quinta-feira, 15 de abril de 2010

Polícia para quem precisa de polícia


Policiais ou marginais? A conduta de policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Itabuna Bahia é colocada em xeque.

Neste domingo, 11 de abril de 2010, foi um dia marcante na vida do jornalista investigativo Ednei Bomfim. Conhecido por sua atuação corajosa, frente a informação policial, e vocação para denunciar casos escabrosos que perturbam a ordem da sociedade, Ednei sempre imaginou correr periigos diante dos marginais, ladrões, corruptos e traficantes que agem em nossa região e até por pessoas que exercem autoridades no poder público. Inclusive já enviaram muitos jornalistas combativos para o "limbo", embora nunca tenham conseguido calar a boca destes através de icones como Ednei Bomfim, dentre outros. Ednei recebeu uma visita inesperada nanquela noite, em que a sua única preocupação seria após um dia exausto, sair do seu estabelecimento na BR 101 e descansar. Como não existe crime perfeito, os marginais transvestidos de policiais militares tentaram apelar, no desesepero , por sofrerem denuncias ou protegerem algum marginal mais graduado e utilizaram aparato da segurança pública na tentativa de "maquiar" seus planos típicos, diga-se passagem, dos piores marginais.
Truculência e dialogos utilizados nas bocas de fumo entres os dois "homi"levaram o experiente jornalista a pensar no pior . "senti medo, confesso, todavia sei que o medo é uma virtude nos momentos críticos, já que nos dá a perfeita noção dos intentos maus. Algo me encorajava a imaginar que aquele não seria o meu último dia, porque pensava nas minhas crianças e principalmente em Deus", Desabafou com tranquilidade e olhos embotados em lágrimas o experiente jornalista.
Acostumado a acompanhar sequestros e assassinatos, Ednei, percebeu ao ser colocado num apertado porta malas e levado por cerca de 10 minutos, que aqueles marginais eram experimentados no mundo do crime e sentiu na prática o último dia de um sequestrado fadado ao fim. "Talvez a experiência marga tenha sido válida, porque assim poderei trabalhar com mais profundidade e sentimento em minha difícil profissão e expressar todo medo, revolta e injustiça que sofre a população que é refem de bandidos, que desonram a farda da instituição PM. "Me sentí um representante do povo , que é vitima de quem deveria está sendo um Atalaia". Endagou com segurança Ednei Bomfim.
Por fim, com a interferência de amigos, e , claro com a ajuda de Deus, o plano maldito foi um fracasso, e o jornalista, embora ferido na alma, saiu ileso do triste episódio . A guarnição da Polícia Militar, prefixo 1506, do 15º Batalhão da polícia Militar, com os soldados Nailton e Boa Morte, armados com pistolas ponto 40 e sub-metralhadoras utilizaram de viatura da polícia Militar para praticar crime de pistolagem e sequestro. O soldado Nailton é muito ligado a um marginal comerciante de carros pokemons em Itabuna e que por diversas vezes já foio denunciado pelo profissional de imprensa. reporterthiagobomfim@gmail.com