Bahia: Nelson Pelegrino pode ser exonerado e Davidson Magalhães voltar a ser suplente
O governador Rui Costa (PT) está insatisfeito com o desempenho de Nelson Pelegrino na secretaria de turismo do estado. O comentário no Congresso do PT desta quinta-feira era que Nelson Pelegrino estaria na “corda bamba”.
Com a saída de Nelson Pelegrino, o governador poderia contemplar o PR com uma secretaria, já que o partido fez parte da coligação e ficou fora do primeiro escalão do governo.
A possível saída de Nelson Pelegrino tem deixado bastante preocupado o deputado federal Davidson Magalhães (PC do B). O mesmo é o segundo suplente da coligação, e com a exoneração de Pelegrino, ele retornaria para a suplência, ou seja, sem mandato.
Ibama proíbe captura e comercialização de guaiamum
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, na última terça-feira (9) que a partir deste domingo (14) ficará proibida a captura, transporte, armazenamento, manejo e comercialização da espécie Cardisoma guanhumi, conhecido como guaiamum, além de outras espécies de peixes invertebrados.
A partir deste prazo, os estoques já existentes nos bares, restaurantes, hotéis, peixarias e criadouros devem ser declarados em até 30 dias em qualquer unidade do Ibama na Bahia. Os espécimes, produtos e subprodutos dos estoques declarados podem ser comercializados em até um ano após a publicação.
O não cumprimento desta determinação é caracterizado como infração e leva às punições previstas nas Leis de Licenciamento Ambiental, podendo ser multas diárias, apreensão do estoque, embargo do estabelecimento e até prisão. A proibição faz parte de portaria do Ministério do Meio Ambiente, nº 445 de dezembro de 2014, publicado no Diário Oficial da União de 18 de dezembro de 2014.
Quatro corpos são encontrados dentro de carro em Salvador
Quatro corpos foram encontrados dentro de um carro no bairro de São Caetano, em Salvador, no início da tarde desta sexta-feira (12).
De acordo com informações da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Pirajá), o caso foi denunciado por moradores da rua Clériston Andrade, minutos depois de um carro, modelo Corsa Classic, ser abandonado no local. O caso foi registrado por volta das 12h30. Ainda não há informações sobre se as vítimas foram mortas no local ou se foram levadas depois do crime.
Duas das vítimas foram encontradas no banco de trás e outras duas dentro do porta-malas; elas ainda não foram identificadas. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.
Policiais são assaltados enquanto revistavam suspeitos
Policiais do estado de Bolívar, na Venezuela, avistaram dois homens em atitude suspeita em uma rua de Puerto Ordaz e, decidiram revistá-los.
Quando os homens apresentavam os seus documentos de identidade, uma caminhonete chegou ao local com homens com fuzis Fall, que dominaram os agentes e levaram suas armas. Os suspeitos fugiram no mesmo veículo e, um deles acionou um comparsa através de mensagem de texto. As informações são do jornal "El Propio".
Acidente na BR 415 deixa uma pessoa ferida
Mais uma acidente automobilístico na BR 415 deixou uma pessoa ferida. O acidente aconteceu na noite de ontem (11) próximo a Ibicaraí envolvendo dois veículos que colidiram.
Reynan Santos de Almeida, 46 anos, morador de Ibicaraí, conduzia um veículo Chevette, sofreu ferimentos leves e foi conduzido por uma ambulância do Samu para o Hospital de Base. Segundo informações, Reynan estava visivelmente alcoolizado. Não há informação se houve feridos no outro veículo envolvido no acidente.
Mulher joga soda cáustica em colega de trabalho por vingança; cinco ficam feridos
Uma mulher de 38 anos ficou gravemente ferida após ser atacada por uma colega de trabalho com soda cáustica. O crime aconteceu na noite da quinta-feira (11) na BA-099, em Vilas de Abrantes, na Região Metropolitana de Salvador. A vítima estavam no interior de um ônibus que transporta funcionários da rede de hotéis Iberostar da Praia do Forte para casa.
Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por vingança. "Elas se desentenderam há uns 15 dias, e a suspeita ficou com raiva e resolveu se vingar", relatou a titular da 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), a delegada Maria Danielle Sousa Monteiro, em entrevista ao Correio24horas.
"Ontem, ao perceber que a vítima dormia no ônibus, ela se aproveitou do momento e jogou um pote cheio de soda cáustica na cabeça da mulher". A vítima, identificada como Vera Lúcia da Paixão, foi atingida no rosto, pescoço, tórax, braços e costas e teve 35% do corpo queimado.
Outros quatro funcionários do resort ficaram feridos - entre elas uma mulher que estava sentada ao lado da vítima. "A soda cáustica é uma substância altamente corrosiva, e a que a suspeita usou é chamada de cão negro", relata a delegada Marie Danielle.
A mulher acusada de jogar a substância foi presa em flagrante pela 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e conduzida para a 26ª Delegacia. A suspeita, identificada como Adriana Gonçalves Mota, de 33 anos, tinha brigado com Vera Lúcia no local de trabalho recentemente.
O incidente motivou no atentado. "Foi uma briga tão grande por conta de uma besteira. A Adriana estava limpando o refeitório do hotel quando a Vera Lúcia entrou no espaço. Ela não gostou, ficou com raiva, e as duas começaram a discutir. Essa briga terminou em agressões mútuas - uma jogou um prato na outra, e uma delas chegou a puxar uma faca", conta a titular.
Após o ataque na noite de ontem (11), as cinco vítimas foram socorridas para o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Quatro delas tiveram alta médica, mas Vera Lúcia precisou ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, por conta da gravidade dos ferimentos.
"Ela ficou muito ferida e corre risco de morrer", revela a delegada. Adriana foi presa em flagrante por tentativa de homicídio e lesão corporal, mas ainda segundo a polícia, essa acusação poderá evoluir para lesão corporal grave a depender dos laudos periciais.
O estado de saúde de Vera Lúcia é considerado estável. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ela está internada no Centro de Tratamentos de Queimados do HGE, e teve grande parte do corpo queimado. Ela está detida na 26ª Delegacia e deverá ser transferida ainda hoje para o Presídio Feminino de Salvador.
O ônibus da empresa, onde o atentado ocorreu, foi apreendido e deverá passar por uma perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Líder do tráfico em Porto Seguro morre em confronto com a PM
Jabes da Silva Medino, o 'Bigmel', líder de uma facção criminosa que agia no bairro do Campinho, em Porto Seguro, morreu na madrugada desta sexta-feira (12) na cidade de Itapebi. Ele entrou em confronto com policiais militares da Cipe - Mata Atlântica.
O traficante estava escondido em uma propriedade rural, localizada no distrito de Coréia, que supostamente servia de esconderijo dos membros da facção e armazenamento de drogas. Com o ‘Bigmel’ os policiais apreenderam um revólver, uma espingarda, cerca de R$ 20 mil Reais em dinheiro e diversos aparelhos de telefone celular.
O criminoso não se apresentou no presidio após a saída autorizada nos dias das mães. Ele é irmão de outro traficante conhecido como ‘Marrocos’. Juntos eles lideraram o comércio ilegal de entorpecentes no Bairro do Campinho, em Porto Seguro, um dos maiores da cidade.
Assentados flagrados vendendo produto de carga roubada
Ao apurar denúncia de que moradores do Projeto Produzir, na zona rural de Eunápolis, estariam vendendo móveis e utensílios para cozinha (fogões, armários e paneleiros), policiais militares do grupo PEOT chegaram à casa do administrador do assentamento, José Júnior de Oliveira Silva, de 33 anos, por volta das 12h desta quarta-feira (10).
Na casa do pequeno produtor foram apreendidos, sem nota fiscal, quatro fogões e um paneleiro ainda com embalagem de fábrica. Na delegacia, José Júnior de Oliveira prestou depoimento ao titular de Repressão a Furtos e Roubos e negou a participação no assalto.
Ele contou a versão de que “todos encontraram os produtos deixados às margens da estrada da Embaúba e que apenas levaram para revender.”
A polícia constatou que a carga, que era revendida pelos pequenos produtores, foi tomada de assalto de um caminhão de Minas Gerais. Os demais envolvidos são: José dos Santos, Maria de Fátima Matias, Evandro de Jesus Silva e Ana Paula dos Santos.
ASSALTO
A polícia vai apurar o envolvimento dos produtores com o assalto à carga de um caminhão de Minas Gerais. O crime ocorreu por volta das 22h de 04 de junho, no estacionamento do Posto Desejo, quando um caminhoneiro de 46 anos, transportando armários, fogões e paneleiros, foi rendido por três homens, armados de facas revólveres.
O motorista foi preso dentro do baú do carro e a partir daí os três assaltantes levaram o caminhão através de uma estrada vicinal. O caminhoneiro percebeu que os assaltantes pararam em quatro pontos diferentes da estrada para descarregar os produtos.
Depois do roubo o assaltantes voltaram ao posto onde liberaram o motorista e o caminhão.
A carga será devolvida à vítima.
Falsos dentistas são presos em Medeiros Neto por exercício ilegal de odontologia
Dois homens que se passavam por dentistas e exerciam a profissão ilegalmente em locais inadequados foram presos em Medeiros Neto, extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (10). Antônio Carlos José da Silva, 55 anos e Jeremias Pereira da Silva, 67 anos, foram flagrados pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), em parceria com a Polícia Militar, que informou que os suspeitos já atuavam há mais de 25 anos como dentista, mas não tinha diploma ou registro no conselho regional. Os falsos dentistas atendiam de 3 a 4 vezes por semana, realizando procedimentos de extração e prótese dentaria, com instalações precárias, de acordo com o coordenador de Fiscalização do CROBA, Ramsés Ventura. Pelo crime, Antônio Carlos e Jeremias Pereira vão responder por exercício ilegal da profissão de odontologia e pode pegar de seis meses a dois anos de prisão. (Bahia Notícias)