“SE PUDESSE, JABES FECHARIA A CÂMARA”
A afirmação é do vereador Alisson Mendonça (PT). Entrevistado na última quinta (27) pelo radialista Luck Rei (A Hora da Verdade – Rádio Baiana), o parlamentar afirmou que o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) pressiona sua base aliada para “atropelar” o trâmite legal de projetos na Câmara de Vereadores.
Segundo Alisson, o governo tem pressa para aprovar o projeto do novo código tributário, contudo, só apresentou a proposta à Câmara em meados de novembro. Se o Legislativo não aprová-lo em 2014, ele não entrará em vigor no próximo ano, como espera o Executivo.
De acordo com o vereador, a complexidade e o tamanho do texto do projeto de lei (307 artigos em 251 páginas) exigem avaliação cuidadosa dos parlamentares, no entanto, o governo quer uma aprovação “a toque de caixa”. Alisson acredita que a proposta não será aprovada em 2014.
ILHÉUS:ISAAC ALBAGLI “SUMIU” E OS BURACOS SÓ CRESCEM
A interatividade entre ouvintes e os programas de rádio é um “termômetro” da cidade. As pessoas ligam para os radialistas e comentam sobre problemas e eventos da rotina municipal. Atenta a esse comportamento, a equipe deste blog observou que um dos temas mais recorrentes das últimas semanas foi o “sumiço” do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli.
Na semana passada, por exemplo, alguns ouvintes reclamaram com o radialista Gil Gomes (Alerta Geral, Rádio Santa Cruz) sobre a qualidade do serviço de recuperação do asfalto realizado pelo governo estadual em Ilhéus. Outros criticaram a demora da administração municipal para resolver problemas simples, como a troca de lâmpadas de postes queimadas. O apresentador lamentou que “Isaac saiu do Facebook” e é muito difícil conseguir contato com o secretário.
Enquanto alguns criticam a qualidade do recapeamento asfáltico, outros lamentam que vias importantes da cidade não foram sequer beneficiadas pelo serviço. É o caso da Avenida 13 de Maio, no bairro Pontal. Muito movimentada, ela interliga a Avenida Lomanto Júnior e a rodovia BA 001, que dá acesso à praia e aos bairros da zona sul de Ilhéus.
A imagem acima mostra um dos buracos da Avenida 13 de Maio. A cratera fica próxima a um ponto de ônibus e é uma ameaça para o trânsito no local.
FEMINISTAS QUEREM 1% DO PIB PARA LEI MARIA DA PENHA
No próximo sábado, 6, a Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves, em Ilhéus, vai sediar o I Seminário Estadual do Movimento Mulheres em Luta (MML). As ativistas vão discutir sobre avanços e entraves da Lei Maria da Penha. Elas defendem a alocação de recursos equivalentes a 1% do Produto Interno Bruto nacional para ampliar e aprimorar os mecanismos que dão efetividade ao combate à violência contra a mulher.
O seminário também vai debater “As lutas de gênero e de classe no capitalismo e as perspectivas do feminismo classista”.
Conforme a organização do evento, a discussão ocorre em um momento estratégico, pois o Movimento Mulheres em Luta aprovou seu estatuto nacional no último dia 22 de novembro, durante o II Seminário Nacional da entidade.
O número de inscrições é limitado. O prazo acabará na próxima quarta-feira, 3. Interessado(a)s devem solicitar a ficha de inscrição por meio do e-mail seminariomml.ba@gmail.com.
Acesse a página do movimento para mais informações. Clique em “leia mais” para conferir a programação do seminário.
UESC ABRE 120 VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE INGLÊ
Estão abertas as inscrições para o curso preparatório gratuito de inglês da Universidade Estadual de Santa Cruz. As 120 vagas serão disputadas por estudantes da instituição que pretendem participar do programa de intercâmbio internacional Ciência sem Fronteiras. Para participar, o estudante não pode ter ultrapassado 70% da carga horária da sua graduação.
O curso terá turmas de verão e semestrais (2015.1). A UESC vai oferecer 20 bolsas para os exames de certificação TOEFL e IELTS. O prazo de inscrição acabará no dia 15 de dezembro. No ato os candidatos devem apresentar ficha de inscrição (disponível no edital), histórico escolar da graduação contendo o CRAA e curriculum vitae impresso a partir da plataforma Lattes do CNPq.
Cada curso terá carga de 60 horas, sendo 36 horas de aulas presenciais e 24 horas de atividades extra-classe. O aluno poderá optar pela inscrição nos dois cursos (verão e semestral, caso possua apenas nível básico de inglês), ou realizar apenas o curso semestral (se já possuir o nível básico).
ILHÉUS: CONFIRA AS 43 VAGAS DE EMPREGO DO SINEBAHIA NESSA TERÇA
Confira abaixo as vagas disponíveis nessa terça-feira (2), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.
Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.
Salgadeiro
Formação: Ensino Fundamental Completo
6 meses de experiência
1 Vaga
Recepcionista de Hotel
Formação: Ensino Médio Completo
6 meses de experiência
1 Vaga
Atendente de Balcão
Formação: Ensino Médio Completo
6 meses de experiência
10 Vagas
JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
AMANHÃ, DEUS VAI MUDAR A SUA VIDA POR COMPLETO!
Amanhã, Deus vai mudar a sua vida por completo
No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. João 1:43
Hoje fui abrir a Palavra do Senhor para meditar, e eis que me sai esse versículo, aparentemente sem graça, na tela do computador. Eu queria abrir o livro de Provérbios, mas esse versículo ficou martelando minha mente, e não consegui parar de ler. Até que, finalmente, entendi o que Deus estava querendo me dizer.
Faz muitos dias que tenho orado e pedido que o Senhor me restaure a inspiração, porque eu estava bastante desanimado em escrever. Hoje, Ele respondeu minha oração. Se eu vou conseguir colocar no papel na tela o que Ele me deu, é outra história. Mas, por favor, me acompanhe.
No dia seguinte
Sabe, nossa vida é cheia de altos e baixos, cheia de mudanças inesperadas e imprevisíveis. É assim que é a vida, e é assim que ela é: quando estamos nos acostumando com alguma coisa, algo acontece e muda tudo. Você já ouviu aquele ditado: “quando eu pensei que sabia todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”. É, é desse jeito. Se você é uma pessoa normal (seja lá o que signifique ser uma pessoa “normal”), existem 2 coisas que o deixam apreensivo com seu futuro. São elas:
1. o ontem, o que passou;
2. o hoje, o que você está passando.
Todavia, eu quero lhe dar uma boa nova, uma boa notícia: amanhã, sua vida vai mudar. Não importa o que aconteceu com você no passado, não importa o que você passou ou o quanto sofreu e foi decepcionado. Não importam as cicatrizes que você carrega consigo ou as feridas não saradas. A despeito de tudo o que você possa ter passado ou enfrentado em sua vida, eu quero lhe dizer que amanhã vai ser diferente. Amanhã é um novo dia, e amanhã Deus tem um milagre para fazer em sua vida.
A segunda coisa que deixa as pessoas carregadas de ansiedade quanto ao seu futuro é o que está acontecendo hoje, o que elas estão passando agora. São situações que as deixam deprimidas, estressadas ou desanimadas, com medo do amanhã. Às vezes, são enfermidades, é o desemprego, foi uma desilusão amorosa ou umsonho frustrado. Às vezes, é o projeto tão bem planejado e executadoque, do nada, dá errado e você não sabe por que… Mas eu quero lhe dizer algo: não importa o que você está passando hoje, porque amanhã Deus vai mudar sua vida! Aleluia!
Saiba que Jesus marcou o dia em que sua vida vai ser transformada, mudada radicalmente. O seu ontem pode lhe trazer lembranças amargas. O seu hoje pode lhe trazer dor e angústia. Mas, amanhã, o novo de Deus, o agir de Deus, a mudança de Deus vai alcançar você e transformar sua vida. Creia.
Quis Jesus
Quando as coisas começam a dar errado, nós ainda nutrimos a esperança de que algo vai mudar, de que as coisas vão começar a se encaixar e tudo vai ser diferente. Mas, o tempo vai passando, as coisas não mudam. Aliás, mudam sim: para pior. Então, nossa esperança começa a definhar, murchar… até morrer. Nesse exato momento em que a esperança morre, o desespero nasce.
E uma vida desesperada é uma vida disposta a fazer quase tudo para sair da angustiante situação em que se encontra. Esses momentos são críticos, porque uma pessoa dominada pelo desespero pode tomar uma decisão sem retorno ou fazer uma grande bobagem, da qual se arrependerá para o resto da vida. Tenha paciência: não se desespere a ponto de fazer algo sem volta. Para que desistir agora, se amanhã Deus vai fazer um milagre por você?
Mas, é preciso ser sincero: quando a angústia bate, o desespero vem logo em seguida. Nesses momentos, começamos a desacreditar que algo de bom possa acontecer e Deus intervenha em nosso favor. Quando passei por uma série de lutas no final dos anos 90 até a virada do século (e do milênio), eu pensei que o mundo ia acabar.
Sacou? Ano 2.000, mundo ia acabar e tal… risos. Bom, se você não percebeu, talvez tenha passado despercebido, quem sabe… mas, o mundo não acabou em 2.000 (rá!). Ah, sim: informo que também não vai acabar em 2012. Mas, se acabar, ninguém vai sobrar pra ler isso mesmo, então tá valendo do mesmo jeito (huashuashuas… cof… cof… cof).
Siga em frente: tem mudança esperando por você logo ali!
Voltando: naquela época, houve um dia em que pensei que havia chegado ao fim da linha. Naquele dia, antes de ir pra igreja, eu estava no banheiro tomando banho e bateu um desânimo violento, com pensamentos altamente pessimistas. Enquanto a água escorria pelo corpo, as lágrimas desciam pela face, e eu comecei a pensar:
“minha vida está toda bagunçada, e nada dá certo pra mim… eu acho que Jesus não quer me dar vitória, acho que Ele não quer mudar minha história”.
Cara, naquele momento as lágrimas ficaram mais quentes do que a água morna do chuveiro. Que momento triste na minha vida foi aquele. Só de me lembrar, eu tenho flashes do que senti, e meus olhos ardem relembrando as lágrimas derramadas… aquele foi O dia, daqueles dias que acontecem poucas vezes na vida, dias que você não sente saudade nem quer que se repitam.
Mas, de noite eu fui pro culto. Era uma vigília. Me lembro como se fosse hoje: deram oportunidade a um irmão de uma igreja de outro bairro (Soledade II). Eu sabia que aquele irmão não tinha eloquência para pregar. Pra te falar a verdade, ela era o típico pregador espadachim (de espada): mensagens compridas e chatas, se é que você está me entendendo (risos). Mas… teve um momento em que ele começou a falar algo que mexeu comigo, mesmo estando eu nos últimos bancos da igreja, onde ele não poderia me ver direito, sequer me reconhecer. Então ele disse e repetiu várias vezes:
“Jesus quer te dar vitória SIM. Ele quer. Ele QUER! E Ele vai te dar vitória!”.
Nossa… eu pensei que já tinha chorado tudo lá em casa, debaixo do chuveiro, mas não. Saíram, não sei de onde, umas lágrimas teimosas e atrevidas, que rolaram por minha face, queimando a pele por onde passavam. Parecia que era minha alma vazando pelos olhos. Até hoje não sei se chorar dói mas, naquele dia, aquelas lágrimas doeram, e muito. Não tenho certeza, mas acho que o banco ficou marcado com as lágrimas… tipo assim, quando pinga num lado e sai do outro, sabe? #exagerado
Quer saber? Hoje eu estou vivendo o Amanhã que Deus me prometeu naquele dia. O meu Hoje é o Amanhã do meu passado. Ontem eu recebi uma promessa, e Hoje é o Amanhã que Deus falou. Ele disse que queria me dar vitória. Hoje eu sei, de verdade, que Ele queriaMESMO.
Galiléia
A Galiléia era uma região desprezada por alguns e, para outros, desprezível. Os fariseus consideravam a Galiléia um lugar onde habitava a escória e a ralé da época, pessoas de quem eles faziam questão de não mencionar em suas conversas. Era uma região sem valor e sem importância. Então, eis que de repente… Jesus resolve ir pra Galiléia. Aliás, Jesus passou sua infância ali. Que coisa: o Rei dos reis, o Dono do ouro e da prata, vivendo no meio dos desprezados, dos esquecidos e dos marginalizados.
Mas, agora, Jesus não estava mais na Galiléia. Ele estava na Judéia. Ora, a Judéia era o centro político e econômico daquela época. E o que Jesus faz? “Cansei de ficar na Judéia, cansei de ficar no meio dos doutores e dos sábios. Agora eu QUERO ir para outro lugar, porque eu QUERO abençoar alguém que está esquecido e desprezado. Eu QUERO ir pra Galiléia”. Você já imaginou alguém QUERER sair do centro da atenções para ir a um lugar desimportante, de menor valor?
Pois é, pois foi, foi assim que Jesus fez: Ele QUIS ir ao seu encontro só pra abençoar você. Abençoar você que vive no meio do nada e entre todos aqueles que nem sabem o que significa ser importante.
Sim, é isso mesmo: não importa onde você está, e pode ser que você esteja no fundo do poço ou, quem sabe, bem no meio da sarjeta e ao lado do esgoto. Preste atenção! Não interessa onde você esteja, em que buraco sujo e imundo você tenha se enfiado: Jesus vai até você. Ele vai até onde você está só para te abençoar. Levante a cabeça, porque Ele está chegando na tua vida!
A Bíblia diz: “e aos que estavam na região da sombra da morte lhes raiou a luz”. Está escuro e você não consegue ver uma luz no fim do túnel? Não se preocupe, a luz do mundo vai brilhar pra você!
Achou
Se tem uma coisa que Jesus sabe fazer é encontrar uma coisa quando Ele procura. Quando Ele recomendou aos seus discípulos que batessem que a porta se abriria, que pedissem que se lhes daria e que buscassem que achariam, Ele complementou: e os que buscam (procuram), acharão.
Quando a Bíblia diz que Jesus achou Filipe, ela está dizendo que aquele encontro não foi casual, não foi um esbarrão acidental. Não, senhor, não foi mesmo. Jesus estava procurando Filipe. Ora, por que eu afirmo isso? Por que se Jesus achou, é porque Ele estava procurando. E, meu amigo, quando a Bíblia diz que Deus procura algo, se existir, Ele encontra.
Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores. Ele está procurando. Se Ele se encontrar com você, será que Ele vai dizer “Achei!” ou vai dizer “não, esse não, esse não serve… vou procurar outro”. Você é o tipo de adorador que o Pai e Jesus procuram, ou você é um adorador falsificado? Porque Ele só quer se for verdadeiro. Para Ele, só serve se for autêntico, original. Piratão não, cópia não serve. Ele odeia falsidade, coisa falsificada e gente fraudulenta.
Você é um verdadeiro ou um falso adorador? Jesus está procurando. Seja alguém autêntico, e Jesus vai encontrar você, porque Ele vai te procurar até achar.
Filipe
O nome Filipe não era exatamente o mais comum na época. Simão e Judas, por exemplo, eram mais populares. Mas, Filipe também era um nome comum. Quem sabe, Filipe, teria recebido esse nome por ter nascido no campo, na zona rural. Ou seja, Filipe não era uma pessoa importante, culta, enfim Filipe não tinha diploma na parede nem anel no dedo. Filipe não tinha “pedigree“. Era um zé-ninguém, sobrinho do zé-ruela e irmão do zé-que-té.
Quando eu penso em Filipe, eu vejo muitas semelhanças entre eu e ele: eu nasci no interior do sertão nordestino, bem no meio dacaatinga seridoense. Pra ser mais exato, eu nasci e me criei em um sítio chamado Galiléia Pé-de-Serra, que tinha esse nome porque ficava bem no pé (sopé) de uma… serra (morro). Se Filipe era de lugar nenhum, eu era de um lugar um pouco mais pra lá ainda. Esse sítio que eu morei também ficava depois da Malhada Limpa, que devia ser o lugar onde Davi morou.
Sabe, Davi, aquele que matou o gigante? Pois é, se você não sabia, fique sabendo: Davi era da Malhada, bem pertinho de mim! Duvida? Eu provo:
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 2 Samuel 7:8(grifo acrescido, risos)
Sabe o que isso quer dizer? Duas coisas:
1º: Jesus escolhe você independente de quem você é. Você pode ser um zé-ninguém como Filipe, ou um zé-mané como eu, mas Jesus te ama do mesmo jeito;
2º: Jesus escolhe você independente de quem você NÃO é: Você não precisa ser alguém para Jesus te amar. Ele ama o advogado como ama o juiz e até mesmo o bandido. Ele ama o que tem diploma, mas também ama o que não sabe fazer um “o” com uma xícara. Ele ama o grande, mas também ama o pequeno. Da mesma forma, do mesmo jeito, com a mesma intensidade.
Não importa se você é simples ou difícil, se é fácil ou complicado. Saiba de uma coisa: Jesus te ama, e Ele te ama como você é, a despeito de quem você é ou deixa de ser. Ele te ama.
Segue-me
Chegamos, enfim, aonde Jesus queria: Ele fez toda aquela viagem, para a qual marcou um dia específico, procurando alguém em especial, para chegar hoje aqui e dizer: Segue-me.
Ele não se importou com sua origem ou posição social. Mas, achou você depois de muito procurar e faz um convite: Siga-me. É quase uma ordem por quem é dita, mas também é quase um apelo pela doce forma como é feita.
Você, que chegou até aqui, saiba que Jesus está falando com você. Sim, é com você mesmo. Não adianta ficar olhando de lado, achando que não é com você. É com VOCÊ mesmo!
Agora, me responda. Melhor, responda para Jesus. Você vai dizer SIM ou NÃO ao “segue-me” dEle?
Amigo, o seu amanhã vai depender do que você vai responder hoje, independente de como tenha sido o seu ontem.
Mas, uma coisa eu lhe garanto: se você disser sim, sua vida vai mudar. Como? Como sua vida vai mudar? Assim:
Se você foi abençoado lendo este post… sem hipocrisia ou arrogância, eu sei que foi. Se você chegou até aqui, eu sei que foi. E por que eu sei? Porque EU fui abençoado escrevendo, quem dirá você lendo!
Assim, se não for abusar de sua boa-vontade e paciência (ok, estou abusando, mas vá lá, dá um desconto… risos), peço que avalie (clicando nas Estrelas, no Gostei, no Curtir, no +1, o que você quiser e achar melhor), comente dizendo o que achou e compartilhe para que outros também sejam abençoados como você foi, ok?
Deus abençoe você e sua vida. E não se esqueça:
Amanhã, Deus vai mudar a sua vida por completo!
No tempo, dEle, claro, mas esse amanhã vai chegar, tenha fé que vai.
“Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do
160
Normalmente ao deixarmos o carro em estacionamentos pagos ou não, nos defrontamos com avisos dizendo: “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo.”
Mas, responsabilizam-se sim!
Os estabelecimentos fazem isso como uma manobra, uma forma de induzir o consumidor menos informado a não questionar, trata-se de uma prática abusiva.
Por isto, com este artigo desejo levar esta informação ao maior número de pessoas, consumidores, acerca de seus direitos.
Primeiramente, tal questão já é respondida simplesmente pela súmula 130 do STJ, que resolve as controvérsias acerca da existência ou não da responsabilidade do estabelecimento, pelos veículos que permanecem em seus estacionamentos, dizendo: "A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento".
Desta forma, a responsabilidade existe. O estabelecimento responsável, seja ele supermercado, shopping, ou qualquer outro estabelecimento que forneça o serviço de guarda de veículos, tem o dever de guarda e vigilância sobre os veículos ali estacionados, respondendo, por indenização em caso de furto ou roubo.
Sendo assim, são nulas as cláusulas que busquem afastar ou mesmo atenuar a responsabilidade do dono do estacionamento, em conformidade com o artigo 25 doCódigo de Defesa do Consumidor, que diz: “É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores”.
Destarte, independentemente da afixação dos avisos nos estacionamentos avisando da não responsabilidade pelos veículos ou por bens no interior do veículo, que são todos nulos, existe sim o dever de indenização.
Outrossim, destaco, ainda, que o fato de o estacionamento ser gratuito não o exime da responsabilidade sobre os danos sofridos. Pois, servindo o estacionamento se não exclusivamente, mas principalmente à este estabelecimento, de modo que o proveito econômico na utilização do estacionamento lhe é aferido, de modo que oferece ao seu consumidor o conforto de que ali pode estacionar, atraindo-o, advém então o dever em indenizar.
Caso ocorra com você, a orientação é que procure uma delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência. Tenha em mãos o horário de entrada e saída, pois estas informações provam que seu automóvel ficou sob a responsabilidade da empresa no período da ocorrência do dano. É fundamental que guarde o recibo ou ticket do estacionamento, para comprovar a culpa do estabelecimento.
Normalmente o estabelecimento se recusa a indenizar o consumidor ou tenta um acordo sobre o valor a ser ressarcido, mas em caso de discordância, o consumidor deve recorrer às entidades de defesa ao consumidor e à Justiça.
ONU pede compromisso de países para acabar com Aids até 2030
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta segunda-feira (01), a ONU pede a líderes mundiais que se comprometam a acabar com a Aids até 2030, por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana.“Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a Aids até 2030” apelou o secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon em comunicado oficial.Segundo a Agência Brasil Ki-moon acredita que estejam no caminho certo na luta contra a doença. "Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos contra a Aids. Conseguimos reduzir novas infeções em 38%, desde 2001”, acrescentou o secretário que destacou ainda a importância de mais apoio no combate da doença, para ele, os sistemas médicos por si só não são suficientes para garantir "cuidados de saúde robustos”. Outra preocupação são os portadores que não sabem que têm a doença, de acordo com a ONU existem 35 milhões de pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês) hoje em dia e cerca de 19 milhões delas não têm conhecimento de que contraíram o vírus. "Existem lacunas importantes na nossa resposta a grupos-chave. Duas em cada três crianças necessitam de tratamento e não dispõem dele. As mulheres jovens são particularmente vulneráveis em muitos países com prevalência alta de HIV. A epidemia da Aids está aumentando no Leste da Europa, na Ásia Central e no Oriente Médio, alimentada pelo estigma, a discriminação e as leis punitivas. Ainda assim, o trabalho essencial dos sistemas de comunidade e organizações de apoio muitas vezes não dispõe de apoio. Não podemos deixar ninguém para trás", declarou Ki-Moon.
Homem contrai câncer ao receber transplante de rim
O que parecia ser a solução de um sério problema de saúde, para um paciente britânico que aguardava por transplante de rim, tornou-se uma preocupação ainda maior. De acordo com o portal BBC Brasil, uma semana depois do transplante, Robert Law foi avisado que o procedimento lhe rendera um câncer no sangue que teria contraído no transplante. "Eu sabia que a operação poderia ser perigosa, que eu podia morrer na mesa de cirurgia ou o rim podia não ser aceito pelo meu corpo", disse Law. “Estava preparado para essas circunstâncias. Mas se estivesse escrito em algum lugar que, além de tudo, eu poderia pegar câncer, teria dito simplesmente: não obrigado”, completou. Law foi submetido a tratamento quimioterápico e estaria livre da doença, agora ele busca indenização com o argumento de que não foi avisado desse risco de antemão o que constitui um erro humano. Estatísticas mostram que cada vez mais operações no Reino Unido usam órgãos de doadores com algum fator de risco, 25% dos órgãos doados no ano passado possuíam a pacientes com histórico de abuso de drogas, tumores ou idade acima de 70 anos, o que aumenta o risco de problemas para os receptores desses órgãos. A orientação geral no sistema de saúde é que os pacientes sejam informados detalhadamente dos riscos. A entidade disse à BBC que centenas de pessoas se beneficiam anualmente de órgãos de doadores que podem ser considerados de alto risco.