EDITORIAL: Começam a “PIPOCAR” obras eleitoreiras na Cidade de Ilhéus
Estamos prestes a assistir uma série de“OBRAS” que o governo do Sr. Jabes Ribeiroestá anunciando para toda a cidade. Dentre elas, a construção de diversas QUADRAS DE ESPORTE nos bairros mais carentes, isso sem falar no asfaltamento de toda a cidade, em uma demonstração de puro oportunismo eleitoral, para enganar as pessoas mais carentes que se contentam com muito pouco, bastando que a sua rua seja contemplada, mesmo sabendo que “aquela obra” não vai resolver os problemas do seu bairro.
Um bom exemplo, é o MATADOURO do Banco da Vitória, que o Prefeito, no início do seu governo disse que iria transformar em uma Central de HORTIFRUTI, um local onde o pequeno agricultor iria comercializar os seus produtos. No entanto, agora, esse mesmo local, segundo informações, vai se transformar em uma QUADRA DE ESPORTE.
Ilhéus é uma cidade que completou 481 anos de história e tradição. Foi a primeira Capitania Hereditária e não pode ser tratada como uma VILA OU DISTRITO; tem que ser RESPEITADApor tudo que ela representou e representa para a BAHIA e para o BRASIL.
Não podemos aceitar que um Prefeito que foi eleito pelo povo para GOVERNAR uma cidade e garantir que ela se desenvolva, deixe que as coisas aconteçam sem qualquer planejamento.
Sabe Prefeito Jabes Ribeiro, não se sacrifica uma cidade para ganhar eleição.
O Ilheense deve aprender a exigir plataformas e programas eleitorais claros dos candidatos, pois infelizmente a nossa cidade está sendo dilapidada há mais de 36 anos, por políticos semcaráter nem ética, sem escrúpulos, que só visam o beneficio próprio em detrimento do seu povo.
Nós precisamos aprender com tudo isso. Aprender que os políticos não podem ganhar uma eleição para uma cidade como a nossa, sem um verdadeiro programa de governo. Do jeito que está, o eleito ganha, simplesmente, um cheque em branco para fazer o que quiser, como está fazendo o prefeito Sr. Jabes Ribeiro.
Já se passaram 3 anos sem se fazer absolutamente nada,alegando que o município não tem recursos para realizar coisa alguma. Porém agora, como um “milagre”, bem às vésperas das eleições, vem a velha conversa fiada,prometendo que irá realizar muitas “obras”.
Estamos vendo que já existe MUITOS PRÉ CANDIDATOS,mais de duas dúzias, querendo usufruir das benesses da Prefeitura, mas nenhum com um projeto verdadeiro, ou seja, infelizmente se não aparecer alguém com fibra, coragem, ética e determinação política, estaremos fadados a continuar vivendo em meio ao CAOS em que meteram nossa cidade.
Nas próximas eleições temos de dizer NÃO aos POLÍTICOS APROVEITADORES, para que Ilhéus volte a ser respeitada como era antigamente.
Assim espero!
Antonio Carlos Correia
Cidadão Ilheense.
Cunha (tentando evitar a cadeia) questiona Moro. Mas na Lava Jato “onde se puxa uma pena, vem uma galinha”
1. No dia 16/7/15, em Curitiba, o juiz Moro ouvia novamente o lobista e delator Julio Camargo e, de repente, (mais) uma surpresa: ele confirmou que foi pressionado porEduardo Cunha para lhe dar uma [monstruosa] propina de 5 milhões de dólares, em 2011, durante encontro que mantiveram em um prédio comercial na zona Sul do RJ (no Leblon). Isso está gerando uma enorme controvérsia jurídica, pelo seguinte: por força de várias decisões do STF, os processos do caso Lava Jato foram desmembrados. Quem tem foro privilegiado (deputados e senadores) deve ser investigado e processado pelo STF. Quem não tem foro privilegiado, deve ser processado em primeiro grau (na 13ª Vara Federal de Curitiba, dirigida por Moro). Podem ser questionados vários atos desse juiz, mas sua competência (para o caso) já foi reconhecida pelo próprio STF.
2. Poderia ele investigar e processar Eduardo Cunha? Não (porque este conta com foro especial no STF). Mas, e se no curso de um processo alguém menciona que deu parte do nosso dinheiro público para o parlamentar? Muito simples: extrai-se cópia de tudo e manda-se para o STF, que o está investigando. Na feliz e certeira frase de Teori Zavascki, na Lava Jato é assim: “Onde se puxa uma pena, vem uma galinha”. Youssef já tinha feito referência ao Eduardo Cunha beneficiário de corrupção. Teria também havido um requerimento nebuloso na Câmara, subscrito por uma deputada aliada de Eduardo Cunha. De acordo com o lobista Julio Camargo, esse requerimento é uma das provas das várias manobras [acrobáticas] praticadas pelo parlamentar.
3. Levando em conta as últimas previsões dos horóscopos (ninguém sabe o que sai da cabeça dos juízes), podemos afirmar que o desejo de Cunha (que chega a ser freudianamente voluptuoso) de retirar o juiz Moro dos processos da Lava Jato, pelos motivos indicados não tem nenhuma chance de prosperar. Em março/15, logo depois que Youssef incriminara Eduardo Cunha, o réu Fernando Baiano já fez a mesma tentativa no STF e perdeu. No caso mensalão (AP 470), no princípio, tentou-se desmembrar o processo, mas no final todos os réus (com e sem foro) foram julgados conjuntamente. Seis meses de julgamento. O restante da pauta do STF parou. Ninguém mais suporta a repetição desse erro. De qualquer modo, cuidado: o humano é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra.
4. Numa ação penal que tramita no STF (n. 863) contra o deputado Paulo Maluf, o STF (ministro Lewandowski) desmembrou o processo: somente o deputado por lá ficou; todos os demais 10 réus serão julgados em outras instâncias.
5. Em junho de 2014, como bem sintetizou o Migalhas, “ao julgar questão de ordem em ações penais (871 a 878), a 2ª turma do STF seguiu o voto do relator, ministro Teori, para manter no Supremo apenas e tão somente as investigações contra parlamentares Federais decorrentes da Lava Jato. Passados seis meses, em dezembro, novamente a 2ª turma reafirmou a competência da 1ª instância, ao julgar improcedentes outras duas reclamações (188.75 e 189.30). Na ocasião, o ministro Teori lembrou que a alegada usurpação de competência já havia sido debatida no julgamento da questão de ordem, quando foi reconhecida a validade dos atos até então praticados por Moro. Já antevendo as coisas, Teori observou que “eventual encontro de indícios de envolvimento de autoridade detentora de foro privilegiado durante os atos instrutórios subsequentes, por si só, não resulta em violação da competência da Suprema Corte”. Ou seja, s. M. J., a reclamação de Cunha deverá ter a mesma solução”.
6. Eduardo Cunha, um dos políticos profissionais mais experientes do País, está usando legitimamente o seu direito de espernear (ius sperniandi). Se cumpridos, no entanto, aqueles 10 passos que mencionamos em artigo anterior assim como as regras do Estado de Direito vigente, ele não vai escapar da cadeia (ou em regime semiaberto ou em regime fechado, conforme a quantidade da pena). É bem verdade que nem os possíveis habitantes de Plutão sabem quando isso vai ocorrer. Mas, seguramente, vai acontecer (para o bem do País e da nação). É chegada a hora de nos livrarmos da pecha de Republiqueta cleptocrata (corrupta).
ITABUNA: EM PESQUISA AÉCIO DERROTA LULA
O instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Bapesp) realizou entre os dias 14 e 16 de julho uma pesquisa em Itabuna. Foram entrevistadas 500 pessoas em vários bairros do município.
Em um cenário para eleição presidencial o tucano Aécio Neves lidera com 56%, seguido por Lula (PT), que ficou com 28%. Não sabe teve 11% e 6% nulo.
AUTOESCOLA PÚBLICA OFERECE 300 VAGAS EM ITABUNA
A Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (Emtran) abrirá inscrições para novas turmas na próxima segunda (3). São oferecidas 300 vagas e os interessados deverão fazer a pré-inscrição por meio do site da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), a partir da zero hora. O site é o www.settranitabuna.com.br.
Os candidatos inscritos serão distribuídos por cinco turmas com sessenta alunos cada. São 150 vagas para quem busca habilitação na categoria A (moto). A outra metade é reservada para categoria B (carro).
De acordo com a diretora da Emtran, Edlane Brandão, cada turma inscrita aguarda a convocação da escola para apresentação dos documentos e orientações quanto à aquisição do laudo e realização dos exames. “A escola então estipula um prazo para que o aluno adquira o laudo e realize os exames, para só depois iniciar o processo que consiste em 45h de aulas teóricas e 25h de aulas práticas”, disse ao PIMENTA.
OLHO NO HORÁRIO
O interessado deve ficar ligado quando der meia-noite de domingo (2) para segunda (3), momento em que a página para pré-inscrição é aberta. O prazo encerra-se quando é alcançada a quantidade de vagas disponibilizadas (150 para motos e 150 para carros).
A escola pública de trânsito em Salvador leva 15 minutos para fechar o período de inscrições, em média. Em Itabuna, no primeiro processo, foram 24 horas. Agora, acredita-se que não leve mais que 1 hora. Por isso, o interessado deve ficar atento e conectado àpágina de inscrição.
REQUISITOS
A Escola Municipal de Trânsito oferece as aulas de direção gratuitamente para a primeira habilitação para carro ou moto. Para isso, o candidato deve ter acima de 18 anos, ser morador de Itabuna e ter renda igual ou menor que dois salários mínimos, além de ter estudado o Ensino Fundamental em escola pública.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
Versículo do dia - Provérbios 24:10 - Não seja frouxo
Diante das lutas e aflições só temos duas posições a tomar, ou a enfrentamos, ou corremos dela. Tendemos a nos sentir fracos diante de grande problemas, e acabamos por não nos fortalecer na fé de que maior é o que esta em nós do que o que esta no mundo.
O sábio é enfático se nos dia da angústia, você se mostrar fraco, a sua força será pequena para enfrentar os problemas, então porque você HOJE, AGORA, não levanta a sua cabeça, estufa o peito e vai a luta? Certamente quando a sua disposição mental for para ir adiante você já terá dado um passo de fé para vencer, Deus não trabalha para os incrédulos, somente para aqueles que creem, frouxos não tem fé, frouxos não vão adiante, frouxos ficam se lastimam, cheio de auto piedade, mas.... aqueles que creem que pode vencer ja temo favor de Deus, e certamente vencerá.
POLÍCIA CIVIL PUBLICA CONVOCAÇÃO PARA CURSO DE FORMAÇÃO
A Academia da Polícia Civil (Acadepol) realiza, em 11 de agosto, a aula inaugural do Curso de Formação para delegados, investigadores e escrivães, aprovados no concurso público da Polícia Civil. O evento, que marca o início das atividades letivas, será realizado no Salão Íris, do Fiesta Bahia Hotel, Itaigara, às 8 horas. A informação foi publicada no Diário Oficial, desta quinta-feira (30). Os mais de 827 aprovados para o curso estavam apreensivos com a demora na convocação (relembre aqui).
Os 827 aprovados no concurso público, realizado em janeiro de 2013, terão quatro meses de aulas em período integral, na nova sede da Acadepol, instalada na Rua Cristiano Buys, nº 177, Barros Reis. Além das disciplinas que integram à grade curricular, os 180 novos delegados, 108 escrivães e 539 investigadores participarão de visitas-técnicas e estágio supervisionado, durante o Curso de Formação.
As aulas serão ministradas das 7h50min às 18h, com a possibilidade de ocorrerem também aos sábados, domingos e feriados. O curso para carreira de delegado conta com uma carga horária de 712 horas, enquanto para investigador é de 662 e escrivão, 642.
“O nosso objetivo é estimular os novos profissionais da segurança pública a adotarem atitudes de justiça, cooperação, respeito à lei, promoção humana e repúdio a qualquer forma de intolerância”, salientou a diretora da Acadepol, delegada Kátia Brasil.
Protetora dos animais pede atenção para animais de rua em Itabuna
Itabuna, assim como todas as grandes cidades do interior baiano, possui um grande número de animais de rua. Em contrapartida, não há políticas públicas na cidade para que os cães e gatos, muitos deles abandonados por seus tutores, sejam acolhidos. Muitas vezes maltratados, esses animais dependem da boa vontade de algumas pessoas que os acolhem para dar comida e água.
É o caso da protetora Bruna Leal, que sempre gostou de animais, mas há cinco anos vem militando pela causa. “Sempre gostei muito de animais, e desde pequena pegava nas ruas para cuidar em casa. Há cinco anos resolvi me engajar e lutar por eles, já que aqui na cidade nunca existiu nenhum apoio político, até a chegada do deputado Marcell Moraes (PV), que vem nos ajudando nesse trabalho. Apesar da existência do Centro de Zoonoses, os animais de rua não podem ser levados para lá, a não ser que estejam doentes”, explica Bruna.
Ela pretende oficializar a ONG Amigo Leal, para ajudar ainda mais os animais abandonados. “Já tenho um grupo de amigos que ajuda nesse trabalho de resgatar cães e gatos de rua, e agora queremos oficializar a ONG para conseguir mais apoio nessa luta. Já realizamos feiras de adoção, e pretendemos tirar das ruas todos os animais que um dia foram abandonados”, finaliza Bruna.
Cadeirante sofre transtorno ao tentar utilizar transporte coletivo da Rio Cachoeira, em Itabuna
Um fato no mínimo constrangedor e revoltante, aconteceu na tarde desta quinta-feira (30) em um ponto de ônibus da cidade de Itabuna. Um cadeirante que aguardava o transporte coletivo adaptado para cadeirantes, por três vezes foi impedido de subir no ônibus "simplesmente" porque o aparelho do elevador não estava funcionando.
De acordo com relatos de testemunhas, os dois primeiros ônibus estavam com o aparelho quebrado, já no terceiro, o cadeirante chegou a subir, mas, na metade do percurso, o elevador travou. O passageiro teve que ser retirado do ônibus por outros passageiros que o ajudaram. Não há informações de que empresa foi o primeiro ônibus, mas os outros dois foram da viação Rio Cachoeira.
DONA DE CASA ESTÁ DESAPARECIDA NA CIDADE DE ILHÉUS
Familiares procuram pela desaparecida.
A dona de casa Marleide Silva Lima , 33 anos, moradora do bairro Malhado em Ilhéus, está desaparecida desde o último domingo (26). Familiares e amigos estão desesperados à sua procura.
Segundo familiares, Marleide foi vista a última vez em um bar próximo a Rodoviária de Ilhéus. Quem tiver alguma informação, entrar em contato no telefone (73) 8193 2305.
PAIS INFLUENCIAM MAIS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO QUE INFRAESTRUTURA DA ESCOLA
Da Agência Brasil
O envolvimento dos pais e o nível socioeconômico das famílias têm maior influência no desempenho dos estudantes do ensino fundamental no Brasil do que a infraestrutura das escolas e o fato de os estabelecimentos estarem localizadas no campo ou na cidade. É o que mostra o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), lançado hoje (30) pelo Escritório Regional de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe.
O estudo também considera a disponibilidade de material escolar e a pontualidade dos professores como fatores que melhoram o desempenho. “Não se observam diferenças de desempenho entre escolas urbanas públicas, urbanas privadas, nem rurais, depois de considerar todos os fatores de contexto social, de aula e escolares. O mesmo ocorre com a infraestrutura, que não mostra relações significativas com o desempenho”, diz o estudo.
O Terce avalia o desempenho escolar no ensino fundamental – do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, no Brasil; e da 3ª à 6ª série, nos demais países – em matemática, linguagem (leitura e escrita) e ciências naturais. Os primeiros resultados do Terce foram divulgados noano passado. Nesta divulgação, o estudo incluiu os fatores associados à aprendizagem em cada país.
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
De acordo com o estudo, no Brasil, o desempenho dos estudantes melhora quando os pais acompanham os resultados obtidos na escola, apoiam os filhos e chamam a atenção deles. O desempenho, no entanto, piora, quando os pais supervisionam e ajudam sempre nas tarefas escolares, tirando a autonomia dos filhos.
Segundo o estudo, os estudantes que vivem em regiões desfavorecidas têm desempenho pior, independentemente das condições da própria casa. No entanto, se os pais têm altas expectativas e incentivam os filhos quanto ao que será capaz de alcançar no futuro, ele obtêm melhores resultados.
O Terce mostra ainda que frequentar a pré-escola, desde os 4 anos, melhora o desempenho dos estudantes. Por outro lado, faltar à escola diminui o desempenho.
Em relação às novas tecnologias, os estudantes do 7º ano que usam computadores na escola com frequência tendem a conseguir pontuações menores em matemática. Já os que utilizam o computador fora do contexto escolar tendem a ter melhores resultados em todas as provas.
O Terce é um estudo de desempenho da aprendizagem em larga escala realizado em 15 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai), além do estado de Nuevo León (México). Mais de 134 mil crianças do ensino fundamental participaram da avaliação.
BAIXO DESEMPENHO
O desempenho dos estudantes brasileiros no ensino fundamental é igual à média dos demais estudantes de países avaliados pelo Terce em escrita e em ciências naturais em todos os níveis e em leitura, no 4º ano, e em matemática, no 7º. O país supera a média em matemática, no 4º ano, e em leitura, no 7º ano.
Elemento suspeito sofre tentativa de homicídio em Itabuna
Genilton da Silva Santos, 29 anos,, foi baleado na manhã desta quinta feira (30), no bairro Jorge Amado, em Itabuna. O homem estava de moto e foi atingido com dois tiros na altura do tórax. Ele disse ser vítima de tentativa de assalto, quando foi pegar o sogro dele naquele bairro. Genilton é morador da rua Colatina, no bairro Santa Clara.
O baleado foi socorrido pelo Samu 192 e deu entrada no Hospital de Base de Itabuna. Esta é a segunda vez que Genilton é baleado (tem uma cicatriz na barriga), mas negou envolvimento com o mundo do crime. Ele não revelou o motivo da primeira tentativa de homicídio.
LIDER DO RAIO 'B" ABATIDO EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NA CIDADE DE COARACI
Operação “Terra do Sol”: líder do “Raio B” encerra “carreira” no mundo crime; várias pessoas são presas
Apontado como um dos “vilões” mais cruéis de um bando extremamente perigoso, Carlos Leandro Bispo dos Santos, o “Shel”, se “despediu” do mundo do crime na manhã desta quinta-feira (30), ao tombar em confronto com policiais civis e militares, numa operação realizada em Coaraci.
A ação, batizada de “Terra do Sol”, envolveu homens da Polícia Civil e Cipe Cacaueira e foi comandada pelo delegado Evy Paternostro, coordenador da 6ª Coorpin. Os trabalhos começaram ainda pela madrugada, com o intuito principal de cumprir mandados de Busca e Apreensão em Domicílio e Mandados de Prisão Provisória, todos expedidos pela Justiça de Coaraci.
O traficante “Shel”, temido por espalhar terror na comunidade onde morava, ainda foi socorrido, mas acabou morrendo pouco tempo depois, a caminho do Hospital de Base, em Itabuna. Nenhum policial saiu ferido no confronto. “Shel” era dono de uma vasta lista de crimes, com várias prisões. Seu atual “cargo” na criminalidade era liderar, junto com outros “colegas”, o terrível “Raio B”. A população se sentia acuada diante da ousadia da facção, certamente ficou enfraquecida após a morte de um dos seus líderes.
Prisões e flagrantes
Segundo o resultado parcial da operação, até o momento seis pessoas – três homens e três mulheres – foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Duas mulheres e um homem foram presos, em cumprimento a mandados de prisões preventivas: Tâmara Andrade dos Santos, Bárbara Santiago de Jesus e Nadson Souza Santos. Bárbara, de acordo com a polícia, foi flagranteada por tráfico de drogas.
Foram presas três pessoas em flagrante: José Edmilson Santos Mato, o “Da Moda”, Marilene Jesus dos Santos e um adolescente. Além de drogas – 1860 gramas de maconha, 14 gramas de crack e 100 gramas de cocaína, os policiais apreenderam também uma espingarda calibre 28.
Em tempos, o pequeno município de Coaraci há muito tempo deixou de ser uma cidade pacata. O local é alvo de constantes assaltos, a maioria deles praticados por menores, aliciados pelas facções criminosas. Assim como em Itabuna, a guerra entre os "raios" é uma realidade por lá também e nessa guerra já morreram muitos.
A ação, batizada de “Terra do Sol”, envolveu homens da Polícia Civil e Cipe Cacaueira e foi comandada pelo delegado Evy Paternostro, coordenador da 6ª Coorpin. Os trabalhos começaram ainda pela madrugada, com o intuito principal de cumprir mandados de Busca e Apreensão em Domicílio e Mandados de Prisão Provisória, todos expedidos pela Justiça de Coaraci.
O traficante “Shel”, temido por espalhar terror na comunidade onde morava, ainda foi socorrido, mas acabou morrendo pouco tempo depois, a caminho do Hospital de Base, em Itabuna. Nenhum policial saiu ferido no confronto. “Shel” era dono de uma vasta lista de crimes, com várias prisões. Seu atual “cargo” na criminalidade era liderar, junto com outros “colegas”, o terrível “Raio B”. A população se sentia acuada diante da ousadia da facção, certamente ficou enfraquecida após a morte de um dos seus líderes.
Prisões e flagrantes
Segundo o resultado parcial da operação, até o momento seis pessoas – três homens e três mulheres – foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Duas mulheres e um homem foram presos, em cumprimento a mandados de prisões preventivas: Tâmara Andrade dos Santos, Bárbara Santiago de Jesus e Nadson Souza Santos. Bárbara, de acordo com a polícia, foi flagranteada por tráfico de drogas.
Foram presas três pessoas em flagrante: José Edmilson Santos Mato, o “Da Moda”, Marilene Jesus dos Santos e um adolescente. Além de drogas – 1860 gramas de maconha, 14 gramas de crack e 100 gramas de cocaína, os policiais apreenderam também uma espingarda calibre 28.
Em tempos, o pequeno município de Coaraci há muito tempo deixou de ser uma cidade pacata. O local é alvo de constantes assaltos, a maioria deles praticados por menores, aliciados pelas facções criminosas. Assim como em Itabuna, a guerra entre os "raios" é uma realidade por lá também e nessa guerra já morreram muitos.