JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
Precisamos confessar nossos pecados uns aos outros para sermos perdoados?
Você Pergunta: É necessário confessar meus pecados publicamente ou para alguém para que eu seja perdoada? Um irmão da igreja me disse que isso era necessário baseado em Tiago 5.16, que manda confessarmos os nossos pecados uns aos outros. E, inclusive, disse que alguns pecados precisam ser confessados perante toda a igreja. Isso é certo?
Cara leitora, infelizmente tenho recebido diversos e-mails de pessoas desesperadas por causa de orientações errôneas como essa que você citou de pessoas que estão interpretando os textos bíblicos de forma equivocada e trazendo grande peso à vida de muitos. Porém, um exame claro das Escrituras nos traz a verdade e a tranquilidade de agirmos conforme a vontade de Deus e não dos homens.
Vejamos o texto que seu amigo usou para embasar que temos que confessar os pecados para outros para sermos perdoados: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados…” (Tiago 5.16).
O contexto que Tiago está trabalhando aqui é o da oração inteligente ou eficaz. Ele começa falando da oração dos presbíteros em casos urgentes (Tg 5.13-14) e fala também do exemplo de oração do profeta Elias, que é humano e semelhante a nós (Tg 5.17-18). Nesse contexto ele fala sobre confessar os pecados uns aos outros.
Mas o que ele está querendo dizer com isso?
- 103
- 2
- 10
Tiago está falando sobre confessar os pecados uns aos outros para que uns orem pelos outros. É a oração eficaz, onde um intercede pelo outro, onde um se interessa pela dificuldade do outro. É claro que você “confessa” no sentido de buscar orientação e ajuda do irmão para a sua dificuldade. Você reconhece sua dificuldade e erros, numa atitude de busca da cura desses males. Note que o texto fala que o objetivo do “confessar” é para que uns orem pelos outros e haja então a cura: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”.
Esse texto de Tiago não apoia o pensamento de que é obrigatório confessar o pecado a alguém para ser perdoado, nem que haja a necessidade de confessar publicamente o pecado e nem que é necessário confessar secretamente a um sacerdote seu pecado para obter o perdão de Deus.
Pelo contrário, a Bíblia afirma claramente que o perdão de Deus é pleno mediante um coração arrependido que se confessa diretamente a Ele: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9). Não há qualquer menção da necessidade de fazer confissão a pessoas para que o perdão tenha validade.
Assim, cara leitora, tenha sempre ao seu lado irmãos em Cristo de confiança com quem você possa contar nos seus momentos de dificuldade. Não há a necessidade de confessar nada a ninguém para obter o perdão de Deus.
Porém, tenha em mente que o arrependimento traz consigo a necessidade de reparação de nossos erros e, muitas vezes, isso tem de ser feito pedindo perdão a pessoas que prejudicamos e assumindo nosso erro de forma humilde diante delas.
Um alerta: Tome muito cuidado com aquilo que confessa perante as pessoas. Só confesse algo buscando ajuda caso tenha plena confiança na pessoa. Imagine você confessando um pecado grave que cometeu buscando ajuda em alguém que tem problemas com a fofoca? Certamente terá problemas!
FÁBIO METRALHA, UM ORGULHO DA PM E DO POVO DE ILHÉUS
RETROPESCTIVA
há 44 dias, após fim do movimento paredista nesta cidade.
Verdadeiros guerreiros urbanos, não se abateram com as injustiças sofridas, e continuaram a
fazer o trabalho de excelência que sempre desenvolveram, agora em suas respectivas
companhias de ação depois de transferidos. Este trabalho reconhecido pela sociedade,
também foi enaltecido pelo comando do CPR Sul coronel Reis, que em solenidade, concedeu
certificado de Destaque Operacional à três dos seis Rondespianos, que hoje atuam na 69ª
CIPM, soldados Fábio, Robson e Flavio.
Essa é uma singela homenagem aos bravos guerreiros, que mesmo diante do que passaram,
permanecem firmes na postura profissional, horando e protegendo a sociedade de nossa
Vigilância Sanitária de Ilhéus apreende 81 quilos de carne irregular
O Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realizou nesta quarta-feira, 24, apreensão de grande quantidade de carnes que se encontravam em condições totalmente inadequadas de armazenamento e conservação. O registro ocorreu durante visita de inspeção a um supermercado da cidade, quando foram apreendidas mais de 37 quilos de cortes bovinos e também mais de 44 quilos de frango. Todo o material não tinha a mínima condição de comercialização, afirma a chefe do setor, Cathianne Pinto.
Ainda de acordo com ela, esta foi a maior apreensão de carnes realizada este ano. Os produtos foram inutilizados na presença de todos os funcionários do estabelecimento comercial. Segundo Pinto, o proprietário foi notificado sobre a grave irregularidade detectada. “Por isso, é importante que o consumidor esteja sempre alerta, verificando as condições da carne que vai adquirir e, caso constate que não obedece às normas estabelecidas, além de não comprar, deve fazer a denúncia, para que a Vigilância Sanitária vistorie e, se necessário, autue o estabelecimento”, afirmou Cathianne Pinto.
Recomendações - Ao se dirigir a um supermercado para comprar alimentos, diz a chefe da Vigilância Sanitária, o consumidor precisa adotar alguns cuidados para não colocar a sua saúde em risco. Verificar, por exemplo, se a temperatura de acondicionamento está correta. Ou seja, os alimentos pré-cozidos, que fazem uso de conservantes, e polpas de frutas, devem ser mantidos em temperaturas de -12 a -8 °C; os produtos derivados do leite, a exemplo do queijo e do iogurte, devem ser refrigerados entre 1 e 10 °C; no caso dos frios (bacon, salame e presunto , entre 4 a 8 °C; grandes peças de carne bovina, caprina e suína, devem ser mantidas na câmara de congelamento com a variação de -18 a -12 °C.
Outro fato importante, salienta Cathianne Pinto, é o consumidor procurar saber se o estabelecimento tem Licença Sanitária e se também oferece as condições de limpeza necessárias para um funcionamento correto. No caso específico dos açougues, o profissional que realiza a manipulação das carnes tem de estar com o uniforme limpo, os cabelos presos e as unhas cortadas, assim como estar sem barba.
Vagabundos são presos com arma na Califórnia, em Itabuna
Manoel Vitor Soares dos Santos, 19 anos, Gleidson Batista dos Santos, 21 anos, foram presos na tarde desta quinta-feira (26) no bairro Califórnia, em Itabuna, pela polícia militar. Eles foram flagrados com arma.
Os policiais foram acionados para uma busca a suspeitos de assaltos no centro de Itabuna e já no bairro Califórnia flagram dois homens em um moto com as mesmas características, após abordarem a dupla, uma arma foi apreendida.
TRAFICANTES DE DROGAS PRESOS EM ILHÉUS
Distribuidora Tem de Tudo, inclusive drogas
Nesta quarta-feira (25), na rua Visconde de Mauá, centro de Ilhéus, a polícia prendeu por tráfico de drogas o proprietário e funcionários da distribuidora Tem de Tudo, que, na verdade, funcionava como distribuidora de drogas.
Durante a operação, foi apreendida farta quantidade de drogas, entre cocaína e vários papelotes prontos para a comercialização, além de uma balança de precisão, diversos sacos plásticos para embalar a droga, aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro e um revólver 38.
Na ação foram detidos o dono da distribuidora, Edson Santos Bonfim, além de João Paulo, um funcionário, e Gival
do do Basílio. Todos os presos estão à disposição da justiça. (Ilhéus24h)
Desesperado, comandante de avião tentou abrir cabine com machado, diz jornal
O comandante do Airbus A320, da Germanwings, que ficou trancado do lado de fora da cabine momentos antes da queda do avião nos Alpes franceses, tentou arrombar a porta com um machado, segundo publicou o jornal "Bild" nesta sexta-feira (27).
Desesperado ao perceber que o copiloto não respondia ao pedido para abrir a porta, o comandante utilizou um machado para forçar a porta blindada, segundo fontes das forças de segurança alemãs. Segundo um porta-voz da Germanwings, os aviões A320 contam com um machado "parte do equipamento de segurança".
"Pelo sistema de interfone, ele se identifica, mas não há nenhuma resposta. O piloto bate na porta, mas não há resposta do coiloto", diz. "Nós ouvimos vários gritos do piloto pedindo para entrar na cabine", disse o procurador de Marselha Brice Robin.
Do lado de dentro da cabine, é possível perceber a "respiração normal" do copiloto, o que, segundo o promotor, descartaria a hipótese de um mal súbito do copiloto. "Ele estava vivo e respirando", disse o promotor.
Aprovado aumento de pena para que acusados de crimes hediondos possam ter liberdade condicional
A Câmara aprovou, na noite de quinta-feira (25), projeto de lei do Senado, que aumenta de dois terços para quatro quintos da pena o tempo de prisão para que condenados por crimes hediondos possam ter direito à liberdade condicional. Entre os crimes estão a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo.
A proposta foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Como o texto do Senado foi alterado, o projeto retorna à Casa de origem para nova deliberação.
A proposta dividiu os deputados. Alguns, como Carlos Zarattini (PT-SP), que é vice-líder do governo, disse que aumentar o tempo na prisão não vai resolver o aumento da criminalidade. O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), defensor da medida, observou que se essa lei já existisse, muitas vidas teriam sido poupadas.