segunda-feira, 23 de novembro de 2015


JORNALISTA EDNEI BOMFIM, 26 ANOS DE JORNALISMO VERDADE E INVESTIGATIVO NA BAHIA








JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue


Uma história emocionante e de Fé, esta que fala da cura da mulher com fluxo de sangue. As mulheres no primeiro século, eram naturalmente vistas como inferiores aos homens.
E esta mulher em questão, nem por seu nome era conhecida. Ficou marcada como a mulher do fluxo de sangue.
O livro de Mateus, capítulo 9:19-22, informa que ela estava enferma havia doze anos. Tinha gastado todos os seus bens com médicos, buscando a cura, sem sucesso. Certamente esta mulher vivia mais reclusa em casa do que as outras mulheres.
Havia um preconceito enorme da sociedade em se aproximar de uma pessoa com tal enfermidade. Todo aquele que tocasse uma mulher com fluxo de sangue, seria considerado impuro.
"Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde." Levítico 15:19
A perda contínua de sangue causa muita fraqueza no enfermo. Entretanto, a dor maior era talvez não da doença física, mas da doença social. Não poder se confraternizar, viver sem amigos, não poderia se casar. A própria família evitaria contato com ela, pois eram todos religiosos.
a cura da mulher com fluxo de sangue A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue.
Seja Bacharel em TEOLOGIA! Curso Completo e Sem Mensalidades!
Assim a mulher do fluxo de sangue, em umabusca incessante por sua cura, de médico em médico, em uma medicina baseada no empirismo, que mal conhecia a anatomia humana, pois a lei cerimonial não permitia que se tocasse em mortos, mesmo que fosse para estudar o corpo humano.
Ela segue receitas, toma chás de diversas raízes, utiliza de tudo, consome todo seu patrimônio, mas não consegue a cura do seu mal.
E quantas vezes ela foi enganada, por esses "médicos", que sempre apareciam com uma fórmula nova que mais se assemelhava a uma "poção mágica", mais uma promessa. Era um meio de cobrar mais, de explorar e de ganhar mais dinheiro daquela pobre alma, aflita por sua cura.
A Mulher do Fluxo de Sangue permaneceu nessa luta por doze anos. Reclusa em casa, pois poderia ser apedrejada se tocasse as pessoas na rua. Porém quando ouviu falar que o messias prometido, Jesus, estava por perto, a fé genuína se acendeu no seu íntimo.
"Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã."
Mateus 9:21
A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue
E ela em um esforço arriscado de fé, resolveu em seu coração, que sairia de casa e enfrentaria o preconceito, a discriminação e a multidão. Sem ninguém que pudesse ajudá-la, ela se chega a Jesus, buscando tocar-lhe a orla de seu vestido.
Jesus que estava a caminho da casa de Jairo para curar sua filha, era apertado e oprimido por uma multidão, que parecia mais uma platéia de espetáculo. Muita gente ali, mas estavam com o coração fechado. Buscavam ver algo de Jesus, como se busca ver uma performance de um mágico.
"E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?" Lucas 8:45
No meio de uma multidão incrédula, Jesus percebe um toque de fé, um toque de paz. O poder e a virtude do mestre, estavam como sempre estiveram, esperando por um coração sincero, que acreditasse na vontade de Deus em salvar o ser humano.
a mulher com fluxo de sangue A Mulher com Fluxo de Sangue: Tocar na Orla do Vestido de Jesus
Seja Bacharel em TEOLOGIA! Curso Completo e Sem Mensalidades!
"E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude." Lucas 8:46
Deus não resiste a um coração sincero e contrito! Quando Deus encontra com um coração quebrantado, ele fica alegre, pois fica incapaz de dizer não!
E a mulher do fluxo de sangue a princípio estava temerosa de dizer que foi ela quem havia tocado o Mestre, pois sabia que a multidão não permitiria a sua aproximação, pois não queriam ser "contaminados" por uma mulher religiosamente impura.
"Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara." Lucas 8:47
Mas Jesus ao ouvir a sua história de vida, não temeu a impureza cerimonial, o Mestre sabia que o amor supera em muito as cerimônias da lei. Jesus não condena a atitude da mulher do fluxo de sangue, antes demonstra o seu sublime amor para com ela.
Que doces e confortantes palavras a mulher do fluxo de sangue pôde ouvir de Jesus, "filha vai, a tua fé te salvou"!
"E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz." Lucas 8:48

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Mateus 25
1 "O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.
2 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.
3 As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.
4 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.
5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.
6 "À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’
7 "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.
8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.
9 "Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’.
10 "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.
11 "Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’
12 "Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’
13 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! "
14 "E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.
15 A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.
16 O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.
17 Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.
18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.
20 O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.
21 "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
22 "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.
23 "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
24 "Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.
25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.
26 "O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
27 Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
28 " ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.
29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ".
31 "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
34 "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
37 "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
41 "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.
44 "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
45 "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
46 "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna"

domingo, 22 de novembro de 2015

Dois acidentes registrados neste domingo na Ilhéus-Itabuna

20151122131005ruyjykNa manhã deste domingo (22) dois acidentes foram registrados na BR-415 Ilhéus/Itabuna. O primeiro acidente aconteceu por volta das 08h00min, onde uma Picape Strada capotou após o motorista perder controle da direção. De acordo informações, uma pessoa morreu nesse acidente.

O segundo acidente aconteceu por volta das 11h00min, quando um carro modelo Uno seguia sentido a Itabuna, no Uno havia três pessoas, um agente funerário que estava de carona, não teve ferimentos graves, já o motorista e sua esposa tiveram ferimentos graves.

Mecânico encontra gasolina misturada com água em Itabuna

"Meu carro estava funcionando com um barulho estranho", diz o radialista. Foto: Oziel Aragão.
“Meu carro estava funcionando com um barulho estranho”, diz o radialista. Foto: Oziel Aragão.

O radialista Antônio Carlos, apresentador do Programa Show da Tarde, pela Rádio Difusora, teve uma surpresa desagradável na tarde desta sexta-feira (20). Ele descobriu que o carro dele, um veículo Fiat Uno, estava abastecido com gasolina “batizada”, ou seja, misturada com água.
De acordo com a vítima, o carro estava com um mal funcionamento há duas semanas, porém, o mecânico e nem eletricista encontravam defeitos. Hoje, após uma analise detalhada, o mecânico Davi, resolveu olhar a qualidade da gasolina e o resultado foi esse da foto.
Segundo Antônio Carlos, ele vai registrar uma denúncia no Ibametro, órgão que fiscaliza os postos de combustíveis na Bahia.

(In)disciplina no Espaço Escolar: Desafios à Prática na Educação

Por: Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
Coordenador do Núcleo de Estudos da criança e do Adolescente - NECA/UESB

Estamos vivendo um tempo de crise de autoridade nos espaços educacionais, notadamente, das escolas, institutos e universidades, que refletem os problemas sociais, entre eles, o respeito ao bem comum, as ideias e valores (ou a falta), a convivência comunitária etc. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas. Espaços educacionais tem sido alvo de consumo e tráfico de drogas, bebidas alcoólicas, brigas etc, nas atividades regulares e também em festas, reuniões e eventos.

A (in)disciplina no espaço escolar tem sido um desafio as práticas educativas. Gestores, professores, alunos, pais, mães e responsáveis tem sido chamados a enfrentar os desafios, que deixaram de ser esporádicos. Educadores não sabem como lidar, interpretar. Compreender ou reprimir? Encaminhar ou ignorar? Como administrar o ato indisciplinado? De um lado, autoridade e controle absoluto, substituídos por uma crescente perplexidade. Violênciae indisciplina, linha tenue entre os limites de convivência. Mas, afinal, o que é indisciplina? Existem vários conceitos e definições.

Para Makarenko e Gramsci, “diz respeito a todos os elementos envolvidos com a prática escolar, estando desta maneira intimamente relacionada com a forma e, como a escola, organiza e desenvolve o seu trabalho...” não pode ter o caráter externo, posto que, a disciplina é resultado da educação. A disciplina não surge espontaneamente e, sem disciplina, o trabalho escolar não pode alcançar o seu alvo, as suas finalidades. Para Gramsci “disciplina significa a capacidade de comandar a si mesmo, de se impor aos caprichos individuais, as veleidades desordenadas, significa uma regra de vida, a consciência da necessidade livremente aceita, na medida que é reconhecida como necessária para que um organismo social qualquer atinja o fim proposto. A disciplina exterior está fadada ao fracasso, não é um instrumento educativo, ao passo que a disciplina fixada pela própria coletividade dos seus componentes mesmo, se tarda a ser aplicada, dificilmente fracassa na sua aplicação”. Para Silva, 2004 é todo e qualquer comportamento que seja contrário as regras[...]. No caso da escola todas as vezes que o(a)s aluno(a)s desrespeitarem alguma norma serão vistos como indisciplinados. A revolta contra estas normas (desobediência insolente); O desconhecimento delas (caos dos comportamentos, desorganização das relações); “Desobediência, rebelião, insubordinação” ou mesmo, ser compreendida por: regime de ordem imposta ou mesmo consentida; ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização; relações de subordinação do aluno ao mestre e, submissão a um regulamento, etc.

Possíveis origens: Faixa etária dos alunos e diferença de generos? Situação sócio-econômica?; Reflexo da fragilidade na educação familiar? Forma de contestação ao currículo e procedimentos desenvolvidos nas instituições educacionais? Manifesta-se da mesma maneira nas diversas disciplinas e espaços escolares? Alicerça-se na ausência de algumas competências docentes? Questão de afetividade? Pedido de socorro dos alunos, chamando a atenção para conflitos emocionais? Possíveis equívocos referente à compreensão do termo indisciplina?

Segundo (CHISPINO, 2005), grande parte da revolta dos alunos não vem “do nada”. Ela tem um inicio e vai aumentando à medida que o educando percebe que a sua opinião, seus valores e seus direitos, não são levados em conta dentro do ambiente escolar ou quando professor/instituição não consegue fazê-loentender o seu papel como aluno. O aluno quer sentir-se parte da escola, Dar idéias para a melhoria; perceber a preocupação dos professores e ser ouvidos por eles e demais responsáveis pelo ambiente (…).

A simples obediência não é sinal de uma boa disciplina e não pode nos satisfazer, porque a disciplina não se cria com algumas medidas “disciplinares” mas, com todo o sistema educativo, com a organização de toda a vida, com a soma de todas as influencias que atuam sobre a criança e/ou adolescente” Makarenko. 1981. Assim, os castigos e outras medidas coercitivas devem ser evitadas ao máximo, como também, afirma Montessori e D. Bosco.



Mas como garantirmos a autoridade do professor e o convívio num clima de indisciplina? Quais seriam os limites de cada professor no trato desta questão? Tentando conter a onda de "indisciplina" alguns educadores e estabelecimentos de ensino lançam mão de atitudes autoritárias que, ao invés de contribuírem para a democratização do ensino, para a melhoria das relações humanas e do ensino, só fazem tornar o ambiente mais hostil, na tentativa de transformar os alunos em corpos dóceis. Não estaria ai um dos fatores do desinteresse, da apatia, da " indisciplina" dos alunos? Seria possível uma integração entre os professores para que haja espaço de participação ativa dos alunos. Onde não se resumisse a cópia de pontos, resolução de tarefas, mas houvesse uma dinâmica interna na sala de aula que, dentro do possível, alterasse a forma de distribuição das carteiras, e a relação individual pudesse ser coletiva, inclusive na solução dos problemas, etc.

Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva – UESB/DFCH - reginaldoprof@yahoo.com.br

Tentaram assaltar mulher de policial da RONDESP e foram abatidos a tiros no Pontal, em Ilhéus


índicejyyj
Dois homens morreram nesta tarde de Domingo (22), no bairro Pontal em Ilhéus. Segundo informações, os elementos teriam dado voz de assalto para mulher de um policial da RONDESP, após perceber a ação o policial reagiu ao assalto e disparou contra os indivíduos que não resistiram aos ferimentos e foram a Óbito. O DPT (Departamento de Policia Técnica) foi acionado e fez a retirada dos corpos do local.

NO PRIMEIRO SÁBADO DE DEZEMBRO, NÃO PERCAM A PRIMEIRA NOITE DE VIGILIA NA FAZENDA LEÃO DE JUDÁ, DISTRITO DE CAMPINHOS,VIZINHO A URUCUTUCA E SAMBAITUBA, EM ILHÉUS

Fazenda Leão de Judá é a antiga fazenda de João Ruim, vizinho a fazenda de Zé Pitoco, na qual agora acampam os anjos do Senhor Jesus.

Por: Ednei Bomfim.

VÁRIOS PREGADORES E PREGADORAS ESTARÃO PRESENTES.

O que significa quarta vigília da noite?

Olá Tibúrcio de Maceió / AL!
 Encontramos nos textos evangélicos este termo vigília da noite, (primeira, segunda, terceira e quarta), que era um linguajar comum entre os habitantes da Palestina na época de Jesus, bem como encontramos citações que falam da primeira ou segunda hora do dia etc. O calendário Judaico, muito diferente do nosso atual. O calendário Judaico (ou lunar) segue às 4 fases da lua, e o mês assim estava determinado. Este calendário precisava cada ano alguns ajustes, não era preciso. A humanidade mais tarde adotou o calendário solar com as estações do ano, que é mais preciso.
Colocarei em baixo um quadro explicativo que dará resposta à pergunta o que é a quarta vigília da noite. Em ouças palavras a quarta vigília da noite se iniciava às 3 horas da madrugada e ia até as 6 horas da manhã. Vamos conferir no quadro abaixo.
 A divisão do tempo entre os hebreus – Calendário Judaico
As horas da noite


HORA OCIDENTAL
HORA JUDAICA
REFERÊNCIA BÍBLICA
18 OO ÀS 21 00
PRIMEIRA VIGÍLIA
Ex 14,24
21 00 ÀS 24 00
SEGUNDA VIGÍLIA
Lc 12,38
24 00 ÀS 03 00
TERCEIRA VIGÍLIA
Lc 12,38
03 00 ÀS 06 00
QUARTA VIGÍLIA
Mt 14,25

Como o tempo era dividido na Palestina da época de Jesus?
As horas eram contadas entre o nascer do sol e o ocaso e somam-se doze, mas de duração variável com a estação do ano.
O dia como era designado?
Fazia-se referência às quatro horas principais:
Primeira (6 horas),
Terça (9 horas)
Sexta (12 horas),
Nona (15 horas), compreendendo também as duas horas sucessivas.
A noite como era designada?
A noite se estendia em quatro vigílias (esta palavra indica o turno das sentinelas) com três horas cada uma.
Primeira vigília: com início às 18 hs e se estendia até 21 hs
Segunda vigília: com início às 21 hs e se estendia até 24 hs
Terceira vigília: com início às 00 hs e se estendia até 03 hs
Quarta vigília: com início às 03 hs e se estendia até 06 hs