segunda-feira, 13 de abril de 2015

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Atos 12 - Pedro livre da prisão

Após a ascensão de Cristo, começa o crescimento e expansão da igreja. O livro de Atos fala da continuação da missão dos discípulos de Jesus, narrando a descida do Espírito Santo e, em especial, destacando a trajetória de dois homens que foram peças - chave na divulgação e propagação dos ensinamentos cristãos: Pedro e Paulo.

Vamos nos ater ao primeiro, sobre o qual o  Mestre dissera: " Sobre esta pedra edificarei minha igreja". O Pedro que havia levantado a mão contra Malco e que negara a Jesus por três vezes não existia mais. O discípulo "sangue quente" agora estava cumprindo o ide com mais força e intensidade do que nunca, já que Cristo  não estava mais na Terra e o mesmo havia o aprovado "como pastor de suas ovelhas".

Em Atos 12, Pedro está preso por ordem de Herodes, rei que queria agradar os judeus maltratando os seguidores de Cristo. Tiago, irmão de João, havia sido morto pelo rei, e temia-se que o destino de Simão Pedro fosse idêntico ao de seu companheiro. 

Pedro estava sob vigilância de 16 soldados, ou seja, era segurança máxima. Herodes queria apresenta-lo depois da Páscoa. Vale ressaltar que era costume entre os judeus libertar um preso durante a Páscoa. Com isso, podemos presumir que Herodes quisesse que Pedro tivesse o mesmo destino de Jesus, apresentado também ao povo durante a Páscoa e disputando a "liberdade" com Barrabás.

Mesmo guardado na prisão e, para a maioria, sem expectativa de salvação, Pedro tinha uma arma poderosa a seu favor:  a oração da igreja por ele, que era constante. A igreja estava unida no objetivo comum de interceder pelo servo de Cristo que estava em aperto. Quando a igreja se une em um só clamor, em sintonia e harmonia, Deus HONRA SUA FÉ.

A Bíblia diz que na mesma noite em que Pedro iria ser apresentado ao povo, estava ele dormindo entre dois soldados quando lhe apareceu o anjo do Senhor.  Um fato que me impressiona: Pedro estava dormindo. Imagine, aquele homem estava prestes a ser morto, mas ele estava dormindo, repousando entre soldados. Vemos que esse é um sinal de que Pedro descansava no Senhor e sabia que tudo estava no controle dEle. 

O anjo deu ordens a Pedro. Primeiro, disse: "Levanta-te!"  É necessário estarmos em pés, a postos pra cumprir o querer do Senhor. Segunda ordem: "Cinge-te." Cingir é vestir-se, preparar-se. O que estava por vir era forte, era preciso um preparo, um cuidado. Depois, o anjo diz: " Segue-me". Toda ordem que Deus nos dá tem como objetivo o seguir Seus passos e instruções, ter Ele como referência por toda a nossa vida.

Pedro estava atônito. Fez tudo que o anjo lhe pedira, mas achava que era uma visão, algo irreal. Conosco também é assim: Deus nos dá um direção que nos parece tão improvável e acabamos por achar que não passa de um sonho. O Senhor quer nos revelar a Sua glória e nós mesmos duvidamos pela nossa visão limitada.

Depois que passaram pela primeira e segunda guarda, eles chegam ao portão de ferro que dá para a cidade. Até ali, imagino que Pedro estava confuso imaginando se seriam ou não reais aqueles momentos. Ele havia passado por todos os guardas, aquilo era impossível. Pedro não podia acreditar. Finalmente, o portão de ferro se abre, a última barreira que impedia aquele homem de ter sua liberdade. Já na rua, o anjo de Deus se aparta de Pedro e ele então cai em si: estava livre! Aí o servo de Cristo reconhece a providência do céu sobre sua vida, o que é comprovado por suas próprias palavras: "Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes... "  

Deus LIVRA. Deus AMPARA. Deus PROVIDENCIA. Nunca se esqueça: Deus é DEUS!

ALMADINA: MILTON CERQUEIRA PRETENDE SER CANDIDATO A PREFEITO



mit

O empresário Milton Cerqueira (PRB) teve acesso a uma pesquisa eleitoral realizada em Coaraci, o resultado não foi nada empolgante, por conta disso ele está planejando abortar a sua candidatura a prefeito no município.

Segundo uma fonte, Milton Cerqueira manteve contato com a prefeita de Almadina, Alba Gleide (PSD),para buscar uma articulação para ser o candidato a prefeito do grupo político da prefeita .

Milton Cerqueira estaria disposto a usar alguns motivos para fazer Alba Gleide desistir da reeleição e apoiá-lo em 2016. Resta saber como o eleitorado de Almadina vai se posicionar com essa movimentação.

Motociclista morre ao ser atingido por roda que se soltou de carro no DF; veja vídeo

Um motociclista morreu na tarde de sexta-feira (10) na BR-040, no Distrito Federal, após ser atingido pela roda que se soltou de um veículo que trafegava na pista contrária. As imagens foram feitas por um outro motociclista, que tinha uma câmera no capacete.

O vídeo mostra o instante em que a roda atinge o homem na cabeça e o derruba da moto. O veículo segue trafegando sozinho até bater no meio fio do canteiro lateral da pista e cair.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 17h. A motorista do carro foi identificado e conduzido para a 33ª Delegacia, em Santa Maria. De acordo com a Polícia Civil, a motorista, que não teve o nome divulgado, informou que a roda traseira se soltou e que o veículo rodou na pista.

A mulher prestou depoimento e, em seguida, foi liberada. A motorista pode responder por homicídio culposo, caso seja comprovada alguma responsabilidade dela no acidente. A 33ª Delegacia está aguardando o resultado da perícia.

Assista abaixo ao vídeo (imagens fortes):

Feirense aprovada em nove universidades dos EUA consegue patrocínio e viaja nesta terça

Feirense aprovada em nove universidades dos EUA consegue patrocínio e viaja nesta terçaA jovem baiana Georgia Gabriela Sampaio, de 19 anos, natural de Feira de Santana, que foi aprovada em nove universidades dos Estados Unidos, conseguiu neste sábado (11) patrocínio de um banco para viajar e conhecer as instituições norte-americanas. 

Antes de escolher em qual universidade vai estudar, a jovem pretende conhecer os campi universitários para os quais foi aprovada. A família de Georgia não tinha como custear a passagem aérea para os EUA, mas recebeu a ligação de um representante do banco Sicoob, que funciona em sistema de cooperativa, confirmando o patrocínio do bilhete aéreo. A jovem recebeu convite para ingressar na Yale University, Stanford University, Minerva, Columbia University, Duke University, Northeastern University, Middlebury College, Dartmouth College e Barnard College. 

Para escolher uma instituição, Georgia embarca para os Estados Unidos nesta terça-feira (14), onde deve ficar até 29 de abril. Com tempo e orçamento apertados, a jovem não poderá visitar todas as universidades. "Vou em quatro. Fiz uma peneirada tendo noção das bolsas e localidades (das universidades)", contou Georgia, em entrevista ao jornal A Tarde.  Ela deve visitar os campi da Yale University, Stanford University, Columbia University e Duke University. Entre o final de agosto e início de setembro, quando começam as aulas, Georgia deve embarcar definitivamente para os Estados Unidos.

Dupla invade delegacia, deixa guarda em cela e mata dois presos na Bahia

Dois presos foram mortos dentro de uma cela da delegacia de Santa Bárbara, município distante cerca de 30 km de Feira de Santana, na noite de sábado (11). De acordo com informações da Polícia Civil, uma dupla, ainda não identificada, chegou ao local pedindo ajuda ao único guarda que estava de plantão na unidade.
"A delegacia fica na zona rural. Esses dois homens chegaram aqui pedindo socorro, dizendo que tinham tido um problema com um carro na estrada", contou o investigador Wellington em entrevista ao Correio24Horas.

De acordo com ele, ao sair da delegacia para dar ajuda aos dois homens, por volta das 21h, o guarda foi agredido com vários tapas na região da cabeça e pescoço e levado para outra cela, na qual estavam mais dois presos. No momento do crime, quatro presos estavam custodiados na unidade. 

Depois de prender o guarda, a dupla foi à cela onde encontravam-se Elder de Almeida Souza, 24 anos, e Josevan de Jesus, 32 anos. Lá, eles chegaram a disparar cerca de dez tiros. De acordo com a polícia, os dois homens que foram mortos estavam presos por tráfico de drogas.

O crime só foi descoberto na manhã deste domingo (12), quando outro guarda chegou ao local para trocar o plantão com o colega, que ainda se encontrava preso. Os bandidos levaram as chaves da delegacia e, por isso, a soltura do guarda só aconteceu no final da manhã.
A polícia ainda não tem suspeita sobre a identidade da dupla, mas acredita que o crime esteja relacionado ao tráfico de drogas na região. Não há câmeras de segurança na delegacia. O guarda e familiares de ambas as vítimas já prestaram depoimento. A perícia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O conjunto penal de Itabuna tem recebido uma equipe de peritos em digitais (Peritos Técnicos da Polícia Civil) do Instituto de Identificação Pedro Mello - DPT, para fazer análises de características físicas dos internos com o objetivo de confeccionar as carteiras de identidade.
O projeto de identificação nos presídios tem gerado forte repercussão na ressocialização dos detentos, pois garante a cidadania do encarcerado, deixando-os prontos para participar de projetos educacionais e de aprendizados profissionalizantes, além de assegurar a agilidade no desenvolvimento dos inquéritos e processos criminais por causa da real e segura informação sobre a identidade ou qualificação daquele indivíduo.

O projeto foi estruturado pela diretoria geral do DPT e pela diretoria do Instituto de Identificação, recebendo todo o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, através dos diretores Capitão PM Jácome e Bernardo Dutra, e da gerência do Sac Itabuna Saeb. As análises documentais ocorrem todos os meses, reunindo estudos detalhados das certidões de nascimento, casamento, fotografias, assinaturas e dados pessoais relevantes na individualização dos internos, como tatuagens, cicatrizes ou sinais anatômicos.


FASE PERICIAL

Os peritos em papiloscopia executam trabalhos muito precisos e minuciosos durante as avaliações e perícias nas pessoas. Graças a uma crescente modernização do Instituto de Identificação (IIPM foi transformado em uma das unidades mais informatizadas do Brasil através da implantação, pelos atuais diretores, do sistema Siida), os Peritos Técnicos operam o sistema informatizado de análises de digitais e executam comparações de pessoas de forma precisa e dinâmica.

Ao coletar as digitais da comunidade carcerária, os peritos estudam cada desenho papilar, atrelam essa imagem aos códigos estaduais e federais, e por último, arquivam de maneira prática para que possam resgatá-las em tempo ágil, atendendo às necessidades sociais, civis ou criminais do estado.
Outra situação resolvida pela equipe é a confecção dos documentos de primeira via para os indivíduos que ainda não tinham RG ou qualquer outro documento no estado, e a partir desse momento, o programa o confere a cidadania e passa a ter as informações referentes àquela pessoa. Existem também casos de pessoas com dados falsos ou pertencentes a outras pessoas, corrigindo e adequando o verdadeiro cadastro ao interno analisado.

O coordenador do IIPM na cidade de Itabuna, o perito Alberto Durão, afirma que o projeto expediu a carteira de número 930, e tem a intenção de superar os outros anos em números de identificações, atendendo o interesse do departamento em ajudar a reintegração

de pessoas ao sistema social, confirmando a preocupação com a ressocialização dos atuais gestores, Dr. Elson Jeferson e Dra. Iracilda Santos, peritos responsáveis pelo programa na Secretaria de Segurança Publica.

ZOIÃO METEU A PEIXEIRA EM ZÉ





IMG-20150410-WA0008Itabuna- José Antonio Souza Santana, 32 anos, morador da rua Antonio Fonseca, foi esfaqueado pelo indivíduo de prenomeZoião, no bairro Fonseca. Ele estava próximo ao Bar de Raimundo, na rua Alzira Fonseca, quando Zoião pediu que ele pagasse uma cerveja. Diante da negativa de José Antonio, o criminoso golpeou a vítima três vezes: nas costas, braço e ombro.

SARGENTO ALELUIA MORTO POR ASSALTANTE



11133660_828784827188318_3600950650464476762_nO sargento da PM, José Nilton de  Aleluia, foi baleado no bairro Valeria,  em Salvador. O sargento da reserva remunerada foi socorrido para o hospital do subúrbio. Segundo o Ten Galvão,  Aleluia foi assaltado, levando o seu veiculo Voyager branco , nas proximidades do Colégio OLGA METTING. Informando que o mesmo ja se encontrava na reserva e veio a óbito no hospital do Subúrbio.



MULHER ASSASSINADA NESTA MADRUGADA NO SÃO CAETANO


DSCF0835
Uma mulher, de dados desconhecidos, foi assassinada nesta madrugada de segunda feira (13), na rua Senhor do Bonfim, final de linha do bairro São Caetano, em frente a estação da Coelba, em Itabuna. Segundo informações de populares, a mulher veio correndo do morro do Macaco, no bairro Novo Fonseca, quando foi alcançada pelos elementos, que deflagraram diversos tiros de pistola e outra arma, provavelmente chumbeira. O levantamento cadavérico foi efetuado pelo delegado Marlon Macedo, que já iniciou as investigações. 
DSCF0860
               

domingo, 12 de abril de 2015

JABES DIZ QUE PAGA PISO DOS PROFESSORES, MAS FALA EM 2 MIL DEMISSÕES COM REAJUSTE LINEAR


Jabes diz que paga piso nacional "desde o início".
Jabes diz que paga piso nacional “desde o início”.
O prefeito Jabes Ribeiro disse que “nenhum professor de Ilhéus ganha menos que o piso nacional” e que sua gestão vem pagando o piso “desde o início do atual mandato”. No último dia 7, a Justiça do Trabalho publicou decisão em que obriga o prefeito a implementar o básico nacional, de R$ 1.917,78, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
A decisão também força o município a conceder igual percentual de reajuste às demais padrões ou categorias do magistério. Jabes informou ainda não ter sido intimado da decisão, mas antecipou que “tomará as medidas judiciais cabíveis” quanto à necessidade de reajuste linear para as demais categorias (confira mais abaixo).
Segundo ele, o pagamento da folha dos professores já compromete 100% dos recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb). “Entretanto, se o piso nacional for parâmetro para o Plano de Cargos e Salários do Município, a prevalecer a decisão do TRT, seria necessário um aumento de 40% nos recursos do Fundo”, disse ele.
2 MIL DEMISSÕES
O prefeito disse ter reduzido de 78% para 64% o percentual da receita com a folha de pagamento, mas estando distante dos 54% fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Pelos cálculos do prefeito, se concedesse o aumento pretendido pela Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato), o percentual subiria dos atuais 64% para 70%. E completa:
– A alternativa seria a demissão de praticamente dois mil funcionários públicos, entre os quais cerca de mil servidores que ingressaram na Prefeitura entre 1983 e 1988 – inclusive professores, muitos deles próximos da aposentadoria, e até mesmo comprometer o pagamento em dia dos salários – disse ele.
Sentença que obriga ao pagamento do piso nacional.
Sentença que obriga ao pagamento do piso nacional.

TARIFA DE ÔNIBUS A R$ 2,50 EM MAIO

Pode-se dizer que o Governo Vane é lento na execução de obras e programas, mas foi rápido para preparar o reajuste de passagem. Isso, porque, tão logo o Conselho Municipal de Transporte aprovou os 13,63% de aumento da tarifa de ônibus, o governo elaborou o decreto. Tudo na última quarta, 1º de abril…
Convém alertar ao nobre leitor que o governo pode até ser de mentirinha, mas o aumento… é de verdade. Passa a vigorar em 10 de maio próximo.

APÓS DECISÃO JUDICIAL, SHOW DE KANNÁRIO EM ILHÉUS É CANCELADO

Show de Igor Kannário é cancelado, após decisão judicial
Show de Igor Kannário é cancelado, após decisão judicial
Juíza Sandra Magali proíbe menores em show de Kannário.
Juíza Sandra Magali proíbe menores em show de Kannário.
O show do cantor Igor Kannário em Ilhéus, marcado para o próximo sábado (11), foi cancelado pelo promotor do evento, Marcelo Trotta. A decisão foi tomada após a juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Silva Mendonça, proibir a presença de adolescentes no evento, mesmo acompanhado dos pais (relembre aqui).
Trotta informou ao blog Agravo o cancelamento. Para ele, Ministério Público Estadual e Justiça agiram movidos por “preconceito cultural”. O MP baiano entrou com ação contra o evento e a juíza da Vara da Infância e Juventude acatou.
Para Trotta, não houve respeito ao princípio da presunção de inocência quando a decisão judicial é fundamentada em ações sofridas contra Kannário por tráfico de drogas. O cantor soteropolitano também é citado por fazer apologia ao crime.
Tanto o MP como a juíza observam que o show não tinha alvará, uma das exigências legais. Esse fato impediu, inclusive, que a Justiça identificasse os organizadores do evento. O promotor do show disse que irá recorrer da antecipação de tutela. Trotta não anunciou nova data para o show.
   204  0  0  206 
 

PERSEGUIÇÃO NO POSTO DO SANTO ANTÔNIO

Funcionários de unidade de saúde  reclamam de perseguição.
Funcionários de unidade de saúde reclamam de perseguição.
Servidores municipais lotados na Unidade de Saúde Roberto Santos, no Santo Antônio, em Itabuna, acusam a enfermeira Rejane Bezerra de assédio moral e perseguição.
Rejane é administradora da unidade e, segundo as vítimas, tem usado seu cargo para desrespeitar direitos trabalhistas básicos, como o direito à licença por motivos de saúde mediante a apresentação de atestado médico. Dois dentistas e uma auxiliar de odontologia solicitaram transferência por não concordar com os métodos.
A administradora, apesar do sistema abusivo implantado, não costuma dar exemplo. Os funcionários-vítimas dizem que a diretora falta ao trabalho sem qualquer justificativa. Ficou 16 dias sem ir à unidade num só mês sem explicar os motivos aos colaboradores.
Os casos de perseguição foram relatados ao secretário de Saúde, Eric Ettinger, e à diretora de Atenção Básica, Claudiana Correia.
Caso o desrespeito à legislação trabalhista persista, os funcionários pretendem recorrer ao Ministério Público do Trabalho, pois dizem não faltar provas dos abusos praticados pela administradora.

ILHÉUS: PODER JUDICIÁRIO AUTORIZOU DESOCUPAÇÃO DE CASAS POPULARES NO TEOTÔNIO VILELA



hu

A desocupação das 272 residências populares ocupadas irregular e ilegalmente no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, já foi autorizada pelo Poder Judiciário. A informação foi confirmada pelo prefeito Jabes Ribeiro durante o programa de rádio Linha Direta com o Prefeito, na última quarta-feira e reafirmada no ato público de autorização de obras no Palácio Paranaguá, na quinta-feira. Segundo o prefeito, a desocupação será fundamental para a conclusão das obras das casas (faltam cerca de 30 por cento), assim como da infraestrutura do local (calçamento, iluminação e saneamento básico).

De acordo com o gestor, a reintegração de posse foi uma exigência da Caixa Econômica Federal para que as obras não fossem suspensas em definitivo, evitando a devolução, por parte do município, de um montante de cerca de 17 milhões de reais já aplicados no serviço. Assim como a desocupação, a retomada imediata da construção também é uma exigência da instituição bancária.

As unidades habitacionais começaram a ser erguidas no último mandato (2001-2004) do prefeito Jabes Ribeiro, por meio do Programa de Assistência Técnica – PAT – Prosanear (Habitar Brasil), e serão destinadas aos moradores do local conhecido como Rua do Mosquito, uma área de manguezal. O pedido de reintegração de posse foi feito pela Procuradoria do Município, em novembro de 2014, e acatado pela juíza Carine Nassiri da Silva, da 2ª Vara Cível de Ilhéus, em janeiro passado.

Minha Casa, Minha Vida –

Aos moradores irregulares do conjunto localizado no Teotônio Vilela, o prefeito Jabes Ribeiro orientou que desocupem os imóveis e realizem o cadastro para aquisição de residências populares do programa Minha Casa, Minha Vida. Somente no município, em parceria com o Governo Federal e a Caixa Econômica, estão sendo erguidos 4120 apartamentos contratados neste governo.

O prefeito Jabes Ribeiro apelou aos ocupantes para deixarem as unidades pacificamente, como determinado pela justiça, atendendo ao pedido feito pelo município em novembro de 2014. Seguindo informou, caso isso não ocorra, a Prefeitura teria que devolver à Caixa, cerca de 18 milhões de reais.

ILHÉUS: PAULO SOUTO PASSA DESPERCEBIDO NO AEROPORTO


pass

Na manhã deste domingo o ex-governador Paulo Souto (DEM) estava no aeroporto de Ilhéus sozinho. O ditado popular fala que político sem mandato nem vento bate nas costas, isso ficou comprovado com o ex-governador.

Na campanha eleitoral do ano passado Paulo Souto quando chegava em Ilhéus o aeroporto sempre lotado e políticos o recepcionando. Isso era fruto da expectativa de poder, já que naquele momento Paulo liderava a pesquisa.

Menos de um ano depois Paulo Souto passa despercebido no aeroporto, o que mostra que a política é cruel com político sem mandato.

ps

ITABUNA: WENCESLAU FALOU O QUE QUIS E OUVIU O QUE NÃO QUIS



WENCESLAU1
Na última sexta-feira o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau (PC do B), participou da audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa. O mesmo passou por um momento de constrangimento quando no seu discurso declarou que no atual governo o “dinheiro da saúde é aplicado com austeridade”.

Várias pessoas que estavam na plateia deram rizada, e alguns gritaram questionando sobre o paradeiro os aparelhos respiradores que foram roubados do Hospital de Base de Itabuna. Como também os equipamentos odontológicos que foram roubados no almoxarifado da secretaria de saúde.

Outro gaiato lembrou que Wenceslau responde vários processos na justiça, e que em 2012 foi afastado pela justiça por suposto envolvimento da máfia do empréstimos consignados celebrados por força de convênio firmado com a Câmara Municipal de Itabuna.

unnamed (5)

Pesquisa em Itabuna traça perfil do taxista ideal

“Quais são os maiores problemas enfrentados pelos usuários ao adentrarem um táxi em Itabuna?” Com base nessa pergunta, a Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran realiza, nessa semana, um curso de capacitação para taxistas. Com uma linguagem direta, simples e objetiva, o curso baseia-se nos resultados de uma pesquisa com 100 usuários realizada na cidade nos dois primeiros meses do ano. O curso se iniciou na segunda-feira e se encerra hoje. A expectativa da Settran é a de que a capacitação atinja, na totalidade, os cerca de 650 profissionais que atuam em Itabuna.

“Esse curso tem os seus objetivos muito bem definidos. Queremos orientar e aprimorar o atendimento dos profissionais em relação aos usuários, abordando temas como Segurança, Higiene e Cortesia no Atendimento. Outro aspecto importante desta capacitação é justamente ratificar junto aos profissionais algumas premissas sobre a qualidade do serviço prestado”, esclareceu Elessandra Bispo, coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação para o Trânsito da Settran.

O curso está sendo ministrado no auditório da Escola Municipal de Trânsito – Emtran, localizada na sede da SETTRAN, no bairro Lomanto. Durante o curso, Elessandra esclarece alguns dos resultados apresentados, tais quais os erros mais frequentes cometidos pelos profissionais (o não uso do cinto de segurança, por exemplo) e quais as exigências feitas por quem utiliza o serviço (higienização dos veículos é uma das mais frequentes).

      

DADOS DA PESQUISA

           

Pelos dados, das 100 pessoas que foram entrevistadas, 72 afirmaram que é comum se esquecerem de colocar o cinto de segurança. Quase sempre isso acontece por falta de orientação dos motoristas. Outro apontamento importante é o de que muitos usuários se irritam quando o motorista faz o uso do celular e dirige ao mesmo tempo, prática que, além de ser proibida no Brasil, acarreta multa para o condutor e pontos na carteira de habilitação.

Taxista há cinco anos, Reginaldo Ferreira de Sousa disse que “é muito importante participar de cursos como esses que tratam de assuntos do cotidiano do taxista. Através da palestra, vamos nos qualificando para melhor atender o cliente sempre com segurança”. O curso tem uma duração de uma hora e meia e é obrigatório no processo de renovação dos alvarás. O dia e a hora em que cada profissional passará pela capacitação é agendado na própria Settran, logo após o veículo ser vistoriado.



            O TAXISTA IDEAL



O levantamento feito pela Settran fez com que a capacitação tivesse um momento muito positivo de descontração, entretenimento e reflexão. Os próprios servidores da secretaria encenam uma peça de teatro em que se observam as caricaturas do motorista descortês e do motorista gentil. A linguagem teatral foi escolhida justamente pela capacidade que possui de chegar mais diretamente ao olhar do profissional.
Na encenação, reconhece-se, pois, que o taxista ideal é aquele que é gentil, atento para as normas de segurança no trânsito, é gentil com os pedestres, respeita a sinalização, não se locomove em alta velocidade, não atende ao celular enquanto dirige, se preocupa com a limpeza do veículo, é educado, ajuda o passageiro quando este carrega uma bagagem muito pesada, oferece alguns serviços que tornam a corrida mais confortável (música ambiente ao gosto do cliente e o uso do ar condicionado, por exemplo), além, obviamente, do tradicional desconto no valor da corrida, sempre que isso for possível.

“Em tempos de competitividade, oferecer esse tipo de feedback para os taxistas de Itabuna contribuirá para a prestação de um serviço que realmente esteja dentro daquilo que é o real desejo de quem precisa de um táxi”, explicou Jorge Teles, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran.

Cantor sofre acidente quando seguia para Canavieiras


O cantor eunapolitano Acson no Comando se envolveu em um acidente sem vítimas por volta das 10h15 da manhã desta quinta-feira (9), quando o Honda Civic, cor preta, que ele mesmo dirigia, foi atingido de frente, pela lado do carona, por um veículo tipo estrada, cor branca, conduzido por Gean Carlos, de 20 anos, funcionário de uma granja localizada às margens do Km 704 da BR 101, onde ocorreu o choque entre os veículos. 

O funcionário contou que saia da empresa, no distrito de Mundo Novo, para fazer o contorno com destino a Eunápolis, quando um ônibus da empresa Brasileiro parou para descida de passageiros, atrapalhando a visão dos motoristas que estavam subindo a ladeira. No carro do cantor, estavam ainda seu empresário, Thiago Basso e a baixista Silvinha. No choque, o dispositivo airbag foi acionado. Nenhuma das quatro pessoas envolvidas ficou ferida. Acson informou que estava indo para a cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, para uma entrevista ao vivo em uma emissora de rádio. Uma equipe da PRF esteve no local registrando a ocorrência. O teste de etilômetro do cantor deu negativo. Os veículos foram levados por um guincho ao pátio da Polícia. (Radar64)

TCM rejeita contas do Hospital Luís Eduardo Magalhães em Itabuna

As contas do Hospital Luís Eduardo Magalhães - FASI, localizado no município de Itabuna, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (08/04). Paulo Sérgio Bicalho, responsável pela gestão da entidade no exercício de 2013, foi multado em R$ 15 mil e deverá ressarcir aos cofres municipais, com recursos pessoais, o montante de R$ 207.752,36, sendo R$ 181.493,41 em razão de processos de pagamentos desacompanhados dos comprovantes de despesas e/ou da destinação dos recursos; R$ 24.220,15 devido a divergência entre o valor dos processos de pagamento e dos cheques emitidos e R$ 2.038,80 decorrente de pagamentos indevidos.

O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, diante das graves irregularidades constatadas na análise das contas, também solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor.

Para o exercício, a instituição estimou receita de R$ 31.848.000,00, mas auferiu somente 68,92% deste valor, que corresponde a R$ 21.949.024,78, sendo que 99,71% são decorrentes de recursos repassados pela própria prefeitura, proveniente de recursos vinculados advindos do SUS. As despesas alcançaram o total de R$ 28.452.930,37, que comparadas com as receitas efetivamente auferidas, resulta num déficit orçamentário na ordem de R$ 6.503.905,59.

O gestor deixou de encaminhar à Inspetoria Regional do TCM 20 processos licitatórios, no montante total de R$ 9.731.866,94, e seis processos de dispensas e inexigibilidades, no valor de R$ 253.168,21, impedindo a fiscalização quanto à regularidade dos gastos. Além disso, a relatoria identificou a ocorrência de 85 despesas não precedida de licitações, somando R$ 2.839.971,18.

O relatório também apresentou um acréscimo de 25,15% no saldo das consignações, cujo montante de R$ 6.403.921,91, são decorrentes de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, ficando caracterizada a ocorrência de apropriações indébitas de recursos, contribuindo para o aumento do endividamento do município.

Juiz manda soltar Carla Rocha e Érico Ribeiro em Itabuna

Na tarde desta sexta-feira (10), o juiz Murilo de Castro Oliveira, concedeu a liberdade provisória de Carla Rocha e Erico Ribeiro. Os dois foram presos no início do mês suspeitos de manter duas mulheres em cárcere privado. A liberdade foi concedida mediante condições cautelares conforme o alvará. O flagrante ocorreu após uma denúncia anônima, em seguida policiais foram até o local e encontraram as jovens. As duas mulheres foram ouvidas pela polícia e confirmou o cárcere privado, com o objetivo de exploração sexual. O advogado Roney Franco, entrou com o pedido de liberdade provisória, e o Ministério Público se posicionou pela liberdade, e logo em seguida o juiz assinou os dois alvarás de soltura. “Carla está se recuperando de um AVC e seu estado é delicado e os dois são primários, não oferecem risco a ordem pública, bons antecedentes e ficou provado que não existiu o cárcere. O magistrado entendeu que os acusados preenchem todos o requisitos para responder a acusação em liberdade”, declarou o advogado.. Por conta do horário, a direção do presidio não liberou os dois, mas logo na manhã deste sábado (11), após a parte burocrática os dois serão liberados. (Políticos do Sul da Bahia)

Traficante preso pelo PETO 69 com droga e animais silvestres, em Ilhéus

Foi preso na manhã desta sexta-feira (10), João Carlos, o Carlinhos. A detenção aconteceu no bairro Nossa Senhora da Vitoria, em Ilhéus. Com o acusado de tráfico foram encontrados quatro animais silvestres, oito papelotes de maconha, quinze pedras de crack, sete de cocaína e R$ 130 reais. 

NOITE DE DOMINGO VIOLENTA EM ITABUNA COM UM MORTO E OUTRO FERIDO

IMG_2905 IMG_2909IMG_2913IMG_2917IMG_2918IMG_2922IMG_2904


 
   2  2  0

MOBILIZAÇÃO CONTRA DILMA FOI UM FIASCO EM ILHÉUS

CAM00023CAM00025 nb


 
   12  0  8

ELEMENTOS PRESOS COM ARMA DE FOGO

IMG_20150412_163944-horz
Dois indivíduos foram conduzidos por policiais do 8° BPM à delegacia de Porto Seguro por volta das 21:00 deste sábado. Werllens Ferreira dos Santos, 18 anos, e Rodrigo Pereira dos Santos, 22 anos, estavam em uma moto CG Fan 125, JSG 8385, em uma rua próxima ao condomínio 2000, Trancoso. Quando avistaram a viatura da PM, dispensaram um objeto rapidamente. Os policiais realizaram buscas no local e encontraram uma pistola calibre 765 com um carregador desmuniciado. Na delegacia constatou-se que a arma pertencia a Werllens e que Rodrigo possui passagem por porte ilegal de arma em 2010.
IMG-20150412-WA0027IMG-20150412-WA0028


 
   New  0  0

BANDIDOS INVADEM CADEIA E EXECUTAM DOIS DETENTOS

Dois presos foram mortos após a delegacia da cidade de Santa Bárbara, que fica situada a 30 km de Feira de Santana, ter sido invadida e o guarda ter sido feito refém trancado em uma das celas da unidade, junto a um suspeito de estupro e outro de furto de celular. O crime foi cometido na noite de ontem,  (11), mas foi descoberto apenas no que seria a troca de plantão, por volta das 9h, na manhã deste domingo (12). Até por volta das 11h30, ele ainda estava preso dentro da cela, já que os criminosos levaram as chaves. A perícia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
IMG-20150412-WA00081
Segundo a polícia, os mortos são Elder de Almeida Souza, de 24 anos, que teria sido por tráfico de drogas e é conhecido na região. Muita gente se concentra em frente à unidade policial nesta manhã. A outra vítima é Josevan de Jesus, 32 anos. A polícia acredita que o traficante era o principal alvo.
Imagem enviada por leitor via WhatsApp
Vermelhinho ( 73 ) 8876/4125

 
   5  0  0

GRAPIÚNA SE PREPARA PARA REPRESENTAR CIDADE DE ITABUNA NA ELITE DO BAIANÃO


 
   9  0  8

HOMEM DESAPARECIDO

Jordan de Melo San
IMG-20150412-WA0002
tana, 37 anos, saiu na quinta feira, pela manhã do bairro de Odilon, em Itabuna e não mais retornou.  Quem souber o seu paradeiro, favor entrar em contato pelo fone ( 73 ) 8821/9609.

 
   12  2  8

MATOU O MARIDO NA PONTA DA PEIXEIRA

DSC0444
Guaratinga- Na noite deste sábado, 11, Manoel Silva Aguilmar, 31, conhecido por “Nenéu do lava pé” foi assassinado pela própria companheira, Eliene de Jesus Santos , 39/ anos, após sofrer um golpe de faca no peito. O crime aconteceu por volta das 20h em frente a residência da família, na Rua da Farinheira, no Bairro Novo. Segundo a polícia, o casal passou o dia todo bebendo e quando chegaram em casa começou uma discussão seguida de agressões. A mulher se apossou de uma faca do tipo “peixeira” e saiu para fora da residência sendo seguida pelo companheiro que lhe acusava de traição e tentando espancá-la. Após matar Nenéu, a mulher ficou sentada a espera da Policia Militar. Ela contou que o marido bebia muito e lhe espancava e ontem, ele tentou espancar a garota de 14, filha do casal, com um bloco, foi quando ela pegou e deferiu a facada na vítima.
DSC0449DSC0457
giro de noticias

 
   1  0  1

ALMIR MELO DEIXA CRIANÇAS COM FOME NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Mais uma vez, prefeito tenta se esquivar dos erros colocando a culpa nos fornecedores.
A prefeitura de Canavie
sem-merenda
iras não prestou contas dos gastos que teve com merenda escolar em 2014 e prestou contas de forma irregular no ano anterior de 2013. Essa seria a verdadeira razão de estar faltando merenda nas escolas de Canavieiras, cuja prefeitura foi declarada inadimplente pelo órgão que fiscaliza o setor.
Cópia de documento com essas informações, extraído do site do SIGPC – Sistema Nacional de Gestão de Prestação de Contas está circulando em Canavieiras em mãos de professores. O prefeito Almir Melo, porém, divulgou nesta sexta-feira em seu programa de rádio uma versão que seria fantasiosa sobre a falta da merenda: segundo ele, o pai do fornecedor da merenda morreu e o fornecedor suspendeu o fornecimento. Sabe-se que a merenda escolar é gerenciada em nível nacional pelo PNAE, do Ministério da Educação, que através do SIGPC registra que a prefeitura de Canavieiras está inadimplente. Segundo o SIGPC, em 2013 a prefeitura recebeu para a merenda R$ 378.600,00 e em 2014, R$ 477.360,00. Este ano a prefeitura recebeu apenas uma parcela de R$ 46 mil, quando teve bloqueados novos repasses devido a irregularidade nas contas de 2013 e da não apresentação no prazo (até 28 de fevereiro) das contas de 2014.
tabu online

 
   5  0  3

TUPINAMBÁS REALIZARÃO JOGOS INDÍGENAS

1625746_614290368708194_5600526234123933248_n
As tribos tupinambás, em Ilhéus, realizarão os jogos indígenas, em homenagem ao  ” Dia do Índio”, que será 19 de abril.  A abertura do evento correrá no dia 16, na aldeia ” Mãe Olivença”, a partir das 18 horas.  Todos os jogos serão realizados na Taba Jairy e coordenados pelo colégio estadual indígena Tupinambá de Olivença e o grupo Paraná.  Todos os colégios estão sendo convidados para acompanhar os jogos, que irão de 16 a 19 de abril nos dois turnos, manhã e tarde.
10985303_614290408708190_5284658584105781862_n


 
   8  0  4

UM DIA É DA CAÇA O OUTRO DO CAÇADOR


 
   5  2  0

ÔNIBUS CAI EM BURACO EM SALVADOR

Busu-vala
Um ônibus caiu em uma vala na Avenida Barros Reis, na madrugada deste sábado (11). De acordo com a Transalvador, o veículo, que faz parte do consórcio ‘Ótima’ tombou em um cruzamento no sentido Retiro, na Cidade Baixa. O ônibus estava na fila que dá acesso à garagem da empresa e no momento do acidente não tinha passageiros.O carro foi retirado da vala por volta das 8h30 por um caminhão-guincho. As causas do acidente vão ser apuradas.

 
   3  0  1

CHUVAS CASTIGAM SANTO AMARO

20150411041402-1024x614
Na madrugada deste sábado, os rios que cortam a cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, não suportaram o grande volume de chuva que caí sem parar desde a manhã da última sexta-feira e transbordaram. A cidade está quase toda tomada pelas águas. Há pontos de alagamentos que moradores tiverem que abandonar suas residências, como é o caso da Baixada do Ideal, no Bonfim. Por ser a região mais baixa da cidade, a mesma é a primeira que sofre quando as águas do rio Subaé ultrapassam o seu limite e transborda. Há todo momento moradores do bairro, se deslocam para a região mais afetada, para poder ajudar as famílias atingidas pela enchente. A cidade está totalmente ilhada. Neste momento continua chovendo forte e a água do rio Subaé está subindo com muita força.
20150411051947-576x102420150411051951-1024x576


 
   7  0  1

POLICIA PRENDE HOMEM SUSPEITO DE PORTAR DROGAS

Na tarde deste sábado, policiais de Itacaré, encaminharam para a 7ª Coorpin de Ilhéus, o elemento Marcos Alexandre Sales dos Santos. Ele está sendo acusado de portar certa quantidade de maconha e cocaína. Marcos já está a disposição da Justiça.
IMG-20150411-WA0015


 
   New  0  0

MENOR BALEADO EM JUERANA

O menor de 17 a
IMG-20150411-WA0016
nos, Diego de Souza Lima, foi baleado, na tarde desde sábado,  no distrito de Juerana em Ilhéus. A vitima reside no distrito e deu entrada no hospital regional. A policia investiga a causa da tentativa de assassinato

 
   25  0  4

PREFEITURA ABANDONA BAIRRO EM VALENÇA

IMG-20150411-WA0003IMG-20150411-WA0002
Na Urbis, no Tio Virgílio em Valença, a prefeitura abandonou o bairro. Moradores estão revoltados com o estado em que se encontra todo o bairro. Idosos, crianças, cadeirantes e até as viaturas da PM e Samu, não podem entrar nas ruas, devido ao estado de abandono. Moradores pedem socorro a prefeita da cidade.
IMG-20150411-WA0005


 
   13  0  8

POLICIA OUVE MENOR QUE MATOU EMPRESÁRIO

IMG-20150409-WA0061
O delegado territor
lucas thucky
ial de Jequié, Cristiano Mangueira, ouviu o menor acusado de ter matado Lucas Chuky,ele tem 17 anos e confessou ter praticado o crime por causa de uma rixa. Lucas Chuky foi executado a tiros na tarde desta quinta feira na Avenida Fran Gedeon, bairro Jequiezinho, em Jequié. Segundo o delegado Cristiano, o menor confessou friamente que planejou e executou o crime contra Lucas.Segundo o menor, a briga começou por causa de uma garota, a mais um ano atrás.Próxima semana outras pessoas serão ouvidas para confirmar se essa versão contada pelo autor faz sentido. As investigações continuam para aferição de outras provas, testemunhais e periciais, e possível participação de mais uma pessoa.

BIGODE TROCOU TIROS COM A POLICIA E BATEU 21 DE BOCA

1(37)10(21)1504-56db720520037ffa5d603923960137c5
Lucas Amós Santos Silva, mais conhecido como “Bigode”, que é suspeito de vários assaltos, morreu em uma ação da Polícia Militar, em São João do Sul distrito de Guaratinga, fato ocorrido na tarde de ontem. De acordo com os policiais do 4º Pelotão da Polícia Militar de Itabela, após receber uma denúncia, informando que o “Bigode” estava em uma residência em São João do Sul, a guarnição partiu em diligencia e ao chegar na casa informada, o suspeito estava de saída e quando avistou os policiais, tentou fugir sacando uma arma de fogo e atirando contra a guarnição, os policiais revidaram e Bigode foi a óbito. Segundo a polícia, Bigode é suspeito de ter praticado vários assaltos na região e o mesmo já tinha um mandado de prisão decretado.
1504-a38ae143d5f31205aea6508997bd499f1504-f679cb0c9da2a673dcf2b7a2d14f109c

 
   2  0  1

A CASA DE CLAUDIA CAIU EM SANTO AMARO

Uma mul
10689517_829201523813315_7984094211782542548_n
her identificada como Claudia da Candolandia, em Santo Amaro, sempre  vivia organizando passeatas e manifestações chulas, contra o trabalho da PM, naquela cidade. A Polícia começou a investigação  as ações da mulher e descobriu uma movimentação fora do normal em sua residência. Através de um mandado de busca, foi encontrado grande quantidade de drogas na casa de Claudia. Ela agora está a disposição da Justiça.