JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER
O QUARTO HOMEM NA FORNALHA DE FOGO
Dn 3:14-25
|
Introdução:
Os dias do cativeiro
No ano de 605 a.c Nabucodonosor se tornou o rei do grande império da Babilônia, um dos maiores impérios que já existiu.
No mês de setembro daquele mesmo ano Nabucodonosor devastou a terra da palestina, cercou Jerusalém e tornou Judá seu estado vassalo.
Nabucodonosor deportou para a babilônia parte dos Judeus, tomou de Jerusalém os homens mais sábios e deixou em Jerusalém uma pequena parte que eram aos seus olhos os pobres, que para a Babilônia não iriam contribuir com nada, que para Nabucodonosor eram desprezíveis.
Outra parte ele faz alojar-se as margens de um rio e outra parte que ele considerava mais nobre, dotados de maior inteligência, Nabucodonosor leva para dentro do palácio, para que pudessem lhe ensinar tudo sobre Israel.
Isso era uma estratégia de Nabucodonosor para que pudesse conhecer quem era o povo que teria dominado.
Para os que ficaram deixados para trás, desprezados em Jerusalém Deus deixa um profeta chamado Jeremias, nome hebraico que significa “O Senhor é alto”.
Já para os que foram deixados a beira do rio Quebar, Deus lhe dá um profeta chamado Ezequiel, que traduzido é “Deus fortalece”.
E para os que estavam dentro da casa de Nabucodonosor, Deus lhe dá outro profeta chamado Daniel, que quer dizer“Deus é meu juiz”.
Deus sabe que onde quer que estejamos ele nos enviará um profeta, para que possamos nos conduzir a Ele e jamais perdermos o alimento da palavra.
Guarde isso em seu coração e saiba que onde estiver um servo de Deus existe uma palavra de Deus para ti.
Estes eram os três profetas do cativeiro babilônico Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Mas eu quero falar nesta noite sobre os 3 amigos de Daniel.
OS TRES AMIGOS DE DANIEL
Com a parte do povo que estava dentro do palácio de Nabucodonosor, estavam outros.
Entre eles três jovens que também eram amigos de Daniel, cujos nomes eram Ananias, Mizael e Azarias.
O rei Nabudonosor ordenou a Aspenaz que separasse alguns jovens de Israel da linhagem real e dos nobres
Jovens em que não houvesse defeito algum, formosos, de boa aparência, sábios e instruídos em toda ciência que tivessem habilidade para viver no palácio.
Estes jovens tinham que ser preparados ensinados nas letras e na língua dos caldeus, e foi ordenado que fossem preparados por 3 anos só se alimentando da comida e do vinho do rei e só depois pudessem servir no palácio diante do rei Dn 1:3-6
Dentre todos os jovens se destacam Daniel e seus 3 amigosAnanias, Mizael e Azarias.
Estes jovens receberam nomes babilônicos, talvez uma estratégia de mudar a identidade dos homens de Deus,.
Mas, aquilo que Deus fez ninguém pode desfazer. Nabucodonosor deu lhes nomes de divindades babilônicas
Chamou a Daniel de Beltessazar, que quer dizer “Bel protege o rei”,
A Ananias chamou de Sadraque, que quer dizer, “Amigo do rei”
A Mizael chamou de Mesaque, que significa “Quem é como Aku?” (deus da lua).
E a Azarias chamou de Abedenego, que significa “servo de Nabu”.
Daniel e os seus 3 amigos puseram no coração não se contaminar com a comida e a bebida do rei que era oferecida aos ídolos
Deus deu graça Daniel e seus amigos diante do chefe dos eunucos, que resolveu fazer um teste de 10 dias dando como alimento a Daniel e sue amigos apenas legumes e água.
Ao cabo de 10 dias a aparência deles era muito melhor do que daqueles que comeram a comida do rei.
Como resultado da fidelidade deles Deus deu a eles sabedoria e entendimento em todas as letras e a Daniel entendimento para revelar sonhos e visões. Dn 1:17-18
A ESTATUA DE NABUCODONOSOR
No capitulo 2 do livro de Daniel Nabuconosor sonhou com uma grande estatua.
Mas no capitulo 3 o rei Nabucodonosor enche seu coração de soberba e manda construir uma estátua sua, e de ouro, simbolizando sua grandeza e soberania.
E mandou que na data marcada ao som dos instrumentos musicais toda a nação e províncias se curvassem diante desta estatua e a adorasse, para que todos sabendo quem era Nabucodonosor o grande rei.Dn 3:1-6
Assim, foi feito um decreto e selado com o selo do rei, mas ainda havia outra clausula constante no decreto do rei.
Era que todos os que não se curvassem diante da estátua e não a adorassem, seriam jogados em uma fornalha de fogo ardente, e ali morreriam queimados pela desobediência ao decreto do rei Nabucodonosor.
Estes três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego decidiram em seus corações que não se curvariam diante da estátua do rei Nabucodonosor.
Pois, seus joelhos somente se dobravam diante do Deus de Israel, que realmente era e é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.
A FORNALHA DE FOGO ARDENTE
Todos nós sabemos o que aconteceu. Os três jovens decidiram não se curvar diante da estátua.
O rei Nabucodonosor ficou completamente irado, e a bíblia diz que o semblante de seu rosto chegou a mudar tamanha era a sua ira.
Mandou chamar os três jovens e lhes deu uma segunda chance, para que não fossem mortos conforme o decreto previa.
Para a surpresa do rei Nabucodonosor veja o que eles disseram: - não necessitamos de te responder sobre este negocio.
Eis que o nosso Deus, a quem nos servimos, é que pode livrar; ele nos livrara do forno de fogo ardente e da tua mão o rei.
E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estatua de ouro que levantaste.Dn 3:16-18.
E então o rei toma uma decisão.
Ele manda que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais, pois três jovens judeus seriam carbonizados na grande fornalha de fogo ardente.
Mas mal sabia ele que ele mesmo é que começou a provocar o quarto jovem a se apresentar na fornalha.
Primeiro insultando o Senhor Jeová, e em segundo mandando que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais.
Não bastasse a ignorância do rei em decretar tamanha besteira, ele ainda manda que amarrassem os três moços para serem jogados dentro da fornalha.
E assim os soldados o fazem, posteriormente sendo os três jogados para o interior da fornalha de fogo ardente.
Mas algo estava para acontecer. Algo jamais visto ou contado na história até aquele dia.
Primeiro os homens que foram designados para jogar os 3 jovens no fogo morreram só de aproximar da fornalha de fogo.
Depois quando o rei se assenta para assistir a cena de ver os 3 servos de Deus serem consumidos pelo fogo,ele leva um grande susto.
O rei começa a tremer e chama os seus soldados: - ei! Explica-me algo aqui que eu não estou entendo! Não lançamos nos 3 homens atados dentro do fogo?
Os soldados respondem: e verdade ó rei, foram 3 homens que jogamos amarrados no fogo.
Então o rei se levantou assustado e disse: mas eu estou vendo 4 homens soltos, passeando dentro do fogo, e aspecto do 4° homem é semelhante ao filho dos deuses. Dn 3:24-25.
Como Nabudonosor era um homem idolatra que não conhecia a Deus ele usou a expressão o seu aspecto é como um filho dos deuses.
Mas nos sabemos que o 4° homem na fornalha de fogo ardente é Jesus de Nazaré o filho do Deus Vivo.
Então o rei chama os três jovens e eles saem do meio da fornalha e a bíblia diz que nem cheiro de fumaça havia neles.
O rei naquele dia faz outro decreto dizendo que não há outro Deus como o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e que toda a nação da babilônia deveria saber que somente Jeová é Deus.
A FIDELIDADE
Mas o que teria levado os três jovens a se manterem firmes e não se dobrarem diante da estátua?
O que teria feito com que os três encarassem o rei Nabucodonosor? O que teria substituído o medo da morte pela coragem?
Aqui começa nossa mensagem. Quando os três jovens eram ainda meninos em Israel, eles ouviram histórias das maravilhas que Jeová havia feito no meio do povo. E nos olhos de seus pais ouviram e viram a fé em um Deus que pode fazer o impossível e mesmo que Ele não o fizesse Ele continuaria sendo um Deus de maravilhas.
A morte era para eles uma questão de honra. Eles precisavam continuar firmes e inabalados na promessa que lhes foi dada quando nasceram através de seus nomes. Pois nesses nomes estava estampado o que realmente era Deus para eles e quem era esse Deus na vida deles.
Eles decidiram se manter firmes naquilo que era grandemente poderoso para os livrar ou não. Mas não iriam trair o SEU Senhor.
EI! Existem somente duas qualidades de pessoas que Deus procura somente duas e nada mais.
Uma delas é adoradores e não adoração Jo 4:23-24, Deus não esta a procura de adoração pois já tem quem faz isso por ele, os anjos,os arcanjos, os serafins e os querubins já adoram a Deus nos céus.
O que Deus esta a procura é de adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
A outra qualidade de pessoa que Deus procura é os fieis Sl 101:6, eu ainda não encontrei na bíblia Deus procurando outra coisa. Somente adoradores e fieis.
Ei! Será que Deus encontrou aqui nesta noite? Onde estão adoradores e os fieis na casa de Deus?
A CHEGADA DO QUARTO HOMEM
Ao decidirem fazer o que é certo, Ananias, Mizael e Azarias mostraram o poder de Deus em suas vidas.
E assim fizeram com que o quarto jovem descesse para o meio da fornalha antes mesmo que eles fossem jogados.
Quando foram lançados no fogo o quarto homem os acolheu pela mão e com certeza os confortou dizendo para que não tivessem medo.
-Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo,não te queimaras, nem a chama arderá em ti. Is 43:2
Agora veja o que faz com que o quarto homem venha para o meio da fornalha nos receber.
Lembrando que é necessário que ele esteja lá antes de nossa chegada, e para isso é necessário que nos portemos como os três jovens.
Em seus nomes estava a fé na promessa do Deus que serviam, pois Ananias tinha em seu nome o significado“Jeová é misericordioso”, já Mizael, quer dizer “Quem é como Jeová?, e Azarias, significa “Jeová ajudou”.
Quem tem o Deus Jeová que é misericordioso, quem tem o Deus que é como Jeová e quem tem o Deus que é como Jeová o ajudou não fica sozinho na fornalha.
Alguém ate pode te jogar em um fornalha ardente ou você até pode passar pela fornalha, mias o quarto homem está contigo nesta fornalha.
Faça você também com que o quarto jovem venha para a sua fornalha e assim todos saberão que tu és fiel e adorador do único e inabalável Deus que pode todas as coisas.
Conclusão:
Muitos de nós estamos vivendo de fornalha em fornalha e a cada vez que passamos por uma, saímos mais debilitados e consumidos pelo fogo, e o cheiro da fumaça esta nos matando sufocados.
Muitos crentes não têm mais o cheiro da unção, mas somente o cheiro de roupas e carnes queimadas.
Ei! Eu te pergunto: onde estão os servos de Deus que podem mudar esta história? Onde estão os três jovens que podem mudar os decretos dos reis deste mundo? Estariam mortos? Extintos? Exterminados?
Precisamos de pessoas que levem em seus corações quem é realmente o Deus quem servem, precisamos de Ananias, Mizael e Azarias, urgentemente.
Eu convoco a todos a buscarem a Deus e serem Ananias, Mizael e Azarias, nos dias de hoje.
Quem dentro de cada igreja se levante homens e mulheres que façam com que o quarto jovem venha manifestar sua presença poderosa.
Para que o cheiro da morte vá embora e o cheiro da unção invada novamente o altar do Senhor
|
Toffoli vai para 2ª Turma do Supremo, que julgará políticos da "lava jato"
Se mudança for aceita, Toffoli julgará ações relativas à operação "lava jato".
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, se transferiu da 1ª para a 2ª Turma da corte. A decisão foi tomada depois de três membros da 2ª Turma terem feito um apelo para que alguém do outro colegiado fosse completar a composição, que está desfalcada desde a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, em agosto de 2014.
É na 2ª Turma que atua o ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos decorrentes da operação "lava jato" que serão julgados pelo Supremo — a parte dos réus com prerrogativa de foro por função, os parlamentares. Um dos problema encarados é que, como a turma está com quatro integrantes, há sempre o risco de empates nas discussões.
O primeiro a pedir a transferência de um colega foi o ministro Gilmar Mendes, que depois foi apoiado por Teori e pelo ministro Celso de Mello. Gilmar argumentou que, além de evitar empates, a transferência de um colega evitaria o constrangimento do ministro que vier a ocupar a vaga de Joaquim Barbosa, já que ele iria direto para a 2ª Turma julgar a "lava jato".
Inevitavelmente recairia sobre o novato a suspeita de que ele foi indicado pela Presidência da República — ou aprovado no Senado — para fazer algum tipo de favor. “A ideia de uma possível composição ad hoc (para um fim específico) não honra as tradições republicanas e não seria compatível com a elevação que esta corte tem no cenário da República”, salientou. O artigo 19 do Regimento Interno do STF prevê a possibilidade de um ministro pedir transferência de Turma, mediante requisição ao presidente.
Pela regra regimental do Supremo, os ministros mais antigos têm preferência na troca de turmas. O presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, diante do pedido de Toffoli, consultou o ministro Marco Aurélio, vice-presidente da 2ª Turma e o único mais antigo que Toffoli ali, mas ele declinou da vaga. Há um arranjo informal entre ele e o ministro Celso, os dois mais antigos, de cada um ficar em um colegiado.
Bom para todos
Nesta terça-feira (10/3), a sessão da 2ª Turma aconteceu com três ministros, uma vez que a ministra Cármen Lúcia não participou, por motivo justificado. De acordo com o ministro Gilmar Mendes, a falta de indicação do 11º integrante do Supremo pela presidente da República está afetando os julgamentos no Plenário, mas impactando particularmente a 2ª Turma, já que aumenta o risco de empates.
O decano do STF, ministro Celso de Mello, classificou a sugestão do ministro Gilmar Mendes de “extremamente oportuna”, tendo em vista o longo período já decorrido desde que se abriu a vaga com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. O ministro lamentou a omissão na indicação do 11º integrante pela Presidência da República e afirmou que a inércia governamental está interferindo nos julgamentos do STF.
“O ministro Gilmar Mendes destaca outros aspectos como o da possível intenção de se promover uma composição ad hoc da 2ª Turma, o que é realmente inaceitável, tendo em vista as tradições do Supremo Tribunal Federal, que não se deixa manipular por medidas provenientes de outros Poderes, especialmente quando está a apreciar causas de grande relevo, como estas que vão se originar dos procedimentos investigatórios agora instaurados por determinação do ministro Teori Zavascki”, afirmou o ministro Celso de Mello.
O relator dos inquéritos da operação "lava jato", ministro Teori Zavascki, que também preside a 2ª Turma, qualificou a iniciativa do ministro Gilmar Mendes como muito importante. Lembrou que deixará a presidência do colegiado em maio próximo e que haverá incidentes nos inquéritos apresentados pelas partes investigadas que serão resolvidos monocraticamente, mas são passíveis de recurso de agravo, a ser analisado pela turma.
Teori ainda destacou que a mudança nas composições será uma forma de retirar do procedimento de indicação do novo integrante do STF pela presidente da República e da submissão de seu nome ao Senado Federal um problema adicional. “Será um forma de descompressão desse problema”, afirmou.
Dança das cadeiras
A ida de ministros da 1ª para a 2ª Turma não é surpresa para ninguém no Supremo. Toda vez que abre uma vaga, alguém faz isso. Foi assim com Eros Grau, Cezar Peluso, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski e Ayres Britto.
O que todos alegam é que a 2ª Turma é mais eficiente que a 1ª, ou que os julgamentos são mais "harmônicos". O que ninguém diz oficialmente é que a maioria dos ministros não consegue se acostumar com as argumentações sarcásticas do ministro Marco Aurélio. O vice-decano, é conhecido por ironizar os argumentos dos quais discorda. E mesmo votando de improviso, como sempre faz. Em tom de brincadeira, os ministros dizem que quando Marco Aurélio elogia o voto de alguém, é porque vai discordar veementemente.
Outro dado interessante a transferência do ministro Toffoli para a 2ª Turma é que ele deixa de ser voto vencido para ser vencedor. Ele era o mais veemente crítico da ideia de se negar Habeas Corpus substitutivo de recurso ordinário, mas se conceder a ordem de ofício quando se verificar violação direta à liberdade do réu.
A jurisprudência foi inaugurada por Marco Aurélio. Outro grande crítico da ideia é o ministro Gilmar Mendes, para quem há uma "moda" em se restringir o uso do HC.
FILHA PROCURA PELO PAI QUE MORA NA RUA DAS FLORES NO BAIRRO DE FÁTIMA EM ITABUNA
Uma jovem identificada como Anna Carolina, procura pelo pai há cerca de 20 anos. Ela informou que o nome de seu pai é Cassimiro Alves Pereira, e tem aproximadamente 42 anos.
De acordo com a mãe da jovem, identificada como Ricardina, há cerca de 20 anos, Cassimiro esteve em Governador Valadares- MG onde cursou o ensino superior na Faculdade de nome MIT. Ele era estudante de engenharia elétrica, e morava em uma república. Dona Ricardina informou também, que quando ela estava no 5° mês de gestação o Cassimiro voltou para Itabuna. Os pais do Cassimiro moram no bairro de Fátima, na Rua das flores, em Itabuna.
A mãe da jovem mora nos Estados Unidos, e Ana mora em Governador Valadares.
JUSTIÇA CONDENA MCDONALD´S POR VENDER REFRIGERANTE COM BARATA EM ITABUNA
A justiça baiana condenou o McDonald´s a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a uma cliente que consumiu refrigerante com restos de barata. O episódio ocorreu na loja do McDonald´s de Itabuna, no Shopping Jequitibá, em 30 de março de 2013.
Lorena Silva Marques pediu um sanduíche e um refrigerante no fast food. Após a refeição, ela retirou a tampa do copo para consumir pedras de gelo. Estavam lá vestígios de barata.
A administradora de empresas acionou o McDonald´s no Juizado Especial. Lorena ganhou a ação na primeira instância, mas a empresa recorreu.
O recurso do McDonald´s (Arcos Dourados) foi analisado pela quinta turma recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Bahia. A turma julgou procedente o pedido da consumidora. A empresa ainda pode recorrer.
Após a decisão judicial, Lorena conversou com o PIMENTA. A cliente lembra ter recebido um “tratamento horrível” da empresa. “Ao invés de resolver a situação e fazer um pedido de desculpa ao consumidor, a empresa apenas ofereceu outro lanche”, disse ela ao blog.
Lorena lembra que o produto com “corpo estranho” colocou em risco tanto a saúde dela como a da filha, de apenas sete anos à época. “Espero que a empresa tome mais cuidado em relação à higiene, para que tal fato não volte a ocorrer com mais ninguém”.
ITABUNA: MATERNIDADE “MÃE POBRE” FECHA AS PORTAS POR FALTA DE VERBA
Nesta quarta-feira a maternidade Mãe Pobre, de Itabuna, suspendeu o atendimento para os pacientes do SUS. Na quinta-feira passada a direção da entidade comunicou que fecharia as portas, e promessa foi cumprida.
Segundo o diretor da Maternidade, Vitor Bourbon, não há como comprar medicamentos e manter os custos da instituição com a verba destinada. No local, que atende mulheres de 124 municípios da região, são realizados cerca de 400 partos por mês.
A instituição recebeu em janeiro R$ 188 mil, mas só a folha de pagamento dos servidores consumiu R$ 208 mil. A unidade tem repasse do Ministério da Saúde por produtividade e conta com doações. Vitor Bourbon disse que a secretaria de saúde de Itabuna prometeu uma quantia de R$ 50 mil, mas mesmo assim o apoio é insuficiente para socorrer a maternidade.
Tentamos manter contato com o secretário de saúde de Itabuna, Eric Ettinger, mas o mesmo não retornou.
Sheik árabe oferece US$ 1 milhão por fusca de Mujica
O presidente uruguaio José ‘Pepe’ Mujica, que ganhou fama mundial por ser o ‘chefe de Estado mais pobre’ do mundo, estuda a curiosa oferta de um sheik árabe, que está disposto a pagar 1 milhão de dólares (2,4 milhões de reais) por seu velho Fusca azul, informou nesta quinta-feira a revista Búsqueda. Segundo a publicação uruguaia, a proposta foi feita durante a cúpula de G77+China celebrada em junho do ano em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, mas só foi revelada nesta quinta. A revista, no entanto, não revelou o autor da proposta feita ao presidente por seu carro.
Esta não foi a única oferta que o presidente uruguaio recebeu por seu velho fusquinha azul. “Primeiro, me fizeram uma proposta. Fiquei um pouco surpreso e, no início, duvidei e não dei muita importância. Mas depois me fizeram outra proposta e levei um pouco mais a sério. Em todo caso, se for concretizado, o dinheiro irá para o Plano Juntos [projeto federal de construção de moradias populares] ou para outro que favoreça o Uruguai”, afirmou Mujica à revista.
Segundo a publicação, em setembro, em um encontro com representantes diplomáticos em Montevidéu, o embaixador do México, Felipe Enríquez, também ofereceu dez veículos em troca do famoso Volkswagen de 1987. Segundo a mais recente declaração de renda de Mujica, seu Fusca está avaliado em 70.000 pesos uruguaios (cerca de 5.000 reais). O ex-guerrilheiro que chegou ao poder em 2010 doa a maior parte de seu salário ao Plano Juntos, um projeto de moradia solidária que criou ao assumir a presidência.
(Com agência France-Presse)
TENTOU FUGIR DO ASSALTANTE PARA NÃO PERDER O CELULAR, MAS FOI ASSASSINADO NO CENTRO DE ITABUNA
Paulo Roberto Freitas de Vasconcelos Filho, 18 anos, foi baleado duas vezes, durante tentativa de assalto no centro de Itabuna, na manhã desta quarta feira (11). Paulo foi atingido no braço e no tórax, ao tentar fugir dos bandidos entre a avenida Juracy Magalhães e avenida Ilhéus. Ele foi socorrido por um homem identificado como Alexandre, da Auto Escola Regional, mas deu o último suspiro, ao dar entrada no Hospital de Base. A vítima completaria 19 anos no próximo dia 18. Paulo tentou fugir do assaltante, para não entregar o celular, levou um tiro no braço e, em seguida, no tórax. Foi o 14º homicídio em 2015 -o 3º de março.
TRAFICANTE DE DROGAS E ASSALTANTE SAIU DE PAU BRASIL PARA MORRER EM PORTO SEGURO
O corpo de Alessandro Ferreira do Santos, de 27 anos, foi encontrado , em uma estrada vicinal às margens da BR-367, em Porto Seguro. Segundo a polícia, o corpo estava próximo ao assentamento Lulão, na zona rural do município. O corpo estava amarrado e coberto por um tapete. Alessandro era natural de Pau Brasil, mas morava em Eunápolis.
PRESIDIÁRIO DO CONJUNTO PENAL DE TEIXEIRA DE FREITAS NÃO MAIS AGUENTA FICAR PRESO E PREFERE IR PARA O INFERNO TIRANDO A PRÓPRIA VIDA
Um interno do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas identificado como Edivaldo dos Santos, tentou tirar a própria vida por duas vezes. De acordo com informações, o interno pegou um lençol, amarrando-o no pescoço, mas não conseguiu se enforcar, pois o tecido se rompeu. Não satisfeito, ele tentou mais uma vez tirar a sua vida, em posse de um objeto cortante, cortou os pulsos. O interno ferido foi encontrado por colegas de cela, que informaram aos agentes penitenciários o ocorrido. Os agentes adentraram ao pátio, e foram até a cela, onde socorreram Edivaldo, que foi levado ao Pronto Socorro da Unidade Prisional. Após os primeiros procedimentos, ele foi encaminhado ao HMTF. O interno passou por procedimento médico, foi medicado e recambiado para o Conjunto Penal, onde segue em observação. Ainda de acordo com informações, Edivaldo já tentou suicídio outras vezes, e vem sendo acompanhado pela psicóloga do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
CUPIM É O VULGO DE MAIS UM TRAFICANTE DE DROGAS ABATIDO A TIROS NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO MALHADO EM ILHÉUS
Um jovem de prenome Marcelo, vulgo “cupim” foi assassinado na tarde desta quarta-feira(11) na Central de abastecimento da feira do bairro Malhado, na cidade de Ilhéus. De acordo com informações, Marcelo foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, por dois homens que em seguida fugiram do local. A polícia também encontrou um veículo, provavelmente roubado, próximo ao local do crime. A vítima morava na Rua do sossego e morreu no local do crime.
terça-feira, 10 de março de 2015
TRAFICANTES DE DROGAS DO NELSON COSTA PRESOS PELO PETO 69 NA ZONA SUL DE ILHÉUS
Maternidade confirma suspensão de atendimento para esta quarta em Itabuna
A Maternidade Ester Gomes (Mãe Pobre), mantida pela Fundação Fernando Gomes, enviou comunicado ao Sintesi (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região), confirmando que suspenderá o atendimento a pacientes do SUS. Segundo a presidente da instituição, Cristiane Monteiro de Oliveira, disse ao Diário Bahia, não há como manter os serviços com o repasse mensal de R$ 200 mil, valor do atual contrato com o município. A interrupção, portanto, se dará a partir desta quarta-feira (11), às 7 horas da manhã.
"O atendimento estará suspenso por um período até o governo estadual e o município tomarem uma atitude, para que nos ajude. Em janeiro, realizamos 353 partos; em fevereiro, 357, mas nós já realizamos 500 partos num mês; teve um que foram 657. Com valor recebido, só dá para pagar funcionários, que são 84, e médicos, que são 17, incluindo anestesista e pediatra. Não dá para os fornecedores", argumentou, ressalvando: "Se chegar, por acaso, uma mulher parindo na porta, não vou deixar de atendê-la".
A representante da maternidade mencionou, ainda, um débito de R$ 500 mil, sendo três meses de salários de médicos (dezembro, janeiro e fevereiro) e fornecedores de 2014. Questionada sobre quanto seria necessário para a não suspensão dos atendimentos (100% SUS), ela foi taxativa: "precisaria de R$ 400 mil a R$ 500 mil".
Tentativa de reajuste
De acordo com Cristiane Oliveira, o diretor da Maternidade Ester Gomes, Vítor Borbon, foi informado que o prefeito Claudevane Leite e o secretário de Saúde, Eric Ettinger, estavam reunidos em salvador, na tentativa de solucionar o impasse referente ao hospital. "A partir do momento que assinarmos o contrato com novos valores, voltaremos a funcionar normalmente, sem maiores danos. Só voltaremos com o contrato assinado", sustentou a presidente da Fundação.
Diante da falta de reajuste na tabela do SUS há 12 anos, indagamos sobre o fato de tais valores serem estabelecidos pelo governo federal, ela reforçou que é possível, sim, o município adotar valores diferenciados, dentro dos referidos parâmetros federais. "Tem uma tabela unificada do SUS que é diferenciada para procedimentos cirúrgicos, cirurgias eletivas e partos. Se a prefeitura resolver isso com a gente, vai melhorar muito. Hoje, recebemos 400 e poucos reais por um parto normal, divididos entre médico (em torno de R$ 157) e hospital", acrescentou Cristiane Oliveira.
Conforme a presidente da Fundação, que funciona há 24 anos e atende a 124 municípios, "temos que mudar tudo dentro da maternidade". "Precisamos de lençóis, colchões, alimentação, remédios... Recebemos doações de cestas básicas, leite, lençóis, mas são um paliativo", finalizou.
POLÍCIA APREENDE MOTOS ABANDONADAS NO BAIRRO NOVO HORIZONTE
Uma guarnição da Polícia Militar apreendeu na tarde desta terça-feira(10) um menor de iniciais J.R.O, 16 anos, na escadaria do bairro Pedro Jerônimo. De acordo com os policiais, o menor estava em atitude suspeita, e durante abordagem foram encontrados com ele, 04 pedrinhas de crack e uma trouxinha de maconha. O menor foi encaminhado ao complexo policial.
Felipe Victor Barros, de 28 anos, acusado de matar, em setembro do ano passado, o personal trainer Lucas Souza Dias, de 23 anos, cujo crime teve ampla repercussão, está sendo ouvido na tarde desta terça-feira (10), no Fórum Rui Barbosa, em Itabuna, na sua primeira audiência.
O advogado de defesa, Antônio Rosa, foi o primeiro a chegar no Fórum. Em seguida, Felipe chegou no carro da escolta policial. O acusado está detido no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus desde outubro de 2014.
O advogado de defesa, Antônio Rosa, foi o primeiro a chegar no Fórum. Em seguida, Felipe chegou no carro da escolta policial. O acusado está detido no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus desde outubro de 2014.
Lucas foi assassinado a tiros em uma lanchonete no bairro de Fátima após sair da academia onde dava aula. De acordo com informações, Felipe teria chegado ao local do crime em um carro alugado e descido do banco de carona, onde efetuou vários disparos contra a vítima. De acordo com investigações, Lucas estava sofrendo ameaças por parte de Felipe, e a motivação era o relacionamento que Lucas estava tendo com a ex mulher do acusado.
No dia 22 de setembro Felipe se apresentou à policia junto com seu advogado, mas negou ter cometido o crime e afirmou estar na cidade de Ilhéus. Como o flagrante já havia passado, Felipe foi liberado, mas deveria ficar à disposição da polícia para novos depoimentos. Porém, o mesmo fugiu para o Estado de São Paulo, onde foi preso, após ter o mandado de prisão expedido. Felipe foi apresentado na delegacia de Itabuna na tarde do dia 01 de outubro. O caso gerou muita comoção na cidade. Amigos, familiares e toda a sociedade foram às ruas pedir por Justiça.
Uma equipe do 1º Pelotão da 63° Companhia Independente da Policia Militar,prendeu na Rua Acelino Prudente de Morais, Bairro Duque de Caxias em Ibicaraí, o elemento Edmon Ataíde dos Santos. O suspeito, já tem entrada na policia de Coaraci e na casa dele, os policiais encontraram 01 balança de precisão, 21 pinos de cocaína prontos para a venda, 55 gramas de cocaína pura, 39 pedras de crack embaladas, 1 pedra grande com 8 gramas de crack, 75 gramas de pó "Royal", 400 pinos para embalar cocaína e 2 celulares.
O ônibus da Banda Garota Safada sofreu um grave acidente na madrugada de hoje (10) por voltas das 03:00 horas, no Km 70 da BR 222, em São Luis do Curu- CE. O ônibus que conduzia a banda para Piauí tombou no trecho conhecido como “Curva dos Frios”. Várias ambulâncias do SAMU, e também carro de bombeiros prestaram socorro as vítimas. No total foram 18 pessoas feridas. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para ajudar a controlar a situação.
Mais um policial militar perdeu a vida na Bahia. Desta vez a vítima foi Anael Mohab Gomes, que foi encontrado baleado no Loteamento Sargento Jaime, BTN III, por volta das 02h da madrugada desta terça-feira,10. A vítima também era locutor de rádio e fazia programa policial em uma emissora FM da cidade de Paulo Afonso. Policiais militares da viatura da 2ª CIA foram alertados pelo CICOM, que havia ocorrido vários disparos de arma de fogo, no referido local,ao chegarem encontraram Mohab Gomes,caído ao lado de sua moto,coberto de sangue. Ele foi atingido por quatro disparos nas costas, morrendo antes de receber os primeiros socorros. Por volta das 04h,com uma ajuda de uma informante, quatro pessoas foram detidas, os irmãos Michael Ferreira da Silva, 26 anos e Alexsandro Ferreira da Silva, 27 anos; Diemerson Ferreira da Silva, e o adolescente E. S. F., 16 anos. Anael Mohab, tinha cinco anos de corporação e sua noiva estava grávida. Para ele o nascimento de seu filho, era mais uma oportunidade de ser feliz.
Na noite de segunda-feira(9), por volta das 20:00 horas, após denúncia telefônica, a guarnição da CIPE Cacaueira procedeu uma abordagem na BA262, sentido Iguaí/Ibicuí, na qual foram apreendidos dois caminhões carregados de madeira nativa. No primeiro caminhão havia 55 pranchões de madeira, e no segundo, 63 pranchões, totalizando assim cerca de 6 metros cúbicos de madeira. Segundo informações, a carga teria sido retirada na Fazenda Riacho Esquerdo, município de Nova Canaã, para ser vendida/ entregue a um indivíduo identificado apenas como “Negão”, no município de Ibicuí. Os condutores dos caminhões, Alex Alves dos Santos, 34 anos, e José Aurélio Portugal, 24 anos, foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Policia local.
Foi detido ontem, pela Policia Militar de Itabuna , o elemento Radson Souza Brito, 48 anos, acusado de ter batido na mãe,com um pedaço de madeira, fato ocorrido ontem ( 09 ). A idosa, Creuza de Oliveira Santos, 75 anos, sofreu escoriações . O elemento foi autuado pela lei " Maria da Penha " e já está a disposição da Justiça. Por se tratar de um usuário de drogas, a delegada Divanice Dias, entrou com o pedido de ação cautelar para internamento.
Reprodução |
Na tarde de ontem, 31 integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial foram atingidos por um raio durante um treinamento no Setor Militar Urbano (SMU). De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um sargento do Exército ligou e pediu assistência, pois havia pessoas inconscientes no local. Após a ligação, 26 vítimas foram levadas pelos próprios militares para o Hospital das Forças Armas (HFA).No local, o Samu atendeu cinco militares, dois deles foram encaminhas para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e três para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Ainda segundo o Samu, alguns integrantes do Batalhão chegaram nos hospitais com dormência no corpo e queimaduras leves. Eles fizeram exames de emergência e devem ficar em observação. No entanto, em algumas horas, os exames serão repetidos e, caso não haja nenhuma complicação, as vítimas serão liberadas.
Jônatas de Almeida, 23 anos, que foi baleado na noite desta segunda-feira (9), na rua Castro Alves, no bairro Califórnia, em Itabuna, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta terça (11), no Hospital de Base de Itabuna. Ele foi atingido por três disparos na região do abdômen. Segundo populares, a vítima pilotava uma moto quando foi perseguida por dois homens que estavam em outra motocicleta. A moto de Jônatas não foi encontrada no local. Pelo menos seis cápsulas foram achadas pela polícia na cena do crime. Foi 28º homicídio em Itabuna em 2015, o 2º de março.
Imagens: Leandro Palma