Natal sangrento em Teixeira de Freitas: dois menores mortos e um em estado grave após tiroteio
A madrugada de Natal em Teixeira de Freitas foi marcada pela violência urbana que assola nossa cidade. Em um tiroteio por volta das 04h30, desta madrugada de quarta-feira, 02 adolescentes foram executados e outro foi socorrido gravemente para o HMTF. O crime aconteceu no Bairro Liberdade II, no entorno da praça e do campo. Luiz Felipe Santos Lima, 10 anos de idade e Josevaldo Moreira Santos, 17 anos, morreram no local da ação.
Gildásio Moreira Santos, 15 anos de idade, foi alvejado a tiros e como possivelmente a munição dos criminosos havia acabado, ele ainda foi espancado com um pedaço de pau. O menor que ainda tentou correr da ação criminosa foi encontrado agonizando, na Rua Olindina, no mesmo bairro e, em seguida foi socorrido. O menor encontra-se internado em estado grave, pois a maioria das lesões foi na cabeça.
O delegado plantonista, Dr. Manoel Andreeta, (que responde pelo SILC), esteve no local para fazer o levantamento cadavérico e tomou as primeiras providências. Segundo informações levantadas no local, o menor de 17 anos está morando há pouco tempo no bairro e veio de Vitória/ES, onde teve um irmão de prenome Genivaldo, também assassinado. O Josevaldo e o Gildásio são irmãos e o menor de 10 anos, sobrinho dos dois.
Populares não souberam como aconteceu a ação. Só ouviram tiros e chamaram a polícia. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica, Dr. Manuel Garrido e Sandro de Abreu, realizaram a perícia de ação violenta (homicídio). Segundo o perito Garrido, os criminosos utilizaram duas armas de fogo, sendo uma de calibre 38 e outra de calibre 32; além de um pedaço de madeira, o qual foi encontrado com manchas de sangue, próximo a vitima que foi socorrida.
Um inquérito policial foi instaurado e os procedimentos serão repassados ao delegado titular, Dr. Marco Antônio Neves (SILC) que dará continuidade às investigações. A polícia acredita que o crime possa ter sido a mando de traficantes, que estariam insatisfeitos com a frequência de pequenos furtos nas imediações, possivelmente efetuados pelos menores, e que de certa forma estariam chamando a atenção da polícia para o bairro.
Embora representem 51,5% da população brasileira, as mulheres ocupam, atualmente, apenas 45 cadeiras na Câmara Federal. O número corresponde a 8,77% do total de 513 deputados eleitos no último pleito, realizado em 2010.
Se a distribuição política já parece desequilibrada no cenário nacional, a situação é ainda pior na Bahia, onde elas ocupam somente uma das 39 vagas na Casa. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão em abril deste ano, oito em cada dez brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a participação paritária de mulheres e homens nos setores legislativos.
O levantamento foi feito em todo o país, com 2.002 entrevistados de mais de 16 anos de idade. De acordo com análise do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, porém, se o avanço da participação feminina continuar no ritmo atual, a equivalência entre os sexos nos espaços da administração pública demorará ainda 150 anos para ser alcançada.
Com freqüência acompanhamos notícias de bebês ou mesmo crianças pequenas que sobrevivem a acidentes gravíssimos. Algo inacreditável, mas, que pode ser explicado pela ciência.
Em 2010, por exemplo, das 104 pessoas que estavam a bordo ao Airbus A330 da Afriqiyah Airways que se acidentou em Trípoli, na Líbia, apenas um menino holandês de 10 anos sobreviveu.
Um ano antes, a única sobrevivente das 153 pessoas vítimas da queda do Airbus A310 da companhia aérea Yemenia, no Oceano Índico, foi uma garota de 14 anos.
De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo) James Waterhouse, crianças de fato tem mais chances de sobreviverem a um acidente grave por terem um porte físico menor.
Como a massa corpórea da criança é inferior a de um adulto, o impacto sobre o corpo da criança com a batida ou a redução repentina de velocidade do veículo também é menor, de acordo com o pesquisador.
A criança também leva vantagem porque sempre é acomodada em locais mais seguros, como o assento traseiro do veículo de passeio, que, historicamente, registra um índice maior de sobreviventes em acidentes.
Um homem vestido de Papai Noel levou tiros de pistola de ar comprimido enquanto distribuía presentes em uma comunidade pobre na noite de véspera de Natal. A imagem foi flagrada por uma televisão e divulgada na terça-feira (24). Apesar do susto, o homem minimizou o episódio e se disse aliviado de que não houve mais vítimas.
Depois de ser levado ao hospital, a tarefa de distribuição dos presentes coube a outro homem, vestido com a fantasia do personagem Grinch. A polícia não divulgou o nome do homem ferido. As autoridades também não prenderam ninguém em conexão com o incidente. O caso de Washington, a capital dos Estados Unidos.
Um casal morreu e uma criança ficou gravemente ferida em um acidente na BR-116, na região de Araci, município localizado a cerca de 230 quilômetros de Salvador. O caso envolveu um carro de passeio e uma carreta, que colidiram frontalmente na manhã da terça-feira (24).
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro modelo Fiat Strada bateu contra uma carreta da marca Scania no altura do quilômetro 317 da rodovia. O casal Francialdo Lourenço Oliveira, 30 anos, e Juliana Cunha Souza, 24 anos, eram passageiros do carro de passeio e morreram no local da colisão.
O acidente aconteceu por volta de 5h30 e também deixou gravemente ferida uma criança de 11 anos, passageira do Fiat Strada. Ainda segundo a PRF, o condutor do carro também teve ferimentos leves, mas a polícia ainda não sabe o que teria provocado o acidente.
Entusiasmados com a visibilidade que o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) conquistou durante o ano, integrantes da bancada evangélica querem manter sob seu domínio a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados.
As articulações, segundo a Folha, começaram logo após a despedida de Feliciano, que deixou o cargo na semana passada e, pelas regras da Casa, não pode mais ser reconduzido à presidência do colegiado. A estratégia dos evangélicos é convencer os partidos a indicar o maior número de representantes da bancada religiosa para compor a comissão em fevereiro, quando os deputados voltam ao trabalho após o recesso do fim de ano.
A avaliação de integrantes da bancada é que a comissão poderá ser um palco importante para os evangélicos defenderem seus pontos de vista e conquistarem votos nas eleições do próximo ano. Em 2013, os trabalhos da comissão foram tumultuados devido à resistência dos movimentos sociais a Feliciano, a quem muitos militantes acusam de racismo e homofobia.
Mototaxista testemunhou o crime e foi baleado pelo acusado ao tentar fugir. Tio tentou matar sobrinho por causa de uma disputa de terras com o pai do adolescente.
Um mototaxista de 24 anos morreu por causa de uma disputa familiar na noite da terça-feira (24), véspera de Natal, no bairro de Massaranduba. Marlon Santos Gomes, 24 anos, foi baleado nas costas ao tentar fugir dos disparos desferidos pelo tio de um cliente, um adolescente de 16 anos. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, o crime teria sido motivado por uma briga entre o acusado e pai do jovem e o irmão dele. Os dois disputam a propriedade de um terreno da família.
O crime aconteceu na rua Lopes Trovão, por volta das 19h. O adolescente Gabriel Soares Silva, 16 anos, deixou a festa em família para comprar mais cerveja para o evento. Marlon, um mototaxista conhecido na área, iria transportar Gabriel até um estabelecimento comercial. Os dois chegaram a subir na moto, mas foram surpreendidos pelo tio do rapaz, Angelo Davi Silva.
O acusado saiu de um beco na região e atirou contra o sobrinho, atingindo Gabriel no braço. Marlon, que testemunhou o atentado, tentou correr, mas foi baleado nas costas por Angelo. Os dois jovens foram socorridos para o Hospital São Jorge, mas o mototaxista não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 20h30.
Já o estado de saúde de Gabriel Soares Silva não foi divulgado. Segundo o DHPP, o tio do adolescente, acusado de cometer o crime, ainda não foi preso pela polícia. O corpo de Marlon foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deve passar por perícia antes de ser liberado aos familiares do mototaxista.
O caso será investigado pelo delegado Jamal Youssef Amad, do DHPP.
SAIU DA BARRAKITICA E PERDEU O CARRO PARA ASSALTANTES EM ILHÉUS
Um jovem saiu na madrugada de hoje, do restaurante Barrkitica e foi até o seu carro, um Fox 1.0, cor prata de placa OKS 5948, que estava estacionado na avenida em frente a clinica Depyl Action no sentido catedral - centro de Convenções, em Ilhéus.
Ao entrar no carro e se preparar para sair, um gol vermelho de placa não identificada parou ao lado e dois indivíduos, sendo que um estava armado, encostou a arma na cabeça do rapaz e o colocou para fora do carro.
A vítima estava com um colega que tinha estacionado o seu carro a 50 metros do dele. Os dois, seguiram os assaltantes até a princesa Isabel e o gol vermelho seguiu