sábado, 7 de maio de 2011

Irresponsabilidade médica em Porto Seguro na Bahia

Dias das mães é lembrado com tristeza e emoção pela família da professora Romária na Bahia
Por Joelson Angelo
As duas filhas da professora Romária Evangelista Santos Gomes ( Rízzia e Rebeeka)se emocionaram ao falar com nossa reportagem do dia das mães.
Segundo as crianças o vazio que está nos seus corações nada poderá preencher.
O Servidor público Wellington Alves Gomes (esposo da professora Romária), procurou a reportagem do obaianao, para esclarecer sobre o processo da morte da professora.
Wellington mostrou o termo de declaração feito ao ministério público, o laudo médico pericial que constatou a morte sendo um erro médico, o processo e a denúncia feita pelo ministério público denunciando o médico para a vara crime de Porto seguro.
A morte
Segundo Wellington ( esposo da professora Romaria) ela foi a policlínica nossa senhora dajuda em Porto seguro fez a bateria de exames, onde marcou a cirurgia.
No dia 07/02/08 Foi internada e o medico, Dr. Cirurgião Cezar de O. Ciâncio ( CRM 12523) fez a cirurgia.
Na madrugada do dia 08/02/08 a professora passou mal fazendo vômito e com dores no local da cirurgia.
No dia 23/04/08 a professora foi a óbito em belo Horizonte-MG depois de ter passado por mais quatro cirurgias, onde os médicos tentavam reparar a primeira que a pericia constatou erro.
Denúncia do Ministério público diz que foi erro médico.
Na denúncia do MP contra o Médico Cesár de Oliveira Ciãncio, cita que o médico denunciado negligenciou na conduta medica que deveria ter sido adotada, pois a paciente apresentava lesão da via biliar, e este deixou de realizar os procedimentos médicos cabíveis. Não há duvida que ao não procurar identificar os sintomas apresentados pela paciente deste a 1ª cirurgia que seriam conclusivos para identificação da lesão, quer providenciando a transferência da paciente para outro centro medico mais especializado, afim de ser examinada por um especialista, o acusado concorreu decisivamente para a morte aqui tratada, que acabou ocorrendo dois meses depois desse incidente, por choque hemorrágico devido a complicações ligadas diretamente a 1ª cirurgia realizada pelo denunciado.
Segundo Wellington, a primeira audiência para conciliação foi no dia 20/08/08, onde não houve nem um tipo de acordo da parte dos réus, e até o momento outra audiência não foi marcada, mais já foi feito juntada do laudo médico pericial.
Wellington também informou que já denunciou o Médico no Dr Cezar Ciáncio no CREMEB (Conselho Regional de Medicina da Bahia).
A senhora Marineide Alves que cuida das duas filhas da Professora há três naos disse emocionada dos momentos de choro das crianças.
Foi muito difícil e ainda é quando elas levantam e não tem a mãe do lado, no inicio elas choravam todo dia e eu não sabia o que fazer para consolá-las (disse)
Romária evangelista dos santos Gomes, ou professora Romaria como era mais conhecida, deixou muita saudades.
Romária foi um exemplo para os amigos e colegas de trabalho onde lecionava. Nasceu em irati Paraná,chegou na Bahia com seis meses de idade, cresceu na cidade de camaca em 1998 casou –se com Wellington Alves Gomes e veio morar em porto seguro onde fez uma carreira brilhante. Cursou faculdade de pedagogia e concluiu em 2006 na faculdade unisul Bahia Eunapolis , colou grau em janeiro de 2007 mais só usufruiu um anos do sonho da formatura.
No dia 23/04/2008 professora Romaria veio a falecer com 33 anos, deixando duas filhas e demais familiares e amigos em total tristeza.