Homens são presos armados no bairro São Caetano
Dois elementos foram presos pela CIPE Cacaueira na madrugada desta quarta-feira (9) nas imediações da Vila Olímpica, no bairro São Caetano, em Itabuna. Kaique Nascimento dos Santos, 19 anos e Isaias Lodovico Fernandes, 23 anos, estavam portando um revolver calibre 38, dois cartuchos e seis celulares. Os dois foram detidos e encaminhados ao Complexo Policial.
Carro roubado foi apreendido no bairro Santo Antônio
Um veículo Ford Fiesta, cor prata, de placa NZD 5897, foi encontrado abandonado na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 10h, na Rua G, loteamento Jorge Amado, bairro Santo Antônio, em Itabuna.
Após a polícia fazer a consulta, foi constatado que o veículo é produto de roubo. O carro foi apreendido e conduzido para o Complexo Policial de Itabuna.
Após a polícia fazer a consulta, foi constatado que o veículo é produto de roubo. O carro foi apreendido e conduzido para o Complexo Policial de Itabuna.
Paquistão executa condenado à pena de morte aos 15 anos
O Paquistão executou nesta quarta-feira um homem condenado à pena de morte aos 15 anos de idade por assassinato. Segundo grupos internacionais de direitos humanos, o adolescente teria confessado o crime sob tortura. Aftab Bahadur, de 37 anos, foi enforcado na cidade de Lahore, na província de Panjabe, no leste do Paquistão, sob protestos de ativistas de direitos humanos e líderes religiosos.
Em 1992, o jovem Bahadur confessou ter matado uma mulher e duas crianças durante uma tentativa de assalto. À época, outro homem também foi condenado pelos assassinatos, mas sua execução foi cancelada depois que a família das vítimas o perdoou, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Um oficial que acompanhou a execução disse que Bahadur protestou até o último instante. "Com lágrimas nos olhos, ele pedia misericórdia e repetia sem parar que era inocente", disse ele à publicação britânica. Esta semana, o grupo Reprieve, que organiza campanhas contra a pena de morte, afirmou que duas testemunhas do caso voltaram atrás e disseram que Bahadur era inocente. Eles também teriam sido vítimas de tortura para prestar os depoimentos.
Maya Foa, do grupo Reprive, declarou que a execução de Bahadur é "um dia vergonhoso para o sistema judiciário do Paquistão". A idade de Bahadur também motivou os protestos contra sua execução. A legislação paquistanesa só autoriza pena de morte para maiores de 18 anos, mas a lei só foi aprovada em 2000, oito anos após a condenação do jovem - antes, não havia limite de idade.
Viatura da Polícia Rodoviária Estadual capota na BR 101
Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual capotou na BR 101 na tarde desta quarta-feira (10), próximo a São José da Vitória. A viatura seguia de Porto Seguro com destino a Itabuna.
No veículo haviam três oficiais, Capitão Aguiar, Sargento França e a Sub Tenente Soares. As três vítimas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital de Base.
Rotary e Polícia Militar: Segurança Pública em foco
Na noite de terça-feira (09), o Rotary Club de Itabuna, entidade representativa da sociedade civil organizada, realizou um encontro entre seus membros e o comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar - Major Riccio, acompanhado do Sub Comandante Cap Robson, com o objetivo de obter informações sobre as atividades desenvolvidas pela unidade.
O Major em sua apresentação ressaltou a importância que o município de Itabuna tem na região e suas particularidades no âmbito da Segurança Pública. Dentre os pontos discutidos no encontro, o comandante destacou a importância de atividades que visem à prevenção e manutenção da ordem pública.
Salientou o oficial que todas as atividades preventivas desenvolvidas pelo Batalhão estão alinhadas ao programa estadual Pacto Pela Vida, que consiste em um conjunto de ações com o objetivo da promoção da Paz Social.
Um dos pontos marcantes do encontro foi a apresentação do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD, que consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, Escola e Família, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Em breves palavras, o Major finalizou a exposição ratificando a importância de se fortalecer a comunicação entre policia e sociedade na construção de uma Segurança Pública melhor.
Por fim, o comandante recebeu uma homenagem, reconhecendo os relevantes serviços prestados pelo 15°BPM na repressão da violência e da criminalidade na cidade de Itabuna e região.
MC é preso acusado de estuprar menina de 12 anos
O cantor Everton da Silva Lima, 22 anos, o MC Vertinho, foi preso na terça-feira (9) acusado de estuprar uma menina de 12 anos durante um show em Recife no ano de 2012. O acusado jogou uísque nos seios da menina e simulou uma relação sexual com ela, o que a legislação já considera estupro, segundo a Polícia Civil. A cena foi registrada em vídeo e publicada em redes sociais. O pai da menina registrou uma ocorrência na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente ao saber do caso.
O pedido de prisão foi expedido pela Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição. MC Vertinho foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna, onde vai aguardar o julgamento. A legislação entende como estupro de vulnerável atos libidinosos com menores de 14 anos, mesmo que o ato sexual não se consume. A pena é de 8 a 15 anos de prisão. (iBahia)
Detento é morto em frente ao presídio de Eunápolis
Por volta das 16h20 da tarde desta quarta-feira (10) o detento Jhonatas Rodrigues dos Santos, de 23 anos, foi alvejado por três tiros de arma de fogo em frente ao Conjunto Penal de Eunápolis.
Cumprindo pena por tráfico de drogas, ele retornava do benefício de sete dias em casa, pela data de Corpus Christi. Ao descer de uma motocicleta o detento foi atingido a 15 metros da guarita, minutos antes de se apresentar aos agentes de disciplina.
Câmeras de segurança do lado externo do presídio podem ter captado a imagem do atirador. O autor dos disparos era um homem sozinho que fugiu a pé. Ele aguardava do lado de fora e chegou a conversar com o agente na portaria.(radar64)
Homem é morto a tiros no centro de Ipiaú
Um homem identificado como Marcos de Jesus Santos, mais conhecido como ‘Marquinhos da Talos’, 31 anos, foi morto à tiros na tarde desta quarta-feira (10), na Rua Jaime Tanajura, centro de Ipiaú.
A vítima foi abordada por um indivíduo que chegou a pé e deflagrou cerca de cinco disparos de arma de fogo. Marquinhos foi atingido por três disparos na cabeça e um na perna.
A equipe do Samu tentou reanimar a vítima, mas ela não resistiu e faleu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia e conduziu o corpo para o IML de Jequié.
De acordo com informações, a vítima já tinha sofrido tentativa de homicídio no ano passado. Ele tinha passagens na polícia, e foi preso pela última vez em novembro de 2013, acusado de assalto e tráfico de drogas.
Jornalista é esfaqueada por ter pouco dinheiro em assalto
Uma jornalista passou por uma situação desesperadora na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (9). Segundo matéria publicada pelo jornal Extra, Luiza Derzie, de 28 anos, sofreu golpes de faca durante um assalto apenas por ter pouco dinheiro para dar.
Segundo a publicação, ao ser abordada por dois homens em uma moto, Luiza entregou os R$ 30 que tinha no bolso, mas um dos bandidos ficou bem insatisfeito com a quantia e a atacou com uma faca. No reflexo, a jornalista colocou o braço na frente para se proteger do golpe e acabou com um corte que lhe rendeu cinco pontos, mas sem consequências piores.
"É completamente revoltante. Meu direito de ir e vir não existe. Fico sem saber o que é pior: sair com ou sem dinheiro. Não reagi, entreguei o que foi pedido e acabei machucada assim. E tenho que agradecer a Deus por ter tido o reflexo de levantar o braço. Se não fosse por isso, poderia estar internada em estado grave ou até mesmo ter perdido a vida", desabafou ela em entrevista à publicação.
A moça foi rendida logo após sair do trabalho e, segundo a própria, ainda verificou a rua antes de seguir em direção ao ponto de ônibus. "Não sei de onde surgiu a moto. Quando vi, o carona já tinha descido e me rendeu. Eu não tinha dinheiro. Estava apenas com os R$ 30 no bolso. Entreguei na hora, mas como estava com pouco dinheiro, ele ficou com raiva e me atacou", contou.
Luiza, que passou pela situação a poucos metros da 28ª Delegacia de Polícia, ainda ouviu uma ameaça do bandido ao fugir. Ele teria dito para ela não ir à delegacia porque estava vendo ela do morro. "Quer dizer, o cara me machuca e ainda me diz para não fazer nada? De jeito algum", retrucou. Ela foi à delegacia na manhã desta quarta-feira (10) para fazer o Boletim de Ocorrência do assalto. Segundo a jornalista, a rotina continuará a mesma.
"Vou continuar com a mesma rotina. Passei por um susto. Mas não vou deixar isso me impedir de viver normalmente. A gente vive numa cidade em que a violência se tornou comum, infelizmente", finalizou.
DELEGADA RITA DE CÁSSIA, LOTADA NA 7ª COORPIN, EM ILHÉUS, EXCELENTE TITULAR DA FURTOS E ROUBOS DAQUELA CIDADE
ASSALTANTE MATA DONA DE CASA NA TARDE DE HOJE EM ILHÉUS
Elemento identificado pelo vulgo de Nego Dan, a companhado de outro elemento, invadiram natarde de hoje ( 10 ), uma casa localizada na rua B no bairro do Ceplus, em Ilhéus. Os elementos queriam roubar a moto, Honda Bros da dona de casa, Ana Rita Chagas Adami, 52 anos, que estava estacionada na varanda da casa. A mulher pediu calma aos elementos, dizendo que ia pegar as chaves, mas o criminoso acabou atirando na dona de casa, que morreu na hora. O levantamento cadavérico foi efetuado pela equipe do delegado Fábio Simões, da 7ª Coorpin.