sábado, 23 de janeiro de 2016



CARAVELAS POINT, AGORA NO KM 03 NA ILHÉUS- ITABUNA




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 














ILHÉUS:Quem matou Thayná Verena e a jogou para fora do carro?

A JOVEM FOI ASSASSINADA DENTRO DO CARRO.

ITABUNA:RIO CACHOEIRA REVIGORADO


Cheia Rio Cachoeira Foto Pimenta www.pimenta.blog.br 23.01.2016
Uma das atrações para os milhares de foliões que participam da Lavagem do Beco do Fuxico não está no palco ou em cima de trio. Nem em fobica. As fortes chuvas no médio sudoeste e em cidades como Itapé e Itaju, além de Itabuna, revigoraram o Rio Cachoeira, em Itabuna.

Os foliões param para curtir a nova paisagem. Em vez de pedras, água, muita água. E baronesas. O Cachoeira foi castigado por mais de cinco meses de forte estiagem, comprometendo, inclusive, o abastecimento de água no município. O rio abastece em torno de 25% dos itabunenses que residem na região que vai do Lomanto a Ferradas. O restante é abastecido, em tempos normais, pelo Rio Almada, cujo leito ainda permanece seco.
De acordo com a coordenadoria da Defesa Civil em Itabuna, o nível do Rio Cachoeira subiu mais de quatro metros nas últimas horas. O município está monitorando as áreas ribeirinhas em todo o trecho que corta o município.
Baronesas ficam retidas na Ponte do Marabá, na região central de Itabuna (Foto Pimenta).
Baronesas ficam retidas na Ponte do Marabá, na região central de Itabuna (Foto Pimenta).

Bombeiro morre em Feira de Santana ao ser levado por correnteza durante resgate


20160123171112 (9)
20160123171112
O Bombeiro Militar, Eduardo Santos Góes, que era do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, de 32 anos morreu afogado após ser arrastado por uma correnteza durante um trabalho de resgate neste sábado (23), na cidade de Feira de Santana. De acordo com informações, Eduardo tentava resgatar pessoas que ficaram ilhadas por conta da cheia do Rio Jacuípe, devido a chuvas que caíram na região, quando foi levado pela água. O acidente ocorreu nas proximidades do Distrito de Galhardo. O Corpo de Bombeiros, confirmou a informação, e lamentou o ocorrido em nota de pesar. Ainda de acordo com informações, o militar já havia conseguido resgatar duas pessoas, mas foi arrastado ao tentar chegar à terceira vítima. Eduardo ainda chegou a ser retirado com vida da água por um dos cinco colegas que o acompanhavam na operação, mas não resistiu. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também esteve no local. O Corpo de Bombeiros informou que foram realizadas várias manobras de salvamento, mas que não houve sucesso na tentativa de reanimar o militar. O corpo de Eduardo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana (DPT).


Ilhéus define esquema de segurança para Carnaval Antecipado

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 22, pela manhã, no auditório do Centro Administrativo de Ilhéus, na Conquista, presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, foi definido o esquema der segurança para os três dias do Carnaval Antecipado, que ocorre no período de 29 a 31 deste mês, na Avenida Soares Lopes. O plano vai contar com 250 soldados disponibilizados pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que serão distribuídos em postos elevados e entre os foliões, além de policiais civis, bombeiros e guardas municipais e cerca de 80 seguranças particulares.

Participaram do encontro o diretor regional da 7ª Coorpin, delegado André Aragão, a Delegada do Turista, Adriana Paternostro, representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito (Sutran), além dos secretários de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Turismo, Josenaldo Cerqueira, e de Comunicação Social, Valério de Magalhães, e o chefe de Gabinete, Victor Veiga. De acordo com o prefeito, a segurança é uma área que requer muita atenção, “já que é fator determinante pra uma festa tranquila, de paz, como os ilheenses e turistas merecem”.

De acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o esquema de segurança já vinha sendo discutido, há cerca de três meses, com o objetivo de “minimizar qualquer risco de incidente que atrapalhe a festa”. O efetivo voltado à segurança vai contar com 25 integrantes da Guarda Municipal e outros servidores da Polícia Civil, que vão atuar nos registros de ocorrências policiais, assim como na orientação sobre documentos perdidos, entre outros. O delegado André Aragão afirmou que a estrutura será equipada com computadores e internet, como forma de agilizar o atendimento.
O capitão Hosannah, da PM, afirmou que o trabalho do efetivo policial se concentrará no combate a ações possivelmente danosas ao folião, como de pessoas que se embriagam e acabam se envolvendo em confusões, no controle do acesso à festa, utilizando detectores de metais, assim como na inibição de pequenos crimes, como furtos.
No circuito do carnaval será proibida a comercialização de bebidas em garrafas de 


DELEGADO LUIS ADRIANO COELHO, UM BOM PLANTONISTA DA 7º COORPIN, QUE ADMINISTRA QUALQUER DELEGACIA COM BRILHANTISMO


GEHERDSON RIBEIRO, UM DOS MELHORES ADVOGADOS CRIMINALISTAS DE ILHÉUS


ISABEL, O BRILHANTISMO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJU DO COLÔNIA


PERIGOSO BANDIDO COMANDANTE DO TRÁFICO DE DROGAS DO ROMBUDO, PRESO PELA POLÍCIA MILITAR, 68 CIPM, EM ILHÉUS

Por: Ednei Bomfim.




ILHÉUS GÁS 

Rua B, nº 11, Ilhéus II, Zona Sul.











AQUÍ E ALÍ, SEMPRE PRESENTE: O JORNALISTA EDNEI BOMFIM





MIX CAR VEÍCULOS -ITABUNA BAHIA

Por: Celso Fernandes

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


José do Egito: a história de superação do escravo que se tornou governador
Por :Tiago Chagas 



A história de José do Egito é um dos relatos bíblicos de fé, fidelidade e superação mais marcantes, e é contada nas igrejas em ministrações, escolas bíblicas ou em atividades infantis, como um verdadeiro milagre.
O relato que encontra-se no livro de Gênesis já foi tema de filmes e inspirou palestrantes motivacionais que falam sobre carreira profissional. Informações de especialistas em programação de emissoras de televisão asseguram que após o sucesso de “Rei Davi”, a próxima minissérie bíblica a ser produzida pela TV Record terá como tema a história do escravo que se tornou governador.
Confira abaixo um resumo da história do homem conhecido como “José do Egito”, que foi vendido pelos irmãos como escravo, foi preso injustamente e através de um dom, alcançou o cargo de administrador de uma nação.
A origem
José era o 11º filho de Jacó, mas se tornou o seu preferido por ser o primeiro filho dele com Raquel. O amor de Jacó por Raquel era tão grande, que ele trabalhou de graça para Labão, o pai dela, que o trapaceou. Quando Jacó conheceu Raquel, que era sua prima, pediu sua mão em casamento, mas Labão exigiu que ele trabalhasse por sete anos sem salários, antes que pudesse se casar. Na noite do casamento, Labão entregou sua filha Léia, e disse que se Jacó quisesse Raquel, teria que trabalhar por mais sete anos, tarefa que foi cumprida por Jacó.
Os sonhos
Com dedicação, José conquistava seu pai, porém, tanto destaque despertou a antipatia de seus irmãos, que se incomodavam com a atenção que ele recebia. Após ter sonhado que estava no campo amarrando feixes e os feixes amarrados por seus irmãos se curvavam perante seu o dele, José incomodou novamente a seus irmãos. Em outro sonho, José contou aos familiares que o sol, a lua e as estrelas se curvavam diante dele, o que irritou não somente a seus irmãos, mas também a seu pai, pois os sonhos de José transmitiam uma mensagem de que ele seria o mais importante na família, algo inadmissível para um caçula à época.
A rivalidade
Incomodados, os irmãos de José passaram a chamá-lo de sonhador e tramaram sua morte, mas desistiram, e resolveram vendê-lo a um mercador de escravos ismaelita, com quem cruzaram no caminho. Para Jacó, levaram a túnica de José manchada de sangue, e falaram que ele havia sido morto por um animal. Triste pelo acontecimento, Jacó lamentou profundamente a perda de seu filho.
A cilada
No Egito, foi vendido para Potifar, que era oficial e capitão da guarda do rei. Novamente, com esforço e dedicação, tornou-se administrador da casa e dos demais escravos de Potifar e aprendeu o idioma egípcio. Porém, a esposa de Potifar desejou seduzi-lo, mas diante da recusa de José, ela passou a acusá-lo de tentativa de abuso, o que fez com que José fosse preso.
A prisão
Enquanto esteve preso, José se relacionava com os demais presos, e fez fama de intérprete de sonhos, ao mostrar o significado dos sonhos de dois prisioneiros: o copeiro-chefe e o padeiro chefe do palácio real, que estavam presos sob acusação de conspiração contra o rei.
Em determinado momento da história, o Faraó teve um sonho em que sete vacas magras comiam sete vacas gordas e permaneciam magras. Incomodado com o sonho, o Faraó convocou todos os sacerdotes do Egito, porém nenhum deles soube interpretar seu sonho. O copeiro-chefe do palácio real, que havia sido perdoado pelo Faraó, lembrou-se das interpretações de José a respeito dos sonhos, e falou sobre o prisioneiro, que foi chamado e disse que o sonho significava um período de fartura de sete anos, seguido de um período de seca igualmente de sete anos, pelo qual o Egito passaria.
O Governador
O Faraó, satisfeito com a interpretação de José, dá a ele um anel de seu dedo e o nomeia Governador do Egito. Com a amizade construída com os demais prisioneiros durante o período em que esteve na cadeia, José aprendeu bastante sobre a política do país, e sabia da divisão existente no Egito, que era separado como baixo Egito e alto Egito, tendo dois governantes.
José ordena a construção de celeiros para armazenar os alimentos produzidos nos sete anos de fartura, e nos sete anos seguintes de seca, José passa a vender os alimentos a valores altíssimos para o alto Egito, conquistando assim, riquezas suficientes para comprar quase que a totalidade do território do alto Egito, e entregar a seu Faraó, um território muito maior ao final dos catorze anos.
O reencontro com a família
Durante a seca, que atingia toda a região, Jacó envia seus filhos para comprar mantimento no Egito. Ao chegarem ao Egito, encontram-se com José, mas não o reconhecem, porém José os reconhece, os trata friamente, e especulando sobre suas origens, os acusa de serem espiões. Quando José tem certeza de que são seus irmãos, os mantém presos por três dias, liberando-os para levar comida a seus familiares sob a condição de que um deles permanecesse no Egito, enquanto os demais traziam o irmão mais novo como prova de que não eram espiões.
José porém, mandou entregar os mantimentos comprados por seus irmãos e sem que eles soubessem, mandou também colocar o dinheiro deles de volta em seus pertences. Ao relatarem tudo que havia acontecido a seu pai, temeram, e após muita discussão entre eles, resolveram voltar com Benjamin, o filho mais novo.
Ao chegarem ao Egito, encontraram José e se curvaram a ele, que os questionou sobre a saúde de seu pai. José então, tomado pela emoção ao ver Benjamin, filho de sua mãe, se escondeu para chorar. Depois, durante uma farta refeição, se alegraram.
José porém, mandou plantar novamente dinheiro e bens nos pertences de seus irmãos, e quando eles tinham saído, mandou guardas atrás deles, questionando-os por que pagavam bem com mal. Ao serem levados à presença de José, ele se revelou, dizendo ser ele o irmão que havia sido vendido como escravo. A seus irmãos, disse também que o fato de eles o terem vendido era plano de Deus, e pediu que avisassem a seu pai que ele estava vivo e bem sucedido, e queria vê-lo.
Ao saber sobre José, seu pai ofereceu sacrifícios a Deus e foi ao Egito encontrá-lo. Ao se reencontrarem, José chorou abraçado a seu pai, que sentia-se realizado por ter reencontrado se filho. Após o reencontro, José deu à sua família uma propriedade em uma das melhores localizações do Egito e lá trabalharam e viveram.
Redação Gospel+

PREFEITO DESMORALIZADO O DE ITABUNA

OBRA DA BARRAGEM ATÉ AGORA…

Rui e Vane assinaram nova ordem de serviço em novembro (Foto Divulgação).
Rui e Vane assinaram nova ordem de serviço em novembro, mas obra ainda não foi retomada.
A ordem de serviço para a retomada das obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, foi assinada há mais de dois meses pelo governador Rui Costa. Até agora, nada de máquinas, nada de operários, nada de obra.
A licitação foi vencida pela Metro Engenharia. A expectativa era de que a retomada ocorresse em, no máximo, 60 dias. Hoje, o Rio Colônia registrou nova cheia, após quase seis meses de forte estiagem no sul da Bahia.

ITABUNA: NÍVEL DO RIO CACHOEIRA SOBE 4 METROS E PÕE GOVERNO EM ALERTA

Nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente e cobriu ponte de acesso a Itamaracá.
Nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente e cobriu ponte de acesso a Itamaracá.
O nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente nas últimas horas e colocou em alerta várias áreas da Prefeitura de Itabuna. Técnicos da Defesa Civil encontram-se no Bairro Maria Matos, antigo Rua de Palha, tentando remover famílias de área ribeirinha. “O nível do rio está subindo muito, e rápido”, disse ao Pimenta.blog, há pouco, o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Avelino.
José Roberto Avelino, da Defesa Civil.
José Roberto Avelino, da Defesa Civil.
De acordo com Roberto, o nível do Cachoeira subiu quatro metros em pouco menos de uma hora. A água cobriu a ponte que liga Ferradas à Vila de Itamaracá, impedindo a passagem de carros e pessoas. “Está chovendo muito nas cabeceiras do Cachoeira, em Itapé, Itaju do Colônia e Itororó”, cita o coordenador.
Nas últimas 48 horas, choveu cerca de 140 milímetros nestes municípios, conforme Roberto. “O governo está em alerta desde ontem”, assinala. Além de Itabuna, municípios como Itapé e Itaju começam a se preocupar com a elevação do nível do Rio Colônia, um dos afluentes do Cachoeira.
De acordo com Roberto, a maior preocupação é com moradores que residem em áreas ribeirinhas ao longo do leito do Cachoeira, em Itabuna. O monitoramento está sendo feito em áreas da Rua de Palha, Burundanga, Bananeira, Vila da Paz, Nova Itabuna e Lomanto, além de Ferradas e Nova Ferradas.
A Defesa Civil também está em alerta quanto a áreas mais altas e consideradas de risco devido à chuva fina – embora constante – registrada em Itabuna desde a última quinta (21). “Aqui, a questão são as áreas de encosta e taludes, pois chove há mais de 48 horas”, reforça. Nestas condições, pode haver deslizamento de terra.
Na área urbana, grande quantidade de baronesa (aguapé) começa a ficar retida na Ponte do Marabá, por onde, daqui a pouco, passarão milhares de foliões em direção ao novo circuito da Lavagem do Beco do Fuxico, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio).

Loja Pai Mendonça sofre princípio de incêndio


Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (22), por volta das 5h30, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para conter um princípio de incêndio na loja Pai Mendonça, localizada na Avenida Juracy Magalhães, em Itabuna.
De acordo com informações, o ventilador que fica na parede próximo ao teto da loja pegou fogo e caiu em cima de uma cadeira de ferro com assento e encosto plástico. O detalhe é que a loja estava fechada, impossibilitando a entrada do corpo de bombeiros. 
Um rapaz que passava na hora e viu toda a movimentação, avisou ao dono da loja, que, imediatamente, se deslocou e abriu o estabelecimento, mas o pequeno fogo já havia se apagado por conta própria, por sorte, não se alastrou. O prejuízo poderia ter sido muito maior, por se tratar de uma loja de materiais de construção e por a cadeira estar próxima a latas de tintas, produto inflamável.

Um outro incêndio que aconteceu na madrugada desta sexta-feira foi em uma igreja na cidade de Ibicaraí. A parte administrativa da igreja pegou fogo e alguns documentos foram perdidos. 

O fogo foi controlado por moradores da cidade e debelado pelo corpo de bombeiros de Itabuna. O incêndio da igreja aconteceu horas antes do princípio de incêndio na loja Pai Mendonça.

Final de semana tem previsão de tempo chuvoso em toda a Bahia

Para os próximos dias, não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já vem atuando há vários dias, continua mantendo o céu encoberto e chuvoso em todo o estado. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), este sistema meteorológico é caracterizado por uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

Na Bahia, as regiões em que esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada. No entanto, os maiores acumulados de chuvas devem se concentrar no oeste e São Francisco, podendo ser acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.

Por outro lado, para as regiões nordeste e Recôncavo Baiano, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que permanecem influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas mais expressivas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral.

Esta previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde, mesmo com predomínio de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Altas temperaturas também são esperadas para o restante do estado, com máximas que devem variar entre 29°C (Chapada Diamantina e sudoeste) e 36°C (nordeste).

Maré
Para o período entre sexta-feira (22) e domingo (24), a maré deve atingir a altura máxima entre as 2h e as 5h e entre as 14h e as 17h, com valores variando de 2,0 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre as 8h e as 11h e entre as 20h e as 23h, com valores variando de 0,1 a 0,7 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Radiação 
Uma das características do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta e domingo, quando os índices devem variar de 13 a 14. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Peritos do INSS retomam atividades na próxima segunda (25)

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam ao trabalho nesta segunda-feira (25), após quatro meses em greve. Durante o período, pelo menos 30 m il perícias tiveram que ser remarcadas em Salvador e região, segundo informou ao A Tarde Edriene Teixeira, diretora da seção regional da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Em nível nacional, outros serviços também foram prejudicados, por exemplo, os 830 mil pedidos de concessão de benefícios que estão represados. 

Apesar do retorno ao trabalho, Edirene destacou que será mantido o estado de greve, já que o INSS decidiu cortar os salários dos profissionais desde o início do movimento, em setembro de 2015. "Vamos retornar em estado de greve, porque a população precisa. Ainda assim, vamos fazer somente as primeiras perícias, com atenção aos casos graves", afirmou. 

O INSS, por sua vez, alegou que os descontos dos dias não trabalhados passou a vigorar em 26 de novembro de 2015, após decisão do Superior Tribunal de Justiça considerar a greve ilegítima. Os peritos reivindicam itens como a reestruturação da carreira, regulamentação da jornada semanal de 30 horas, melhorias na segurança e saúde ocupacional e reajuste salarial de 27,3%. (Bahia Notícias)

BA morador da zona rural morre em acidente de carro na BR-101


Um grave acidente automobilístico vitimou fatalmente o senhor "Daniel Gomes Paiva", morador do povoado da Tabua, zona rural de São Gonçalo dos Campos.

De acordo com testemunhas, Daniel trafegava por volta do meio-dia desta sexta-feira (22) pela BR-101, em um veículo Fusca, cor azul, placa JOH-5364, licença de São Gonçalo dos Campos, quando, próximo a entrada de acesso para o Distrito de Afligidos, colidiu contra um caminhão baú licenciado em Itabuna de placa OZD 3458, vindo a óbito no local do acidente. 
Ainda de acordo com informações, Daniel estava retornado para casa quando sofreu o acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a remoção do corpo e encaminhou para Feira de Santana.

Justiça de Itabuna revigora ordem de desocupação de área na Roça do Povo

Acompanhado da Guarda Civil Municipal oficial de Justiça cumpriu  mandado de intimação da Vara da Fazenda Pública - Foto Gabriel de Oliveira 2
O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, revigorou, no dia 18 passado, a ordem judicial para a desocupação de terrenos invadidos na Roça do Povo, em Ferradas, por um grupo de cerca de 200 pessoas, que a partir de agora terão sete dias para deixar o local sob pena de despejo com uso de força policial. Além disso, o magistrado elevou a multa diária para cada um dos invasores para R$ 500 pelo descumprimento, limitando-se a R$ 15 mil. Sendo ultrapassado o prazo, a multa diária sobe para R$ 800, limitada a R$ 24 mil. A partir dai, fica autorizada a remoção das coisas e pessoas pela Polícia.

Há sete meses, a Justiça já havia determinado a desocupação da área, onde a Prefeitura de Itabuna pretende implantar parque empresarial com suporte logístico para a geração de emprego e renda no município, mas os invasores descumpriram a ordem judicial, que agora foi revigorada. Na nova decisão, o magistrado confirma que todos os réus, inclusive José Raimundo Sales de Oliveira, que seria o líder da invasão, já foram citados, inclusive com certidão nos autos de Ação de Reintegração e Manutenção de Posse ajuizada pela Prefeitura.

O procurador geral do Município, Harrison Ferreira Leite, espera que a nova decisão judicial seja cumprida para que não seja necessário o despejo com uso de força policial. Há pelo menos um ano meio a Prefeitura tem dialogado com as pessoas que invadiram para que desocupem o terreno. Mas, em vez de deixar a área, a maioria lançou materiais de construção e iniciou edificações ilegais, impedindo uma solução pela via administrativa, como vinha sendo tentado pelo município.
Acompanhado da Guarda Civil Municipal oficial de Justiça cumpriu  mandado de intimação da Vara da Fazenda Pública - Foto Gabriel de Oliveira 7
Desde maio de 2014 que o parque empresarial começou a ser viabilizado, quando o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou a autorização para a doação da área dentro do Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento, que visa à atração de novas empresas e fortalecimento de empresas locais de vários segmentos econômicos. A invasão ilegal atrasou o andamento do projeto que, inclusive já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. As empresas planejam investir mais de R$ 50 milhões para gerar seis mil empregos, entre diretos e indiretos, com a construção de galpões industriais nos terrenos doados pela Prefeitura.

Sai novo edital de concurso da prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus divulgou, no final da tarde desta sexta (22), o novo edital do concurso público para os níveis fundamental, médio e superior.

São 509 vagas em várias áreas da administração, sendo 82 para o fundamental, 161 para o médio e técnico e 266 para o nível superior. O salário pode chegar a R$ 8 mil.


As inscrições, como o Pimenta adiantou com exclusividade, foram adiadas 27 de janeiro e serão encerradas em 17 de fevereiro, no site da Consultec (clique aqui). A taxa está fixada em R$ 35,00 para nível fundamental, R$ 55 para o médio e R$ 85,00 para nível superior. Para o cargo de procurador, a taxa será R$ 120,00.

MUDANÇAS

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em 13 de março. A mudança da data da prova tem a finalidade, também, de cumprir a legislação, que determina prazo mínimo de 60 dias entre lançamento do edital e a aplicação das provas. Antes, as provas estavam previstas para 28 de fevereiro, o que contrariava a legislação.

Para o cargo de procurador, além da prova de conhecimento, de natureza objetiva, será aplicada prova discursiva. A segunda etapa do concurso, constituída da prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada exclusivamente para os cargos de professor e procurador.

Para o cargo de salva-vidas, a segunda etapa será constituída de prova prática, de caráter eliminatório. O conteúdo das provas e as atribuições dos cargos também constam do Edital Nº 001/2016.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração, por ato expresso do Poder Executivo Municipal.