segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Daniel 6, a cova dos leões



-Introdução: Babilônia é derrotada em uma única noite pelo Império Medo-Persa.
Dario, o Medo conquista a Babilônia: v.1-9
Dario organiza o império: v.1,2
Daniel sobrevive à invasão do Império Medo-Persa e é escolhido pelo rei Dario para ser presidente no Império: v.2,3
Todos tinham inveja de Daniel e procuravam alguma coisa contra ele. Mas Daniel era fiel ao rei e só desobedeceria ao rei para obedecer a Deus: v.5
Como sair da cova dos leões?
Vamos aprender com Daniel como foi perseverante e fiel:
1- A perseguição a Danielv.6-9
Os Presidentes, Governadores e Sátrapas foram ao rei Dario e pediram que assinasse um decreto: v.6
 A partir de então todas as pessoas deveriam considerar o rei Dario como um deus e orar somente a ele por trinta dias: v.7,8
Quem não obedecesse seria lançado numa cova para os leões.
O decreto foi assinado e divulgado: v.8,9
Todas as pessoas adoravam ao rei Dario fazendo-lhe pedidos.
                              
2- O exemplo de Danielv.10-17
A reação de Daniel foi orar: v.10-17
Daniel orava 3 vezes ao dia em sua janela olhando para Jerusalém.
Por que Daniel orava em sua janela olhando para Jerusalém?
Porque as Escrituras já ensinavam: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.” Salmos 122.6
O exemplo de Daniel:
- Não teve medo;
- Não teve vergonha;
- Disciplina;
- Constância;
- Perseverança;

3- O livramento de Deus para Danielv.11-27
Eles vigiaram Daniel e pela janela o viram orando: v.11
Lembraram ao rei sobre o decreto que não podia ser mudado: v.12
Daniel é levado perante o rei Dario: v.13-15
Daniel foi lançado na cova dos leões: v.16
Dario deseja que Daniel se salve: v.16
Daniel passou a noite com os leões: v.18-28
O rei Dario não conseguiu comer nem dormir aquela noite: v.13-15
Mas os leões tiveram que dormir sem comer.
Por que Daniel não teve medo dos leões?
Por que não estava sozinho!
“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” Salmos 34.7
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” I Pedro 5.8
Pela manhã bem cedo o rei Dario vai à porta da cova: v.19-20
Daniel responde ao rei Dario: v.21
Daniel conta que um anjo de Deus fechou a boca dos leões: v.22
O rei Dario manda jogar os inimigos de Daniel na cova dos leões: v.21
O rei Dario desfaz o antigo decreto e ordena que o Deus de Daniel seja louvado: v.25-27
Viva em oração!
-CONCLUSÃOv.28
Daniel sobrevive a impérios e reis: v.28
-Império Babilônio de com Nabucodonosor e Belsazar
-Império Medo-Persa com Dario, o Medo e Ciro, o Persa
E você?
Se você caísse em uma cova com leões? O que faria? Teria medo?
Que tipo de Leão você tem enfrentado?
Viva em oração Seja fiel a Deus.
 Não tenha medo.
 Seja disciplinado.
 Tenha compromisso.
 Cuidado com o pecado.
 Não tenha vergonha de servir a Deus.
 Não espere cair na cova para orar!!!

BR-101: Acidente deixa duas pessoas mortas e quatro feridas

Foi no inicio da madrugada desta segunda-feira (22) que um trágico acidente deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. O acidente aconteceu na BR-101 Itabuna-Buerarema nas proximidades do Posto Fiscal. A colisão foi entre dois carros, um Fiat Linea de placa NYK 1947 era conduzido por Silvio Mendes de Oliveira, e um Eco Sport que era conduzido por José Carlos Araújo dos santos, 27 anos.

No acidente morreram Silvio e José Carlos. José Carlos estava com a esposa Ana Kelley de 24 anos, e a filha de aproximadamente 7 anos, as duas foram encaminhada para hospital de Itabuna.
Silvio estava com duas amigas no carro que também saíram feridas, trata-se de Sheila Aparecida da Silva, 39 anos, e Barbara Nunes de Oliveira, 29 anos, as duas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Hospital de Base. As duas amigas de Silvio é moradoras do bairro Banco Raso em Itabuna e passam por cirurgias, já que uma delas teve suas duas pernas quebradas.

De acordo com a (PRF) Polícia Rodoviária Federal, Silvio estava vindo de uma festa que estava acontecendo na cidade de Buerarema quando invadiu a mão contraria batendo de frente com o Eco Sport que seguia Itabuna-Buerarema, os dois motoristas sofreram o maior impacto e morreram na hora.
José Carlos morava em Buerarema onde trabalhava com fabricação de bolos para eventos. Silvio Mendes morava na JS Pinheiro, bairro Lomanto em Itabuna onde era proprietário de uma oficina de carros.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itanhangá, a 447 km de Cuiabá, foi preso na noite de sábado (20) suspeito de depredar, junto com aproximadamente 30 pessoas, o prédio da Polícia Militar do município e um posto de saúde. A confusão teria começado quando os suspeitos estava bebendo e ouvindo música alta no centro e a PM pedA PM de Lucas do RIo Verde foi chamada a Itanhangá para reforçar o efetivo durante a ocorrência. 

Conforme informações do sargento Junisvan Silva, da PM do município, o vereador e o grupo ficaram irritados porque, após o atropelamento, o médico plantonista do posto de saúde não pode atender as vítimas imediatamente porque estava cuidando de um homem que tinha sido esfaqueado pouco tempo antes. O vereador e o grupo teriam agredido o médico e, em seguida, depredado a unidade de saúde, usando pedras, pedaços de madeira e barras de ferro. Em seguida os suspeitos foram para o posto da PM, onde teriam ameaçado e agredido dois policiais e, depois, quebrado uma porta de vidro e um monitor. 

O vereador e outras três pessoas foram presas e o restante do grupo conseguiu fugir. O vereador, segundo a PM, poderá responder por resistência à prisão, ameaça, dano ao patrimônio público e desobediência. Ele, que já havia sido preso em Cuiabá durante a Copa do Mundo porque teria agredido a irmã e uma sargento da PM, foi levado para a cidade de Tapurah, a 60 km do local da ocorrência, para onde também foi encaminhado outro suspeito. O parlamentar deve prestar depoimento à Polícia Civil ainda neste domingo (21). Segundo a PM, ele estava visivelmente embriagado e foram encontradas latas de cerveja no carro do parlamentar. 

Outras duas pessoas estão presas em Tapurah.u para que eles fossem pra outro lugar. O grupo foi para a MT-338, local em que um menor de idade teria atropelado de moto, durante a bebedeira, três pessoas que estavam com o bando. Uma mulher morreu e as outras vítimas estão internadas, assim como o adolescente, segundo a PM. No total, quatro pessoas foram presas. O G1 não conseguiu entrar em contato com o vereador e nem com o advogado dele.

ASSASSINO DO CAPITÃO JOSÉ ROBERTO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


Jonilso Pereira Costa, acusado de matar o capitão e subcomandante da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar de Medeiros Neto, José Roberto dos Santos, morreu durante uma troca de tiros coma Polícia por volta das 22 horas deste domingo, 21 de dezembro.


De acordo com informações, Jonilso foi abordado próximo a um hotel no bairro Nova América, na saída para Alcobaça e acabou atirando contra os policiais que revidaram, durante o confronto ele acabou sendo baleado. A Polícia socorreu o acusado, mas Jonilso já chegou no hospital sem vida.
 Por volta das 23h00min deste Sábado ( 20), a CETO do 8º Batalhão quando em rondas e abordagens na Praça do Relógio, Centro, de Porto Seguro abordou um veículo Sandero Stepway, OKU 7034,  com 4 suspeitos, e ao consultarem a situação do veículo foi verificado que o mesmo possuía restrição de furto em Vitória da Conquista, fato que motivou a condução à Delegacia da quadrilha que se encontrava em seu interior, os quais, após foram identificados como Rogério Almeida Ramos, 25 anos, Deivison Neves de Freitas, 18 anos, Erlis Bruno Alves Costa, 19 anos e Leandro Costa Silva, 22 anos. Os mesmos foram apresentados na Delegacia Territorial de Porto Seguro, local onde foram flagranteados e estão custodiados.
 Mais uma morte de policiais militares foi registrada no fim da tarde deste domingo (21). O subcomandante da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar, José Roberto, foi assassinado dentro de um bar em Medeiros Neto, no extremo-sul baiano, próximo a Teixeira de Freitas.
De acordo com informações preliminares, após uma discussão com um homem, o policial foi atingido com uma arma de fogo e morreu no local. O suspeito fugiu em uma moto e levou a arma do militar.
Este é o 29ª policial militar assassinado na Bahia somente este ano. Em 2013 foram 13 mortes, um aumento de 130% registrados no mesmo período do ano passado
ALUGO CASA DE PRAIA PARA O VERÃO/ CARNAVAL. SALA AMPLA, DOIS QUARTOS, BANHEIRO, COZINHA, MURADA E AMPLO ESTACIONAMENTO. FICA A 50 METROS DA PRAIA E A 100 METROS DO RIO, PRAIA DOS COQUEIROS- BAIRRO SÃO DOMINGOS, ZONA NORTE EM ILHÉUS.

TELEFONE- (73) 8876/4125
 A cidade de São José da Vitória ficou assustada com o fogo que consumiu no inicio desta tarde,  a churrascaria Vitória, que funciona ao lado do posto, Água Mineral. Sem Corpo de Bombeiros na cidade, os moradores se juntaram e tentaram apagar o fogo, mas o Corpo de Bombeiros  de Itabuna foi acionado e conseguiu controlar as chamas. A churrascaria foi totalmente destruída com o posto. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas há informações que o fogo foi causado pela explosão de um botijão de gás. 
Reportagem de Karla Menezes

domingo, 21 de dezembro de 2014

MOTORISTA DEVE FICAR ATENTO A EXIGÊNCIA DE NOVO EXTINTOR DE INCÊNDIO

tmp_28738-c9c7b9862c893608666ef2c9e2049ac91639429529Os proprietários de veículos devem ficar atentos às novas normas sobre os extintores de incêndio, que a partir do dia 1º de janeiro, devem estar com equipamentos do tipo ABC, sob pena de multa de R$127,69 e cinco pontos na carteira. A mudança, aprovada pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dava um prazo de cinco anos para a adaptação da frota.
Apesar dos carros fabricados a partir de 2005 saírem com o equipamento apropriado, ainda existiam muitos com o tipo BC, que não poderá mais ser usado depois do dia 31 deste mês. Em média, o extintor ABC custa R$75, quase o dobro do valor do BC (R$40), mas conta com validade de cinco anos (enquanto o antigo dava prazo de três anos), sem a possibilidade de recarga, o que evita fraudes.
O novo extintor, além de combater incêndios de líquidos inflamáveis, como gasolina e diesel, e equipamentos elétricos, pode ser usado contra o fogo em materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, coisa que o BC não consegue fazer. A nova regulamentação vale para todo o Brasil para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada.

ARTE NA CHUVA

(Foto Matheus Vital).
(Foto Matheus Vital).
Homem é fotografado pedalando debaixo de chuva e em meio a Avenida Amélia Amado que mais parecia uma “Veneza Tupiniquim” no início da noite desta sexta (19). O flagrante/arte é de Matheus Vital.

MEC SUSPENDE 3.130 VAGAS EM CURSOS SUPERIORES COM AVALIAÇÃO INSATISFATÓRIA

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o ingresso a 27 cursos superiores com resultado insatisfatório pela segunda vez consecutiva na avaliação da pasta. Serão suspensas 3.130 vagas. O ingresso será suspenso mesmo nos casos em que já foram feitos vestibulares para 2015. A lista completa foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta (19).
Além desses, mais 53 cursos, que ofertam 2,4 mil vagas, também foram reincidentes, mas, segundo o MEC, já passavam por medidas de supervisão e punição. No total, 80 cursos ofertados por instituições privadas também são excluídos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes já matriculados não perdem os benefícios. As instituições também não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos deverão apresentar protocolo de compromisso, que é um plano de melhoria para sanear fragilidades apontadas. Eles terão, no máximo, um ano para cumprir o protocolo. Entre as instituições, estão as universidades federais do Acre (educação física), Fluminense (serviço social), de Alagoas (educação física), do Pará (agronomia), Rural da Amazônia (zootecnia) e de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (farmácia).

CHUVA E CAOS EM ITABUNA

Amélia Amada submersa em mais um dia chuvoso em Itabuna (Foto DT).
Amélia Amado submerge em mais um dia chuvoso em Itabuna (Foto DT).
A chuva desta sexta-feira deixou a população de Itabuna assustada. A água invadiu lojas no centro da cidade e ruas ficaram intransitáveis. O cenário era de caos em avenidas como a Amélia Amado e a Cinquentenário.
Outro trecho da Cinquetenário alagado, próximo à Praça Camacã (Foto Fábio Lima).
Trecho da Cinquentenário alagado, próximo à Praça Camacã (Foto Fábio Mota).
As imagens não eram diferentes em localidades como Jardim América, Califórnia e São Roque, onde famílias foram retiradas de suas casas desde ontem por causa da subida do nível do Riacho Água Branca.
Após a chuva mais intensa no final da tarde e início da noite, o tempo melhorou, mas quem circulava pelo centro até as 19h30min ainda precisava ter muito cuidado. Carros circulavam com velocidade ainda mais reduzida por causa de pontos de alagamento, principalmente na Praça Camacã e na Amélia Amado. Confira registros enviados ao Pimenta.
Água invade drogaria na Praça José Bastos, no centro (Foto Fábio Lima).
Água alaga calçada de drogaria na Praça Camacã e Rua Alício de Queiroz (Foto Fábio Mota).
Trecho da Avenida do Cinquentenário próximo ao Jardim do Ó (Foto Raimundo Leal).
Trecho da Avenida do Cinquentenário próximo ao Jardim do Ó (Foto Raimundo Leal).
Amélia Amado alagada deixou trânsito travado no início da noite (Foto Matheus Vital).
Amélia Amado alagada deixou trânsito travado no início da noite (Foto Matheus Vital).
Amélia Amado completamente alagada (Foto Tiago Matos).
Amélia Amado completamente alagada (Foto Tiago Matos).

BB ABRE CONCURSO COM 2.499 VAGAS E R$ 2,2 MIL DE SALÁRIO

banco do brasil3Banco do Brasil divulgou nesta sexta-feira (19) o edital do seu concurso público com 2.499 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário oferecido é R$ 2.227,26 em jornada de trabalho de 30 horas semanais.
O cargo exige responsabilidades como atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados, entre outras.
As oportunidades são para os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Os interessados poderão se inscrever de 22 de dezembro a 19 de janeiro de 2015 pelo site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), com taxa de R$ 40.
A seleção terá composta por 3 etapas (prova objetiva, prova de redação e perícias médicas e procedimentos operacionais). O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogada, uma vez, por igual período. Informações do Ibahia.com.

CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA DA UESC CRITICA O MEC POR NOTA 2 NO ENADE

Curso da Uesc obtém conceito 2 no Enade.
Curso da Uesc obtém conceito 2 no Enade.
O presidente do Centro Acadêmico de Medicina (Camed) da Uesc, Hugo Almeida, emitiu nota em que contesta a nota 2 atribuída ao curso pelo Ministério da Educação (MEC).
Para ele, o conceito obtido pelos alunos no curso no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) “em nada representa a realidade do curso de Medicina da Uesc [Universidade Estadual de Santa Cruz]”. O curso teve desempenho considerado suficiente apenas no Índice Geral de Curso (IGC), do MEC.
Estudantes atribuem o desempenho do curso (3 no Enade) a um suposto boicote dos alunos ao exame, mas não esclarecem que o resultado é obtido pela média de estudantes que fizeram a prova.
O presidente do Camed ainda lança suspeitas quanto ao resultado final. “Há de suspeitar(sic) de estranhez da avaliação de um curso, que no ano de 2012 foi considerado o 23º melhor curso de Medicina do Brasil e 1º do norte-nordeste, e no ano seguinte de 2013, o 10º melhor do Brasil e mais uma vez 1º do norte-nordeste, o que caracteriza como no mínimo incoerente esta informação”.
Confira a íntegra da nota no “leia mais”.

RUI COMPLETA SECRETARIADO E ITABUNENSE COMANDARÁ A AGRICULTURA

Rui completa lista de secretários com anúncio feito hoje (Foto Mateus Pereira).
Rui completa lista com anúncio hoje (Foto Mateus Pereira/Arquivo).
Como antecipado pelo PIMENTA na última terça, a médica veterinária itabunense Fernanda Mendonça comandará a Secretaria de Agricultura. Ela é coordenadora do escritório da Agência de Defesa Agropecuária (Adab) em Itabuna. O nome foi indicado pelo PDT ao governador eleito, Rui Costa. O futuro gestor estadual anunciou, ainda, os demais nomes que vão compor o seu secretariado.
Dos 11 secretários anunciados hoje, existem remanescentes do Governo Wagner. Edelvino Góes permanecerá à frente da Secretaria de Administração. James Correia (Indústria, Comércio e Mineração) permanece no posto, assim como o presidente da Bahiatursa.
O deputado federal Nelson Pelegrino foi escolhido para a Pasta do Turismo. O professor e poeta Jorge Portugal assumirá a Secretaria de Cultura. Vera Lúcia Barbosa deixará a Secretaria de Políticas para Mulheres e vai para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. A Pasta de Políticas para Mulheres terá à frente Olívia Santana, da cota do PCdoB.
Carlos Martins, ex-secretário da Fazenda e coordenador de campanha de Rui Costa, ficará à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Bruno Dauster será alçado ao posto de secretário da Casa Civil. Manoel Gomes de Mendonça será o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação. Jerônimo Rodrigues foi o escolhido para a recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Rural.
novos secretários

BOMBANDO NAS REDES SOCIAIS


Albano é figura conhecida em Itabuna.  O surfista de Tabocas pintou nas redes sociais em homenagem ao campeão mundial de surf.
Albano é figura conhecida em Itabuna. O surfista de Tabocas pintou nas redes sociais em homenagem ao campeão mundial de surf  2014, o brasileiro Gabriel Medina.

Polícia surpreende assaltantes em loja de Porto Seguro

A polícia conseguiu frustrar um assalto que estava em andamento em uma loja de pneus localizada na BR-367, em Porto Seguro, por volta das 11h de sexta-feira (19). Foi preso Erivaldo Coutinho Pereira da Silva e apreendido um menor de idade. De acordo com informações, os dois assaltantes encapuzados, portando um revólver e uma faca, chegaram em bicicletas e, sob violência, renderam 12 pessoas que estavam no local, entre funcionários e clientes. Eles roubaram R$ 13,4 mil, quatro celulares, três carteiras e três relógios.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por um popular e se deslocou até a loja. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também atendeu a ocorrência, foi feito um cerco e as equipes policiais conseguiram coagir os criminosos a se entregar e libertar os 12 reféns. O material roubado foi recuperado e os autores do assalto, conduzidos à Delegacia Territorial de Porto Seguro. Também foram apreendidos o revólver calibre 38, com cinco munições, e a faca utilizados na ação.
Mais violência em Itabuna, que registra o 13º homicídio em dezembro, o de número 149 este ano e o segundo deste sábado (20). Rafael Amaral de Jesus, 15 anos, foi morto a tiros na rua dos Mutuns, bairro Santa Inês, no início da noite. 

Ainda não se tem informações sobre autoria e motivação do crime. O que se comenta no local é que, como sempre acontece, dois homens em uma moto chegaram atirando.


HOMEM MATA MULHER E ENTEADO COM GOLPES DE MACHADO


A polícia prendeu na madrugada deste domingo (21), um homem identificado como Paulo Rogério de Azevedo, 35 anos, acusado de matar duas pessoas, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O crime aconteceu no bairro do Limoeiro.

De acordo com informações da polícia, Paulo é acusado de matar com golpes de machado Lucilene dos Santos Barbosa, 36 anos, e o filho dela, Tarcísio Augusto dos Santos Barbosa, 13 anos. A prisão foi feita por policiais do setor de missões especiais do 12° Batalhão da Polícia Militar.
Acidente na avenida do Dendezeiro em Valença, deixou um casal gravemente ferido nesta madrugada, quando um veículo de cor preto e não identificado, atropelou o casal que estava em uma moto. As duas vítimas também não foram identificadas, sendo que a mulher foi enviada para o hospital de Santo Antonio de Jesus e o homem para a Santa Casa de Valença.
Após os atos de violência que aconteceram nos bairros de Pernambués e Valéria, em Salvador, no último sábado (21), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), enviou nota informando que foi determinado o imediato reforço policial nessas localidades. 
Ainda segundo o esclarecimento, policias militares do Batalhão de Choque e da Operação Gêmeos reforçam a segurança nessas áreas, enquanto policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Superintendência de Inteligência (SI) estão em campo para identificar e prender os responsáveis pelos atos de vandalismo. 
A SSP informa também que todas as providências estão sendo tomadas, e que não há motivo para paralisação do serviço de transporte na cidade.
Na tarde de ontem, quatro ônibus foram incendiados em Valéria. Segundo a Polícia, os ataques aconteceram depois que um grupo retornou do sepultamento de um traficante , identificado como Ronaldo Ferreira dos Santos, braço direito de um dos líderes do tráfico na localidade, conhecido como ‘Roceirinho’. Populares também afirmaram que Ronaldo estava desaparecido há 12 dias, e o corpo dele foi encontrado com marcas de violência. Ainda na capital baiana, no bairro de Pernambués, a morte de um acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, Iury Laranjeira de Freitas, 19 anos, na "Baixa do Manu", também teria gerado uma onda de protestos na localidade, ordenadas por criminosos.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

NATANAEL DEBAIXO DA FIGUEIRA 
Por: Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/Minas Gerais
pastoralexandreaugusto@bol.com.br

“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA EDIFICARÁ SUA VIDA”.
TEXTO:
JOÃO – 01
45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

    INTRODUÇÃO
        Mais uma vez a boa e agradável palavra de Deus irão fazer um mover sobrenatural em nossos corações. Esta mensagem é algo que tem incomodado meu humilde coração e como tenho a incumbência de falar aquilo que Deus tem falado em meu coração, mais uma vez aqui estou eu, para ser mais uma vez um canal de benção para cada irmão e amigo leitor.

        Por dias tenho me incomodado com um personagem bíblico, cujo nome é Natanael ou Natan’el nome de origem Hebraica, cujo nome quer dizer “Deus deu”. Esse homem tem uma profunda personalidade no que se refere a sua psicologia e humor próprio e ministério, ele também é chamado de Bartolomeu, que quer dizer filho de tolomeu (bar=filho, Tholomai=arado, sulco).

        Seu encontro com o mestre foi algo fantástico e impressionante a todos nós. Por isso me senti incomodado. Tenho a bíblia como um verdadeiro paraíso de sabedoria, e quando medito nela e vejo algo que me chama a atenção, então não resisto e vou buscar algo mais para levar às ovelhas do Senhor uma palavra que lhes encham o estômago espiritual. Assim nasceu esta mensagem.
        Esta mensagem irá abençoar sua vida, e por isso peço que abra seu coração e se encha de mais uma bela e agradável palavra de Deus.

    O ENCONTRO DE JESUS E NATANAEL
Segundo a história, Natanael havia sido associado de Filipe, em vários empreendimentos de negócios, e estava indo ver João Batista, quando se encontraram, e então seu amigo Felipe lhe dá uma grande informação. Felipe diz que ele havia encontrado um homem que haja vista, suas qualidades e sabedoria só poderia ser a pessoa de quem Moisés e os profetas escreveram. Porém, Natanael ao ouvir que este de quem seu amigo falava era de Nazaré, no mesmo momento ele é remetido ao vilarejo de Nazaré e faz uma pergunta que mais se parece com uma afirmativa: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?”. Ele estava afirmando que aquele não seria o Messias, uma vez que nada foi profetizado que seria de Nazaré que Ele viria, nenhum profeta havia escrito isto, e Natanael era um grande conhecedor das escrituras, fariseu de nascença. E também como em uma pergunta ele quer saber se seria isso possível.

Nazaré está localizada sobre uma colina a 350 metros em relação ao Mar Mediterrâneo, a cidade é rodeada por montes mais altos. Ao sul da cidade está a planície de Esdrelon, que fica na parte sul da Baixa Galiléia.

O vilarejo de Nazaré era no tempo de Jesus um pequeno povoado de não mais de 30.000 metros quadrados (200 metros de comprimento por 150 de largura). As casas eram compostas geralmente por uma única sala que eram ligadas a uma gruta escavada à mão devido a fragilidade das rochas do local.

Os evangelhos nos fornecem poucas informações para sabermos mais sobre esta cidadezinha, ou aldeia. Assim, diante dessa indagação inteligente de Natanael, seu amigo Felipe responde: “Vem e vê!”. Então ambos caminham em direção a uma das mais lindas e maravilhosas revelações da divindade de Jesus.

Quando Felipe vem se aproximando juntamente com Natanael, logo Jesus os vendo se aproximar faz uma exclamação sobre o moço. Jesus diz: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.” Isso se referindo que ele era israelita por opção e não por tradição.

Mas Natanael que nunca havia se encontrado com Jesus, logo debate. Dizendo: “De onde me conheces tu!”. Se ele tivesse se encontrado com Jesus ele provavelmente se lembraria, mas Jesus não era conhecido de Natanael até então. Diante da pergunta de Natanael Jesus responde: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” Mas como Jesus teria visto Natanael embaixo da figueira? Ou que figueira é esta a que Ele se refere? Quando teria visto Natanael naquele lugar? Visto que uma figueira era comum naqueles dias, pois se costumava ter uma plantada até mesmo nos fundos de casa. E se fosse esta a figueira que Jesus estava se referindo, seria possível que Jesus estivesse na casa de Natanael sem que ele soubesse? Mas quem era Natanael para que Jesus se referisse a ele como sendo um verdadeiro Israelita e que nele não havia intenções malignas?

    UMA FIGUEIRA
Tudo começa com o fato de que ao ser apresentado a Jesus, Natanael ouve um elogio. Natanael é um israelita em que não há “fingimento” esse é o elogio que Jesus faz a seu respeito. Natanael nunca se encontrou com Jesus, então como Jesus pode afirmar isto dele? Jesus o viu debaixo da figueira. Natanael fica tão estupefato que se rende, com três declarações de fé em Jesus. O que há por trás disso?

Preste atenção. As casas dos israelitas eram de pouco luminosidade e, também por causa de crianças e animais que eram criados, eram lugares muito barulhentos. Os homens tementes iam meditar e orar debaixo das árvores, sendo embaixo da figueira, a mais comum para esta finalidade, talvez pela copa da árvore. Assim, a figueira se tornou a árvore do conhecimento da Torah, onde estudavam meditavam e oravam. Segundo alguns estudiosos, era “a árvore do conhecimento da felicidade e da desgraça”. Porque era ali, embaixo de uma figueira que os israelitas manifestavam seus sentimentos a Jeová.

O que havia Natanael pensado debaixo da figueira? Teria ele orado pedindo a Deus para conhecer o Messias prometido? A presciência de Jesus causa um impacto profundo no coração de Natanael. A tríplice declaração de fé de Natanael mostra que ele foi alcançado em três pontos. Jesus era o Rabi. Era Filho de Deus. Era o Rei de Israel. Seriam estes os sonhos de Natanael expostos em momentos particulares, debaixo da figueira? Que momento lindo e impar é aquele. Só porque Jesus disse tê-lo visto debaixo da figueira, Natanael se rende a ele, com as três declarações.Tanta coisa por uma simples alegação de que fora visto debaixo da figueira? O que há de tão importante nisto?

Ao reconhecer que as palavras de Jesus eram celestiais a primeira declaração é chamá-lo de Rabi, que implica em reconhecê-lo como o Mestre. A segunda declaração foi chamá-lo de filho de Deus, mostrando a paternidade e origem celestial de Jesus e em terceiro lugar é o de chamá-lo de Rei de Israel, indicando que Jesus era o Rei esperado e profetizado por muitos profetas.

Se a figueira era lugar de oração, quando Natanael orava, Jesus o vira. Como isto é confortador! Quando oramos, Jesus vê! Mas quem era verdadeiramente este homem chamado Natan’el? Qual era sua origem?

    QUEM ERA NATANAEL
Querido amigo, irmão, o honesto Natanael, o sexto dos apóstolos escolhido pelo próprio Mestre, foi trazido a Jesus por seu amigo Filipe. Acredita-se que quando Natanael juntou-se aos apóstolos, ele tinha cerca de trinta anos, aproximadamente a idade de Jesus. Era o mais jovem de uma família de sete irmãos, solteiro, era o único esteio de pais idosos e enfermos, vivendo com seus pais em Caná; os seus irmãos e uma única irmã eram pessoas casadas ou já falecidas, e nenhum deles vivia em Cana.

Natanael e Judas Iscariotes eram os dois homens mais bem instruídos entre os doze. Se estudarmos a psicologia dos discípulos veremos isto. Natanael também havia chegado a pensar em se estabelecer como um mercador. Os outros discípulos logo começaram a referir-se a Natanael em termos que significavam honestidade e sinceridade. E essa era a sua grande virtude, ele era tanto honesto, quanto sincero, mas uma fraqueza do seu caráter era o seu orgulho, ele era muito orgulhoso, da família, da cidade, da própria reputação e da nação de Israel.

Sob muitos pontos de vista, Natanael era o gênio ímpar entre os doze. Ele era o filósofo apostólico e o sonhador. Embora um filósofo, também tinha momentos de humor e quando estava com o humor certo, Natanael era o melhor contador de histórias. Jesus gostava muito de ouvir Natanael discorrendo sobre diversos assuntos.

Os apóstolos todos amavam e respeitavam Natanael, e este se dava bem com todos, exceto com Judas Iscariotes. Judas não acreditava que ele levasse o seu apostolado a sério. Muitas vezes, quando Jesus encontrava-se nas montanhas com Pedro, Tiago e João, e as coisas estavam ficando tensas e confusas entre os apóstolos, quando até mesmo André estava em dúvida sobre o que dizer aos seus irmãos inconsoláveis, Natanael aliviaria a tensão com um pouco de filosofia ou com um lance de humor e um humor certamente de boa qualidade.

O que Natanael mais reverenciava na pessoa de Jesus era a sua tolerância. Ele nunca se cansou de contemplar a grande abertura da mente de Jesus e a generosa compaixão do Filho de Deus. O pai de Natanael (tolomeu) morreu pouco depois de Pentecostes e, depois disso, segundo estudiosos, esse apóstolo foi para a Mesopotâmia e para a Índia proclamar as boas-novas do Reino e batizar os crentes. Os seus irmãos, os outros discípulos, jamais souberam o que aconteceu com o seu ex-filósofo, poeta, e humorista. Ele salvou muitas almas e essas conversões provocaram uma enorme inveja nos sacerdotes locais, que conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo. Natanael morreu na Índia.

    NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA
Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele. Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores. Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro “O Nascimento do Messias”, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção. Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos chegasse a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes). Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas.

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesa idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natan’el BarTolomeu (Natanael filho de tolomeu).

Quando se começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê em baixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém. Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael.

Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

    CONCLUSÃO
Natanael foi o sexto discípulo escolhido por Jesus e graças a Deus, ele decidiu ir encontrar com o mestre e assim ele teve a certeza de que Jesus era realmente o Messias, o filho de Deus que veio para salvar toda a humanidade, e isso inclui a você meu amigo leitor.

Veja que Jesus disse: Eu te vi debaixo da figueira. E não debaixo de uma figueira. Isso me mostra que a figueira também era conhecida de Jesus. Então eu te pergunto, você tem uma figueira para meditar no Senhor?

Jesus é o único que pode revelar e realizar nossos segredos e sonhos. E mesmo que nós estejamos em baixo de uma figueira sozinhos, mas em comunhão com o Senhor, Ele está nos vendo e pode mudar nossa história. Por isso creia que Jesus pode realizar seus sonhos, creia.