segunda-feira, 6 de julho de 2015

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

O REI ESTÁ TE CHAMANDO – SAIA DE LO-DEBAR


TEXTO: 2 Samuel 9:1-13
INTRODUÇÃO: A Bíblia fala que o Rei Davi fez um pacto com Jônatas, filho de Saul, comprometendo-se a demonstrar BONDADE À FAMÍLIA DELE – “Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do Senhor; mas se eu morrer, JAMAIS DEIXE DE SER LEAL COM A MINHA FAMÍLIA, mesmo quando o Senhor eliminar da face da terra todos os inimigos de Davi.” I Sm 20.11-23.

Anos mais tarde, Jônatas já havia falecido e DAVI LEMBRA DA PROMESSA FEITA Á JÔNATAS: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”
Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul que houve o rei Davi dizer: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Ziba responde: “Ainda há um filho de Jônatas, ALEIJADO DOS PÉS.” 2 Sm 9.3b
A história bíblica então diz que “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era de idade de cinco anos quando de Jezreel (planície onde se travou a batalha entre Israel e os Filisteus) chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando ela a fugir, ele caiu, e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.” 2 Sm 4:4.

1. SEU NOME ERA MEFIBOSETE
1. Naquela época havia pouco conhecimento de ortopedia, os ossos daquela criança cicatrizaram de forma errada, por isso seus pés cresceram deformados.
2. O nome Mefibozete em hebraico é composto por duas palavras; a primeira significa: “despedaçado”, e a segunda: “vergonha”.
3. Creio que o ESPÍRITO SANTO registrou essa história para revelar nosso estado decaído vergonhoso. O nosso coração despedaçado pelo pecado, envergonhado diante de Deus e dos homens.

2. O REI PERGUNTA “ONDE ESTÁ ELE?” “Na casa de Maquir, ...em Lo-debar.” 2 Sm 9.4
1. Mefibozete era filho de Jônatas, neto de Saul e provavelmente, estava na linhagem real. Nasceu para ser príncipe, mas atualmente vivia no deserto.
2. Lo-Debar é um lugar seco e árido, onde nada se planta e nada se colhe. É um lugar de desolação, solidão, depressão, tristeza, e, de fato, um lugar de fuga.
3. Não fomos criados para morar no deserto, mas, quando cedemos espaço em nossas vidas para aquilo que está FORA DA VONTADE DE DEUS, inevitavelmente, passamos a morar em Lo-Debar.

3. MEFIBOSETE PERANTE O REI: SURGE UMA NECESSIDADE: CURAR SUA AUTO-ESTIMA! “quem sou eu para teres olhado para mim, eu que sou apenas um CÃO MORTO.” 2 Sm 9.8
1. Quando o Rei Davi o procurou para fazer-lhe bem ele disse ao rei: “na verdade não passo de um cão morto; não mereço receber nada de Deus.” Um homem com auto-imagem negativa, não percebe que é Co-herdeiro de Deus com Cristo.
2. Mefibozete teve sua auto-imagem destruída pelas circunstâncias em que ele passou a viver. É como se dissesse: - “já tentei mudar o meu andar de todas as formas, já tentei sair desta vida de sequidão, mas não consigo. Eu não tenho nenhum valor. Não passo de um cachorro morto.”
3. O pecado transtorna tanto o ser humano que o torna desprezível aos seus próprios olhos, incapaz de perceber que em Jesus CRISTO ele se torna uma NOVA CRIATURA. Por isso que ele foi morar muito longe das terras reais dos seus pais, foi morar em LO-DEBAR.

NINGUÉM PODE ESTICAR SOZINHO OS PRÓPRIOS PÉS ALEIJADOS.
NÓS PRECISAMOS DO MÉDICO JESUS DE NAZARÉ!

4. QUE LIÇÕES PODEMOS TIRAR HOJE ATRAVÉS DE DAVI E MEFIBOZETE?
1. DAVI – REPRESENTA O SENHOR JESUS CRISTO que, por causa da NOVA ALIANÇA baseada no Seu próprio sangue, decidiu usar de BONDADE, AMOR E GRAÇA para conosco. Davi foi bondoso com Mefibozete, não porque o filho de Jônatas fosse merecedor de honras, deficiente físico, ou privilégio social, mas apenas POR CAUSA DA ALIANÇA firmada com o filho de Saul. “...por causa de minha amizade com Jônatas?”
2. MEFIBOSETE – REPRESENTA O HOMEM PECADOR, O homem fora criado por Deus para ser rei, mas vive na miséria isolado em Lo-debar, com os pés quebrados, mas saiba que...
3. HOJE, O NOSSO REI JESUS, QUER USAR DE BONDADE para conosco, não porque sejamos merecedores, mas POR CAUSA DA NOVA ALIANÇA FIRMADA C/ O SANGUE VERTIDO NO CALVÁRIO!

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE MEFIBOZETE ERAM OS SEUS PÉS ALEIJADOS.
PÉS NA BÍBLIA APONTAM PARA O NOSSO CAMINHAR!

5. SE ABRIGARMOS O PECADO EM NÓS TEREMOS O MESMO CAMINHAR DE MEFIBOZETE:
1. Em 1º LUGAR, alguém com o caminhar defeituoso NÃO ANDA NORMALMENTE. Quando há pecado em nossas vidas, andamos cabisbaixos, incapazes de olhar para o céu, por causa da vergonha.
2. Em 2º LUGAR, alguém com o andar defeituoso NÃO CONSEGUE ANDAR TANTO QUANTO OS OUTROS; É perceptível como o pecado na nossa vida drena nossas forças e nos faz incapazes de avançar normalmente como os demais.
3. Em 3º LUGAR, ALÉM DE ATRASAR OS OUTROS, NÃO CONSEGUE CHEGAR ATÉ ONDE OS OUTROS NORMALMENTE VÃO. E atentem bem, estou falando de deficiências espirituais. Ex: Miriã, a irmã de Moisés, que foi colocada fora do arraial.

6. OS QUATRO SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DE SE ASSENTAR À MESA DO REI:
Mefibozete comeu pão assentado na mesa do rei, “COMO SE FOSSE um dos filhos de Davi” (v.11). Nós, porém, nos assentamos à mesa do Senhor, porque FOMOS FEITOS DE FATO FILHOS DO REI!

1. RECEBER HONRA REAL – Rostos tristes, deprimidos, deficientes físicos, não eram permitidos entrar na presença do Rei. Ester 4:2 diz ”...e chegou ate a porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.” Você pode fazer idéia do que isso representava para alguém que se via como um cão morto? Não somos mais cães mortos, somos Co-Herdeiros do Reino, em Cristo!

2. DESFRUTAR DA COMUNHÃO DO REI – É estar bem próximo do Senhor, é sentir o bater do seu coração, é desfrutar da abundância da sua provisão. É comer e beber do melhor. A Palavra de Deus diz em Isaias 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Mas, muitos recusam o maravilhoso convite da Graça. Querem continuar vivendo em Lo-Debar.

3. OS PÉS ALEIJADOS SÃO ENCOBERTOS – A mesa simboliza A AÇÃO DO SANGUE DE JESUS NA NOVA ALIANÇA. Pois quando estamos assentados à mesa, ninguém vê os pés uns dos outros! Assentados à mesa todos somos iguais, até mesmo o mais terrível pecador, com os pés mais deformados, passa a ser sadio. Deus não quer olhar para os nossos pés tortos, pois Ele já fez a provisão completa pelo SANGUE DE JESUS.

4. DIETA APROPRIADA FAZ MUDAR A IMAGEM DE SI MESMO – A Bíblia nos mostra que nós somos mudados pela nossa dieta. Aquilo que comemos, passa a fazer parte do nosso organismo, daí a dieta apropriada nos faz mudar a auto-imagem negativa que temos de nós mesmos. E na mesa do Rei que os alimentos mais saudáveis, mais apropriados, os mais excelentes são servidos. Aqui está a maravilhosa obra do Senhor Jesus Cristo na cruz.
COMER DIARIAMENTE À MESA DO REI É A MANEIRA DE DEUS NOS TRANSFORMAR E CURAR OS NOSSOS PÉS.
“Em breve o Deus de paz, esmagará a satanás debaixo dos vossos PÉS.”

7. DE CÃO MORTO EM LO-DEBAR A FILHO DO REI EM JERUSALÉM: “Então Mefibozete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre á mesa do rei.” 2 Sm 9.13
1. Por amor a Jesus, que morreu por nossos pecados, Deus nos chama de Lo-Debar para o Seu palácio onde, por amor de seu filho, ele nos oferece SUA MESA.
2. Na mesa do rei está todo O SUPRIMENTO QUE NECESSITAMOS. Somos tratados como filhos e a única coisa que temos que fazer é comer da mesa do rei. Nos alimentarmos da Sua Palavra, em sua presença, todos os dias de nossas vidas!

CONCLUSÃO: O Rei dos Reis, Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro em Lo-Debar, para nos levar para Jerusalém, a cidade do Grande do Rei, e também veio nos restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos tenha roubado. Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para Jerusalém, onde está O MELHOR DE DEUS. A mesa já está posta, venha assentar-se à mesa do Rei!

Marcha para Jesus acontece na próxima semana

Exibindo Será realizada, no dia 11 de julho, a Marcha para Jesus de Itacaré 2015 com o tema ‘Todos contra drogas e pedofilia e em favor da família’. O evento será gratuito com início marcado às 15h, na Rua Joaquim Vieira (entrada da cidade), onde um trio elétrico seguirá rumo a Orla de Itacaré com paradas em vários pontos estratégicos. Este ano a Marcha se prepara para receber milhares de pessoas e promete ser na cidade A MAIOR MARCHA DE TODOS OS TEMPOS.

TRAFICANTES DE DROGAS DA ZONA SUL PRESOS PELO PETO 69, EM ILHÉUS









PERIGOSO ASSALTANTE E TRAFICANTE DE DROGAS DO COMANDO VERMELHO PRESO PELA CIPE CACAUEIRA EM ITACARÉ E AUTUADO EM FLAGRANTE PELO DELEGADO PEDRO AMORIM, NA 7ª COORPIN, EM ILHÉUS


Por: Ednei Bomfim.
 O referido bandido foi preso acusado de assalto em São Paulo e por tráfico de drogas no rio de Janeiro. Em Itacaré, a CIPE Cacaueira encontrou três armas em poder do mesmo que está no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus a disposição da justiça.



VAGABUNDOS PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR TRAFICANDO DROGAS EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.


Marinho Santos e Robertinho Scarpita, 10 Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.



Por: Ednei Bomfim.


Os trabalhos já começaram  em São Paulo e Marinho Santos e Robertinho Scarpita, ambos de Ilhéus, foram recebidos com carinho pelo répórter Vladimir Neto  da Rede Globo.



ASSALTANTES APONTARAM REVÓLVER NO NARIZ DE JOVEM NA AVENIDA SOARES LOPES, TOMARAM BICICLETA, CELULAR, CARTEIRA COM DINHEIRO E CORDÃO DE PRATA, FORAM PERSEGUIDOS PELO PETO 68, UM CAIU DA BICICLETA, SE ARREBENTOU TODO, FOI AUTUADO EM FLAGRANTE PELA DELEGADA MARILIA PEREIRA ROCHA,E FOI ENTREVISTADO PELO JORNALISTA EDNEI BOMFIM. O OUTRO BANDIDO CONSEGUIU FUGIR LEVANDO OS PERTENCES DA VITIMA , PORÉM JÁ FOI IDENTIFICADO PELA EQUIPE DA FURTOS E ROUBOS DE ILHÉUS.

Por: Ednei Bomfim.

CLICK NO NOME DO JORNA
LISTA E ASSISTA AO VÍDEO
Ednei Bomfim Jornalista Ednei 

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE AUTORIZA INÍCIO DE OBRAS DO PORTO SUL


Porto Sul será construído na zona norte de Ilhéus.
Porto Sul será construído na zona norte de Ilhéus.
Rosemberg: Porto Sul está mais que vivo.
Rosemberg: Porto Sul vivo.
Exclusivo
As obras do Complexo Porto Sul, na zona norte de Ilhéus, devem começar ainda neste semestre. No próximo dia 24, a ministra do Meio Ambiente, Elizabella Teixeira, em Salvador, a autorização para suprimir vegetação na área da poligonal do empreendimento. A cerimônia de assinatura ocorrerá na Governadoria, às 16 horas.
De acordo com a agenda, a ministra terá uma reunião com a Frente Parlamentar Ambientalista, contando com as presenças do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e do deputado estadual Rosemberg Pinto, ambos do PT.
Para o deputado estadual Rosemberg Pinto, a autorização ambiental, no próximo dia 24, reforça a importância do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste para o governo. “Com esta autorização da ministra Izabella Teixeira, começam, de fato, as obras”, assinala o parlamentar. “Superamos as questões ambientais. Agora é iniciar a obra”, diz, enfatizando a importância das obras para a infraestrutura logística baiana.
O PORTO SUL
O Porto Sul deverá ser construído em uma área de cerca de 1,8 mil hectares, em Aritaguá, zona norte ilheense. O investimento conta com parceria da União, Estado e empresas. A maior interessada no projeto é a Bahia Mineração (Bamin), mas a sua acionista enfrenta dificuldades financeiras e o mercado de minério de ferro está em baixa.
O projeto original constava de construção de dois terminais, sendo um deles de uso privativo da Bamin. As dificuldades da empresa cazaque podem levar a uma redução do projeto, com investimento do governo baiano e de consórcio que envolve empresas brasileiras e chinesas.
As obras, se iniciadas de fato neste ano, estariam concluídas em um prazo de até quatro anos. O prazo não leva em consideração variantes de mercado, a exemplo da crise das grandes e médias construtoras do país e as oscilações do mercado de minério de ferro.

JORNALISTA É AGREDIDO POR PMs EM SALVADOR; RUI COBRA APURAÇÃO RIGOROSA

Após ser agredido por PMs, Marivaldo levou sete pontos na cabeça.
Após ser agredido por PMs, Marivaldo levou sete pontos na cabeça.
Policiais militares são acusados de espancar o jornalista Marivaldo Filho, da editoria de política do site Bocão News. A agressão ocorreu no sábado à noite, no Bonfim, em Salvador. O profissional estava em uma confraternização e duas pessoas da festa se desentenderam, segundo conta.
– Tinha uma viatura perto na hora. Durante a abordagem, os policiais tiveram uma postura a favor de um dos envolvidos na briga, que era policial, e deram início a uma sessão de espancamento contra o outro. Os policiais chegaram até a ralar o rosto do rapaz no chão. Por conta da atitude, decidi registrar a ação – relata.
O jornalista diz que um dos policiais que estavam trabalhando o abordou de forma violenta, obrigando-o a apagar a foto. “Eu disse que não iria apagar. Tentei argumentar que não tinha porque apagar. Isso gerou uma fúria maior no policial, que me deu voz de prisão”.
Após a ordem de prisão, Marivaldo foi algemado e agredido por várias vezes. Palavras da vítima de espancamento:
– Ele começou a dar vários socos em minha cabeça. Depois pediu meu celular e pediu para destravar para que ele pudesse apagar as fotos. Eu tinha recebido tanto soco que não tinha mais condições nem de digitar a senha do meu celular. Quanto mais errava a senha, mais socos recebia. Ele pegou alguma coisa no chão, que eu acredito que tenha sido uma pedra, e me agrediu. Sangrou muito. Acho que o PM só parou de me bater quando viu que eu estava sangrando muito.

O jornalista foi levado para uma unidade de saúde e levou sete pontos na cabeça. Os policiais o levaram para a Central de Flagrantes. Marivaldo diz ter sido humilhado. A ação provocou revolta na imprensa e fez com que vários políticos se pronunciassem, pedindo apuração rigorosa da truculência dos policiais militares.

rui costa 2
GOVERNADOR COBRA APURAÇÃO RIGOROSA DE CRIME
O governador Rui Costa, por meio de seu perfil no Facebook, se posicionou sobre a denúncia feita pelo jornalista Marivaldo Filho. Costa disse ter determinado ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ao comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, “apuração rigorosa dos acontecimentos” contra o editor de política do Bocão News.
Segundo Rui, o governo “atuará sempre para assegurar que a democracia seja vivida de forma plena, garantindo a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, o direito de o jornalista exercer sua profissão mediante qualquer situação. Não permitiremos em nosso estado intimidações, constrangimento e nenhum tipo de violência contra o profissional ou contra o cidadão que denuncie ato ilícito”.

LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO ASSUME SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO NO GOVERNO VANE EM ITABUNA

LELÉU RODRIGUES TEM UM PASSADO SUJO E CHEIO DE SUSPEITAS DE ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO.

unnamed (4)

O ex-vereador Wellington Rodrigues, “Leléu”, assumiu hoje a Secretaria Municipal de Administração em substituição à psicóloga Maria Alcântara que se licenciou do cargo.

A solenidade simples, acompanhada pelos vereadores Nadson Monteiro e César Brandão e pelo secretário-geral do PPS Gilmar França, aconteceu no Gabinete do Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que destacou o trabalho realizado pela ex-secretária desde o início da atual administração e o apoio do partido às demandas e projetos em favor da população apresentados pelo governo à Câmara Municipal.

Vane declarou a importância do trabalho desenvolvido por Mariana Alcântara para a administração municipal, principalmente quanto à organização da Secretaria da Administração. Além disso, agradeceu a participação do PPS, que integra a coalização partidária que dá sustentação ao governo. “Somos gratos ao trabalho dos dois vereadores. Na Câmara, Nadson e César Brandão têm sido essenciais no encaminhamento e votação de nossos projetos no Legislativo”, afirmou o prefeito.

Porém, o prefeito Claudevane Leite não comentou sobre Leléu rodrigues, pois sabe do seu passado sujo na política e o chefe do executivo de Itabuna, está sendo obrigado a nomear o referido elemento para a secretária de admi]nistração.

EM ENTREVISTA À TV CÂMARA, BEBETO CRITICA DESCASO DO GOVERNO NO SUL DA BAHIA


A situação difícil da região Sul da Bahia foi denunciada durante entrevista do deputado federal Bebeto Galvão (PSB) ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara. Na entrevista, o parlamentar enfatizou sobre a importância econômica e social da região cacaueira baiana, que nos tempos áureos chegou a gerar U$ 1 bilhão de receita para o estado, um valor que representou mais de 70% de toda exportação da Bahia.

O deputado falou sobre a paralisação das obras da tão sonhada Ferrovia Oeste Leste, que está com os sete lotes praticante paralisados, além da falta de definição sobre o Porto Sul e a necessidade de fortalecimento da CEPLAC, considerado um órgão estratégico, mas que passou a ser abandonado pelo governo federal. Bebeto aproveitou a entrevista para fazer duras críticas ao descaso do poder público com a região, que amarga um duro período de crise.

“Eu costumo dizer que o descaso do poder público consegue ser pior do que a própria vassoura de bruxa, porque o Estado brasileiro é um ente abstrato na vida da nossa região. Ele não se faz presente na nossa região, que é importante para o estado e para o Brasil”, criticou. Confiram o vídeo da entrevista, que será reprisado pela TV Câmara na segunda-feira (6) em três horários: 8h, 21h e 23h45.

BAHIA: RUI DETERMINA APURAÇÃO RIGOROSA DE DENÚNCIA DE AGRESSÃO FEITA POR JORNALISTA


O governador Rui Costa, por meio de seu perfil no Facebook, se posicionou sobre a denúncia feita pelo jornalista Marivaldo Filho neste domingo (5). “Determinei ao secretário de Segurança, Maurício Barbosa, e ao comandante da PM, coronel Anselmo Brandão, a apuração rigorosa dos acontecimentos noticiados pelo Bocão News, em que o editor de política do referido site, Marivaldo Filho, afirma ter sofrido violência por policiais militares no exercício de seu trabalho”, disse Rui.

Na publicação, Rui também destacou que o governo “atuará sempre para assegurar que a democracia seja vivida de forma plena, garantindo a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, o direito de o jornalista exercer sua profissão mediante qualquer situação. Não permitiremos em nosso estado intimidações, constrangimento e nenhum tipo de violência contra o profissional ou contra o cidadão que denuncie ato ilícito”.

BAHIA: MP ELEITORAL AJUIZOU 981 REPRESENTAÇÕES POR DOAÇÕES ACIMA DO LIMITE NA BAHIA


Um total de 981 pessoas físicas e jurídicas situadas na Bahia devem responder à Justiça Eleitoral por terem realizado doações acima do limite permitido em lei para apoiar campanhas das eleições 2014. Elas são alvo de representações ajuizadas por membros do Ministério Público Eleitoral que atuam frente às zonas baianas, em uma força-tarefa coordenada pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA).

As representações foram ajuizadas até o dia 13 de junho, prazo definido em súmula do Tribunal Superior Eleitoral. Para realizar o trabalho, os promotores eleitorais contaram com o apoio da PRE, que realizou reunião em abril último contemplando estratégias de atuação frente ao tema e emitiu nota técnica específica sobre as doações eleitorais. Os membros do MP Eleitoral obtiveram os dados sobre doadores em excesso por meio da Receita Federal, a partir dos quais solicitaram a quebra de sigilo fiscal para embasar as representações.

Conforme a Lei 9.504/97, que estabelece as normas para as eleições, o limite de doações para candidatos ou partidos políticos corresponde a 10% dos rendimentos brutos auferidos por pessoas físicas no ano anterior à eleição e 2% do faturamento bruto, no caso de pessoas jurídicas.

Pais esquecem bebê em boia e ela acaba resgatada à deriva no mar

Um bebê de dez meses foi resgatada a quase um quilômetro da praia, na Turquia. A criança foi encontrada pela Guarda Costeira da Turquia flutuando em um brinquedo inflável indo em direção à ilha grega de Lesbos.

Ainda de acordo com a imprensa local, os pais tinham esquecido que deixaram a filha na boia e só perceberam o que aconteceu quando outros banhistas viram a menina à deriva no mar. Na ocasião, fortes ventos atingiram a praia Melda Ilgin Canakkale, na Turquia, onde os pais estavam.

Algumas pessoas tentaram chegar à criança nadando, mas a corrente era muito forte. Por conta disso, foi preciso chamar a Guarda Costeira.

Embora já tenha arcado com aumento extra na conta de luz de R$ 3,9 bilhões só de janeiro a abril com as bandeiras tarifárias, o consumidor deve acabar pagando por mais um rombo neste ano. 

Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o sistema de bandeiras tarifárias, que eleva mensalmente as contas (veja quadro nesta página), não foi suficiente para cobrir os gastos extras das distribuidoras com o uso das térmicas e com a compra extra de energia. De janeiro a abril, as despesas somaram R$ 5,5 bilhões. A diferença, de R$ 1,6 bilhão, vem sendo absorvida pelo caixa das distribuidoras. Segundo a Folha apurou, as elétricas foram à Aneel demonstrar preocupação com o cenário, uma vez que elas estimam só poder suportar descasamentos de até R$ 1 bilhão sem comprometer as atividades ou os investimentos. 

Projeções feitas pelo setor, porém, apontam que a conta pendente é ainda maior: um deficit superior a R$ 4 bilhões. Nesse cálculo, além do descasamento das bandeiras, as distribuidoras consideram quase R$ 2,5 bilhões em aberto com despesas em 2014. O valor foi gasto com a compra adicional de energia contratada em leilão e com o pagamento das tarifas de transmissão que sofreram ajuste, ambos ainda não restituídos ao caixa das empresas. *Conteúdo Folha de São Paulo.

Polícia Militar faz doação à vendedora ambulante da Praça Rui Barbosa

A Polícia Militar fez uma doação no início da noite deste domingo (05) a uma vendedora ambulante da Praça Rui Barbosa.  Dona Maria Senhora dos Santos, 54, foi presenteada com uma caixa térmica nova e algumas bebidas. 
Ela vende refrigerante e água mineral na localidade há 11 anos, segundo informou à reportagem do Giro. A iniciativa da doação partiu do soldado Juliano que realizou uma ‘vaquinha’ com os colegas da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ipiaú. “A gente sempre passa por ali e vê a luta dessa senhora. Como agora a praça está com um aspecto novo, pensamos em presenteá-la com uma caixa nova. Conversei com meus colegas e cada um deu uma contribuição. Compramos a caixa, e o dinheiro que sobrou investimos na compra de refrigerantes”, contou o militar. 

O ato da PM chamou a atenção das centenas de pessoas que estavam na Praça que se aproximaram e aplaudiram com entusiasmo a ação. “Fiquei muito feliz. Peço que Deus os abençoe e livre eles todos de tudo o que é mal”, agradeceu dona Maria. 
Moradora do Alto da Bela Vista, a vendedora informou que não é aposentada e que vive com o lucro das vendas e da ajuda de um filho. Atualmente na Praça Rui Barbosa, Maria Senhora atuou antes da Praça do Cinquentenário por 18 anos. (Giro em Ipiaú)

Homem é morto a tiros dentro de táxi no bairro de Tancredo Neves

Um taxista foi morto a tiros dentro de um táxi na tarde deste domingo (5) no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu na rua Apolinária Maria José Silva, próximo ao Conjunto Arvoredo, por volta das 15h40.

A vítima, identificada como Carlos André Castilho dos Santos, 36 anos, foi abordada por um grupo e atingida por diversos disparos de arma de fogo dentro do carro, modelo Voyage, placa PJB-9285. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, nem se algum objeto foi levado pelos suspeitos. 

Segundo a Central de Polícia, logo após o crime, os suspeitos fugiram para uma invasão próxima. Equipes da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) e do Departamento de Homicídios e Protção à Pessoa (DHPP) foram enviadas ao local. O corpo foi removido por volta das 18h e encaminhado ao Instituto Médio Legal (IML). 

Morte de taxistas
Este é o terceiro caso de assassinato de taxista em Salvador e Região Metropolitana, em 2015. No último dia 25, o taxista Antônio Carlos Silva Santos foi morto durante um assalto, enquanto trabalhava no bairro do Stiep. Ele foi o segundo taxista morto no mês de junho. No último dia 9, o taxista Rodrigo Gonçalves Lopes Dantas, 36, foi encontrado morto, em Camaçari. O corpo estava atrás do táxi Meriva, placa NZI-4445, de Salvador. 

Rodrigo Gonçalves foi localizado com marcas de tiro na cabeça e no tórax. Três dias depois, em reunião com o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), taxistas solicitaram que os táxis comecem a ser abordados em blitze, prática que não era comum, por conta do constrangimento que poderia causar ao passageiro. O comandante da COPPM, coronel Paulo Uzêda, não soube informar quantos taxistas já foram abordados, nem se em alguma das blitze alguma ocorrência foi registrada.  

Jovem de 19 anos morre e dois ficam feridos em colisão entre moto e carro na BR-116

Uma jovem de 19 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas durante uma colisão envolvendo um carro e uma motocicleta na BR-116, no município de Planalto, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as três vítimas seguiam na motocicleta, no km 778, sentido Salvador, quando houve a colisão traseira com um veículo, que seguia na mesma via. 
Jovem morre em colisão entre moto e caminhonete (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)
O condutor da motocicleta foi levado em estado grave para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, que fica a cerca de 46 quilômetros de Planalto. A terceira vítima, também mulher, sofreu ferimentos leves e não precisou ser internada. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do motociclista.

Ainda de acordo com a PRF, nenhum ocupante do veículo ficou ferido. Em depoimento, o motorista disse que no momento do acidente havia muita neblina na estrada, o que dificultou a visão. 

O corpo da jovem, que não teve a identidade revelada pela polícia, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

Moto foi tomada de assalto neste domingo

Foto ilustrativa
Moto tomada em assalto por vota das 12:00, na estrada que liga o município de São José da Vitoria ao município de Una.

Características gerais da moto, marca Honda, modelo POP 100,cor vermelha, placa NZZ8566, acento da moto vermelho, rodas de liga leve pretas, ano de fabricação 2013.

Alguma noticia enformar ao 190.

Davidson Magalhães perde o cargo de Deputado Federal

O ato de exoneração assinado pelo Governador Rui Costa de exonerar os secretários Josias Gomes da Silva, da Relação Institucional e Nelson Vicente Portela Pellegrino, do Turismo, está publicado no Diário Oficial deste sábado (04). Não houve nomeação de substituto dos exonerados.

Eles devem assumir o cargo de deputado federal, em Brasilia. Os dois parlamentares foram eleitos com uma boa margem de votos nas eleições de 2014. Com a decisão do Governador devem perder o cargo de deputado federal os suplentes Davidson Magalhães (PCdoB) e Fernando Torres (PSD).

NOVAS REGRAS PARA REDUZIR CESÁREAS NOS PLANOS DE SAÚDE ENTRAM EM VIGOR


parto-normal
Começam a valer a partir desta segunda-feira (6) as novas regras para a realização de partos na rede particular de saúde, fruto de uma resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil.
O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%.
Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.
Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.
Partogramas
Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Em janeiro, quando a resolução foi anunciada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou procedimentos médicos desnecessários que venham a ser detectados em auditorias feitas pelas operadoras, como os próprios partos cesáreos, correm o risco de não precisarem ter o pagamento coberto. No caso, o médico e a equipe ficariam sem receber da operadora pelo procedimento realizado.
Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.

MADRASTA É PRESA POR SER SUSPEITA DE MATAR CRIANÇA ASFIXIADA NO ES

criancaafogada_1
A madrasta de Samuel Macedo Neves, de três anos, que morreu na casa do pai, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi presa na madrugada desta segunda-feira (6) suspeita de matar a criança.
O laudo do Departamento Médico Legal (DML) apontou que a criança morreu por asfixia e não por afogamento como havia relatado a madrasta.
O pai do menino, Eliú Rosa Neves, havia informado à polícia que Samuel foi encontrado no sábado (4), pela madrasta, com a cabeça dentro de um balde com água.
Ele foi levado às pressas para o Hospital Infantil da cidade, mas faleceu antes de ser atendido pelos médicos.

MEC DIVULGA RESULTADO DA SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI

prouni21
O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (6), a segunda chamada de aprovados da edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado com a lista dos selecionados está disponível no site do Prouni.
Os estudantes terão até sexta-feira (10) para comprovar as informações junto à universidade para a qual foram indicados, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Nesta edição, foram ofertadas 16.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.

ESPOSA MATA MARIDO COM TIJOLADA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

itambeagora
Ramon Silva Cruz, 29 anos, morreu na tarde de ontem no Hospital de Base de Vitória da Conquista por morte cerebral. Ramon foi atingido na cabeça por Cláudia Gomes da Silva, 31 anos, após uma briga na noite do ultimo sábado (04). Segundo informações, Cláudia não gostou de ver Ramon em um bar e bateu com um tijolo em sua cabeça. Ramon só deu entrada no Hospital na manhã deste domingo, após passar mal. Claudia levou o marido até o hospital, mas fugiu após ser informada do estado de saúde dele que era gravíssimo. Policiais do 4º Pelotão da 77ª CIPM foram informados e localizaram a agressora por volta de 15 horas, na Rua José Gonçalves, bairro Guarani. Claudia foi presa e conduzida pelos militares para o DISEP. Cerca de uma hora depois Ramon teve a morte cerebral constatada no Hospital de Base. 77ª CIPM Comunicação. (Itambé Agora)

FORAGIDO DE SÃO PAULO É PRESO ARMADO EM ARRAIAL D’ AJUDA

Ak5PyEPFD2YZl6fe3LRfA2xy549U90WRvhSdpHYREJm-
AsN_ffYEaWLpD55klJ2t55K3uS7lKcX9tQx5qlAsqRCY
Ashj0_-ZQmYBLCRGM6s3cF4xaZk7OVQqMmDCLV6CUJNj
Na tarde do ultimo domingo(05), policiais militares da 3a Cia do 8° BPM realizavam rondas de rotina no bairro São Francisco, Arraial d’ Ajuda, Porto Seguro. Quando, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita. Eles o abordaram, realizaram a busca pessoal e encontraram no celular diversas fotos dele empunhando armas de fogo, além de alguns áudios nos quais eram acertadas práticas de delitos. Maurício César Pereira Ribeiro confessou que era foragido do estado de São Paulo e que já cumpriu pena em outros estados brasileiros. Ele também confessou aos policiais que uma das armas vistas nas imagens estava em sua residência. Os policiais deslocaram até o local e encontraram uma espingarda artesanal calibre .32, duas munições intactas calibre .32 e uma faca inox. Maurício foi conduzido à delegacia de Porto Seguro, onde permanece à disposição das autoridades.
Por Karla Menezes

11700929_869505036449630_6924121145867490451_n (1)Um homem foi assassinado agora, no bairro Fazenda Grande III em Cajazeiras, Salvador. Os atiradores desapareceram e o corpo está estendido, a espera do pessoal do DPT. Até o momento, nenhum parente apareceu no local.

BALEARAM NEGUINHO NO BAIRRO SANTA INÊS EM ITABUNA

AmWqyf0ZX4jSKgr5VnJZCASGG5xsVKgmo7IIUEasKVbT
AnhoGhRVDDVnAokZ7g6Tv4c520hREFMDkSWtcx3WjP3M
Baleado no bairro Santa Inês em Itabuna, na noite deste domingo(05) Luiz Henrique dos Santos (vulgo Neguinho) de 20 anos. Ele é morador do bairro Antique e foi baleado no pescoço e braço direito. Neguinho estava na rua da ponte do bairro Santa Inês, quando sofreu a tentativa de homicídio. Ele foi  encaminhado para  o Hospital de Base pelo SAMU. Luis é acusado e investigado por envolvimento em crimes, já tendo sido preso por assalto.

MULHER É ASSASSINADA COM 15 TIROS PRÓXIMO A PENITENCIÁRIA LEMOS BRITO

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.2JV-cmAM5JUma mulher foi morta, neste domingo (5), com cerca de 15 disparos no bairro de Mata Escura, próximo à Penitenciária Lemos Brito. Testemunhas informaram ao jornal Correio que a vítima estava dentro de um veículo quando dois motociclistas se aproximaram e efetuaram os disparos. De acordo com a polícia, Vanda Vasconcelos, que era mãe de um interno da unidade prisional, foi atingida por uma pistola 9 mm. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi enviada para perícia do crime que ainda não tem suspeitos.

AÉCIO SINALIZA QUE PSDB VAI TRABALHAR PARA PÔR FIM AO GOVERNO DILMA

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.jnZWH2sHIB
Após ser reconduzido à presidência nacional do PSDB neste domingo (5), o senador Aécio Neves (MG) fez um discurso inflamado sinalizando que o partido vai trabalhar para pôr fim ao governo da presidente Dilma Rousseff. Sem falar a palavra impeachment, Aécio afirmou que a oposição “não esmoreceu” e que o PSDB pretende dar uma resposta “responsável e corajosa” à sociedade. Em sua fala, o tucano acusou o PT de montar um “modos operandi” , no qual “vale tudo” para continuar no poder, e que isso colocava sob suspeita os recursos recebidos pela campanha que elegeu Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, no ano passado. “Os sucessivos escândalos que aí estão consolidam a ideia de que se instalou no Brasil um modos operandi organizado e sistematizado em que vale tudo para se manter no poder, e que agora coloca sob gravíssima suspeição a campanha que elegeu a atual presidente da República e seu vice”, disse. Em diversas oportunidades, Aécio sugeriu que Dilma deixaria o governo antes de 2018, quando estão previstas as novas eleições presidenciais. “Ao final do seu governo, que eu não sei quando ocorrerá, talvez mais breve do que alguns imaginam, os brasileiros terão ficado mais pobres”, afirmou.

GOVERNO DEVE VOLTAR A DISCUTIR PENDÊNCIAS DO FIES

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.geOE17N-RD
Definidas as novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a discussão com o governo, segundo as instituições privadas de ensino superior, deverá voltar aos contratos firmados, que ainda têm questões pendentes. O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que representa mais de 800 mantenedoras e instituições, Sólon Caldas, diz que uma das questões a ser resolvida é o pagamento de parte da mensalidade por estudantes que possuem o benefício. Nesta semana, a Agência Brasil publicou matéria que mostra que o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está cobrando dos estudantes a diferença entre o valor financiado pelo Fies e o reajuste da mensalidade de 2015. Para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC responsável pelo Fies, a cobrança não pode ser feita e os alunos devem procurar o ministério e, se tiverem pago, receber o dinheiro de volta. Caldas explicou que a cobrança não se restringe à UDF. “Todas as instituições estão cobrando. Os alunos vão pagar isso agora e, se a negociação avançar no sentido de o governo arcar com a diferença, ele vai reembolsar às instituições, que repassarão o valor aos alunos”. Neste ano, o MEC restringiu o financiamento a cursos com mensalidades que tiveram um aumento em relação à de 2014 de até 6,41%. A maioria das instituições, no entanto, reajustou o valor em cerca de 9%, e o reajuste foi feito antes de o limite ser divulgado. Isso gerou impasse na renovação dos contratos dos alunos. O ministério passou a aceitar as renovações, mas ainda não há um acordo sobre quem arcará com a diferença.

SETTRAN REALIZA ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO

Agentes+de+Tr%C3%A2nsito+passar%C3%A3o+por+capacita%C3%A7%C3%A3o+Foto+Divulga%C3%A7%C3%A3oA Prefeitura de Itabuna realizará, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), nos dias 6, 7 e 8 de julho, das 18h às 22h, um encontro de capacitação para agentes de trânsito e fiscais de transporte. O evento acontecerá no auditório da SETTRAN no bairro Lomanto. Durante o encontro, os profissionais serão submetidos a um curso que atualizará os profissionais que operacionalizam, organizam e fiscalizam o trânsito, garantindo a segurança dos pedestres e motoristas e melhorando a fluidez. O curso inclui aulas teóricas e expositivas, com atividades operacionais no trânsito.
Nos dias 6 e 7, o curso será ministro pelo coordenador da 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), Gilson Pedro Nascimento, com a temática Legislação de trânsito e Ocorrência de Acidentes de Trânsito. No dia 8, o palestrante da noite será o Coordenador de Processamento de Multa de Itabuna, Flamarion Rodrigues, que abordará o tema Processamento e Recursos de Multas.
De acordo com o diretor de Educação para o Trânsito da SETTRAN Jorge Teles, cerca de 56 profissionais participarão do curso. Ainda de acordo com Teles, a atual gestão municipal não tem medido esforços para qualificar e aprimorar o trabalho dos profissionais. “É muito importante capacitá-los para que tenham um melhor desempenho em suas funções, garantindo-se uma dinâmica de agentes e fiscais informados e atualizados tanto em termos de organização da cidade e do trânsito, como com relação às leis em vigor”, explicou Teles.

OPERAÇÃO APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS EM PORTO SEGURO

Agmb7fpLjfBgjBMC2VM_Q9FRDOBmUBFpj0MnTHGCdBOOPor volta das 20h30 deste sábado (04), policiais militares da CIPPA e da CIPRv, em serviço na Operação Talismã, realizavam blitz conjunta na Praça das Pitangueiras, Centro de Porto Seguro. Durante a blitz, eles abordaram uma moto-táxi que tinha um adolescente como passageiro. Após a busca pessoal, os policiais encontraram na mochila do menor 1.240 gramas de pasta base de cocaína. O adolescente informou que adquirira a droga de um traficante que estava em um ônibus com destino a Eunápolis. Os policiais, juntamente com policiais militares do 8° BPM, interceptaram o veículo próximo ao distrito de Veracruz. Em um dos assentos do ônibus foram encontradas duas mochilas com 3.465 gramas de maconha prensada e R$ 4.510,80 em espécie e abaixo do assento foi encontrado um revólver calibre 38. Os policiais identificaram Francicléia de Campos, 42 anos, como proprietária do material apreendido. Os dois foram conduzidos à delegacia de Porto Seguro, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.AowobsGXPucQVW-fcd_x6wubRejOPchSxpE5GNBqgbjnAvPbkKGG2AEepJzgwqy3NYwez6WruXvkPwXIIvG7Mz1R

MÊS DE JULHO REGISTRA O QUARTO HOMICÍDIO EM ITABUNA

Arfyoy85wghZt7fWTvIcO01Pr2ovYYW80KAZeDbdUMWs
AqlhtFMZQIhQYAV-i0Ud02IsAq9hlHGCVS2Qb5pGW0py
Na madrugada desta domingo(05), Itabuna registra o 4º homicídio do mês de julho. Desta vez, a vítima foi Rone Rocha Santos, que foi assassinado a tiros  no Alto do Cuscuz, bairro Califórnia.
O corpo de Rone Rocha foi encaminhado para o D P T de Itabuna. Em apenas cinco dias, o mês de julho, registra quarto assassinato na cidade.
Por Karla Menezes

CRIANÇA DE SEIS ANOS BALEADA NA BOCA EM, ILHÉUS
reclameboca__crianca-de-6-anos-e-baleada-com-tiro-na-boca-no-teotonio-vilela-em-ilheus_02Pelo  menos três pessoas  foram baleadas   no bairro do Teotônio Vilela, em Ilhéus , ontem a tarde, entre  elas uma criança de seis anos. A criança  foi atingida com tiro na boca,e  todos deram entrada no Hospital Regional Luiz Viana Filho, no Alto da Conquista. A policia investida os crimes, mas acredita que tenha ligação ao tráfico de drogas. Todos os baleados moram no mesmo bairro e não souberam explicar como ocorreu o fato.