domingo, 7 de fevereiro de 2016


MA: JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE USO DE SIMULADOR EM AUTOESCOLAS

Do G1
Uma decisão liminar do juiz federal José Carlos do Vale Madeira, titular da 5ª Vara da Seção Judiciária do Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região do Maranhão suspende a obrigatoriedade aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – autoescolas – de instalar simuladores de direção como componente de exames de direção. A ação civil pública contra o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi movida pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado do Maranhão (Sindauma).
A decisão suspende a Resolução nº 543/2015 do Contran, que “não poderia ultrapassar os limites do Código de Trânsito Brasileiro para incluir uma nova etapa para os exames de habilitação; invoca, neste ponto, ofensa ao CTB 147”, segundo diz trecho da decisão.
O Art. 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/97 – diz que candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve se submeter apenas aos testes de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do Contran; e de direção veicular, realizado na via pública.

CLIMA DE MEDO NA MANGABINHA

Violência faz parte do cotidiano dos moradores
O bairro da Mangabinha já aparece nas estatísticas como um dos mais violentos de Itabuna em 2016. Por lá, foram registrados dois homicídios em um único dia neste mês de fevereiro, sendo que uma das vítimas foi apontada como suspeita de vários assaltos naquela comunidade (confira aqui). Em janeiro, houve pelo menos uma tentativa de assassinato confirmada pela polícia.
A situação se complica neste período de Carnaval, em virtude do envio de parte do efetivo da segurança pública para as cidades que realizam festejos, principalmente Salvador.
Na noite de ontem (5), moradores da Mangabinha utilizavam as redes sociais para pedir socorro. Por volta das 21 horas, circulava a informação de que bandidos haviam imposto toque de recolher na parte do bairro conhecida como Alto da Lua.
Um morador desabafou no Facebook: “Sexta- feira de carnaval, 21:36, e eu e minha família estamos trancados dentro de casa e longe das portas. Isso é vida? Bandido solto e cidadão preso!”.

INSS: BENEFICIÁRIO QUE RECEBE PELO BB TERÁ CARTÃO COM CHIP

bb
Cerca de 2,3 milhões aposentados ou pensionistas começaram a receber seus novos cartões com chip do Banco do Brasil. A instituição informou que tomou a iniciativa de trocar os cartões dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não têm conta corrente no banco para ampliar a segurança.

Até o momento, aproximadamente 40% dos beneficiários já realizaram a mudança. A instituição iniciará a retirada de circulação dos cartões sem chip no próximo mês.
A troca é gratuita. Os novos cartões estão disponíveis nas agências onde o benefício do aposentado ou pensionista está vinculado. Ao acessar o caixa eletrônico, o beneficiário receberá a orientação sobre a troca do cartão.
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os beneficiários podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 729 0722. De acordo com o Banco do Brasil, o atendimento funciona 24 horas, em todos os dias da semana. Informações da Agência Brasil.

CARNAVAL: MULHER DÁ GOLPE DO EMPREGO EM MAIS DE 100 PESSOAS

Olívia deu golpe do emprego em mais de 100 pessoas, segundo polícia.
Passando-se por Helaine, Olívia deu golpe do emprego em mais de 100 pessoas, segundo polícia.
A estelionatária Olívia Souza dos Santos de Almeida foi presa por policiais militares e encaminhada à 7ª Delegacia do Rio Vermelho, em Salvador, onde prestou depoimento à delegada Jussara Souza, titular da unidade, depois de lesar mais de 100 pessoas. Os policiais evitaram linchamento da golpista.
Apresentando-se com o nome falso de Helaine Dias Santos, a mulher sublocava imóveis por temporada para o Carnaval e oferecia empregos de babá ou empregada doméstica mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50,00. Tantos os imóveis como os empregos não existiam, o que acabou sendo descoberto, na última quarta, pelas vítimas.
Enfurecidas, elas se dirigiram no mesmo dia à residência de Olívia, localizada na Rua Teodomiro Batista, no Rio Vermelho, exigindo o dinheiro de volta e ameaçando a integridade física da mulher. Policiais foram chamados ao local e confirmaram se tratar de um caso típico de estelionato, impedindo que ela fosse agredida, pois o tumulto já era generalizado.
REINCIDENTE
Autuada por estelionato e falsidade ideológica, Olívia já foi presa duas vezes pelo mesmo crime, em 2003 e 2007. A investigação apurou que ela se utilizava de um site de anúncios coletivos para atrair as vítimas. Olívia está custodiada na carceragem da Dercca, em Salvador, de onde será encaminhada para o sistema prisional. O dinheiro arrecadado com o golpe não foi devolvido.

NO PONTAL, VAIAS PARA JABES

Jabes é vaiado em festa do Zé Pereira (Foto A Região).
Jabes é vaiado em festa do Zé Pereira (Foto A Região).
O Bloco do Zé Pereira, um dos mais tradicionais de Ilhéus, ganhou as ruas do bairro Pontal na madrugada deste sábado (6). Concentrados na Praça São João Batista, os foliões iniciaram a marcha da alegria à meia-noite, como manda a tradição.
O prefeito Jabes Ribeiro (PP) prestigiou a saída do bloco. Visitou o Bar do Jorginho, perto da praça, onde a galera aquecia os motores para o desfile.
Um casal de músicos se apresentava num pequeno palco montado em frente ao bar. A dupla saudou o prefeito na chegada, mas as vaias dos foliões abafaram a saudação.

ARMADILHA (HUMANA?) NO BUZU DA ROTA TRANSPORTES, NA ILHÉUS -ITABUNA


Alfinete em poltrona de ônibus na linha Ilhéus-Itabuna (Foto Jamario Souza/Facebook).
Alfinete em poltrona de ônibus na linha Ilhéus-Itabuna (Foto Jamario Souza/Facebook).
O relato de um usuário da linha Ilhéus-Itabuna revela o risco – e a maldade humana (?) – ao qual estão expostos passageiros do transporte público. Alfinete retorcido e com a ponta para cima foi encontrado em assento de ônibus da Rota, na última quinta (4).
“Somente percebi a armadilha quando passei a mão sobre ela”, disse Jamario Souza em uma rede social. Segundo ele, o alfinete é três vezes mais grosso que o de agulhas usadas para aplicar vacina. Contra este tipo de absurdo, resta ao passageiro verificar a poltrona antes de sentar.

APÓS CURTIÇÃO, ASSALTANTES SÃO PRESOS COM CARROS ROUBADOS

Carros foram recuperados após alerta de policial em uma praia (Fotomontagem Pimenta).
Carros foram recuperados após alerta de policial em uma praia (Fotomontagem Pimenta).
Assaltantes presos com veículos roubados.
Assaltantes presos com veículos roubados.
Uma guarnição da Polícia Militar prendeu dois assaltantes e recuperou dois veículos, em Buerarema, neste feriadão. A investigação dos criminosos começou em uma praia, quando um policial de folga suspeitou deles e checou as placas dos carros.
A dupla e outros dois assaltantes estavam com um VW Gol, com placa de Itabuna, e um Ford Fusion, licenciado em Ilhéus, ambos roubados. O policial lançou as imagens dos quatro criminosos e dos veículos em um grupo de WhatsApp da PM.
A identidade dos assaltantes presos não havia sido divulgada até o final da manhã de hoje (7).

Em menos de 24h três pessoas foram assassinadas em Arataca

Assim como em Itabuna, Arataca também vem passando por um índice de violência grande nos últimos dias. Só neste final de semana, mais precisamente no sábado (6) três pessoas foram assassinadas. O primeiro crime aconteceu na madrugada de sábado (6) quando elementos se aproximaram da vítima e cobraram uma dívida referente a drogas. A vítima não tinha o dinheiro e foi executada por pelo menos três tiros. 

Já no período da noite, dois corpos foram encontrados com perfurações de arma de fogo. As vítimas foram identificadas como Júlio César Santos de Sousa e Whylei Silva Santos, conhecido como Nego Tão. 

Em menos de 24 horas foram três crimes registrados na cidade. O corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.

Tentativa de homicídio no São Roque

Uma pessoa foi baleada na tarde deste domingo (7) no bairro São Roque em Itabuna. De acordo com informações, o atirador estava em um moto e após efetuar os disparos abandonou o veiculo e fugiu.

A vítima foi socorrida provavelmente para o Hospital  de Base. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima e nem o motivo da tentativa de homicídio.


Cardiologista alerta sobre cuidados que foliões devem ter no carnaval















O carnaval já começou. E os festejos atraem diversos foliões que chegam a pular atrás do trio elétrico durante uma semana. A festa momesca é marcada pela diversão e alegria dos foliões. Mas para aproveitar o máximo o carnaval, o folião deve adotar alguns cuidados com a saúde.

Não esquecer a hidratação, fator mais importante para quem quer acompanhar com pique todos os dias da programação carnavalesca. É o que explica a cardiologista Ana Paula Scher Leal da Unicor Bahia – Unidade do Coração. A cardiologista disse que durante a folia, as pessoas, às vezes, esquecem de beber água, que hidrata, e acabam ingerindo muito álcool, levando a desidratação. “O gasto hídrico pode levar ao distúrbio eletrolítico, principalmente ao fazer o uso do álcool, bebida mais consumida nesse período. Além de perder liquido ao urinar, e ao transpirar. As perdas hídricas no decorrer das horas tornam-se expressivas. A hidratação deve ocorrer antes, durante e depois da folia. A água é a melhor escolha, e deve ser consumido de 3 a 4 litros por dia. O consumo de isotônico, como a água de coco é bem vindo ao corpo para a reposição de eletrólitos”, frisou.

O uso de bebida alcoólica deve ser moderado. O ideal para os homens, disse Ana Paula, é tomar 30 ml (mililitros) de álcool e para as mulheres, 15 ml. “Isso para quem está acostumado a beber. Quem não está acostumado, não deve beber nada que contenha álcool”. Ela esclareceu que essa é a dose que não é prejudicial ao organismo. Ainda sobre bebida alcoólica, a dica dada pela cardiologista é que para cada copo de álcool, o folião deve beber dois de água, “para poder diluir esse álcool”. E, se beber, não dirija, destacou. E muito cuidado ao misturar bebida alcoólica com energético, porque assim você estará juntando dois estimulantes, o que pode acelerar o coração. Evitar a mistura é a melhor escolha.

A cardiologista também comentou sobre o excesso de comida, que pode ser prejudicial aos foliões. A ingestão de alimentos aos quais a pessoa não está acostumada pode acarretar problemas, somados à desidratação. “Você pode ter uma diarréia, uma gastroenterite. Vale então ter cuidado com a alimentação. O ideal é ingerir alimentos ricos em frutas, vegetais, carne branca, enfim, comidas leves. A alimentação deve conter elementos leves e que forneçam energias. Antes e depois da folia, os adeptos do carnaval devem consumir carboidratos, “porque têm muita energia”. Entre eles, a cardiologista citou o macarrão sem molho branco, arroz, a batata cozida, ou o pão com peito de peru. Sugeriu que junto com o carboidrato, a pessoa pode comer também uma proteína, dando preferência a frango, peixe e ovo. “Porque é isso que dá energia, que dá pique, que faz a pessoa ficar em pé", finalizou a Ana Paula Scher Leal.

ITABUNA:Clima de medo na Mangabinha

O bairro da Mangabinha já aparece nas estatísticas como um dos mais violentos de Itabuna em 2016. Por lá, foram registrados dois homicídios em um único dia neste mês de fevereiro, sendo que uma das vítimas foi apontada como suspeita de vários assaltos naquela comunidade. Em janeiro, houve pelo menos uma tentativa de assassinato confirmada pela polícia.

A situação se complica neste período de Carnaval, em virtude do envio de parte do efetivo da segurança pública para as cidades que realizam festejos, principalmente Salvador.

Na noite de ontem (5), moradores da Mangabinha utilizavam as redes sociais para pedir socorro. Por volta das 21 horas, circulava a informação de que bandidos haviam imposto toque de recolher na parte do bairro conhecida como Alto da Lua.

Um morador desabafou no Facebook: “Sexta- feira de carnaval, 21:36, e eu e minha família estamos trancados dentro de casa e longe das portas. Isso é vida? Bandido solto e cidadão preso!”.

Fonte: Pimenta.blog


ILHÉUS GÁS 

Rua B, nº 11, Ilhéus II, Zona Sul.











Ataque a traficante em um bar deixa três feridos; bebê de um ano entre as vítimas

Edvan Rodrigues Nascimento - Van Zoião
Edvan Rodrigues Nascimento - Van Zoião
O feriadão de carnaval tem custado a paz de muita gente e a violência explodiu em várias cidades do sul da Bahia. Além de Itabuna, Ilhéus também sofre os ataques, ditados pela criminalidade. Olivença, distrito de Ilhéus, por exemplo, foi palco de um tiroteio na noite de sexta-feira (05), que resultou em três pessoas feridas, entre as quais um turista de Vitória da Conquista e um bebê de um ano e quatro meses de idade.

As vítimas, cujos nomes não foram revelados, foram levadas para o hospital Regional Luiz Viana Filho, no Alto da Conquista. Na verdade, o alvo dos disparos era Edvan Rodrigues Nascimento, mais conhecido como "Van Zoião", é um “famoso” traficante de Olivença. Ele, segundo testemunhas, estava num bar. De repente, o estabelecimento foi invadido pelos criminosos, que atiraram várias vezes.

Edvan foi atingido por seis disparos, quatro deles nas nádegas, isto porque tentou fugir dos acusados. Os tiros, saídos de uma pistola, e espingarda calibre 12, acabaram alvejando o morador de Conquista e a criança. O bebê, cuja família mora no distrito de Castelo Novo, ficou ferido no rosto e perna. Ele continuava internado até o fechamento dessa matéria. Segundo a Polícia Militar, os atiradores estavam num carro.

Edvan já foi preso inúmeras vezes, por tráfico de drogas. Em 2013, inclusive, ele foi detido durante uma operação da polícia, que desarticulou uma boca de fumo.

ITABUNA:Corpo de adolescente é encontrado com diversos disparos de arma de fogo


O corpo de um adolescente de 14 anos foi encontrado na Rua José  Renato da Rocha, entre os bairros Corbiniano Freire (Pau Caído) e Novo Horizonte. A vítima  identificada  como Gabriel de Jesus Santos, era morador do bairro Pau Caído.

De acordo com informações  de populares,  o jovem se envolveu em uma briga em um bar e foi perseguido por elementos armados que gritavam "perdeu" "perdeu". O adolescente correu cerca de 500 metros. Por volta de 1:30 desta madrugada de domingo(07) foram ouvidos diversos disparos  de arma de fogo. O corpo da vítima foi encontrado em um matagal com várias  perfurações na cabeça. Na cena do crime foram encontradas várias capsula de pistola 380, e de revolve calibre 38.

O pai do jovem dizia a todo instante próximo ao corpo do filho  que " não  foi por falta de conselho, mas você não quis me ouvir." O corpo será  encaminhado  para o Departamento  de Polícia Técnica.