Lótus, Primeira Travessa, Rua Senhor dos Passos, Rua Lírio do Vale, Rua Monteiro Lobato, Rua Nova Ipanema, Rua São Bento, Rua São Jorge, Rua Rosa Amélia e Loteamento Tropical.


MARÃO É O “HOMEM DA VEZ”, AFIRMA JORNALISTA DO CORREIO

Moradoras do Nelson Costa cumprimentam Marão. Imagem: Clodoaldo Ribeiro.

Da assessoria do PSD

A coligação “Juntos pra cuidar de Ilhéus” recebeu com entusiasmo informação publicada ontem (4) na coluna Satélite, do jornal Correio. Segundo o jornalista Jairo Costa Jr, o governo Rui Costa já percebeu o crescimento de Marão, candidato a prefeito de Ilhéus.

O jornalista informou que os analistas do governo estão convictos de que Marão é o “homem da vez”. Segundo Jairo, “estrategistas eleitorais do Palácio de Ondina estão certos de que a Prefeitura de Ilhéus será comandada” por Mário Alexandre.

De acordo com o jornalista, o governo estadual avalia que “caminha para a desidratação a candidatura de Cacá Colchões (PP), apoiado pelo atual prefeito, Jabes Ribeiro”.

Jairo lembra que o atual prefeito “desistiu de tentar o segundo mandato por conta da baixa popularidade de sua gestão”, aspecto também considerado no Palácio de Ondina.


ILHÉUS PERDEU 7102 HABITANTES ENTRE 2012 E 2015

Imagem do site do Parque Municipal Marinho de Ilhéus.
Imagem do site do Parque Municipal Marinho de Ilhéus.

A informação é do IBGE. Em 2012, Ilhéus tinha 187.315 moradores. No ano passado, o município  registrou 180.213 habitantes.

Esse foi um dos dados apresentados hoje (5) na UESC durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, realizado pelos institutos Arapyaú e Nossa Ilhéus.

O levantamento reúne dados sobre as 26 cidades que integram o território identitário Litoral Sul. Os indicadores se baseiam em dados sobre saúde, educação, bens naturais comuns, economia, meio ambiente e mobilidade. A iniciativa é inspirada no Programa Cidades Sustentáveis.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 11 VAGAS DE EMPREGO NESSA TERÇA-FEIRA

Confira abaixo as vagas disponíveis nessa terça-feira (6) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão.

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Vendedor Interno

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 03 Vagas

Motorista de Automóveis

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • CNH B

  • 01 Vaga

Lavador de Carros

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • CNH B

  • 01 Vaga


PF CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM ILHÉUS

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

A Polícia Federal cumpriu hoje (5) mandado de busca e apreensão em Ilhéus. A informação é do portal G1.

Segundo o veículo, a medida faz parte de uma investigação sobre irregularidades em quatro fundos de pensão de estatais: Funcef (fundo de pensão de funcionários da Caixa), a Petros (de trabalhadores da Petrobras), a Previ (de funcionários Banco do Brasil) e o Postalis (de trabalhadores dos Correios).

A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva em Salvador. 

As ações integram a Operação “Greenfield”. Mandados foram cumpridos em outros sete estados e no Distrito Federal. 

A Polícia Federal estima que os desvios chegaram a R$ 8 bilhões. Os investigadores não divulgaram detalhes dessa fase da operação.


BUERAREMA:POLÍCIA FEDERAL INVADIU O SÍTIO DE ORLANDO FILHO, MAS ELE FUGIU PELO FUNDO DA CASA PENSANDO QUE FOSSE UM MANDADO DE PRISÃO

Resultado de imagem para ORLANDO FILHO BUERAREMAResultado de imagem para ORLANDO FILHO BUERAREMA

FICHA SUJA EM BUERAREMA

BUERAREMA: JUSTIÇA INDEFERE CANDIDATURA DE ORLANDO FILHO

orrrr

A Justiça Eleitoral indeferiu o registro da candidatura de Orlando Filho (PSDB) que disputava o cargo para prefeito em Buerarema. O juiz eleitoral Antonio Carlos Maldonado Bertacco, impediu a candidatura após pedido de impugnação .

Segundo o juiz, o pedido de impugnação se baseia na condenação de Orlando Filho no Tribunal de Contas da União (TCU).

A expectativa é grande para saber qual será a posição de Orlando Filho.



Eunápolis: PM sequestrado é encontrado com vida em matagal


lima-sequestrado
O Policial Militar Rubinei Lima dos Santos, vítima de sequestro nesta segunda-feira (5) foi encontrado com vida, felizmente, no bairro de Eunapolis chamado Visgueira. Segundo colegas do PM,  ele está machucado porém sem risco de morte o Samú já no local.
O policial foi sequestrado por uma quadrilha que invadiu sua residência situada na Avenida Arnoldo Lima esquina com a Rua Nova Vista no bairro Rosa Neto em Eunápolis.
Segundo as informações, os marginais chegaram em um carro e uma motocicleta, três dos marginais invadiram a residência e pegaram o policial desprevenido.  Na casa estava a esposa do PM e uma filha.
Ainda de acordo com as informações de populares no local do crime, os marginais com arma em punho, trancaram a esposa e a filha de Rubinei em um dos cômodos da casa e em seguida colocaram o policial dentro do seu próprio carro, um peugeot de cor prata e fugiram.
A Polícia Militar foi informada e de imediato iniciaram uma operação no intuito de localizar a vítima que se encontra nas garras dos marginais. Via 41.


PM prende acusado de se masturbar na frente de uma criança em Itabuna


foemmpresosemasturbandoemitabuna
Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (5) Manoel da Silva, conhecido como “Foem”, morador do bairro Lomanto, acusado de se masturbar na frente de uma criança de cinco ou a mãe da menina. A população tentou linchar o suspeito, mas a Polícia Militar chegou em tempo de evitar a morte do tarado. Segundo a polícia, o indivíduo já tem passagens pela prática do mesmo crime.
“Foem” foi levado para o Complexo Policial e em seguida para a Delegacia Especial de Atendimento a  Mulher (DEAM), pois a vítima é uma mulher. O suspeito será investigado por se masturbar na frente de uma criança de cinco anos.
Em entrevista ao repórter Rai Nascimento, pela Difusora, a mãe da criança revelou que é de costume do acusado constante mostrar a parte genital para as mulheres que passam pela rua. “Meu marido viaja trabalhando, fico só com a minha filha, aí ele subiu no muro e começou a fazer isso”,revela.



“Alef” é preso com moto roubada, arma e acusado de assalto


PRISAODE ALEF 05092016-horz
Agentes da 1ª Delegacia Territorial da Polícia Civil, com o apoio da Coordenadoria, prenderam Alef Cardoso Melo sob acusação de porte ilegal de arma e assaltos. Ele foi denunciado que estaria vendendo drogas nesta segunda-feira (5), na Rua 17, 291, Parque Boa Vista, quando a equipe da 1° DT realizou diligência no referido endereço, encontrando uma motocicleta CG 150, cor preta, placa NTO 3355, com restrição de roubo. Salientando que Alef é o mesmo que fugiu da equipe quando foi encontrada uma “plantação” de maconha no Condomínio Vida Nova.

Acusado de assassinatos e tráfico, Ás de Ouros do Baralho do Crime é preso em Castro Alves (BA)

Na manhã deste domingo (4), o traficante e homicida Ricardo Rodrigues de Souza, 29 anos, conhecido pelo apelido de ‘Bucha de Sena’ foi preso por equipes da Delegacia Territorial de Castro Alves e da Cipe (Companhia Independente de Policiamento Especializado), no município de Castro Alves, distante 194 km da capital baiano.

‘Ás de Ouros’ do Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública, tinha mandado de prisão expedido e estava escondido, há 15 dias, em uma casa alugada no centro de Castro Alves. No local, a polícia apreendeu maconha prensada e três celulares.

Bucha de Sena é envolvido em dezenas de assassinatos e um dos cinco homicidas mais procurados da capital baiana, segundo o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Também liderava em Salvador o tráfico de drogas no bairro da Liberdade e áreas adjacentes. Em junho deste ano, determinou a queima de ônibus no final de linha da Pero Vaz, após uma operação policial.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirmou que já mandou reforçar o policiamento na região da Liberdade, “para coibir qualquer tipo de revide de integrantes de sua facção". Devido a periculosidade, o bandido já foi encaminhado para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha.

Justiça Federal suspende multa por farol desligado nas rodovias do país

A Justiça Federal em Brasília suspendeu na ultima sexta-feira (2), a cobrança de multa para motoristas que andarem nas rodovias de todo o país com farol desligado. A sentença é provisória e determina que a punição só pode ser aplicada quando as estradas tiverem sido sinalizadas. 

A decisão já está valendo. A Advocacia-Geral da União (AGU) foi notificada nesta sexta, e vai informar os órgãos de fiscalização sobre a mudança. A União também estuda quais são os recursos cabíveis. Até que o caso volte a ser discutido pela Justiça, novas multas não poderão ser emitidas por esse tipo de infração. A sentença não altera as multas que já foram aplicadas até o momento. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou ao G1 que não tinha sido notificado da mudança até as 17h desta sexta. 

Um possível recurso só será analisado quando o órgão tiver acesso à decisão. A lei federal entrou em vigor em 8 de julho e determina que o farol baixo seja usado em todas as rodovias, mesmo durante o dia. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13. Em novembro, o valor deve subir para para R$ 130,16.

PF investiga fraudes em fundos de pensão do país; busca e apreensão acontece em Ilhéus

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (5) a Operação Greenfield, que investiga crimes de gestão temerária e fraudulenta em quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcef, Petros, da Petrobras Previ e Postalis. Entre os estados que a polícia cumpre mandados, está a Bahia. As ações acontecem Salvador, com um mandado de busca e apreensão e 1 condução coercitiva, e Ilhéus, com um mandado de busca e apreensão.

A operação conta com o auxílio técnico do Ministério Público Federal, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ao todo, 560 policiais federais cumprem 127 mandados judiciais expedidos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal. 

A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação, no valor aproximado de R$ 8 bilhões. 

Carro parte ao meio após batida com carreta e motorista morre

Um homem de 30 anos morreu após o carro que ele dirigia se envolver em uma batida com uma carreta no km-216 da BR-101, em Muritiba, a 150 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região, o veículo partiu ao meio após o acidente.
A batida ocorreu por volta das 13h20 deste sábado (3). Segundo a PRF, o condutor da carreta sofreu ferimentos leves e foi socorrido. O trânsito não chegou a ser interditado por causa do acidente. As causas da colisão ainda são desconhecidas, mas testemunhas afirmam que chovia no momento do incidente. *Informações do G1

Homicídio em Trancoso; comerciante é vítima de latrocínio

Um comerciante de 41 anos foi morto a tiros na frente da namorada em Trancoso, município de Porto Seguro, na tarde de domingo (04). Segundo a Polícia Civil, Adelson Nascimento do Carmo foi vítima de latrocínio, quando o roubo é seguido de morte. 

De acordo com a polícia, o casal estava em um posto de combustível às margens da BA-001, quando foi rendido por um bandido armado, que percorreu cerca de 15 metros a pé com as vítimas até chegar em uma madeireira. “O criminoso roubou os pertences das vítimas, atirou quatro vezes contra o comerciante e fugiu”, relatou o delegado Carlos Ennys. A mulher não ficou ferida. 

A polícia informa que o comerciante possuía muitas dívidas com fornecedores e se esse teria sido o motivo do crime. Adelson morava na Avenida Norte Sul, em Eunápolis. O corpo já foi liberado do IML de Porto Seguro. (Radar64)

Homicídio em Ibicaraí; mulher esfaqueia o marido em distrito


Uma mulher matou o marido a facadas no distrito de Cajueiro de Ibicaraí no início da tarde desta segunda feira (5). 

A identificação de ambos ainda é desconhecida. O corpo foi encaminhado para o DPT de Itabuna para necropsia. A mulher foi presa em flagrante e confessor ter matado o marido.

Acusado de estupro é preso

Manoel Silva, conhecido como "Foen", 45 anos, foi preso, na tarde desta segunda-feira (5), por policiais do GTM/CETO no bairro Lomanto, em Itabuna. 

Ele é acusado de estuprar uma pessoa e chegou a ser perseguido e espancado pela população do bairro, sendo preso em seguida. Foen tem uma barraca de frutas, que foi destruída por populares. Ele já tem passagem pela polícia pelo crime de estupro.

Polícia Civil recupera em Itabuna, carro roubado em Minas Gerais

Policiais Civis da 1° delegacia de Itabuna recuperaram em um terreno baldio no bairro Monte Cristo, em Itabuna, um veículo roubado. A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (5). 
O carro Ford Fiesta, placa HDJ3142, que estava abandonado a cerca de 15 dias e depenado, foi roubado em 25 de abril de 2016 na cidade de Betim em Minas Gerais.

Preso suspeito de matar três brasileiras em Portugal

Foi preso na manhã desta desta segunda-feira (5) pela Polícia Federal, o suspeito de matar e ocultar os cadáveres de três brasileiras em Portugal.

A capixaba de Nova Venécia Thayane Milla Mendes Dias, de 21 anos, e as irmãs de Campanário (MG) Lidiana Neves Santana, de 16 anos, e Michele Santana Ferreira, de 28 anos, moravam em Cascais, em Portugal, e estavam desaparecidas desde janeiro deste.

Os corpos foram localizados no dia 26 de agosto.Ainda não há detalhes da busca e apreensão dos mandados que foram cumpridos.

De acordo com o G1, também não há confirmação se o preso era namorado de uma das vítimas, como apontavam as investigações desde o início.Ele será encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, e se condenado, pode pegar até 99 anos de prisão pelos crimes.

EUNAPOLIS:Policial militar é sequestrado em casa por quatro bandidos armados

Um policial militar foi sequestrado por volta das 19h30 desta segunda-feira (05) na cidade de Eunápolis.

De acordo com as informações, o soldado Rubinei Lima dos Santos foi retirado de dentro de sua casa, no bairro Rosa Neto, por quatro bandidos armados. A mulher dele teria ficado amarrada.

O soldado foi levado em seu próprio carro, um Peugeot 205, cor prata, com placa de táxi, em direção ao lixão, entre o Alecrim e a Chesf. 

O soldado era lotado no 13º Batalhão de Polícia Militar em Teixeira de Freitas e tinha sido transferido, há poucos dias, para a Companhia Independente de Policiamento de Guardas. Ele tinha se mudado para Eunápolis, pois iria trabalhar no presídio da cidade.

A polícia faz buscas pela região. Fonte: Radar64


Equipe da 68ª CIPM realiza ações no centro de Ilhéus


WhatsApp Image 2016-09-05 at 15.27.59Durante o último final de semana, policiais da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar realizaram diversas abordagens a transeuntes, principalmente nas imediações da pista de skate da Avenida Soares Lopes, considerando o clamor da população, dos comerciantes e pessoas que praticam esporte nas imediações.
As ações resultaram em diversas apreensões de armas e drogas, uma vez que a localidade tem sido alvo de traficantes. As abordagens também têm sido intensificadas em outros pontos no prolongamento de toda a avenida e ruas próximas.WhatsApp Image 2016-09-05 at 22.44.13
O Comandante da Unidade, Cap PM Robson Farias, ressalta a importância dessas ações. “As operações de intensificação das abordagens continuarão sendo realizadas em dias e horários definidos estrategicamente. As abordagens são realizadas dentro da técnica e todo cidadão de bem entende que esse trabalho deve continuar. Contamos com o apoio da população para denunciar indivíduos em atitudes suspeitas e colaborar com o serviço da Polícia Militar na promoção da segurança de todos”.  Para a Sra. Adriana, moradora da Avenida Soares Lopes, as abordagens têm sido eficazes. “A presença da Polícia aqui na Avenida deixa a gente mais seguro pra andar, para passear com a família”.


Elemento morto em troca de tiros com a Policia


Por volta das 00h30 desta segunda-feira, 05, a guarnição de Peto, estava em rondas pelo bairro da Vila Operária, quando avistou um moto táxi transportando em uma moto, um passageiro, que ao avistar a viatura tentou esconder o rosto, em atitude suspeita. De imediato a guarnição manobrou passou a acompanhar a motocicleta, chamando a atenção dos mesmos para que parassem através de sinais sonoros e uso de giroflex momento este em que o passageiro sacou uma pistola e começou a efetuar disparos contra a guarnição. O acompanhamento se deu até a subida da ladeira do Campinho, onde o mototaxista perdeu o controle da motocicleta vindo a cair. Na queda, o passageiro perdeu o capacete, sendo identificado como “Léo Topete”, que mesmo ao ouvir a voz de prisão continuou a atirar contra a guarnição que revidou imediatamente. De imediato foi prestado socorro ao baleado até a Santa Casa de Misericórdia de Valença, onde o mesmo foi à óbito.


Acidente deixa saldo de uma pessoa morta

kjo
Um morto e três feridos, foi o saldo da colisão de um GM Vectra de Planaltina-GO e um Fiat Strada, na BR-242, próximo ao Posto Cerradão, a cerca de 22 Km de Luis Eduardo Magalhães, por volta das 13:30h deste sábado, 03. Segundo informações do passageiro do Fiat Strada de nome Cleiton Almeida dos Santos, de 23 anos, que sofreu ferimentos sem gravidade, o automóvel onde ele estava estourou um pneu traseiro e rodou na pista, em seguida,colidiu com o outro carro.
cerradão-03_opt



14899-3
Os jovens Jorge Leandro Cordeiro de Souza, que era mais conhecido como “Léo Ligeirinho”, 33 anos, que residia na Rua A 2, no bairro George Américo e Josenaldo Queiroz dos Santos, que era conhecido mais como “Chiquinho”, 30 anos, também morador do George foram assassinados com vários tiros de pistola calibre 380, por volta das 13h40, na Rua Bartolomeu de Gusmão, bairro Morada das Arvores, em Feira de Santana.
14893-314898-3
Segundo informações da polícia, Jorge Leandro estava trabalhando dirigindo um veiculo Fiat Uno, sendo que, utilizado como carro de som, que fazia propaganda política, na companhia de Josenaldo. As vitima transitavam no interior do carro de som, pela Rua Bartolomeu de Gusmão, quando foram surpreendidos por dois homens desconhecidos, que estavam montados em uma motocicleta Honda XRL de 300 cilindradas e demais dados ignorados, encostaram ao lado do carona e o garupa da motocicleta com arma em punho começou a efetuar vários disparos.




Primeiro comício: Padre Ezequias leva multidão à praça pública

DSCF1341O primeiro comício do Padre Ezequias, em Itaju do Colônia, levou uma grande multidão a praça. Com a presença do atual prefeito padre Ednaldo Martins,e outras lideranças, o povo realizou uma das maiores festas democráticas já vista na cidade. O candidato do PTB, garantiu dar continuidade as grandes obras realizadas pelo prefeito padre Ednaldo e apoiar, principalmente as comunidades carentes, onde recebem uma atenção especial da atual gestão.DSCF1340DSCF1346DSCF1339DSCF1328DSCF1325DSCF1317DSCF1313DSCF1312DSCF1340 - Copia





Acusado de tráfico de drogas é preso no Jardim América


87e6d970-7d05-44db-ac73-8407f1a53a5c
Por volta das 15h30 do dia 03/09, uma guarnição da PM apresentou a equipe de Plantão da Polícia Civil de Itabuna, o acusado de tráfico de drogas JOHNATAS ALVES SILVA, flagrado em atitude suspeita nas imediações do Condomínio Jardim América, em via pública e durante abordagem foi constatado que portava três pedaços de maconha e 01 peteca de uma substância parecendo ser cocaína, além de um acelular.


Ministério Público: PM da Bahia deve limitar a ação investigativa


PM BA
As investigações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar tem conseguido excelentes resultados, como, por exemplo, a retirada de circulação considerável quantidade de drogas e prisões de bandidos perigosos. Entretanto, o trabalho mesmo sendo positivo ao povo baiano, já existe retaliação. A alegação é pontual, o trabalho investigativo é da Polícia Civil, porém, em várias cidades, como Itabuna, o trabalho mesmo separado é concluído em conjunto, pois a polícia judiciária é quem vai fundamentar o processo e dar andamento a investigação. Veja na íntegra a recomendação do Ministério Público Estadual.

 “A Coordenadora do Grupo Especial de Atuação para o Controle Externo da Atividade Policial, Dra. Isabel Adelaide de Andrade Moura, expediu a Recomendação 001/2016 ao Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, na qual, em fundamentada explanação quanto as atribuições distintas da Polícia Civil e da Polícia Militar no que se refere a investigação criminal, recomenda a adoção de providências visando coibir dentre outros quesitos a investigação de civis por parte da Polícia Militar.
A referida recomendação traz a lume, em especial, os arts. 147 e 148 da Constituição do Estado da Bahia que dispõe, respectivamente, que à Polícia Civil incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, exceto as militares e à Polícia Militar incumbe as funções de polícia judiciária militar e que “somente podem ser exercidas em função de seus integrantes, sendo, portanto, vedada qualquer atividade de investigação contra civis.”
A ADPEB parabeniza a ação do Ministério Público, por meio do GACEP, que reafirma, com essa recomendação, as atribuições da Polícia Civil e de seus integrantes, coadunando, assim, com esta entidade na incansável luta em defesa das prerrogativas dos Delegados de Polícia.


Presa dupla após assalto em Simões Filho


61f846fb-d682-43d6-b89f-a385e783d24e274e6874-20aa-4e34-9b2b-d05208e601c5
A Polícia Militar prendeu por volta das 14:00 horas, dois homens suspeitos de assalto a mão armada. Os envolvidos, segundo a PM, roubaram Adson Monteiro Santos Luz, o qual informou ter tomado relógio subtraído.

A PM identificou um acusado como Adilson Silva dos Santos Junior e outro individuo de identidade ignorada, a bordo de um veiculo GM/Prisma, placa OKS 9062, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonoco imediações da antiga SUCOM).
Com os elementos  foram encontrados um revolver cal. .38, com seis munições intactas, e o relógio da suposta vitima. A dupla foi autuada em flagrante na Central de Flagrantes/Iguatemi.

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES NA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DA UESC

Imagem: Rede Sul Bahia.
Imagem: Rede Sul Bahia.

A Universidade Estadual de Santa Cruz vai encerrar na próxima quinta-feira (8) o prazo para inscrições na seleção de bolsistas do projeto de extensão ligado ao Centro Regional de Referência para Formação Permanente em Crack e Outras Drogas.

O certame oferece duas vagas, que podem ser disputadas por estudantes dos cursos de educação física, biomedicina, enfermagem e medicina da UESC. A bolsa será de quatrocentos reais por mês. A jornada terá vinte horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no protocolo geral da UESC, entre as 8 e 18 horas. O edital disponível neste link tem a lista de documentos necessários para a inscrição.

A seleção vai analisar os currículos e os históricos escolares dos candidatos, que também passarão por entrevista no dia 15 de setembro.


CONCURSO DA DEFENSORIA ESTADUAL REGISTRA 15% DE ABSTENÇÃO

Movimentação de candidatos ao concurso na Estácio, em Salvador.
Movimentação de candidatos ao concurso na Estácio, em Salvador.
Dos 6.571 candidatos inscritos no concurso promovido pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) para defensor público, 84,04% compareceram aos locais das provas da primeira etapa na manhã deste domingo (4). Apesar da chuva forte registrada no momento da abertura dos portões e do intenso congestionamento, nenhum candidato chegou atrasado.
Nos dois pontos – Unijorge e Centro Universitário Estácio de Sá/FIB, os portões foram abertos com 15 minutos de antecedência para evitar tumulto. Na próxima terça-feira (6), o gabarito e caderno da prova serão disponibilizados nos sites da Fundação Carlos Chagas – FCC e da Defensoria. O resultado final desta etapa está previsto para 11 de outubro.
Este concurso da Defensoria Pública do Estado da Bahia teve 37% a mais de inscritos que o último concurso da Instituição, realizado em 2010, ocasião em que 4.762 candidatos disputaram 50 vagas. A disputa atual é por 17 vagas e mais cadastro reserva. A segunda etapa, com a prova discursiva, está prevista para os dias 12 e 13 de novembro. Ao todo o certame prevê quatro etapas.

“TÔ FORA”…

Vane, de Itabuna, está entre os que não disputam reeleição.
Vane, de Itabuna, está entre os que não disputam reeleição.
Da Coluna Tempo Presente, d´A Tarde
Uma pesquisa feita pela União dos Municípios da Bahia (UPB) no início de julho, antes do início das convenções partidárias, revelou que, entre os prefeitos dos 417 municípios baianos, 111 (27%) são reeleitos e 311 (73%) em primeiro mandato, portanto, aptos a disputar a reeleição. Mas surpreendentemente, 62 (20%), um número alto, já tinham decidido não disputar a reeleição e outros 19 ainda avaliavam a situação.
Por que tanta gente desistiu?
Segundo a presidente da UPB, Maria Quitéria (PSB), também prefeita de Cardeal da Silva, muitos dos que desistiram são pessoas de idoneidade largamente comprovada. E fugiram da briga por desencanto:
– A questão-chave é a criminalização dos prefeitos. A lei estabelece índices de aplicação de recursos, limita gastos com pessoal, mas os repasses oscilam, nos últimos tempos, sempre para baixo. Aí, as contas são rejeitadas por quem não praticou nenhum ilícito e todos são jogados na vala comum (a dos corruptos).
Quitéria diz que a coisa é bem pior: muitos não só decidiram não se candidatar, mas também sair da política.
E aí, não disse ela, mas digo eu, abre espaço para quem não liga para a moral

Bebê morre e mãe afirma que ele foi machucado durante briga com marido

Um bebê de pouco mais de um mês de vida morreu, neste domingo (4), na cidade de Casa Nova, região norte da Bahia, e a mãe, em depoimento à polícia, disse acreditar que o óbito tenha sido causado porque a criança foi machucada durante uma briga dela com o marido na noite do sábado (3). A perícia do Instituto Médico Legal (IML) ainda não apontou a causa da morte.

Ainda segundo os relatos da mãe, no sábado à noite, ela estava com a criança nos braços, quando começou a ser agredida pelo marido, que chegou em casa após ter bebido. Ela acredita que um dos socos possa ter atingido a criança e a levado à morte no dia seguinte.

A mulher esteve, neste domingo, na delegacia de Juazeiro para fazer exame de corpo de delito. Depois da briga, o marido não foi mais visto. O casal está junto há cinco anos.

Três homens são presos após roubar pizzaria em Barra do Jacuípe

Três homens foram presos após denúncia anônima de roubo a uma pizzaria na comunidade de Guaraípe em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Uma guarnição da 59ª CIPM (Companhia independente de Polícia Militar), em rondas na Estrada da Cascalheira, prenderam em flagrante os autores do crime após interceptarem o automóvel GM Meriva taxi, utilizado na fuga na noite da última sexta-feira (2).

Com os suspeitos foram apreendidos os seguintes materiais: um revólver calibre 22, seis munições intactas do mesmo calibre, seis aparelhos celulares, dois relógios de pulso e uma gargantilha dourada.

Os presos e todo material encontrado foram apresentados na 23ª Delegacia Territorial para realização dos procedimentos cartoriais. R7

Mulher é surpreendida e morta a tiros em praça na capital baiana

Uma mulher foi assassinada em uma praça no bairro de São Cristóvão, na capital baiana. Segundo informações da Central de Polícia, Anaira da Conceição Souza, de 29 anos, foi surpreendida pelos criminosos, que atirou no tórax, cabeça e abdômen.

Ainda de acordo com a Central de Polícia, o crime ocorreu na Rua Yolanda Pires. A vítima não chegou a receber socorro e morreu no local.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa) vai investigar o caso.