Jerbson Moraes: Um futuro promissor na política ilheense
O respeitado advogado Jerbson Moraes colocou com bastante antecedência o seu bloco na rua visando as eleições de 2016. Jerbinho, como é mais conhecido, passou a frequentar nos últimos dias diversos eventos em Ilhéus e, aos poucos, vem ganhando respeito, simpatia e a confiança do eleitorado, que almejam mudança de representantes nas próximas eleições.
O defensor está mantendo o diálogo cordial com vários partidos, mas que ainda não decidiu no qual se filiará. No Palácio Paranaguá, Jerbson era considerado o homem de confiança do ex-prefeito Valderico Reis (sem partido), quando na época foi elogiado por vários segmentos da sociedade, por ter desempenhado importantes ações em benefício do município. Para alçar voos ambiciosos na vida pública, o jurista quer testar a sua densidade eleitoral, através da escolha popular nas urnas. Esse menino vai longe!
JESUS CRISTO MUDO MEU VIVER
Atos 12
Pedro é preso e libertado por um anjo
Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas contra alguns da igreja e matou Tiago, irmão de João, pela espada. Vendo como isto tinha agradado aos dirigentes judaicos, Herodes prendeu Pedro durante a festa da Páscoa e meteu-o na cadeia guardado por dezesseis soldados. A intenção de Herodes era entregar Pedro aos judeus para que fosse julgado depois da Páscoa. Mas durante todo o tempo que passou na prisão, a igreja orava fervorosamente a Deus, rogando pela sua vida.
Na noite anterior ao seu julgamento, Pedro dormia preso com correntes duplas, entre dois soldados, e ainda com outros guardas à porta da prisão. De súbito, fez-se uma luz na cela e junto dele apareceu um anjo do Senhor que, batendo-lhe no lado para o acordar, disse-lhe: “Levanta-te depressa!” Logo as correntes lhe caíram dos pulsos. E continuou: “Veste-te e calça--te.” Pedro obedeceu. “Agora embrulha-te na capa e segue-me!”
Saiu da cela atrás do anjo, mas sem-pre pensando que aquilo era um sonho ou uma visão, não acreditando que fosse qualquer coisa realmente a acontecer. Passaram pelo primeiro e segundo postos da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua, o qual se abriu por si! Cruzaram-no e caminharam juntos pelo espaço de um quarteirão, e então repentinamente o anjo desapareceu.
Só então Pedro compreendeu o que tinha acontecido. “É realmente verdade!”, disse consigo próprio. “O Senhor mandou o seu anjo salvar-me das mãos de Herodes e do que os judeus queriam fazer-me!”
Depois de pensar um pouco, dirigiu-se a casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos se encontravam reunidos para orar. Bateu ao portão da entrada, e quem o abriu foi uma rapariga chamada Rode, que, ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que voltou a correr para dentro de casa dizendo quem estava à porta da rua; mas não acreditavam nas suas palavras. “Não estás boa da cabeça”, diziam. Mas como insistisse, julgaram: “Deve ser o seu anjo” Entretanto Pedro continuava a bater à porta. Quando, por fim, lha abriram, a surpresa não podia ser maior. Pedro fez-lhes sinal para que se acalmassem e contou-lhes o que sucedera e como o Senhor o tirara da cadeia. “Contem também a Tiago e aos outros o que aconteceu”, disse, saindo em seguida para local mais seguro.
Chegada a manhã, houve um grande alarido na prisão. Que era feito de Pedro? Quando Herodes o mandou buscar e soube que não estava lá, prendeu os dezasseis guardas, que foram condenados à morte.
Depois disto, Herodes foi para Cesareia durante algum tempo. Ali, procurou-o uma delegação chegada de Tiro e Sidom. Herodes estava em conflito com o povo daquelas duas cidades, mas os enviados, travando amizade com Blasto, o secretário do rei, pediram a paz, pois as suas cidades dependiam alimentarmente do rei. Combinada uma entrevista com o rei, no dia marcado, Herodes, nas suas vestes reais, sentou-se no trono e fez um discurso, no fim do qual o povo, com grandes aplausos, gritou: “Isto não é um homem a falar! É a voz de um deus!”
Imediatamente um anjo do Senhor feriu Herodes com uma doença, de tal modo que se encheu de bichos e morreu, por ter aceitado a adoração do povo, em vez de dar glória a Deus.
24 Mas as boas novas de Deus espalhavam-se rapidamente e havia muitos novos crentes. Barnabé e Saulo acabaram a sua missão em Jerusalém e regressaram a Antioquia, levando João Marcos com eles.
Jogar lixo em local inadequado é crime e coloca a saúde da população em risco – Crime brutal quem também comete é o município pela inércia
Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios, área de preservação, e em vias públicas está também colocando a saúde da população em risco. O lixo jogado na rua pode ocasionar sérios problemas na cidade. Nos dias de chuva, por exemplo, o entulho descartado em vias públicas pode trazer graves alagamentos e deixa muitas famílias desabrigadas.
Em Ilhéus, o lixo vem trazendo muita dor de cabeça para a população. Diversas ruas, da cidade está tomada por entulhos. A equipe do Programa O Defensor do Povo, esteve nas ruas e conversou com alguns moradores.
Virgínia Maria, moradora do Malhado relatou que não adianta a prefeitura fazer a coleta e a população continuar descartando o lixo nas ruas, “Mesmo de forma precária, a prefeitura realiza sim a coleta no Bairro. Mas, o trabalho deve ser conjunto da prefeitura com a população. Todos nós devemos fazer nossa parte.
Já a moradora, Maria Alice contou que não aguenta mais tamanha irresponsabilidade da prefeitura de Ilhéus, “Já não suporto mais conviver nessa cidade tomada pelo lixo. É uma falta de respeito enorme”, diz a moradora.
Marcos Viera, que é morador da Avenida Antônio Carlos Magalhães, no Bairro do Malhado, há muitos anos, aproveitou para fazer uma denúncia, “Ainda não sei qual o papel da Secretária de Serviço de Ilhéus. Não vejo trabalho algum realizado na cidade, pelo contrário, acho que essa prefeitura é uma farsa. Aqui no bairro mesmo, ao invés de retirar o lixo corretamente eles escondem todo o entulho em outro lugar, isso é revoltante. Ali no Colégio Estado do Ceará existe um grande entulho e logo ao lado existe a Central de Regulação de saúde. O entulho está causando rachaduras no murro, o que preocupa nossa população, pois, o murro ameaça desabar a qualquer momento”, fala indignado o morador.