quarta-feira, 9 de julho de 2014

FALE COM O JORNALISTA EDNEI BOMFIM







JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Elias, um profeta humilde e determinado

Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” foi chamado por Deus para o ministério profético, em um dos piores períodos da história de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. Mas, em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.

Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6:24). 

I – QUEM ERA ELIAS
O mais famoso e dramático dos profeta de Israel; 
  • Foi contermporâneo de Acabe, Jezabel, Acazias, Obadias, Jeú e Aazael;
  • Predisse o início e o fim de uma seca de três anos e meio (I Rs 17.1; 18.44);
  • Fugiu da presença de Acabe e foi sustentado pelos corvos e por uma pobre viúva (I Rs 17.1-6; 8-16);
  • Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança (I Rs 17.22);
  • Desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18.22-45);
  • Ameaçado de morte, fugiu com medo de Jezabel e desejou a morte (I Rs 19.4);
  • Caminhou 40 dias 40 noites, após ser alimentado com pão e água, trazidos por um anjo (I Rs 19.8);
  • Ao chegar em Horebe, esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus (I Rs 19.12);Unge Elizeu como seu sucessor (I Rs 19.15,21);
  • Foi levado ao céu em um redemoinho (II Rs 2.11)
  • A história de Elias está registrada em I Rs 17.1 até II Rs 2.11.
Sua terra e sua gente.
O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma declaração sobre a sua terra e seu povo: “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade” (1 Rs 17.1). Estas palavras põem no cenário bíblico uma das maiores figuras do movimento profético. Elias era de Tisbe, um lugarejo situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão. Esse lugar não aparece em outras passagens bíblicas, mas é citado somente no contexto do profeta Elias (1 Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36). Elias se tornou muito maior do que o meio no qual vivia. Na verdade, não foi Tisbe que deu nome a Elias, mas foi Elias que colocou Tisbe no mapa!

Davi, Pedro, Paulo, também construíram uma história cheia de sentido e significância. Todos nós deveríamos imitá-los e viver de tal modo que a nossa história se tornasse um testemunho para a posteridade. 

II – CONTEXTO POLÍTICO E RELIGIOSO DO TEMPO DE ELIAS

1. Era um período de sucessão de reis ímpios: Nos dias de Elias, Israel estava sendo governado por reis maus e idólatras. A Bíblia diz que Onri “… fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele” (I Rs 16.25,26)Quando Onri morreu, em seu lugar reinou seu filho Acabe (I Rs 16.28), que teve a capacidade de fazer pior do que todos os reis que lhe antecederam. A Bíblia diz acerca de Acabe: E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele… (I Rs 16.30,31). 

2. Era um período de idolatria: O rei Acabe destaca-se nas Escrituras como um rei idólatra, pois ele andou nos caminhos de Jeroboão (I Rs 16.31); serviu a Baal e o adorou (I Rs 16.31); conduzindo toda a nação à idolatria. Como se não bastasse, Acabe casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; casamento este, jamais aprovado por Deus. Tudo isto fez Israel mergulhar no mais profundo paganismo, sem nenhuma pretenção de preservar o culto a Jeová, tornando-se uma nação idólatra e pagã, como as demais nações. 

3. Era um período de crise: Quando Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel, substituiu o culto à Jeová pela adoração à Baal (I Rs 16.31-33), Elias apareceu repentinamente perante o rei para anunciar a ausência de chuva e orvalho sobre a terra (I Rs 17.1). Como a chuva é um dos principais elementos de sustentação da natureza, a falta dela provocou seca, fome e miséria. As Escrituras dizem que “… a fome era extrema em Samaria” (I Rs 18.2). Isto fez com que Acabe se irasse ainda mais com Elias, pois achava que ele era o culpado daquela calamidade. 

4. Era um período de inversão de valores: Em meio a crise e à miséria, o rei Acabe parece estar mais preocupado com os cavalos e as mulas do que com os súditos do seu reino; pois ele chama Obadias, e saem à procura de água para preservar a vida dos animais (I Rs 18.5,6). Possivelmente movido pelo desespero, o próprio Acabe sai à procura de água com Obadias, o que não era um fato comum, pois, como rei, ele podería apenas ordenar a seus servos que saíssem à procura de água. 

5. Era um período de idolatria e perseguição aos profetas: Jezabel, esposa do rei Acabe, ocupa o lugar de esposa mais ímpia da Bíblia. Além de controlar o seu esposo (I Rs 21.25), ela levou a nação de Israel a adorar seus deuses (I Rs 18.19,20). Como se não bastasse, intentou matar a todos os profetas do Senhor (I Rs 18.4). Foi nessa ocasião que Obadias, um homem temente a Deus e servo do rei Acabe (possivelmente um mordomo ou camareiro do palácio), conseguiu esconder cem profetas do Senhor e os sustentou com pão e água, pondo em risco a sua própria vida, pois, caso fosse descoberto, tanto ele como os cem profetas, seriam mortos à mando de Jezabel. 

6. Era um período de abuso de poder: No capítulo 21 de I Rs, está registrado que Acabe desejou adiquirir uma vinha que pertencia a Nabote. Como Nabote recusou-se vender a sua vinha para Acabe, Jezabel enviou cartas aos anciãos e aos nobres da cidade, com o selo do rei (como se estivesse sido escritas por ele), e mandou colocar duas falsas testemunhas contra Nabote, acusando-o de blasfêmia contra Deus e contra o rei, e, depois, o apedrejassem; fazendo com que seu marido possuisse a vinha que pertencia a Nabote (I Rs 21.1-16), numa demonstração de que, tanto Acabe como sua esposa Jezabel, eram capazes de fazer qualquer coisa para conseguir seus objetivos, até mesmo, mandar matar pessoas inocentes.É em meio a essa crise social, moral e espiritual, Deus levanta o profeta Elias para combater o pecado, proclamar o juizo e chamar o povo ao arrependimento. 

III – PRINCIPAIS VIRTUDES DO CARÁTER DE ELIAS 
São muitas as virtudes que as Escrituras registram sobre a vida deste destemido profeta: 

1. Elias aprendeu a confiar em Deus: Profetizar no tempo de Elias não era uma tarefa fácil. Era colocar a sua própria vida em risco (I Rs 18.4). E Elias foi chamado para profetizar exatamente contra aqueles que tinham o poder nas mãos: o rei Acabe e sua ímpia esposa, Jezabel. Mas Elias não vacilou: Profetizou a falta de chuva e de orvalho (I Rs 17.1); combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel (I Rs 18.18); desafiou os profetas de Baal (I Rs 18.22-40) e predisse a morte do rei Acabe e de sua esposa Jezabel (I Rs 22.17-24). Somente uma confiança inabalável em Deus poderia levar um homem a profetizar naqueles dias. 

2. Elias aprendeu a depender de Deus: Ao contrário do que muita gente pensa, depender de Deus não é uma tarefa fácil. É preciso ter fé. A trajetória de Elias nos ensina isto: ora bebendo água de um ribeiro e se alimentando de pão e carne trazidos pelos corvos (I Rs 17.1-6); ora sendo sustentado por uma pobre viúva (I Rs 17.8-16); ora alimentando-se de pão e água trazidos por um anjo (I Rs 19.5-7). Com certeza, a confiança de Elias não estava depositada nos corvos, nem na viúva, nem mesmo no anjo, e sim, no Jeová Jireh, o Senhor que provê. 

4. Elias aprendeu a se fortalecer em Deus: Quando Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o ânimo e desejou a morte (I Rs 19.4). Parecia o fim da jornada daquele destemido profeta. No entanto, Deus envia um anjo para lhe dar pão e água (I Rs 19.5-7). Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar à Horebe (I Rs 19.8). Ao chegar em Horebe, ele esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus, que lhe fala numa voz mansa e delicada (I Rs 19.12). Sua forças, então, são renovadas, fazendo com que ele saísse daquela caverna e executasse os propósitos divinos (I Rs 19.15-21).  

3. Elias aprendeu a ter intimidade com Deus: O ministério de Elias não foi marcado apenas por profecias, mas também, por muitos milagres, tais como: multiplicação de azeite e farinha (I Rs 17.16); ressurreição (I Rs 17.22); fogo no altar (I Rs 18.16-46); morte dos soldados do rei Acazias (II Rs 1.9-14); divisão do rio Jordão (II Rs 2.8). Todos estes milagres demonstram claramente que Elias era um homem que vivia em íntima comunuhão com Deus. A maior prova disto é que, semelhante a Enoque, Deus o tomou para si (II Rs 2.11,12). 

CONCLUSÃO
O ministério de Elias foi marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus. Porém, o acontecimento mais notável na vida do profeta Elias não foi profetizar a falta de chuva, nem desafiar os profetas de Baal, nem ressuscitar o filho da viúva. Sem dúvidas, o fato mais notável foi quando lhe apareceram cavalos e carros de fogo e, em um redemoinho, ele foi levado ao céu (II Rs 2.11).

FONTE: www.ensinodominical.com.br 

PEDRÃO É UM LIDER E AMADO PELO POVO DE ITAPÉ

Por: Ednei Bomfim.

CÂMARA APROVA OBRIGATORIEDADE DE FARMACÊUTICOS EM DROGARIAS

ecomomizar-na-farmacia1-600x400

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada em votação simbólica projeto de lei para obrigar as drogarias a contarem com um farmacêutico para atendimento dos clientes em período integral. O texto, que tramita há 20 anos no Congresso, voltará para discussão no Senado Federal, onde foi apresentado em 1994.

As farmácias de manipulação já são obrigadas, por uma lei de 1973, a terem um farmacêutico à disposição dos clientes durante seu horário de funcionamento. Mas, segundo o relator do projeto, deputado Ivan Valente (PSOL-SP), algumas redes utilizavam uma brecha na legislação para deixarem um técnico nas drogarias.

“O texto transforma todos os estabelecimentos, sejam drogarias ou farmácias de manipulação, em farmácias, com a obrigatoriedade de ter um farmacêutico formado durante todo o período de funcionamento. Assim não vamos ter mais venda injustificada dos medicamentos”, afirmou Valente. Segundo o deputado, antigamente havia resistência do setor pelo temor da falta de profissionais. “Em 1994, tinha 50 mil farmacêuticos, mas hoje há 150 mil.”

O projeto também diz que as farmácias são locais de assistência à saúde, o que, no entendimento do relator, vai permitir que os órgãos de controle, ao regulamentarem a lei, especifiquem o que pode e não pode ser vendido nestes estabelecimentos. “Hoje a farmácias que vendem de medicamento a bateria de carro. Isso é um absurdo, o proprietário não quer uma farmácia, quer um empório”, disse.

EUNÁPOLIS: EX-PREFEITO DE EUNÁPOLIS TEM DENÚNCIA ENCAMINHADA AO MP


ex-prefeito_eunapolis

O Tribunal de Contas dos Municípios promoverá denúncia ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), por irregularidades na aquisição de livros paradidáticos, através de processo de inexigibilidade, na quantia total de R$1.517.830,00, no exercício de 2012.

A inspeção constatou que das 8.083 unidades de livros adquiridos, apenas 5.347 foram encontradas no almoxarifado, ficando sem comprovação a existência de 2.736 unidades, que corresponde ao expressivo montante de R$ 425.410,00, que deve ser ressarcido aos cofres municipais pelo gestor, com recursos pessoais.

O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, também aplicou multa de R$ 10 mil ao ex-prefeito e destacou a inexistência de sistema de controle na prefeitura para mensurar o fluxo de compras, armazenamento e distribuição de material, demonstrando descontrole administrativo e deficiência no sistema de controle interno, além da ausência da razão para a escolha do fornecedor dos produtos, bem como a justificativa do preço contratado. Ainda cabe recurso da decisão.

ECONÔMICO SÃO CONDENADOS POR FRAUDE CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO


economia3

Por unanimidade, a 3.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região condenou, na manhã da última terça-feira, dia 8, o ex-presidente do Banco Econômico, Ângelo Calmon de Sá, à pena de sete anos de reclusão, e o ex-vice-presidente José Roberto Davi de Azevedo a oito anos e dois meses de reclusão, por evasão de divisas e fraude contra o sistema financeiro nacional.

A Turma acatou o recurso do Ministério Público Federal (MPF) – contra decisão de primeira instância que havia absolvido os réus – e concluiu que ambos praticaram dolosamente manobras fraudulentas, na gestão do Banco Econômico, constitutivas de crimes contra o sistema financeiro nacional, levando o banco à falência.

Segundo a denúncia do MPF, uma empresa estrangeira controlada pelo banco teria atuado irregularmente como instituição financeira no Brasil, contraindo empréstimos, firmando contratos de mútuos com empresas nacionais, comprando e vendendo títulos e moeda estrangeira, bem como remetendo lucros para o exterior. A empresa teria sido criada com o intuito de efetuar operações fraudulentas, registrando movimentações bilionárias a partir de 1994.

Ao analisar o recurso do MPF, o relator do processo, desembargador federal Ney Bello, concluiu que a conduta dos réus “causou desordem à higidez do Sistema Financeiro, com prejuízos para acionistas, correntistas e para o Banco Central do Brasil”.

TRAFICANTES DE DROGAS PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR NO MALHADO EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.

Delegado Fábio Simões autuou os meliantes em flagrante e agora moram no Presídio Ariston Cardoso.
Policiais miitares lotados na 68 CIPM, a bordo da guarnição 6801/Malhado, em operação no Alto do Coqueiro, na Rua São Mateus, prenderam em flagrante Uellington Silva de Souza, Thiago Conceição dos Santos e Lucas Mota Santana. 
Em poder dos referidos traficantes, a Polícia Militar encontrou 147 pedras de crack, 47 gramas de cocaína, 07 celulares, 02 correntes de prata e material para embalagem de drogas e balança de precisão. Os meliantes e o material apreendido foram apresentados na 7ª COORPIN.
Os traficantes foram autuados em flagrante pelo delegado Fábio Simões.

Violência em Jequié com dois assassinatos e três pessoas baleadas

Foto/Arquivo: Oziel Aragão
Foto/Arquivo: Oziel Aragão
Duas viaturas policiais militares as Gaviões 8.1904 e 1927, se deslocaram por volta das 19h45 de terça-feira (08/7) à rua João Rosa, no Pau Ferro, para averiguar informações de que um homem havia sido assassinado com disparos de arma de fogo. O corpo de Geremias Sena Queiroz, 27 anos foi removido para o IML de Jequié. Nenhum suspeito do homicídio foi preso.
Por volta das 22h38, a viatura PM 8.1927 e as motocicletas Abutres 8.1944 e 8.1946, se deslocaram à rua Zenaide Rocha,na Vila Vitória, a partir de informações de que um tiroteio havia ocorrido no local. Danilo Souza de Jesus, 21 anos, foi morto e três menores foram baleados e encaminhados para socorro médico no Hospital Geral Prado Valadares.
Fonte: Jequié Repórter
IMG-20140709-WA0053
Moradores da Rua P, bairro Monte Cristo, em Itabuna, estão cobrando melhorias para a prefeitura, pois a comunidade está abandonada e os esgotos estão escorrendo e provocando um odor terrível.IMG-20140709-WA0054
"Queremos trabalhar e a justiça não desenrola" Diz uma dos funcionários
“Queremos trabalhar e a justiça não desenrola” Diz uma dos funcionários
Cerca de 70 funcionários da empresa Dom Parking, responsável pela organização do trânsito de Itabuna através da Zona Azul, realizaram um protesto na Prefeitura para provocar as autoridades um decisão para o retorno do funcionamento dos serviços. O impasse judicial começou no último dia 11, após decisão do Juiz Ulisses Mainard, em suspensão do processo licitatório para investigação. Entretanto, a empresa, por sua vez, não foi notificada a suspender as atividades, já que o contrato de trabalho havia sido assinado em 11 de março do presente ano, afirmando ali que não houve irregularidades no processo. “Se existe transparência, tudo já havia sido investigado, por que essa decisão? Estamos recebendo sem trabalhar, mas até quando a empresa vai pagar?”, questiona uma funcionária.

POLÍCIA CIVIL DE ILHÉUS PRENDEU PEDÓFILO JORGE PUNHETINHA

Por: Ednei Bomfim.
 A policia civil de Ilhéus, num trabalho de  eficiência e  numa ação rápida, prendeu Antonio Jorge Santos Peixoto, mais conhecido pelo vulgo de Jorge Punhetinha, conhecido da polícia que ficava nas imediações da Praia do Cristo, no centro de Ilhéus, em plena luz do dia, coagindo e  constrangendo adolescentes , se masturbando e mostrando os órgãos sexuais na rua, ainda chamando as adolescentes que  passavam  na avenida para manter com ele relações sexuais. Ainda mantinha dois Falsos contatos nas redes sociais para atrair adolescentes para Armadilhas, onde sob coação, de mostrar fotos  pornográficas das mesmas, as atraía para encontros amorosos, sendo  preso em flagrante na data de ontem, por volta das 13:horas, nas imediações do Bob's, na Avenida Soares Lopes, por uma equipe da Policia Civil e autuado em flagrante por crimes de pedofilia e  por possuir imagens para fins libidinosos de adolescentes no computador, que foi devidamente apreendido e impressas as imagens  para configuração do crime. O delegado plantonista Dr Luis Adriano Coelho, autuou António Jorge Peixoto em flagrante e o mesmo segue para o presidio sem direito a fiança na fase policial, pois é punido com reclusão.

































Delegado Luis Adriano Coelho(foto), autuou o pedófilo em flagrante e o colocou a disposição da justiça criminal. Jorge Punhetinha, foi transferido para o Presídio Ariston Cardoso.















A policia civil de ilhéus, num trabalho de  eficiência e  numa ação rápida, prendeu Antonio Jorge , mais conhecido como Jorge Punhetinha, conhecido da polícia que ficava nas imediações da Praia do Cristo, no centro de Ilhéus, em plena luz do dia, coagindo e  constrangendo adolescentes , se masturbando e mostrando os órgãos sexuais na rua, ainda chamando as adolescentes Que  passavam  na avenida para manter com ele relações sexuais. Ainda mantinha dois Falsos contatos nas redes sociais para atrair adolescentes par Armadilhas, onde sob coação, de mostrar fotos  pornográficas das mesmas, as atraía para encontros amorosos, sendo  preso em flagrante na data de ontem, por volta das 13h, nas imediações do Bob's por uma equipe da Policia Civil e autuado em flagrante por crimes de pedofilia e  por possuir imagens par fins libidinosos de adolescente no computador, que foi devidamente apreendido e impressas as imagens  par configuração do crime. O delegado plantonista Dr Luis Adriano autuou António Jorge em flagrante e o mesmo segue para o presidio sem direito a fiança na fase policial, pois é punido com reclusão.

AQUÍ E ALÍ, SEMPRE PRESENTE: O REPÓRTER EDNEI BOMFIM





AUTO MOTO ESCOLA REGIONAL

MIX CAR VEÍCULOS -ITABUNA BAHIA

Por: Celso Fernandes





LOC KAR ITABUNA-BAHIA LOCADORA DE VEÍCULOS
Por: Celso Fernandes.


É um prazer em servir. 








 

Tabela de Preços

Filé Mignon = R$ 18,90
Paulista = R$ 14,99
Contra-filé = R$ 15,89
Patinho = R$ 13,49
Chã de dentro = R$ 14,99
Acém sem osso = R$ 10,90
Chupa Molho= R$ 6,49
Peito com osso = R$ 6,99
Picanha = R$ 18,90
Picadão = R$ 18,90
Alcatra = R$ 15,89
Chã de Fora = R$ 13,49
Fraldinha = R$ 11,89
Cruz Machado = R$ 10,90
Acém com osso = R$ 6,99
Musculo = R$ 8,99

Carne Bovina, Suina, Carneiro, Aves.

Funcionamento: Domingo à Domingo
Segunda a segunda à Sexta: 06:30 as 19:00
Sabado: 06:30 as 18:00
Domingo:06:30 as 14:00

Av. Inácio Tosta Filho, 452 - Centro - Itabuna 
Tel: 3612-7456 / Cel:8833.5284

Em menos de 24h, três bancos têm caixas eletrônicos explodidos na BA


Foto: Leandro ALvez/Portal Bahia News
Um posto de atendimento do Banco do Bradesco ficou parcilmente destruído após um grupo armado explodir com dinamites um caixa eletrônico instalado na unidade. O crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (9), no município de Santa Teresinha, região do centro-norte da Bahia, a cerca de 200 km de Salvador.

De acordo com informações da Delegacia Territorial, os suspeitos chegaram na cidade e seguiram direto para o banco, onde ocorreu o atentado. O registro foi feito por volta das 2h. Ainda de acordo com a polícia, toda a quantia do único caixa eletrônico do posto foi levada pelos criminosos, mas não há informação sobre valores.

Ninguém ficou ferido. É a terceira explosão que acontece no posto de atendimento da cidade em menos de dois anos. Ninguém foi preso até o momento.

Outras ocorrências

Foto: Jean da Costa
Dois caixas eletrônicos do Bradesco foram explodidos por volta das 2h desta quarta na cidade de Planaltino. A polícia informou que o grupo chegou à cidade em dois veículos e que a ação dos criminosos durou cerca de 20 minutos.

Em Biritinga, a cerca de 190 km de Salvador, cerca de 10 bandidos explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Ninguém se feriu. Os assaltantes fugiram após levarem o dinheiro dos caixas eletrônicos nos dois municípios. Não há informações sobre o valor da quantia levada. Até por volta das 9h30
A AIBI – Brasil (Amici del Bambini) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 14hs., uma grande caminhada em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescente. A concentração acontece no Jardim do Ó. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a população de Itabuna sobre a garantia dos direitos e da proteção integral da criança e do adolescente e comemorar os 24 anos do ECA, desde sua criação pela lei 8.069/1990.

Apoiam a caminhada ainda a Secretaria de Assistência Social, a Fundação Marimbeta, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), Polícia Militar, além de outros órgãos representantes da sociedade civil, tais como GAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Núcleo “Aprendendo Down”, Núcleo “Cuidar”, Projeto Encantarte, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Vara da Infância e da Juventude, Conselhos Municipais de Assistência Social, Educação, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Comunidade Espaço e Vida. 

Um acidente de carro na tarde desta terça-feira (8) matou o advogado Herman Nunes Machado, de 52 anos, que atuava em Irecê, no centro-norte baiano. Ele dirigia um veículo que se chocou frontalmente com um Palio, na BA-056, entre os municípios de Utinga e Bonito. 

Três pessoas que viajavam com Machado sofreram ferimentos graves e foram levadas a hospitais em Bonito e Irecê. Na manhã desta quarta (9), uma das vítimas, o jovem Caick Lopes da Silva, 18, não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o motorista do Palio fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e até o momento não foi localizado. As circunstâncias do acidente são investigadas. 


O corpo do “pai de santo” Egenildo Santos Silva, de 45 anos, foi encontrado por populares na manhã deste domingo (6) e o caso foi imediatamente informado ao Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro através do telefone 190. 

Assim que uma guarnição chegou ao local e constatou a veracidade da informação os próprios militares avisaram à Polícia Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo estava no quintal da casa da vítima, no loteamento João Carlos, onde também funcionava o seu ponto de atendimento aos seus adeptos. Além de perfurações de arma de fogo, no corpo foram notados sinais de espancamento. 

Após cometer o crime o assassino amontoou algumas peças de roupas por cima do corpo e ateou fogo. Após a pericia de local o cadáver foi removido ao IML para exames de necropsia. O caso segue sendo investigado pela Delegacia Territorial de Porto Seguro (DT), que já abriu inquérito policial para tentar identificar motivação e autoria da barbárie.


Felipão recebeu na manhã desta quarta-feira (9) um telefonema de Neymar dizendo que vai se juntar à seleção brasileira novamente nesta quinta (10). O atacante deseja ficar com o grupo neste último suspiro na tentativa de acabar a Copa do Mundo em terceiro lugar, uma condição, segundo o próprio treinador, que não mudará o vexame histórico contra os alemães na semifinal. 

“Uma nova derrota, uma nova decepção, vai piorar tudo. Sabemos disso. E o terceiro lugar não vai, da mesma forma, mudar nada, ou muda muito pouco o que aconteceu em Minas. Mas temos de trabalhar com objetivos e o nosso sonho agora, menor, é ficar em terceiro lugar”, disse Felipão, que aceitou prontamente o retorno de Neymar à Granja Comary, em Teresópolis. O atacante recupera-se de fratura na terceira vértebra da coluna, sofrida no jogo de sexta-feira com a Colômbia, que o tirou da disputa da Copa. Felipão ainda vai conversar com seus jogadores sobre o que ele chamou de “pane dos seis minutos” durante a derrota por 7 a 1, na terça-feira, no Mineirão. 

Confessou que não tinha como falar nada com eles sem rever o jogo com a Alemanha, receber os números da partida e entender o que aconteceu em campo. “Ainda não sei o que aconteceu. Se soubesse, falaria para vocês. Tenho de conversar com eles também para saber como vamos jogar sábado, nosso último compromisso na Copa. Posso mandar o time que perdeu para a Alemanha desde o começo ou fazer modificações já pensando em situações futuras. Vamos estudar”, contou o treinador.

Um homem de 35 anos, considerado líder de uma quadrilha responsável por arrombar mais de 50 caixas eletrônicos, foi preso e apresentado pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (9). Apelidado de "Carlinhos Paraíba", o homem foi preso no terminal rodoviário de Salvador, na terça-feira (8), no momento em que se preparava arrombar um caixa de autoatendimento, de acordo com a polícia. 

De acordo com a polícia, ele estava hospedado há dois dias em um hotel no Rio Vermelho, em Salvador, junto a mais três criminosos, com objetivo de praticar furtos durante o jogo entre Brasil e Alemanha. No hotel, foi detido um goiano de 28 anos. O crime é investigado por Francineide Moura, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). 
Em posse do grupo, foram apreendidos furadeiras e brocas de alto valor, diversas ferramentas, capacetes com lanternas, fechaduras novas, que, de acordo com a polícia, bloqueia o acesso de cliente. Também foram encontradas embalagens de tinta spray, que servem para vedar as câmeras de segurança, além de vasilhames plásticos para bloquear sensores de presença, e ainda aparelhos celulares que eram descartados a cada dois dias. 

De acordo com a polícia, no momento em que foi abordado, o líder da quadrilha tentava violar o painel de um caixa eletrônico junto com um comparsa, que conseguiu fugir. A ação foi percebida por investigadores do posto local da Polícia Civil, que acionou a equipe do DRFR. A polícia busca agora dois criminosos da quadrilha. Um deles, que estava no hotel, conseguiu fugir com a picape Fiat Strada, de cor branca e placa JKP-6006. Uma outra picape, do mesmo modelo, foi apreendida pela polícia.
Os pais de Robert Dauan Andrade Souza, 17 anos, estão a procura do filho. O adolescente teria saído de casa, no bairro Santo Antônio, em Itabuna, e ido a casa da irmã, que fica no mesmo bairro, assistir ao jogo do Brasil na terça-feira (8). 

Desde então, ele não foi mais visto. Os pais contam que ele não tem costume de sair sem avisar e quando demora também avisa. 

Atualizada às 21h48

O jovem já retornou para casa. Ele estava na praia na cidade de Ilhéus e voltou para casa no começo da noite desta quarta-feira (9).

Um jovem foi preso acusado de envolvimento em diversos homicídios em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O traficante Leonardo Oliveira da Silva, de 22 anos, tinha mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido em sua residência, no bairro Kadija.

O delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Homicídio de Conquista, informou que o acusado confessou ter cometido três homicídios relacionados ao tráfico de drogas na cidade. Robervaldo Moreira de Barros e Paulo Pereira dos Santos foram mortos em outubro de 2013. João Marcos Leal Morais foi assassinado em fevereiro deste ano.

De acordo com o delegado, Silva é integrante de uma quadrilha de traficantes que age nos bairros Kadija e Patagônia. Com a prisão do criminoso, a polícia espera elucidar outros homicídios relacionados ao tráfico de drogas. Depois de interrogado, ele foi encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves, em Conquista.
O texto do programa de governo da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) protocolado no Tribunal Superior Eleitoral vem provocando manifestações de descontentamento na comunidade gay. O motivo está na página 20 do documento, que trata da questão dos direitos humanos. O texto utiliza a expressão "opção sexual" ao se referir a lésbicas, gays, bissexuais, travestias e transexuais. A expressão utilizada em organizações internacionais de direitos humanos é "orientação sexual". Conforme militantes do movimento LGBT, o termo "opção", que implica a possibilidade de alguém poder escolher entre ser homossexual ou não, é utilizada com mais frequência por fundamentalistas religiosos, defensores da chamada "cura gay". 

O Setorial Nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores já emitiu nota oficial sobre a questão. Afirma que foi "surpreendido" pelo texto e observa,  "Há décadas o movimento LGBT internacional e nacional, e o próprio PT,  tem usado o termo orientação sexual para destacar que no terreno da sexualidade não se fazem opções, como escolher entre cores de roupa ou itens de um cardápio. A sexualidade humana é complexa, absolutamente diversa, plural e ‘determinada’ por inúmeros fatores sociais, culturais, históricos e individuais." De acordo com informações da coordenadora do Setorial Nacional, Janaína Oliveira, a equipe do partido responsável pelo programa já prometeu corrigir o texto. "Admitiram que foi um equívoco e que já fizeram a alteração."

Desafios institucionais: O programa apresentado pela candidata petista trata a questão dos homossexuais de forma breve, quase de passagem, no parágrafo sobre direitos humanos.  "Ainda no elenco de desafios institucionais, a luta pelos direitos humanos se mantém, sempre, como prioridade, até que não existam mais brasileiros tratados de forma vil ou degradante, ou discriminados por raça, cor, credo, sexo ou opção sexual".


poluicao-sonoraA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei do deputado Junji Abe (PSD-SP), que proíbe veículos estacionados em vias públicas e em áreas particulares de emitir sons e ruídos em volume acima do nível permitido pela legislação vigente.

Enquadram-se na proibição sons de qualquer natureza e tipo, especialmente em horário noturno, incluindo buzinas nos casos em que não se caracterize como advertência no trânsito.

A proposta exclui da proibição veículos profissionais, publicitários, em movimento e os utilizados em manifestações culturais, sindicais e populares.

O texto determina a apreensão provisória de veículo ou aparelhagem de som, em caso de recusa da ordem de baixar o som. Pelo projeto, o proprietário do veículo será responsável pelas eventuais custas de remoção e estadia.

Penalidade
O relator, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), defendeu a aprovação do projeto. O parlamentar apresentou emenda que estabelece que a aplicação das penas por infração administrativas previstas no projeto e na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), como multa simples, multa diária e apreensão de equipamentos e veículos, possa ocorrer sem prejuízo de outras penalidades aplicáveis.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Depois da goleada por 7 a 1 sofrida na semifinal, contra a Alemanha, no Mineirão, o sonho do Brasil de jogar a final da Copa do Mundo em casa, no Maracanã, acabou. 

Resta agora a tentativa de um prêmio de consolação, a disputa do terceiro lugar, em Brasília, no próximo sábado, contra quem perder do duelo Argentina x Holanda. Será a quarta vez na história da competição que os brasileiros vão tentar esta colocação. 

A primeira vez que o Brasil ficou em terceiro lugar em uma Copa foi em 1938, mas a forma de disputa era diferente. Eram 15 seleções em sistema de jogos eliminatórios, e Hungria, Itália, Suécia e Brasil chegaram nas semifinais. Os italianos venceram os brasileiros por 2 a 1. A Seleção disputou o terceiro lugar e venceu os suecos por 4 a 2. Após 36 anos, na Copa de 74, o Brasil voltou a uma disputa de terceiro lugar. Na ocasião, a Seleção perdeu na segunda fase para a Holanda de Cruyff e foi jogar com a Polônia. 

Atual campeã, a seleção brasileira perdeu por 1 a 0. No Mundial de 78, os poloneses venceram novamente, na segunda fase, por 3 a 1. Na disputa do terceiro, os brasileiros venceram a Itália por 2 a 1.As piores campanhas do Brasil em Copas aconteceram em 34 (14ª lugar - sistema eliminatório) e 66 (11º lugar, eliminação ainda na primeira fase). 


As colocações do Brasil em Copas: 


1930 - sexto lugar 
1934 - 14º lugar 
1938 - terceiro lugar 
1950 - segundo lugar 
1954 - sexto lugar 
1958 - campeão 
1962 - campeão
1966 - 11º lugar 
1970 - campeão 
1974 - quarto lugar 
1978 - terceiro lugar 
1982 - quinto lugar 
1986 - quinto lugar 
1990 - nono lugar 
1994 - campeão 
1998 - segundo lugar 
2002 - campeão 
2006 - quinto lugar 
2010 - sexto lugar 

O ex-goleiro do Santos Futebol Clube Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, foi preso na manhã desta terça-feira (8) em Santos, no litoral de São Paulo, pouco mais de um mês depois de ter sido condenado a 33 anos de prisão por crime de lavagem de dinheiro, proveniente do tráfico de drogas. 

Edinho, que recorreu da decisão em liberdade, foi preso após a expedição de um mandado de prisão preventiva. No dia 30 de maio, o ex-goleiro foi condenado após decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande. Com a possibilidade de prisão, Edinho precisava entregar seu passaporte no cartório do 1° Ofício Criminal da cidade. A medida pretendia evitar que ele deixasse o Brasil antes da decisão final da Justiça. 

Segundo informações da Delegacia de Investigaçõe Gerais (DIG) de Santos, o filho de Pelé foi encontrado na própria casa, na cidade, e não ofereceu resistência aos policiais. Ainda durante a manhã, o ex-goleiro foi encaminhado a uma cadeia de Santos.