terça-feira, 1 de dezembro de 2015


POLÍCIA CIVIL DE ILHÉUS TRANSFERIU TRAFICANTE MARCELO BOLA PARA PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA

Por: Ednei Bomfim.
Delegado André Aragão, diretor da 7ª COORPIN, comandou as investigações.


Marcelo do Nascimento, conhecido vulgarmente n mundo do crime como Marcelo Bola, elemento periculoso, lier do raio A em Ilhéus, e condenado a 24 anos de prisão em regime fechado, e que estava custodiado no Conjunto Penal de Itabuna, foi recambiado ontem para o presídio de segurança máxima na cidade de Serrinha. A transferência foi feita por prepostos da Polícia Civil de Ilhéus,  equipe da 7ª COORPIN,  sob comando do delegado André Aragão o qual solicitou a transferência do referido traficante que obteve parecer favorável do Ministério Público e  foi deferido pelo juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itabuna, onde Marcelo Bola cumpria pena de 24 anos de cadeia.
O fundamento da transferência foram as investigações policiais realizadas pela Polícia Civil de Ilhéus, que comprovaram que Marcelo Bola, no sistema carcerário comandava o tráfico de drogas e determinava execuções de traficantes rivais, o que ocasionou o aumento do índice de homicídios em Ilhéus nos últimos meses.

BB: Sindicato dos Bancários diz que concurso é inevitável - Piso de R$3.613,58.

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro tem cobrado contratações à diretoria do Banco do Brasil (BB) e enxerga como inevitável o próximo concurso de escriturário, com previsão de vagas imediatas no Rio e em mais cinco estados. Segundo a diretora do sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários, Rita Mota, a falta de escriturários tem acarretado na sobrecarga de trabalho, horas extras e prejuízos à saúde dos funcionários. Por isso, a sindicalista vem cobrando o concurso ao banco. Os diretores respondem, porém, que os avanços tecnológicos e a alta procura pelo autoatendimento faz com que não haja prejuízos às atividades.


ITAJU DO COLÔNIA: PREFEITO PADRE EDINALDO COBRA URGÊNCIA NA RECUPERAÇÃO DE PONTES E DA BA 667

padre1
O prefeito do município de Itaju do Colônia ,Padre Edinaldo Martins esteve em Salvador (01.12.) em reunião de urgência na Superintendência de Infraestrutura de Transportes do Estado com o diretor superintendente Saulo Pontes, fazendo várias cobranças como a recuperação da BA 667 que liga Itaju a BR 415,a ponte que liga Itaju a Palmira e outra ponte da BA 120 que liga Itaju ao município de  Pau Brasil.
O prefeito Padre Edinaldo, relatou para o diretor da SEINFRA Saulo Pontes que a referida rodovia é de suma importância para a vida dos moradores da sede do município  e da zona rural de Itaju bem como para os moradores do Distrito de Palmira. A situação atual da estrada é de calamidade e vem trazendo enormes dificuldades para os seus usuários e moradores, resultando em prejuízos de toda ordem, além do perigo a que estão expostos todos aqueles que têm necessidade de transitar diariamente por tal rodovia, cheia de buracos e armadilhas, inclusive e principalmente, estudantes e àquelas que buscam a toda hora socorro médico em outras localidades.
Também participou da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Itaju, Jota Alves e Vital Bento assessor do deputado Estadual Rosemberg Pinto.
Após a reunião o diretor da SEINFRA Saulo Pontes, nos garantiu que segunda, dia 07, as máquinas chegam com uma equipe de trabalho para iniciar a recuperação da BA 667.
“O Povo Itajuense merece que nos empenhamos cada vez mais para levar qualidade de vida para todos, pois, é um povo trabalhador. Amo esse município e vou fazer o que estiver ao meu alcance para levar o progresso e o desenvolvimento para todos” Relatou o Prefeito o Padre Edinaldo.
Veja nesse vídeo como se encontra a situação da BA 667

Pagamento de pensão alimentícia ao ex-cônjuge não é obrigatório - Quarta Turma dispensa ex-companheiro de pagar alimentos definitivos.

A obrigação de pagar alimentos a ex-cônjuge é medida excepcional, segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em julgamento de recurso especial, a Quarta Turma ratificou esse entendimento ao converter alimentos definitivos em transitórios.
No caso apreciado, o casal viveu em união estável por 16 anos. Em 2007, houve a separação, e o juiz fixou alimentos provisórios em quatro salários mínimos em favor da ex-companheira, de 55 anos.
Em 2010, o alimentante foi exonerado da obrigação. A sentença levou em consideração as boas condições de saúde da mulher e sua escolaridade (nível superior), concluindo pela desnecessidade do sustento e pela possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho.

BRIGA ENTRE IRMÃOS BÊBADOS TERMINA EM MORTE



Na madrugada do dia 27 de novembro , um jovem de 28 anos conhecido popularmente como " Buchudo" residente na Rua Raimunda Mota (Favela) foi morto com três facadas no peito pelo próprio irmão de nome "Delcim". De informação de alguns populares os mesmos residiam na mesma casa e desde muito cedo do dia bebiam juntos até mesmo na hora do acontecimento. A vitima ainda chegou a ser socorrida e levada ao hospital Municipal e foi atendido pela médica Cubana Dra Mery Lan e enfermeiras de plantão mais não resistiu aos ferimentos e morreu ,em seguida foi acionada a policia Militar através do Sgt. Ramos que tomou as devidas providências e acabou prendendo o executor do crime.

ILHÉUS GÁS 

Rua B, nº 11, Ilhéus II, Zona Sul.










JABES RIBEIRO ESTÁ PROCESSANDO OS ELEITORES DE ILHEUS

JABES ACIONA DEVEDORES

A Prefeitura de Ilhéus iniciou investidas judiciais contra devedores de tributos. Na semana passada, cerca de 100 processos foram abertos para cobrar dívidas relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas.
A promessa é de que outros tantos protestos em cartórios serão executados até o fim do ano. A medida faz parte da promessa do prefeito Jabes Ribeiro de “ir pra cima” de quem deve ao município.

PM APRENDE DUPLA QUE FEZ ARRASTÃO EM ÔNIBUS

Celulares e relógios apreendidos com os infratores (Foto PM-BA).
Celulares e relógios apreendidos com os infratores (Foto PM-BA).
Os dois menores que fizeram arrastão em um ônibus da Expresso Rio Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Jardim América, nesta noite de segunda (30), foram apreendidos há pouco por policiais militares.
Eles tentavam fugir da polícia em um ônibus. Acabaram presos próximo à Unime, na Avenida J.S. Pinheiro, Bairro Lomanto.
Quando foram apreendidos, os menores estavam com seis celulares e dois relógios. A guarnição encaminhou a dupla para o Complexo Policial de Itabuna.
Os passageiros assaltados – ninguém quis prestar queixa hoje à noite – podem recuperar os objetos no complexo policial.

LADRÕES FAZEM ARRASTÃO EM ÔNIBUS NA JURACY MAGALHÃES

Passageiros estavam em ônibus que seguia para o Jardim América.
Passageiros estavam em ônibus que seguia para o Jardim América.
Dois assaltantes roubaram vários passageiros de um ônibus da Expresso Rio Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Jardim América, por volta das 20h20min desta segunda-feira (30). A dupla rendeu passageiros e tomou relógios e celulares.
De acordo com vítimas, os assaltantes pularam a catraca e, em seguida, com faca na mão, começou a agir nas proximidades da Avenida Amélia Amado. Após o arrastão, os dois desceram no ponto de ônibus próximo ao Meira Supermercados, na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante. Depois, saíram sorrindo e a pé, em direção à Avenida do Cinquentenário.
Segundo informações obtidas pelo Pimenta, a dupla tem praticado vários assaltos a ônibus. Um dos assaltos ocorreu na semana passada. Após o pânico vivido dentro do ônibus, os passageiros preferiram ir para casa. Apenas um deles seguiu com motorista e cobrador para dar queixa no Complexo Policial de Itabuna.

CASOS DE AIDS CRESCEM 15% EM ITABUNA

Itabuna ampliou quantidade de testes, hoje feito em 10 unidades básicas.
Itabuna ampliou quantidade de testes, hoje feitos em 10 unidades básicas.
Números do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cepart) revelam que existem 1.356 pessoas com HIV/Aids em tratamento em Itabuna, sendo 774 pessoas com Aids e 582 contaminadas pelo vírus transmissor da doença.
Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, coordenadora do Cepart de Itabuna, diz ter havido crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/Aids neste ano se comparado com 2014. A descoberta de mais casos, segundo a coordendora, está relacionada ao maior número de testes rápidos.
Amanhã (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, haverá Feira de Saúde, na Praça Olinto Leone, centro, onde serão feitos testes rápidos para HIV, além de palestras e distribuição de material informativo e preservativos. A programação começa às 9h e será encerrada às 16 horas, marcando o lançamento da campanha Dezembro Vermelho.

BAHIA: CLIMA TENSO ENTRE DEPUTADOS MARCELL MORAES E EDUARDO SALES 


Joel

Nesta segunda-feira o clima ficou tenso na assembleia legislativa entre os deputados Eduardo Sales (PP) e Marcell Moraes (PV). Os dois tiveram uma discussão áspera e foi precisa a turma do “deixa disso” entrar no circuito.

A discussão foi pelo fato de Marcell defender a abertura de uma CPI na ALBA para apurar maus-tratos de animais na Fenagro (Feira Internacional de Agropecuária). Já que nesta segunda-feira um cavalo morreu eletrocutado.

Marcell declarou que Eduardo Salles deveria assinar o requerimento da CPI, já que ele já foi titular da Secretaria da Agricultura do Estado e teria deixado a “bomba”. Isso causou irritação em Eduardo, que cobrou respeito do colega.

Vale lembrar que os dois deputados sempre estão em rota de colisão, já que Marcel é o defensor dos animais e Eduardo é considerado “ruralista”. Os dois já trocaram farpas durante o debate do projeto da regulamentação das vaquejadas.

Motorista é arremessado e morre ao capotar; velocímetro para em 120km/h

Capotamento em Feira de Santana (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)
Um motorista de 39 anos morreu após o carro que dirigia capotar na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, na tarde desta segunda-feira (30). O acidente ocorreu pouco depois das 14h, na Avenida Nóide Cerqueira.

Velocímetro do veículo parou em 120 km/h (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)Segundo a 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, Maurício Andrade de Oliveira seguia no sentido BR-324, quando perdeu o controle do veículo em uma curva. O carro capotou várias vezes.

O condutor, que estava sozinho no veículo, foi arremessado para fora do veículo e morreu no local a cerca de 20 metros do carro. A polícia suspeita que ele não estava usando cinto de segurança no momento do capotamento.

Ainda segundo informou a corporação, o velocímetro do carro travou em 120 km/h mas, segundo a PM, ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Ladrões fazem arrastão em ônibus na Juracy Magalhães

Dois assaltantes roubaram vários passageiros de um ônibus da Expresso Rio Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Jardim América, por volta das 20h20min desta segunda-feira (30). A dupla rendeu passageiros e tomou relógios e celulares.

De acordo com vítimas, os assaltantes pularam a catraca e, em seguida, com faca na mão, começou a agir nas proximidades da Avenida Amélia Amado. Após o arrastão, os dois desceram no ponto de ônibus próximo ao Meira Supermercados, na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante. Depois, saíram sorrindo e a pé, em direção à Avenida do Cinquentenário.

Segundo informações obtidas pelo Pimenta, a dupla tem praticado vários assaltos a ônibus. Um dos assaltos ocorreu na noite de sexta-feira (13/11). Após o pânico vivido dentro do ônibus, os passageiros preferiram ir para casa. Apenas um deles seguiu com motorista e cobrador para dar queixa no Complexo Policial de Itabuna.


O frango congelado não pode ter excesso de água em forma de gelo. É um dano considerável ao bolso dos consumidores, que recebem uma cota extra de água, e menos carne, e configura-se fraude. Mas três de nove marcas avaliadas pela PROTESTE Associação de Consumidores continham excesso de água acima dos limites permitidos. Uma delas, a Rica, foi mal avaliada pela terceira vez, mas melhorou em relação aos testes anteriores.

Os frangos congelados inteiros da Rica (6,72%), Averana (9,16%) e Confina (10,58%) apresentaram índices superiores ao limite de 6% de água no peso da carcaça do frango congelado. Esse problema é uma preocupação da PROTESTE, que desde 2009 faz testes para avaliar se a antiga fraude continua castigando o consumidor brasileiro, beneficiada por fiscalização insuficiente. 

O teste também avaliou a higiene dos produtos. Três marcas foram reprovadas nesse critério: Rica, Alliz e Copacol, porque foram detectados micro-organismos indicadores de falta de higiene, e que podem causar problemas para a saúde do consumidor. Os produtos só não foram eliminados porque é o tipo de alimento que, necessariamente, passará por cozimento antes do consumo e, assim, os micro-organismos nocivos à saúde humana morrem.

O UFC divulgou um novo vídeo nesta sexta-feira e para mostrar os bastidores do impressionante nocaute de Holly Holm para cima de Ronda Rousey na madrugada do último domingo. E acabou mostrando uma mãe em desespero e uma lutadora quase chorando. O vídeo mostra as reações das famílias das duas lutadoras na arena. Na hora do nocaute, a torcida de Ronda, se desespera. O namorado de Rousey e também lutador Travis Brownie parece não acreditar no que estava acontecendo. 

Na sequência, o vídeo mostra Ronda saindo com o rosto bem desfigurado e com cara de choro deixando a arena em Melbourne, na Austrália. Do outro lado, claro, a alegria é extrema, com o pai de Holm pulando nas arquibancadas. Destaque também apara a ligação em vídeo de ninguém menos que Jon Jones ligando à procura da nova campeã.

Assista ao vídeo abaixo:
A nova banda de Ximbinha (ex-Chimbinha), divulgou a primeira música de trabalho de seu novo grupo, XCalypso. A canção, chamada Saudade (seria uma declaração do guitarrista à sua ex-mulher, Joelma?) conta com a característica levada de guitarra brega conhecida pelos fãs da Calypso, acompanhada por inúmeros instrumentos de precursão. 

A diferença aparece na voz que entoa as letras, a da cantora Thábata Mendes, parceira de Ximbinha na nova empreitada. Com voz mais grave do que a de Joelma, Thábata canta: "São quatro da manhã e ainda estou na rua / beijando outra boca para esquecer a sua / me vejo em outros braços que não são os seus / buscando aquele amor que era seu e meu".A banda é fruto do furacão que se instaurou na carreira dos dois integrantes do Calypso após a separação. 

O nome, XCalypso, foi criado por causa de uma briga judicial pelos direitos da marca Calypso, que Ximbinha tinha em conjunto com Joelma. O novo grupo já está com o primeiro álbum gravado, apenas se preparando para o lançamento, ainda sem data definida. A primeira apresentação está programada para ocorrer em janeiro. Além da faixa, ainda foi divulgado o logo do grupo, um "X" formado por um braço de guitarra.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AQUÍ E ALÍ, SEMPRE PRESENTE: O JORNALISTA EDNEI BOMFIM





MIX CAR VEÍCULOS -ITABUNA BAHIA

Por: Celso Fernandes

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


Jesus acalma a tempestade



Mateus 8:23-26; Marcos 4:35-41; Lucas 8:22-25


Introdução:
O mar da Galiléia tem 13 milhas de comprimento e 7 milhas de largura. Este lago de água doce fica situado a mais de 620 pés abaixo do nível do mar, sendo assim o corpo de água doce mais baixo do mundo. O Monte Hermon [do qual a neve, derretendo, forma o lago ou “mar” da Galiléia] chega a 9200 pés de altitude. De maio a outubro ventos fortes sopram frequentemente por entre os montes e pelos vales, causando tempestades extremamente violentos, de uma hora para outra. Em torno do mar da Galiléia – ou Tiberíades (João 6:1) – havia uma indústria pesqueira bem-sucedida. (The MacArthur Study Bible, de John MacArthur). A história: Jesus havia contado várias parábolas para a multidão de ouvintes que O estavam seguindo. Aliás, tudo que Ele dizia para o povo, dizia em parábolas e depois, à sós, explicava tudo aos Seus discípulos. No mesmo dia, à tardinha, Jesus disse aos Seus discípulos: “vamos para a outra margem do lago.” Deixando a multidão para trás, lançaram o barco às águas, acompanhados de alguns barcos pequenos. Ao navegarem, Jesus acabou adormecendo na popa, sobre um travesseiro. Mas surgiu de repente um grande temporal, com uma tremenda ventania, e as ondas batiam contra o barco, que começou a se encher de água! Os discípulos chegaram até Jesus e perguntaram: “Mestre, o Senhor não se importa que estamos prestes a morrer?” Jesus despertou e repreendeu o vento e ordenou às ondas: “Calma! Fiquem quietas!” O vento parou e no lago tudo fico calmo. Jesus então perguntou: “por que vocês estão tão apavorados? Onde está a sua fé?” Os discípulos ficaram tomados de um grande temor e exclamaram uns aos outros: “Quem é Este – que até o vento e as ondas lhe obedecem?” Perguntas para Reflexão e Ação 1) Por que Jesus logo dormiu ao partirem para a outra margem do mar da Galiléia? [R.: Estava cansado] - O que isso mostra sobre a Sua natureza? [R.: Era humano] 2) O que você sentiria se estivesse no lugar dos discípulos quando a tempestade chegou e bateu forte? - Os discípulos tinham experiência com barcos? [R.: Claro! Esse tinha sido o seu ganha-pão, seu dia-a-dia] - Conheciam bem o lago? [R.: Sem duívida! Ali haviam navegado muitas vezes. E provavelmente ouviram de muitos naufrágios naquelas águas diante de circunstâncias semelhantes]. Comunidade Batista Brasileira do Sul da Florida • Pastor: Francisco Silva • Professor: John Hatton

Notificações de casos de AIDS crescem 15% em Itabuna que inicia Dezembro Vermelho

Um total de 1.356 pessoas com sorologia positiva está em tratamento contra o HIV/AIDS no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – CEPART, da Secretaria Municipal de Saúde. Dessas, 774 são acompanhadas por terem contraído AIDS enquanto outras 582 pela contaminação com o vírus HIV. Os dados foram apresentados hoje na solenidade de abertura da campanha “Dezembro Vermelho”, no Tarik Fontes Plaza Hotel, contando com a participação de agentes de comunitários e profissionais de saúde e representantes da Secretaria de Saúde de Itabuna.

“Iniciamos o trabalho no município com um grupo pequeno e o apoio de profissionais que hoje podem se orgulhar. Ao longo dos anos fizemos esclarecimentos, prevenção e diagnóstico. No inicio não foi fácil, já que enfrentamos o preconceito, mas hoje Itabuna possui o CEPART, um centro de atendimento a prevenção e acompanhamento dos portadores da doença” disse o médico urologista Júlio Brito durante a apresentação do evento.

A coordenadora do CEPART e da campanha, Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, informou que houve crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/AIDS neste ano se comparado com 2014. “A partir da realização dos testes rápidos houve maior incidência de casos, principalmente entre jovens”, assinalou, acrescentando que a testagem atualmente é feita em dez unidades de saúde da rede de atenção básica, cujos profissionais passaram por cursos de capacitação.

PM prende dupla armada na Orla Norte de Porto Seguro

6076ca7d-2ff0-4400-a602-e08f87ec55d0
6b03ebfb-b055-464a-a070-ee8040ca7835
85a96a82-1bf1-47f0-8002-e78e2ee1e509
Policiais Militares do 8° BPM realizavam rondas na Orla Norte de Porto Seguro, na noite do ultimo domingo, quando avistaram dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita. Os policiais realizaram a abordagem com busca pessoal e encontraram um revólver calibre .32 com seis munições intactas. Josimar Evangelista do Santos, 23 anos, e Eliequym da Silva Pires, 21 anos, que era quem portava a arma, os homens  foram conduzidos à delegacia de Porto Seguro, onde foram apresentados à autoridade policial.
Por Karla Menezes

Homem é preso com revólver no Alto da Conquista em Ilhéus

bde5845b-fc34-4ff3-b493-de0b869db6a2
d5c55047-b468-4c91-b761-489ee39929c6
10b04601-3015-40f1-87fa-346f5ec139f7
Preso por uma guarnição da 68ª CIPM viatura do centro o indivíduo Tiago Lemos vulgo troia morador da rua Pedro Calmon, no Alto da Conquista. O mesmo foi preso com um revólver cal.44 de uso restrito sendo também acusado de ter dado um tiro no pescoço de um rapaz de nome Maurício. De acordo com informações, Tiago atirou em Maurício, que se encontra no hospital Regional, na ultima quinta feira.
Por Karla Menezes

JUSTIÇA ELEITORAL VOLTA A ERA DOS DINOSSAUROS E A IDADE DA PEDRA


Por falta de dinheiro, eleições de 2016 serão na base do envelope, diz portaria da Justiça


download
Por falta de dinheiro, as eleições municipais de 2016, que vão escolher prefeitos e vereadores, serão realizadas manualmente. É a primeira vez que isso acontecerá desde 2000, quando todo o eleitorado brasileiro começou a votar eletronicamente.
A informação de que o contingenciamento impedirá eleições eletrônicas foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (30). Ainda hoje, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará uma nota oficial para detalhar a medida.
“O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”, diz o artigo 2.º da Portaria Conjunta 3, de sexta-feira (27).
O texto é assinado pelos presidentes dos STF (Supremo Tribunal Federal), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), STJ (Superior Tribunal de Justiça), TST (Tribunal Superior do Trabalho), STM (Superior Tribunal Militar), TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) e respectivos conselhos.
A portaria afirma ainda que ficam indisponíveis para empenho e movimentação financeira um total de R$ 1,7 bilhão para STF (R$ 53,2 milhões), STJ (R$ 73,3 milhões), Justiça Federal (R$ 555 milhões), Justiça Militar da União (R$ 14,9 milhões), Justiça Eleitoral (R$ 428,9 milhões), Justiça do Trabalho (R$ 423 milhões), Justiça do Distrito Federal (R$ 63 milhões) e Conselho Nacional de Justiça (R$ 131 milhões).
Em nota, o TSE informou que “o total que não será repassado para a Justiça Eleitoral soma exatos R$ 428.739.416,00 o que prejudicará a aquisição e manutenção de equipamentos necessários para a execução do pleito do próximo ano”.
As urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez em 1996. Mas somente nas eleições de 2000 todo o eleitorado votou eletronicamente.
Voto impresso
Neste mês, a Câmara dos Deputados derrubou o veto ao voto impresso para conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto. A matéria será votada ainda pelo Senado e precisará do voto contrário de 41 senadores.
O texto determina o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.
O veto ao voto impresso foi recomendado pelo TSE devido aos custos de sua implementação, calculados em R$ 1,8 bilhão para a aquisição de equipamentos e as despesas de custeio das eleições.

SANTA LUZIA: RÁDIO COMUNITÁRIA É FECHADA PELA POLÍCIA FEDERAL A PEDIDO DO PREFEITO



 


cats
                Na manhã de hoje 30.11.2015, a rádio comunitária de Santa Luzia foi fechada pela Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a rádio  estava funcionando de forma irregular.Os agentes lacraram todos os equipamentos e levaram o transmissor. O diretor da emissora, Sr. Badu  não foi encontrado na cidade.

AUTOESCOLA PÚBLICA CONVOCA CANDIDATOS DA SEGUNDA TURMA

Autoescola oferece aulas gratuitas em Itabuna.
Autoescola oferece aulas gratuitas em Itabuna.
Edlane Brandão, diretora da Escola de Municipal de Trânsito de Itabuna.
Edlane Brandão, diretora da Escola de Trânsito de Itabuna.
A Autoescola Pública de Trânsito de Itabuna (Emtran) convocou os candidatos à segunda turma de 2015. O prazo para apresentação é dia 3, às 9 horas, na sede da escola, na Rua Jorge Amado, no bairro Lomanto (Aeroporto de Itabuna).
A escola dará orientações quanto à compra de laudo e realização dos exames, além de informações sobre o início das aulas do curso teórico. O não comparecimento, sem justificativa, implica no cancelamento da inscrição automaticamente.
Serão duas as turmas que terá aulas para a habilitação nos períodos matutino e noturno. A Emtran oferece aulas gratuitas para habilitação para motos (Categoria A) e carros (Categoria B).
A autoescola é mantida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran). Veja a lista de convocados no “leia mais”, abaixo.

CONCURSO DA CODEBA OFERECE 18 VAGAS E ATÉ R$ 4,8 MIL DE SALÁRIOCodeba administra portos públicos da Bahia, a exemplo do terminal ilheense (Divulgação).

Codeba administra portos públicos da Bahia, a exemplo do terminal ilheense (Divulgação).
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) abre no dia 7 de dezembro inscrições para concurso público com 18 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 2.494,51 a R$ 4.845,94.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/codeba até 7 de janeiro. A taxa varia de R$ 50,00 (nível médio) a R$ 70,00 (nível superior). Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que se declararem de baixa renda.
As vagas são para cargos de técnico portuário, analista portuário e engenheiro de segurança do Trabalho. Do total de vagas disponíveis, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências e 20% para candidatos negros.
PROVAS
A seleção dos candidatos ocorre por meio de prova escrita objetiva e prova escrita discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. As provas para todos os cargos serão realizadas em Salvador.
Para a carreira de analista portuário e o emprego específico engenheiro de segurança do trabalho, as provas escritas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2016, das 8h às 12h30min, segundo o horário oficial do estado da Bahia.
Para a carreira de técnico portuário, a prova escrita objetiva será realizada também no dia 28 de fevereiro de 2016, das 15h às 19h, segundo o horário oficial do estado da Bahia.
Conforme o edital, a contratação será realizada no primeiro nível salarial da carreira para a qual o candidato foi aprovado mediante concurso público, podendo a lotação ser para qualquer uma da unidades da Codeba. Informações do G1.

SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO É TERCEIRIZADO

Serviço de manutenção em rede pública será feito por empresa (Foto Gabriel Oliveira).
Serviço de manutenção em rede pública será feito por empresa (Foto Gabriel Oliveira).
A Prefeitura de Itabuna terceirizou o serviço de iluminação pública. A Ghia Engenharia Ltda abocanhará quase R$ 2 milhões para executar serviços de manutenção e correção na rede pública, de acordo com contrato publicado no Diário Oficial do município.
O contrato terá duração de 12 meses e custará exatos R$ 1.988.581,92 aos cofres municipais, média de R$ 165.715,16 ao mês. A empresa de Salvador levou o contrato ao vencer um pregão presencial.

PROFESSORES DA UESC PARAM NESTA TERÇA

Uesc tem nova paralisação de docentes (Foto Robson Duarte).
Uesc tem nova paralisação de docentes (Foto Robson Duarte).
Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram paralisar as atividades nesta terça (1º) e realizar ato público contra o que chamam de “duros ataques do governo Rui Costa (PT) às universidades públicas e aos direitos trabalhistas”.
Nesta terça, serão realizados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) audiência pública e um ato unificado das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) contra o decreto nº 16.417/15 e o corte do adicional de insalubridade na folha de novembro.
A diretoria da Associação dos Docentes da Uesc (Adusc) advertiu a categoria quanto à redução sucessiva dos orçamentos referentes à manutenção, custeio e investimento das universidades.
Segundo a diretoria da Adusc, a previsão orçamentária para 2016 na Lei Orçamentária Anual (LOA) também não atende a demanda das instituições, somando com as perdas impostas desde 2013, um déficit de R$ 73 milhões.
Na Uesc, aponta a associação, o problema se expressa na deficiência de laboratórios e equipamentos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, por exemplo.

PRESO HOMEM QUE MATOU EX-ESPOSA EM COARACI

Rafael estava escondido na zona rural de Coaraci (Foto PM-BA).
Rafael estava escondido na zona rural de Coaraci (Foto PM-BA).
A polícia prendeu na madrugada de ontem (29), na zona rural de Coaraci, Rafael Oliveira Sousa, de 38 anos, réu confesso da morte da ex-esposa Tatiane Santana de Jesus, 28. A mulher foi assassinada em 12 de setembro deste ano, no município sul-baiano, na frente do filho de dez anos.
Além da morte de Tatiane, Rafael também responderá por porte ilegal de arma, de acordo com a Polícia Militar, pois foram apreendidos duas espingardas e cartuchos calibre 20 e ponto 40, alem de roupa camuflada, touca ninja. O réu confesso estaria ameaçando familiares de Tatiane e do companheiro dela.
Rafael não aceitava a separação e, quase oito meses após o rompimento, matou Tatiana. Os dois foram casados por quase dez anos. Tatiane deixou dois filhos.

STF CONVERTE EM PREVENTIVAS PRISÕES DE BANQUEIRO E DE ASSESSOR DE DELCÍDIO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki converteu as prisões temporárias do diretor executivo do Banco BTG Pactual, André Esteves, e do chefe de Gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Diogo Ferreira, em preventivas. Divulgada no início da noite de hoje (29), a decisão atende a pedido encaminhado ontem (28) pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
À 0h deste domingo, terminaria o prazo das prisões temporárias. Com a decisão do ministro, ambos permanecerão presos por tempo indeterminado. Segundo a assessoria de aomunicação de Zavascki, a decisão foi baseada na análise do material levantado e dos depoimentos prestados ao longo dos cinco dias de prisão de Esteves e de Ferreira.
Para o ministro, o material coletado preenche os requisitos para a conversão das prisões e mostra que a medida é necessária para garantir a efetivação da justiça. Responsável pela defesa de André Esteves, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, chegou a entrar com pedido no STF para que a prisão não fosse prorrogada.
André Esteves e Diogo Ferreira foram presos na última quarta-feira (25) durante a Operação Lava Jato. Esteves está no presídio de Bangu 1, no Rio de Janeiro. Ferreira está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Além deles, foram presos o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o advogado Edson Ribeiro, ex-advogado do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) usou depoimentos da delação premiada de Cerveró e do filho dele Bernardo Cerveró para pedir as prisões. As prisões foram autorizadas no último dia 24 por Zavascki e executadas no dia seguinte pela Polícia Federal.