DONO DO CHAVEIRO REAL DE ILHÉUS E ITABUNA,ERIVANDRO PEREIRA CARMO, É UM DOS MAIORES INVASORES DE FAZENDAS DO SUL DA BAHIA
Ele tentou invadir a fazenda conhecida pelo nome de Tote Serrote, na região da UNACAU, próximo a Colônia de Una.
O referido meliante, que também é conhecido pelo vulgo de Vando, falsifica documentos e diz ter trocado um caminhão 1113 pela fazenda, depois forma um grupo de trabalhadores rurais e coloca dentro da fazenda. Quando o proprietário aparece para tirar sua quadrilha de dentro da propriedade, Wando do Chaveiro real, vai até a Delegacia de Polícia e regitra uma queixa alega do ser dno da fazenda e que expulsaram seus trabalhadores.
A última queixa registrada por Erivandro Pereira Carmo, foi na Delegacia de Polícia de Una, após tentar invadir a Fazenda Santo Antonio, que está registrada em nome de Raimundo Castro, que mora na cidade de Buerarema e é irmão da prefeita osefina Castro, da cidade d Coaraci, no sul da Bahia.
A quadrilha comandada por Vando do Chaveiro real, está sempre armada e pronta para matar.
Voltaremos ao assunto,
TENTOU MATAR O PAI PORQUE O DENUNCIOU COMO TRAFICANTE A POLÍCIA MAS FOI PRESO PELO POLICIAL FÁBIO METRALHA, EM ILHÉUS
Por: Ednei Bomfim.
Policial Fábio Metralha, salvou a vida do pobre pai de família, no momento em que o mesmo seria baleado pelo próprio filho. Metralha é considerado um dos mais destemidos policiais militares lotados na cidade de Ilhéus e que não mede circuntâncias para proteger a sociedade.
Ele estava armado com um revólver, já pronto para matar o próprio pai, quando foi rendido pelo policial militar Fábio Metralha,lotado na 69 CIPM, que o dominou, tomou sua arma e o conduziu para a Delegacia de Polícia de Ilhéus, onde o mesmo foi autuado em flagrante pelo delegado Luis Adriano Coelho.
Num comentário emocionado, a vitima do próprio filho disse aos investigadores e ao delegado: Eu devo minha vida a este policial, pois não fosse ele eu estaria morto.
Num comentário emocionado, a vitima do próprio filho disse aos investigadores e ao delegado: Eu devo minha vida a este policial, pois não fosse ele eu estaria morto.
Policial Fábio Metralha, salvou a vida do pobre pai de família, no momento em que o mesmo seria baleado pelo próprio filho. Metralha é considerado um dos mais destemidos policiais militares lotados na cidade de Ilhéus e que não mede circuntâncias para proteger a sociedade.
Vitória do McDonald's
116
O desembargador Fermino Magnani Filho, do TJ-SP, deu fim anteontem a uma sucessão de recursos e tentativas do Procon e do Instituto Alana de multar oMcDonald’s em 3,3 milhões de reais por acreditar – veja só – que a rede não deveria fazer propaganda de seus produtos.
A saga judicial, que começou em 2010, por causa de uma das campanhas do McLanche Feliz, foi anulada pelo TJ por três votos a zero.
O molho da decisão veio do texto do relator, que se baseou em quatro premissas: a sociedade brasileira é capitalista; cabe à família dar a boa educação aos filhos; crianças bem educadas saberão, certamente, resistir aos apelos consumistas. E, finalmente, o Estado não pode sobrepor-se às obrigações familiares de forma paternalista.
Segundo ainda o desembargador, “ao defender o fim de toda e qualquer comunicação mercadológica que seja dirigida a crianças”, o próximo passo do Alana será a “reivindicação de censura publicitária a outros grupos tido como vulneráveis como idosos, gestantes, vestibulandos, etc”.
Por Lauro Jardim
Estupro de menino de 12 anos na cadeia levou Brasil e estabelecer maioridade aos 18
Sobre a evolução - ou regressão - das leis no Brasil.
191
Em tempos de discussão sobre maioridade penal, vale bem a pena ver o material que o Senado vem elaborando para resgatar o debate ao longo da história do Brasil. A agência de comunicação do Senado ouviu historiadores e outros especialistas para recontar o processo que levou à definição dos 18 anos como limite da imputabilidade penal.
O caso que levou o país a estabelecer a idade mínima, por exemplo, ocorreu em 1926. É a história de um menino de 12 anos que trabalhava como engraxate. Ao terminar de polir os sapatos de um sujeito, levou o calote. Enquanto o cliente se afastava, ele jogou tinta na roupa do caloteiro.
A polícia foi chamada e levou o menino Bernardino direto para a cadeia. Lá, ele conviveu com aproximadamente 20 presos adultos. Foi violentado, apanhou e, depois de sair da prisão, acabou no hospital. Os médicos que o atenderam, revoltados, contaram tudo ao Jornal do Brasil.
No ano seguinte, em parte por causa do impacto dessa notícia, o então presidente Washington Luiz assinou o Código de Menores, estabelecendo a distinção entre os que podiam ser punidos como adultos – os maiores de 18 anos.
Antes disso, cabia basicamente às autoridades decidir se o infrator tinha condições de ser responsabilizado pelos seus atos, independente de ter menos de 18 anos. Acontecia de meninos de 12 anos serem condenados à cadeia.
Eis um caso de 1915, portanto exatos cem anos atrás: “O juiz da 4ª Vara Criminal condenou a um ano e sete meses de prisão um pivete de 12 anos de idade que penetrou na casa número 103 da Rua Barão de Ubá, às 13h, e da lá furtou dinheiro e objeto no valor de 400$000”.
Grupo de Proteção Animal convida para seu 1º Arraial Solidário em Itacaré
| ||||
O Grupo de Proteção animal de Itacaré, Anjo Azul, promoverá seu 1º Arraial Solidário. O evento acontecerá no próximo dia 25, sábado, e contará com brincadeiras, sorteios, comidas típicas e música ao vivo.Para participar dos sorteios basta levar 1kg de ração para gatos em pacote fechado das marcas Whiskas, Friskies ou Cat Chow.Data: 25 de JulhoHorário: 18h as 23hLocal: Em frente o Albergue O Pharol, Praça dos CachorrosEntrada gratuitaQuem quiser contribuir pode doar brinquedos usados em bom estado para brindes nas brincadeiras, produtos novos para o sorteios como artesanatos e eletroportáteis ou mesmo se disponibilizar como voluntário no evento. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail anjoazulitacare@gmail.com ou deixar suas doações no Albergue O Pharol.Formado por voluntários e protetores da causa animal, o grupo vem fazendo diversas ações com o intuito de arrecadar verba para castrações de animais de rua ou de famílias carentes, além de promover feirinhas de adoção e conscientização da população sobre abandono e maus tratos.
Fobia de avião afeta mais as mulheres do que os homens, diz especialista
Segundo Lúcio Botelho, médico psiquiatra do Espaço Holos, as mulheres estão mais suscetíveis à Aviofobia (medo de voar de avião). O diagnóstico precoce e o tratamento adequado pode proporcionar o desaparecimento completo dos sintomas
Planejar o destino de uma viagem de férias, arrumar as malas e embarcar. O que para muita gente é motivo de alegria e prazer, pode gerar uma preocupação que afeta milhares de pessoas: o medo de avião. Conhecida pelos especialistas como Aviofobia, essa patologia que se manifesta através do “medo intenso, irracional e persistente de voar de avião”, afeta mais as mulheres do que os homens. Quem afirma isso é o médico psiquiatra Lúcio Botelho, do Espaço Holos. “Em geral, as Fobias Específicas, tipo situacional como a de avião, afetam duas mulheres para cada homem, a partir dos 20 anos de idade”, relata.
Crianças e adolescente também podem sofrer com fobias em geral. “Os casos iniciados na adolescência têm maior risco de perdurar até a idade adulta e raramente apresentam melhora espontânea”, acrescenta o psiquiatra. O medo de voar pode comprometer seu bem-estar físico, psíquico e ascensão profissional que pode ser revelado antes ou durante a viagem. “Aqueles que enfrentam o medo de voar experimentam ansiedade elevada e grande sofrimento, podendo assumir a forma de um ataque de pânico. Porém, grande parte, prefere deixar de viajar ou, quando possível, fazem a viagem de carro ou ônibus”, explica Dr. Botelho.
Embora fobias específicas sejam comuns, um grande percentual de pacientes não procura auxílio psiquiátrico para superá-las. O sofrimento das fobias específicas, quando não reconhecidas como transtornos mentais ou não tratadas adequadamente, pode levar a outras complicações psiquiátricas, como transtornos ansiosos, depressão maior, abuso de drogas e álcool. “Especialmente no caso de viagens de avião, é muito comum as pessoas lançarem mão de tranquilizantes nem sempre com prescrição médica ou ingerir grande quantidade de bebida alcoólica antes e durante o voo”, salienta o especialista.
Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado o paciente pode alcançar o desaparecimento completo dos sintomas da fobia. De acordo com o Dr. Lúcio Botelho, nestes casos o tratamento indicado é a psicoterapia, associada com técnicas de dessensibilização e de exposição gradativa às situações e objetos temidos. “A cada exposição necessária e inevitável pelo paciente, ele receberá orientação de técnicas de respiração e de relaxamento, para que possa ir se controlando e superando seus sintomas físicos, sua ansiedade e insegurança. Em algumas situações o uso de medicamentos é indicado também”, conclui.
Juiz usa WhatsApp para intimar réu que vive no exterior
Juiz usa WhatsApp para intimar réu que vive no exterior
77
Sem resposta de um réu que mora no exterior, um juiz de Tucuruí (PA) usou o aplicativo WhatsApp para avisá-lo da sentença pelo celular. E constatou que o homem havia sido notificado, devido às duas linhas azuis que costumam demonstrar que o usuário viu o conteúdo.
O caso em questão envolveu a empresa Brokopondo Watra Wood International N.V. — uma madeireira sediada na República do Suriname —, um funcionário da empresa e um recrutador, que, apesar de ser brasileiro, mora no país vizinho.
Segundo o juiz Ney Maranhão, titular da Vara do Trabalho da cidade paraense, o uso do aplicativo era necessário devido aos fortes indícios de tráfico humano internacional e à saúde do reclamante, que desenvolveu doença ocupacional por conta de suas funções. Ele ressaltou que “o uso dessa ferramenta tecnológica deve ser excepcional, à luz das circunstâncias de cada caso concreto”, tendo usado antes os trâmites usais de intimação.
Como os réus (empresa e recrutador) não têm domicílio no Brasil, eles foram notificados sobre a sessão inaugural por meio de carta rogatória — tipo de carta precatória usada em atos e diligências processuais no exterior —, com auxílio do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com Maranhão, “mesmo diante de diversos contatos por e-mail e telefone, até a data da audiência não foram obtidas informações sobre o cumprimento regular da carta rogatória”.
A alternativa à intimação surgiu durante uma audiência em que foram colhidos diversos depoimentos. Familiares do recrutador e a mulher de outro trabalhador que continua no Suriname repassaram à Justiça o número do celular do responsável pela contratação de brasileiros e disseram que ele usa o WhatsApp. “Os relatos subsidiaram o meu convencimento de que, apesar da ausência de resposta oficial, a carta rogatória expedida tinha cumprido o seu propósito”, disse o juiz.
Baseando-se nas provas orais, o juiz considerou que a intimação foi concluída e reconheceu a ausência injustificada dos réus, aplicando-lhes a pena de confissãoficta. “Na mesma sessão prolatei a sentença de condenação (anotação de CTPS, verbas contratuais e rescisórias, além de indenização por dano moral), de cujo conteúdo os reclamados deveriam ser novamente notificados”.
Como nessa segunda fase processual era necessário expedir nova carta rogatória, o Ministério Público do Trabalho solicitou ao juiz a intimação do recrutador diretamente pelo WhatsApp. “Considerei que as circunstâncias do caso impunham o uso excepcional de tal recurso tecnológico, pelo que, à luz dos artigos 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal, e 765 da CLT, bem como o próprio princípio da instrumentalidade das formas”, disse a procuradora Verena Borges.
Texto e foto
O juiz também ressaltou que a maneira pouco usual de intimar o réu ocorreu apenas depois que ele se certificou, por meio de novos depoimentos, que o número telefônico e a foto do perfil no aplicativo eram mesmo do recrutador. Após a confirmação dos dados, o réu recebeu a íntegra da sentença e o cálculo da indenização por texto e fotografia, que foram enviados pelo celular de um oficial de Justiça.
De acordo com o juiz, nas mensagens constavam o detalhamento do assunto e os contatos da Secretaria e da Vara (números de telefone e e-mails). No mesmo dia, a leitura das mensagens foi constatada pela notificação do aplicativo, que marca os conteúdos lidos com duas linhas azuis. Esse detalhe do sistema foi incluído nos autos.
O julgador citou, ainda, que a certeza de que os réus foram informados da condenação veio alguns dias depois, pois a Brokopondo Watra Wood International N.V. encaminhou expediente para a Secretaria da Vara com sua defesa. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Processo 0002736-51.2013.5.08.0110
ITABUNA: TCM FARÁ AUDITORIA NA PREFEITURA
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco de Souza Andrade Netto, determinou no ATO Nº. 361/15, a realização de uma auditoria na prefeitura do município de Itabuna.
O prefeito Claudevane Leite (PRB) será notificado para acompanhar pessoalmente os Auditores Estaduais de Infraestrutura Christian Benevides e Paulo césar Drummond. Os auditores vão fazer diligencias e verificações quanto ao cumprimento da legislação pertinente, inclusive dos fatos constantes do processo nº 09241/15.
Em contato com o Controlador Geral do Município, Otto Souza de Matos, a auditoria é referente aos recursos do governo federal na gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM). No qual ele utilizou verba federal destinadas para reformas de alguns postos de saúde na folha de pagamento.
ALMADINA: CRECHE É FECHADA POR FALTA DE ALIMENTAÇÃO, E PREFEITURA GASTOU R$ 48 MIL COM FESTA
Nesta terça-feira em Almadina por falta de comida, alunos da creche tia coló foram liberadores. Uma fonte informou que a creche não recebeu da prefeitura a verba destinada à alimentação.
Por conta disso várias crianças deixam de ser atendidas e os funcionários ficaram sem função.
O curioso é que na semana passada a prefeita Alba Gleide (PSD) contratou por R$ 48 mil a empresa “Rede PMX Empreendimentos Ltda ME”. o contrato foi para a prestação de Serviços de Apresentação de Bandas Musicais nos Festejos de São Pedro do município.
O pagamento da festa será feita com a verba da secretaria de educação e cultura do município, como fica evidente no contrato.
PAU DE ARARA: A TRADIÇÃO ACABOU
A partir deste ano, está expressamente proibido a viagem de romeiros para Bom Jesus da Lapa, em caminhões abertos e com lonas ( Pau de Arara ), trafegando pelas rodovias federais. O anuncio foi feito hoje, pela superintendência da Policia Rodoviária Federal na Bahia. Na região de Itabuna, a PRF informou que o objetivo é resguardar a vida dos romeiros. ” A PRF está preservando a vida, porque este é o maior patrimônio e viajar em Pau de Arara não é seguro, não só para quem viaja, como também para outros condutores de veículos”, declarou um patrulheiro. Nas rodovias estaduais, este tipo de transporte ainda não foi proibido.
CRIANÇA DE UM ANO ASSASSINADA COM TIRO NA CABEÇA
A Policia Militar da cidade de Luiz Eduardo Magalhães, deu uma resposta rápida a sociedade, sobre o crime, em que foi vítima a criança Isaque Carvalho das Neves, fato ocorrido na manhã da última segunda-feira, 13.O serviço de inteligência da PM recebeu a informação, que um dos menores iria fugir para a cidade de Irecê em um ônibus da empresa EMTRAM. Os policiais montaram uma barreira na BR 242, na altura do complexo da Bahia Farm Show e começaram a parar ônibus e vans. A insistência dos PM´s deu resultado, quando um dos menores, o de 17 anos, foi encontrado dentro de uma Van que tinha como destino a cidade de Irecê. O menor, pegou a condução na altura do bairro Jardim das Oliveiras, tentou despistar a polícia, mas acabou confessando participação no crime e revelando também onde estava escondido, o outro menor de 16 anos e também seu irmão. De posse da informação, os policiais militares encontraram o adolescente escondido na residência de um casal na Rua Candeinhas, no bairro Santa Cruz.
O casal dono da casa foi preso e conduzido para a delegacia de polícia, juntamente com os menores. Na delegacia, os irmãos confessaram o crime e contaram que cada um estava de posse de um arma. Eles contaram também que não premeditaram o crime, e que apenas passavam pelo local, quando perceberam que o pedreiro que ali estava seria um homem que há alguns anos atrás teria esfaqueado a mãe deles.
Depois os menores contaram que decidiram matar o pedreiro , que ao perceber , acabou correndo em direção onde estava o menino que acabou baleado. O menor de 16 anos contou que o tiro que matou o pequeno Isaque saiu de sua arma, um revólver calibre 38.
Os ir mãos, que confessaram o crime, ficarão apreendidos na delegacia de polícia de LEM até uma ordem da justiça decida se os irmãos devem voltar para as ruas ou serem internados em uma instituição de menores em Salvador.
O crime ocorreu na Rua Seabra, no bairro Santa Cruz, quando dois menores de idade, chegaram em uma obra que fica ao lado da casa da família de Isaque Carvalho das Neves, de um ano e nove meses, que estava sentado em um cadeira na área da residência. Os menores de bicicletas, cada um portando uma arma de fogo, atiraram várias vezes em direção a construção. O pedreiro e o dono da obra fugiram, a criança que nada tinha haver com a história foi atingida na cabeça. A mãe da criança, desesperada, pegou a criança e saiu correndo para a rua, sendo amparada por um vizinho, um pastor evangélico, que socorreu a criança para a UPA. Na UPA, a criança foi atendida pela equipe médica e após ser estabilizada começou o processo de transferência para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas o pequeno Isaque não resistiu e morreu dentro da ambulância que não chegou a deixar a UPA.
Sigivilares/Destak Noticias
O casal dono da casa foi preso e conduzido para a delegacia de polícia, juntamente com os menores. Na delegacia, os irmãos confessaram o crime e contaram que cada um estava de posse de um arma. Eles contaram também que não premeditaram o crime, e que apenas passavam pelo local, quando perceberam que o pedreiro que ali estava seria um homem que há alguns anos atrás teria esfaqueado a mãe deles.
Depois os menores contaram que decidiram matar o pedreiro , que ao perceber , acabou correndo em direção onde estava o menino que acabou baleado. O menor de 16 anos contou que o tiro que matou o pequeno Isaque saiu de sua arma, um revólver calibre 38.
Os ir mãos, que confessaram o crime, ficarão apreendidos na delegacia de polícia de LEM até uma ordem da justiça decida se os irmãos devem voltar para as ruas ou serem internados em uma instituição de menores em Salvador.
O crime ocorreu na Rua Seabra, no bairro Santa Cruz, quando dois menores de idade, chegaram em uma obra que fica ao lado da casa da família de Isaque Carvalho das Neves, de um ano e nove meses, que estava sentado em um cadeira na área da residência. Os menores de bicicletas, cada um portando uma arma de fogo, atiraram várias vezes em direção a construção. O pedreiro e o dono da obra fugiram, a criança que nada tinha haver com a história foi atingida na cabeça. A mãe da criança, desesperada, pegou a criança e saiu correndo para a rua, sendo amparada por um vizinho, um pastor evangélico, que socorreu a criança para a UPA. Na UPA, a criança foi atendida pela equipe médica e após ser estabilizada começou o processo de transferência para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas o pequeno Isaque não resistiu e morreu dentro da ambulância que não chegou a deixar a UPA.
Sigivilares/Destak Noticias
terça-feira, 14 de julho de 2015
JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS
Uma das coisas que me causa angustia é saber que pessoas ouvirão no juízo final da boca de Jesus em alto e bom som, as duras palavras, “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt. 25.41). Muitas dessas pessoas tentarão justificar seus feitos religiosos, dizendo que expulsaram demônios, curaram, pregaram, mas nada disso adiantará, ouvirão de Jesus que nunca os conheceu, logo, nunca pertenceram ao povo de Deus.
O que levam essas pessoas a dizer que estão pregando e curando em nome de Cristo? Muitos “pastores, bispos e apóstolos” prometem resolver as necessidades das pessoas carentes sem contudo, falar-lhes de arrependimento e transformação de vida, tendo como discurso somente as necessidades materiais dos fiéis.
Percebe-se que o povo está carente, louvado seja Deus porque alguns conseguem ver a verdade (os Bereianos) e saem do meio nocivo. Voltando a minha tristeza que disse no começo das pessoas que ouvirão um “apartai-vos”. Jesus ao falar sobre isso disse! A preocupação de vocês não é relação aos enfermos, aos presidiários, aos sem vestes, aos famintos, aos drogados, nada fizeram para restaurar o homem das mazelas do pecado.
Estamos passando por um sério problema, as igrejas que mais cresce são os que estão na mídia alcançando todas as casas. O Pr. Waldomiro Motta, pioneiro do trabalho Batista na Bolívia dizia “enquanto a verdade é levada por lombos de burros ou de carros, a heresia vai de avião e é propagada pela TV, como verdade”. (FERREIRA. Teologia da Igreja . JUERP 2001). Por mais que sejam religiosos, seus objetivos principais é enriquecer e serem famosos.
Não acredito no evangelho que convence as pessoas a venderem seus bens e dar à igreja em troca de receber muito mais. O mundo está mudando, os valores estão mudando, seus oficiais estão cada vez mais sem crédito, e desvio de dinheiro, sonegação de impostos , pedofilia, mentiras, subornos e tudo que não presta. O mundanismo no meio religioso está crescendo. Se na igreja tem roubo, suborno, pedofilia, prostituição. O homossexualismo também quer entrar. Homossexualismo é pecado? As outras coisas também são. Homossexualismo fere os princípios cristãos e se não se arrependerem ouvirão também o “apartai-vos de mim”.
Porem haverá outro grupo que ouvirão, vinde benditos, porque se preocuparam com os outros, tiveram compromisso com Deus, tiveram arrependimento e fé, e conseqüentemente viveram na prática das boas obras. Pessoas que cuidaram dos enfermos, dos presidiários, dos sem vestes, dos famintos, dos drogados fizeram o que podiam para restaurar o homem das mazelas do pecado.
O inferno não foi preparado para o ser humano, não é da vontade de Deus que as pessoas vão para esse lugar, por isso ele enviou seu filho Jesus para restaurar os homossexuais, os pedófilos, os ladrões, mentirosos, os falsos pastores. Não precisamos de justificativas diante de Deus Ele dirá aos seus naquele dia, vinde para o reino de meu pai, pois, o que vocês fizeram aos necessitados fizeram a mim.
ANDERSON RESENDE BARBOSA
O apóstolo Tiago diz que “assim como corpo sem o Espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. O Senhor nos chamou a arrependimento e fé, somos salvos pela graça, não pelas obras, mas para praticar as boas obras. Isso inclui o amor aos perdidos não somente os irmãos em Cristo.
Base Comunitária do Monte Cristo apreende arma na Av. Bionor Rebouças
Policiais da Base Comunitária do Monte Cristo, apreenderam uma arma calibre 32, em posse de dois indivíduos na Avenida Bionor Rebouças, em Itabuna, na noite desta terça-feira (14). Um menor de 17 anos, de iniciais V.M.S e Igor Rocha de Oliveira, estavam em uma moto quando foram abordados pela guarnição. Os dois foram conduzidos ao Complexo Policial.
Um homem de 52 anos é suspeito de passar, de janeiro a julho de 2015, mais de 120 mil trotes para a central de atendimento da Polícia Militar na cidade de Feira de Santana. O homem, morador do bairro de Gabriela, foi descoberto com a ajuda de um identificador de chamadas, e chegava a passar, em média, 600 trotes por dia.
Ele chegou a ser preso na última sexta-feira (10), mas negou o crime e foi liberado após passar seis horas na cadeia. Segundo a polícia, ele é responsável por quase 50% das ligações consideradas enganosas recebidas este ano pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), central única que realiza atendimentos por meio do números 190 (da Policia Militar), 193 (do Corpo de Bombeiros) e 197 (da Polícia Civil). O Cicom atende, por dia, média de 4,5 mil ligações, originadas de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e de municípios vizinhos. Desse total, segundo a polícia, cerca de 2 mil são trotes.
De acordo com o capitão Rosuilson Cardoso, que está à frente da Cicom, além das ligações enganosas, o suspeito também xingava os atendentes e falava palavrões ao telefone. Além de indiciado por falsa comunicação, ele responderá em liberdade por injúria. Na residência dele, foram encontrados dois dos sete aparelhos celulares que, segundo a polícia, eram utilizados para fazer as ligações à central de atendimento, registradas pela manhã, à tarde, à noite e até durante a madrugada.Os trotes já estariam sendo feitos por ele há cerca de três anos.
Em algumas ocasiões, segundo a polícia, o suspeito usava cinco linhas de telefones móveis ao mesmo tempo em ligações simultâneas. "Ele chegava a ocupar ao mesmo tempo cinco linhas, ligando de cinco celulares na mesma hora. Não sei como fazia isso, mas impedia que essas linhas pudessem ser disponibilizadas a outras pessoas que precisavam manter contato com a central. Tinha dia que ligava mais de mil vezes", afirmou.
Policiais Rodoviários Federais entram em estado de greve na Bahia
Os Policiais Rodoviários Federais da Bahia aprovaram por unanimidade o Estado de Greve da categoria após uma Assembleia Geral Extraordinária realizada na segunda-feira (13), na sede do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia (Sinprf), no Porto Seco Pirajá.
Além da greve, os agentes aprovaram outros itens, a fim de pressionar o governo federal a conceder melhores condições de trabalho aos servidores, maior número de efetivo de policial e a reestruturação da carreira da classe. “A categoria está unida, até porque, temos lutado desde o mês de fevereiro, e o governo continua irredutível perante a solicitação dos trabalhadores, e por isso que hoje aqui, juntamente com os companheiros aprovamos o estado de greve”, disse o presidente do Sinprf, Jorge Falcão. Os policiais reivindicam melhorias das condições de trabalhos, a exemplo dos itens de segurança; aumento no efetivo; e melhorias nas condições salariais, “pois a maioria dos PRFS têm nível superior, porém a remuneração continua defasado, quando se a outras carreira de Estado [sic]”.
“Até o meado de agosto nós do Sinprf – ba, promoveremos algumas ações; caminhadas na BR, doção de sangue, as cruzes nas estradas simbolizando os companheiros mortos durante o exercício de suas funções, dentre outras, com o objetivo de pressionar o governo a atender as nossas solicitações”, concluiu o presidente do Sinprf. As agentes pretendem fazer caminhada na BR-324 e apagão nas estradas, por exemplo, para que suas demandas sejam atendidas.
Itajuípe: esquema pode ter desviado recursos do SUS durante gestão de Gilka Badaró
Ao que tudo indica, mais uma bomba deve estourar nas costas da atual prefeita de Itajuípe Gilka Badaró.
O fato, é que comprovadamente entre os anos de 93 e 96, um grande esquema funcionou a pleno vapor na Secretaria Municipal de Saúde de Itajuípe, visando desviar recursos do Sistema Único de Saúde- SUS.
O golpe consistia em criar prontuários falsos, justificando consultas médicas, a partir da documentação de pessoas que recorriam ao sistema público de saúde.
Recentemente o Ministério Público da Bahia (MP-BA) investigou a realização de procedimentos de média e alta complexidade pagos com recursos públicos na gestão passada de Gilka Badaró. Inclusive, várias testemunhas foram ouvidas no Fórum da cidade. Neste caso, ex-funcionários foram pressionados pela atual secretária de saúde Josabete Neves (Bebete), a mentir em favor de Gilka.
Em relação ao golpe contra o SUS, segundo as informações, a prática tinha a participação direta das Secretárias de Saúde e Assistência Social, comandadas a época pelo médico José Henrique e Josabete Neves, respectivamente. E contava com a conivência de vereadores e alguns funcionários.
A nova denúncia deve atingir diretamente o primeiro escalão da administração municipal, e será apresentada nos próximos dias na Câmara Municipal de Itajuípe.