quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ednei Bomfim é um jornalista que não come nada de ninguém



Polícia prende assaltante e recupera veículo roubado em Itabuna
Wesley Pimentel da Silva, 21 anos, foi preso nesta terça-feira (18) no Bairro da Conceição. Ele foi encontrado e preso rapidamente pela polícia militar, cerca de 40 minutos depois de tomar um carro de assalto na Rua Juca Leão.
O jovem que é de São Paulo foi preso com o veículo, um golf branco. Ele foi conduzido para o Complexo Policial de Itabuna juntamente com o veículo recuperado. Texto: Radar notícias


PM prende suspeitos de praticarem assaltos no Jorge Amado
A polícia militar de Itabuna foi informada, na manhã desta quarta-feira (19), que dois homens em uma motocicleta estariam praticando assalto no Bairro Jorge Amado.
A guarnição DTR 1566 da PM foi até o local conhecido como Morumbi, e avistou os suspeitos que deram início a uma troca de tiros. Houve perseguição e a polícia conseguiu alcançar os suspeitos, Marcelo Andrade Gomes, 22 anos, e Eguinaldo Batista Santos, 18 anos.
Segundo a polícia, pelo menos um dos rapazes estava armado e dispensou o revólver durante a perseguição. Os dois foram conduzidos para o Complexo Policial de Itabuna e apresentados a autoridade de plantão. Os dois rapazes foram reconhecidos por populares que informaram que eles estavam praticando assaltos na localidade.
Marcelo Andrade tem passagem por assalto a mão armada de quando ainda era menor de idade e está em liberdade vigiada. Texto: Radar Notícias


Jabes Ribeiro anuncia secretariado

O prefeito eleito da cidade de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), anunciou na tarde desta terça-feira (18), os nomes que vão compor a sua equipe de governo.

Confira a lista abaixo.

Gabinete do Prefeito – Victor da Veiga

Procuradoria Geral do Município – Otávio Augusto

Secretaria de Comunicação Social – Paixão Barbosa

Secretaria de Relações Institucionais – Jailson Nascimento

Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Orçamento – Joaquim Bastos

Secretaria da Fazenda – Marco Antônio Carmo

Secretaria de Administração – Ricardo Teixeira Machado

Secretaria de Educação – Marlúcia Mendes da Rocha

Secretaria de Saúde – Ledívia Sampaio

Secretaria de Indústria E Comércio – Cacá Colchões

Secretaria Municipal de Agricultura de Pesca – Sebastião Vivas

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Isaac Albagli

Secretaria de Turismo – Alcides Kruschewsky

Secretaria de Meio Ambiente E Urbanismo – Antonio Vieira

Secretaria de Desenvolvimento Social – Jamil Ocké

Fundação Cultural de Ilhéus – Paulo Roberto Batista do Santos

Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata – Frederico Cavalcanti de Andrade


Polícia para quem precisa de polícia?
Em 1986, a banda de rock Titãs lançava a música “Polícia”, onde alguns trechos citam: “Dizem que ela existe, prá ajudar! Dizem que ela existe, prá proteger!”. Alguns podem pensar que a música é antiga e não reflete a realidade atual. Ao contrário. A letra da música é mais atual do que muitos acreditam. Um estudo divulgado recentemente pelo relatório I-C-J Brasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, revelou que a população em geral não está satisfeita com a atuação da polícia. O ICJ entrevistou 3.300 pessoas em oito estados brasileiros, dos quais 63% estão um pouco insatisfeitos ou muito insatisfeitos com a polícia nacional. Outros dados da mesma pesquisa são extremamente relevantes. Um percentual de 90% dos brasileiros considera a Justiça morosa, outros 64% acreditam que o Judiciário é desonesto. Além disso, os mesmos 64% acham a Justiça de difícil acesso. Caro leitor, diante de tal descrença, cabe questionar: o que há de errado com a segurança e a justiça do nosso país? Para conhecimento, no período de 2006 a 2010, enquanto as forças policiais dos Estados Unidos mataram 1.963 civis, a polícia do estado de SP matou 2.442 e a do RJ, 5.328. Esbarramos com uma polícia que, por vezes, está despreparada para lidar com os criminosos e até com a própria população. Não é raro sermos surpreendidos pela imprensa noticiando casos onde os PMs matam civis e alegam, por exemplo, ter confundido celulares com uma arma. O desafio de encontrar um modelo de policiamento adequado esbarra na herança do autoritarismo e na cultura do elitismo, racismo e violência desenfreada. A disparidade é tão visível que os jovens são os mais descrentes na segurança pública - 65,6% deles não confiam na polícia. E mais impressionante é que os dados da ONG Instituto Sou da Paz, baseada em dados da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo, mostrou que 60% dos mortos pela polícia na década passada eram jovens entre 15 e 24 anos, 54% deles negros e 93% residiam na periferia. O Brasil tem um dos maiores índices de violência letais no mundo por ação da polícia. Em Pernambuco, em 2007, um relator da ONU se espantou com a estimativa de que 70% dos homicídios de todo o estado eram cometidos por esquadrões da morte formados por policiais. Nossa polícia foi criada para atuar na criminalidade visível. Infelizmente, a repressão recai sobre a criminalidade comum e os policiais - e uma parte da população influenciada pelo preconceito - absorvem o estereótipo de que os menos favorecidos são marginalizados. O fato é que, enquanto o debate sobre a segurança como uma política pública, assim como a saúde e a educação, ainda está longe do fim, temos que conviver com o medo e incerteza de que, como cidadãos de bem, estaremos protegidos pela polícia.