terça-feira, 21 de junho de 2016

ILHÉUS GÁS 


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O JEITO SAFADINHO DO CANTOR ENZO LUCAS VEM CONTAGIANDO O PÚBLICO NA BAHIA









JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

O PERIGO DA MENTIRA Ananias e Safi­ra

"Melhor é que não votes do que votes e não pagues" (Ec 5.5).

A generosidade é uma vir­tude valiosa, mas somente se for acompanhada da sinceri­dade.

O que os discípulos fizeram, do­ando seus bens, vendendo suas propriedades e trazendo o dinheiro para os apóstolos administrarem, era um sacrifício agradável ao Senhor. Era tudo que eles possuíam na vida, mas não hesitaram em doar o que tinham para a obra de Deus. Ananias e Safi­ra também desejaram compartilhar dessa generosidade, mas eram hipó­critas e pagaram com as próprias vi­das.

PROPÓSITO DE ANANIAS E SAFIRA

1. A Bíblia descreve a verdade.

Uma das grandezas da Bíblia é que ela registra até mesmo as fraquezas de seus heróis. Documenta atos que são contra a mensagem que ela pro­paga. Isso acontece, porque ela é a infalível Palavra de Deus. Portanto, fala a verdade. Além disso, revela a debilidade do gênero humano, mos­trando que nenhum homem é perfei­to.

2. Uma iniciativa voluntária.

Em At 2.47 e 4.34, ficamos saben­do que "todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos". Dentre eles, destacou-se Barnabé, o único citado nominalmente, exceto Ananias e Safira, por causa de sua hipocrisia. O casal fez um voto, não o cumpriu, mas queria que a Igreja pensasse que o mesmo fora concre­tizado. Isso se chama hipocrisia.

3. Generosidade sincera.

O ato generoso de Barnabé repercutiu en­tre os irmãos. Ninguém era obriga­do a vender suas propriedades. A mãe de João Marcos, o sobrinho de Barnabé (Cl 4.16),possuía uma casa em Jerusalém (At 12.12) que servia como lugar de culto e reunião de ora­ção. O texto sagrado afirma que eles venderam "uma propriedade" (v. 1). Não diz qual o seu tipo e nem o seu valor. Também não deixa explícita a atitude estranha desse casal. Os expositores da Bíblia, quase que em voz uníssona, admitem que Ananias e Safira queriam crédito e prestígio de algo que não praticaram. Deseja­vam ser honrados como Barnabé.

A OFERTA RECUSADA

1. Ofertas são sacrifícios.

Caim e Abel eram filhos de um mesmo ca­sal, receberam a mesma instrução religiosa e foram criados no mesmo ambiente (Gn 4.1,2). Todavia, um era crente e o outro incrédulo. Am­bos fizeram uma oferta a Deus (Gn 4.3-3). Por que o Senhor recusou a de Caim? Por se constituir de cere­ais? Certamente que não. Essas dá­divas, foramposteriormente prescri­tas na lei de Moisés (Nm 15.4-9).

2. Ananias e Safira: um casal reprovado.

A aparente generosida­de de Ananias não foi um ato de fé. Além disso, parece que ele não fez negócio ilícito, pelo que se conclui do verbo grego nosphizomai (tradu­zido por reter), nos versículos 2 e 3, o qual, no Novo Testamento, só apa­rece aqui e em Tito 2.10 (traduzido por defraudar). "Reter" é no sentido de "subtrair". O mesmo verbo apa­rece em Josué 7.1, na Septuaginta, quando declara que Acã "tomou do anátema".

O JUÍZO FULMINANTE

1. Um juízo implacável.

Mui­tos leitores da Bíblia ficam perple­xos com esse juízo tão duro, vindo da parte de Deus sobre Ananias e Sa­fira. Alguns expositores bíblicos têm procurado atenuar a narrativa com interpretações inconsistentes, consi­derando este registro um exagero por parte de Lucas. Mas tais argumenta­ções não resistem à exegese sagra­da. O fato aconteceu como está es­crito.

2. O sepultamento de Ananias.

A sentença foi instantânea: "E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou" (v. 5). Imediatamen­te, foi providenciado o sepultamen­to: "E, levantando-se os jovens, co­briram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram" (v. 6). Es­ses rapazes não são os fossarii (co­veiros que surgiram posteriormente para o sepultamento dos cristãos), mas eram moços crentes que esta­vam presentes.

3. Três horas depois.

"E, pas­sando um espaço quase de três ho­ras, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido" (v. 7). Três horas depois, aparece Safi­ra, sem saber de nada. Seu marido já havia sido sepultado. Talvez os jovens nem tivessem voltado. Com certeza, ela estava indo para a ora­ção.

Se as orações públicas eram às nove da manhã, ao meio dia e às três da tarde, como se conclui de Sl 55.17, Dn 6.10 e At 3.1, três horas depois, a "piedosa" e "devo­ta" senhora vinha oferecer seu "sa­crifício", esperando ser honrada como uma irmã generosa, que deu espontaneamente tudo o que tinha para a obra de Deus. É um cenário de causar espanto. Isso mostra quão seriamente devemos levar a obra de Deus.

4. A surpresa no Tribunal de Cristo.

No Tribunal de Cristo mui­tos esperarão ser galardoados. No entanto, quando suas obras passarem pela prova do fogo, sofrerão detri­mento, porque serão madeira, feno e palha (1 Co 3.12-15). Aí está o va­lor da sinceridade e a preciosidade da honestidade. Devemos saber que, onde estivermos, Deus nos estará vendo.

5. Não vale a pena ser infiel.

Custava para Safira falar a verdade? Mas o desejo de ser importante, o amor ao dinheiro, a obstinação pelo status cegaram completamente, tan­to a Safira como a seu marido Ana­nias: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a sober­ba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2.6). Eles foram con­taminados por esse vírus.

O TEMOR SOBRE A IGREJA

1. A Igreja.

É a primeira vez que a palavra "igreja" aparece no livro de Atos. "E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas".

O vocábulo "igreja" é originário da palavra grega ekklesiaVem de ekuma preposição que significa "de, dentre, de dentro de", e klesia, de kalesis, que significa "chamada, con­vocação".

2. O impacto do juízo divino.

O Cristianismo estava começando, e a hipocrisia dos fariseus precisava ser erradicada, pois a Igreja é um grupo escolhido pelo Espírito San­to: "Um povo seu especial, zeloso de boas obras" (Tt 2.14). É a Noiva de Cristo (2 Co 11.2). Ele deu a vida por ela (Ef 5.25). É o que Jesus tem de precioso.

3. Perderam a vida física.

Situ­ação similar encontramos no Anti­go Testamento, com o sacerdote Eli. Deus disse a Samuel que haveria de trazer um juízo inexorável sobre Is­rael e sobre a casa deste sacerdote: "Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambas as orelhas" (1 Sm 3.11).

4. A lição que devemos apren­der.

O juízo de Deus nem sempre se manifesta dessa maneira. Por isso, há os que não levam a sério a obra do Senhor.

Existem os que praticam algo muito mais grave que o referido ca­sal e, no entanto, Deus ainda está dando a oportunidade para a recon­ciliação. Entretanto, se os que estão nessa situação continuarem trilhan­do a senda da malícia, da hipocrisia, da fraudulência, amanhã poderá ser muito tarde. A Bíblia diz: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente" (Jr 48.10).

CONCLUINDO

A morte fulminante desse casal deve levar cada crente a refletir seriamente sobre a Igreja de Cristo. Os que trilham pelo mesmo caminho, e a justiça divina ainda não veiosobre ele, é porque Deus está dando a opor­tunidade para o arrependimento. A porta ainda está aberta. Que o Senhor possa livrar o seu povo dessa hipo­crisia!

1. De nada adianta tentarmos en­ganar a liderança da Igreja, pois ela é conduzida pelo Espírito Santo, o qual, através de sua Onisciência, contempla todas as coisas. Se não somos castigados, imediatamente, pelos graves erros que cometemos, é porque Ele espera o nosso arrependimento.

2. Muitos acham que, através de um bom presente, concedido a uma pessoa influente na Igreja, poderio galgar uma posição melhor no ministério. No entanto, esta prática é condenada pelo Senhor, que não dei­xará impune esta atitude mesquinha. No tempo certo, Ele agirá com justi­ça.

3. E melhor agradarmos a Deus, com as nossas atitudes sinceras, do que aos homens, por intermédio das muitas falcatruas existentes. Ananias e Safira não teriam perdido a vida, se soubessem que estavam mentin­do ao Espírito Santo, que não se dei­xa enganar, e não aos homens.

Bibliografia E. Soares

644 CABRAS MACHOS ATENDIDOS NA IGREJA BATISTA TEOSÓPOLIS, EM ITABUNA


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Homens assistem palestra sobre necessidade de se prevenir o câncer da próstata
A campanha “Cabra Macho”, realizada pelo quarto ano seguido pela Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna, atendeu 644 homens, que puderam se submeter gratuitamente a exames preventivos do câncer de próstata.  O número superou a meta, que era de 600 atendimentos.
A ação aconteceu no último fim de semana, no Colégio Batista Teosópolis, anexo à IBT. No sábado (18), os homens assistiram a uma palestra sobre a necessidade de se prevenir o câncer de próstata. Já os exames aconteceram no domingo.
A campanha “Cabra Macho” é coordenada pelo Ministério de Ação Social da igreja e envolve um grande número de voluntários, entre eles cinco médicos com especialização em urologia.

SECA ARRASA A CACAUICULTURA E FAZ INDÚSTRIA AUMENTAR IMPORTAÇÃO

Produção cai e indústria recorre ao cacau da África
Produção cai e indústria recorre ao cacau da África
A terrível estiagem que maltrata a região sul da Bahia há quase um ano tem afetado duramente a cacauicultura. Matéria publicada hoje (20) pelo jornal Valor Econômico registra que a colheita do cacau temporão ficará em torno de 42 mil toneladas, com uma queda de 56% em comparação com a última safra temporã, que atingiu 96 mil toneladas.
Além de ter reduzido a produção, a seca também está matando as plantações e fazendo com que a indústria volte a aumentar a importação de cacau, principalmente de Gana. Segundo a matéria do Valor, até maio as processadoras receberam 37 mil toneladas de cacau de fora do país. Esse número é 3,5 vezes maior que o volume importado no mesmo período de 2015.
Outro fator que estimula a importação é o prazo para a entrega do produto, pois a safra temporã, que deveria ter começado a ser colhida em maio, só deve chegar às indústrias entre julho e agosto. O consultor Thomas Hartmann, ouvido pela reportagem, diz que a estiagem também comprometeu a qualidade do cacau. “O tamanho das amêndoas diminui na seca porque os frutos não se desenvolvem sem a umidade suficiente”, afirma.
Esse problema atinge a região justamente num momento em que a indústria aposta no aumento da demanda no mercado externo. “Este ano tende a crescer a fatia do mercado externo pela demanda em volume e pelo preço [dos derivados de cacau] em dólar, que está muito bom”, explica o diretor da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Eduardo Bastos.

CORREIOS REAJUSTAM TARIFAS

correiosreproducaoDiário Oficial da União publicou hoje (20) portaria do Ministério da Fazenda que autoriza reajuste nas tarifas de serviços postais e telegráficos dos Correios. O objetivo é atualizar as tarifas em relação à inflação acumulada no último ano. Para entrar em vigor, a medida ainda depende de uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o reajuste médio deve ficar em 10,7% para serviços nacionais e internacionais. O primeiro porte da carta não comercial, por exemplo, terá seu valor corrigido de R$ 1,05 para R$ 1,15. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 7,07 por página. Antes, a tarifa vigente era de R$ 6,39. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada, em R$ 0,01.
Os Correios informaram ainda que os serviços são reajustados anualmente com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas e marketing direto.
As tarifas são atualizadas com base no Índice de Serviços Postais (ISP), indicador aplicado aos serviços operados no regime de monopólio pelos Correios. Ele é formado a partir de uma cesta de índices (INPC, IPCA, IPCA Saúde, IPCA Transportes e IGP-M), ponderada pela participação dos grupos de despesas da empresa. Informações Agência Brasil.


CÂMARA SUSPENDE TRAMITAÇÃO DE CONCESSÃO DA EMASA

Aldenes aponta inexistência de plano de saneamento no município.
Aldenes aponta inexistência de plano de saneamento no município.
A presidência da Câmara de Itabuna enviou ofício ao prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer) para comunicar a suspensão da tramitação do anteprojeto de lei que trata da concessão dos serviços de água e esgoto. No documento, o presidente Aldenes Meira aponta a “inexistência” do Plano Municipal de Saneamento Básico em Itabuna.
Também no ofício, Aldenes aponta que a tramitação do projeto de concessão da Emasa dependerá da aprovação do plano de saneamento. Além da inexistência do plano, o presidente do legislativo também reforça que o município extinguiu, há dois anos, a agência municipal que regula os serviços públicos, dentre eles o de saneamento.
A devolução do projeto é uma vitória do Comitê em Defesa da Emasa, que ocupa as dependências da Câmara de Vereadores desde a última segunda-feira (13), com funcionários da empresa e membros dos movimentos sociais. Hoje, a Igreja Católica aderiu ao movimento. A falta de um plano de saneamento foi a principal justificativa dos movimentos para ocupar a casa. Agora, cobra-se o arquivamento do anteprojeto de lei do governo.

BEBETO GALVÃO: O TRAIDOR DO POVO DE ILHÉUS

BEBETO RECEBEU DINHEIRO DE CORRUPÇÃO.Bebeto_ilheus

PORTO SEGURO: MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO NA JUSTIÇA PARA CANCELAR O SÃO JOÃO ELÉTRICO

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Na última sexta-feira o Ministério Público de Porto Seguro, ingressou com uma ação cautelar inominada com pedido de liminar, solicitando à Justiça a suspensão do São João Elétrico, por fraude na licitação da contratação da estrutura da festa.

O MP alega que a montagem da estrutura começou a ser feita antes da licitação ter sido concluída. A prefeita Claudia Oliveira (PSD),poderá ser processada por improbidade administrativa. O pedido sobre a suspensão da festa ainda não foi decidido.

O São João Elétrico será realizado de 23 a 26 de junho com várias atrações, como Jorge e Mateus e Simone e Simara.

Vale lembrar que em janeiro, a 5ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro, abriu um inquérito para apurar gastos no São João de 2013. A denúncia partiu de um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que puniu a prefeita Cláudia Oliveira por irregularidades em licitações do “São João Elétrico de Porto Seguro 2013”.

De acordo com o TCM, a festa teria custado R$ 2,8 milhões, soma que representou 16% da arrecadação do município no mês em que o evento ocorreu. A condução do inquérito, publicado nesta segunda-feira (18) no Diário da Justiça Eletrônico, será feito pela promotora Camila Vasquez