terça-feira, 11 de outubro de 2016

Filho de vereador recém-eleito em Juazeiro morre afogado no Rio São Francisco

Um jovem de 24 anos morreu afogado no Rio São Francisco, em Juazeiro, neste domingo (9). 

O corpo da vítima, Alan Santos - filho do vereador eleito Domingos Alves Viana, o 'Domingão da Aliança' (PRTB) - foi encontrado no final da tarde após desaparecer na localidade da "Croinha", nas proximidades da estação de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE). 

De acordo com informações do Blog Geraldo José, o pai da vítima precisou ser socorrido em um hospital após saber da perda.  

MPF apresenta nova denúncia contra Lula à Justiça

O Ministério Público Federal (MPF/DF) enviou à Justiça Federal, nesta segunda-feira (10), uma ação penal contra 11 pessoas – entre elas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Marcelo Odebrecht – pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa.

As práticas criminosas ocorreram entre, pelo menos, 2008 e 2015 e envolveram, segundo o MPF, a atuação de Lula junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos sediados em Brasília com o propósito de garantir a liberação de financiamentos pelo banco público para a realização de obras de engenharia em Angola.

Os trabalhos foram executados pela Construtora Odebrecht que – em retribuição ao fato de ter sido contratada pelo governo angolano com base em financiamento para exportação de serviços concedida pelo BNDES –, repassou aos envolvidos, de forma dissimulada, valores que, atualizados, passam de R$ 30 milhões.

No caso de Lula, a denúncia separa a atuação em duas fases: a primeira, entre 2008 e 2010, quando ele ainda ocupava a presidência da República e, na condição de agente público, praticou corrupção passiva. E a segunda, entre 2011 e 2015, já como ex-mandatário, momento em que cometeu tráfico de influência em benefício dos envolvidos.

Além disso, o ex-presidente deve responder por lavagem de dinheiro, crime que, na avaliação dos investigadores, foi praticado 44 vezes e que foi viabilizado, por exemplo, por meio de repasses de valores justificados pela subcontratação da empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara Rodrigues dos Santos, “sobrinho” de Lula e também denunciado na ação penal.

Idoso flagrado fazendo sexo com mula foi espancado por populares

quijingue_zooIdoso de 69 anos é espancado após ser flagrado fazendo sexo com uma mula, em Quijingue, cidade da região do Sisal. Segundo o Notícias de Santa Luiz, a 4ª Companhia do Quinto Batalhão foi acionada pelo filho da vítima após encaminhar seu pai ao hospital da cidade com lesões graves. O idoso apesar da condição física foi ouvido pela polícia no hospital e apontou o autor do crime que ao ser localizado no povoado em que mora confessou. Jean, o autor confesso, disse que ao chegar em casa flagrou o idoso praticando o ato enquanto o animal estava amarrado e em um acesso de fúria, amarrou a vítima em uma estaca e o agrediu. O acusado foi preso em flagrante, no povoado de Lagoa da Ema, onde ele e a vítima moram e encaminhado para a Polícia Civil de Euclides da Cunha. O idoso não teve estado de saúde informado e permanecia até a madrugada desta segunda-feira (10/10) internado do hospital da cidade.002-19

Vereadora mais jovem do Brasil teve sua candidatura impugnada pelo TRE da Bahia

Alice Pina (PMB), 18 anos 001-21de idade, candidata à Câmara Municipal de Jequié, obteve 901 votos, quantidade necessária não só para elegê-la no município do Médio Rio de Contas, mas que a colocaria como a mais jovem vereadora do Brasil eleita em 2016. Porém, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ela não apresentou sua ficha de filiação ao partido em tempo hábil para a disputa eleitoral deste ano. O processo judicial N° 0000247-06.2016.6.05.0023 culminou na impugnação da candidatura de Alice, apesar de a candidata ser presidente do partido na cidade. Por conta disso, ela consta como inelegível e recorre através dos advogados da coligação “Renovar é preciso”, que a representam.

Pecuarista encontrado morto dentro do carro

O produtor rural capturarRomilson Ferraz, conhecido popularmente como Roma, foi encontrado morto nesta segunda feira (10), na cidade de Itarantim. Supostamente, Romilson pode ter cometido suicídio dentro do seu veículo, utilizando uma arma de fogo. Ele é um fazendeiro conhecido em Itarantim, filho de Cassiano Ferraz, um dos pecuaristas tradicionais da cidade. O corpo foi recolhido por agentes do DPT e conduzido para Vitória da Conquista, para ser necropsiado.



Acusado de estuprar e matar criança vai a júri hoje

capturarVai a júri popular nesta terça-feira (11), em Coaraci, o trabalhador rural Emerson de Jesus Santos, acusado de estuprar e matar a prima de apenas seis anos, em Almadina. O crime aconteceu em 2013. Na época, o corpo da pequena Andressa dos Santos Ferreira, que estava desaparecida há cerca de um mês, foi encontrado boiando no rio Almada, no dia 15 de setembro daquele ano. Na ocasião, Emerson de Jesus Santos, preso pela Polícia Civil de Coaraci, três dias após a localização do cadáver, confessou que estava revoltado com a família e raptou a criança para se vingar. A menina foi retirada de casa no dia 19 de agosto e estuprada e morta no dia seguinte, segundo o próprio primo, que usou um fio para estrangular a menina. O crime provocou uma grande repercussão. Muitos protestos pedindo Justiça, inclusive, foram realizados pela família, amigos e moradores de Almadina.

ILHÉUS: HOMEM SE MASTURBA E EJACULA EM MULHER DENTRO DE ÔNIBUS

0f6ec633-e73c-4a4d-9108-551cdabdc527Por volta das 14h10 desta segunda-feira, 10, um homem aparentando ter 60 anos foi flagrado se masturbando num ônibus da empresa São Miguel, que fazia a linha Salobrinho, em Ilhéus. Ele estava sentado ao lado de uma mulher, que registrou o ocorrido em seu perfil no Facebook e conseguiu tirar uma foto do homem e de suas secreções no piso do veículo.
De acordo com ela, o homem “estava ofegante e toda hora passava a mão nas partes”. Ao perceber a situação e olhar para o lado, viu que o mesmo estava com o pênis fora da calça e com vestígios da ejaculação. Uma fonte do O Tabuleiro que estava dentro do veículo confirmou as informações. O homem saltou do ônibus nas imediações da Av. Itabuna.  4801e0cc-9c75-42b2-a610-bcb62c4130c3bb373839-c8a3-4bb1-9b49-eba08290dea7
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem dentro do ônibus. A pessoa que filma afirma que “ele gozou em minha perna”, além de pedir que o motorista do ônibus não abra a porta do veículo. Um rapaz também aparece nas imagens dando apoio à vítima. Confira:

Homem encontrado morto na BA-001

0fe2488b-15ba-454f-8cc9-1a85b9f7ebe7O corpo de um homem identificado como Lúcio Firmino Andrade, 29 anos, foi encontrado na BA-001, próximo a Santa Luzia.  De acordo com informações, a vítima pediu a moto de um amigo emprestado e desapareceu. O corpo de Lúcio foi encontrado na tarde desta Segunda-feira (10), com várias marcas de tiros, e cortes, que segundo a pericia teria sido causada por facão.
Segundo informações passadas para a reportagem do site vermelhinho, o homem era usuário de drogas, mas ainda não se sabe se estava devendo alguém. O Departamento de Policia Técnica foi acionado e fez a remoção do corpo.

ATENÇÃO PETO 70


POPULAÇÃO DE SAMBAITUBA ESTÁ DESESPERADA COM ATAQUES DOS TRAFICANTES DA CONQUISTA DE ILHÉUS.
SÃO CERCA DE 13 HOMENS FORTEMENTE ARMADOS

Os bandidos estão armados com pistolas, revólveres e submetralhadora.
UM DOS BANDIDOS É CONHECIDO POR NEGÃO DA CADEIRA DE RODAS E MORA EM SAMBAITUBA. FOI ELE QUEM PROVIDENCIOU A GASOLINA PARA INCENDIAR A L200.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Bebeto Galvão e seus vereadores declaram apoio a Mário Alexandre

09-lancamento-pre-candidatura-de-marao-20-maio
Marão e Bebeto agora no mesmo lado.
Faltando pouco mais de 02 meses para próxima conjuntura política de Ilhéus compostas do poder executivo e legislativo, os bastidores para escolha do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus no biênio 2017-2018, está movimentando o cenário político local. Alguns nomes ainda não confirmados acenam para disputa da cadeira mais cobiçada do parlamento ilheense.  
Por outro lado, o radialista Robertinho Scarpita, da AM Bahiana, afirmou, nesta segunda-feira, 10, durante o programa vespertino Tropa de Elite, que o deputado federal Bebeto Galvão (PSB), declarou apoio ao prefeito eleito Mário Alexandre (PSD), por meio dos vereadores eleitos em 02 de outubro.
Com a revoada da turma socialista, o bloco governista já conta com 09 vereadores. Juarez Almeida; Fabricio Nascimento, Lukas Paiva; Paulo Carqueija; Pastor Matos; Jerberson Moraes; Gil Gomes; Nino Valverde e Ery bar. A lista não é definitiva, podendo aumentar nos próximos dias, por conta das articulações. 

TRAFICANTES DE DROGAS E ASSALTANTES DA CONQUISTA EM ILHÉUS, INVADEM E IMPLANTAM TERROR NO DISTRITO DE SAMBAITUBA

 ARMADOS COM PISTOLAS E REVOLVERES,OS BANDIDOS BALEARAM UM COMERCIANTE E INCENDIARAM UMA L200 , QUE VIROU CINZA.



LULA É O MAIOR LADRÃO DO BRASIL




APÓS DENÚNCIA DE CONCURSADOS, GOVERNO JABES DESISTE DE TERCEIRIZAR VIGILÂNCIA

guarda destO governo Jabes Ribeiro desistiu de contratar empresa de vigilância armada após denúncia ao Ministério Público do Trabalho em Itabuna.

Aprovados para o cargo de guarda civil municipal recorreram ao MPT contra a licitação. Segundo eles, a Prefeitura de Ilhéus  pretendia terceirizar a vigilância do condomínio Bosque Verde, construído no bairro Teotônio Vilela com recursos do programa federal Habitar Brasil.

Conforme os concursados, o contrato resultaria na terceirização da “atividade-fim” da Guarda Municipal de Ilhéus, que é a vigilância do patrimônio público sob a responsabilidade do município.

Quando conversou sobre o assunto com o este blog no último dia 20, o secretário de administração Ricardo Machado argumentou que o contrato seria necessário porque os guardas do município ainda não foram treinados para usar armas de fogo.

Os concursados ironizam o argumento de Machado, pois se os guardas ainda não podem ser armados, a culpa é da “inércia do município de Ilhéus”. Segundo eles, o governo não demonstrou nenhum interesse em oferecer o treinamento aos servidores, o que geraria resultado positivo do ponto de vista econômico.

Ricardo Machado estima que o convênio com a Polícia Federal para treinar os guardas custaria por volta de R$ 400 mil. O treinamento exigiria “de quatro a seis meses”. “Coloquei no orçamento do próximo ano, para verificar a possibilidade financeira”. Por isso o governo optou por uma empresa particular, já que o serviço será temporário.

Por outro lado, a contratação da vigilância privada custaria aproximadamente R$ 91 mil reais por mês (só para vigiar o condomínio), considerando o valor total estimado pelo próprio governo: R$ 1.094.358,60 por doze meses. Machado explicou que o prazo de um ano não necessariamente seria concretizado, pois a Caixa Econômica Federal voltará a ser responsável pelas casas quando o município encerrar a reforma das estruturas danificadas pelos invasores.

Na última sexta-feira, 7, o governo Jabes Ribeiro publicou a revogação do processo licitatório. Antes disso, o MPT já havia solicitado esclarecimento sobre o pregão 

Na ocasião, a procuradora do trabalho Sofia Vilela de Moraes e Silva disse a este blog que solicitou informações para avaliar se o contrato substituiria ou não os guardas municipais na sua atividade-fim. Se entendesse necessário, acionaria a Justiça.

ERRO HISTÓRICO: IMAGENS PODEM TER BENEFICIADO MARÃO

Prefeito eleito de Ilhéus, Mário Alexandre. Imagem: Clodoaldo Ribeiro/Ascom-PSD.
Prefeito eleito de Ilhéus, Mário Alexandre. Imagem: Clodoaldo Ribeiro/Ascom-PSD.

A divulgação de supostas imagens íntimas do prefeito eleito Mário Alexandre (PSD), sem sombra de dúvida, foi um grande erro cometido na campanha eleitoral desse ano. Não se sabe qual adversário de Marão chegou a tal nível de inescrupulosidade, se é que o material partiu mesmo de um dos adversários.

Caso pudéssemos listar erros cometidos em processos eleitorais, esse com certeza foi um dos piores. Está ao lado de um erro da campanha de Roland Lavigne em 2000, quando criticou a política de segurança pública do governo César Borges, que era comandada pela então secretária estadual Kátia Alves.

O governador estava no muro. Depois que Roland espalhou outdoors criticando a segurança em Ilhéus, César Borges se posicionou a favor da reeleição de Jabes Ribeiro.

Apesar de não ter sido avaliado por pesquisa, o vazamento das supostas imagens íntimas não prejudicou Mário Alexandre. Há quem sustente o contrário. Para esses, o eleitorado demonstrou maturidade. Esperava-se que a significativa parcela de eleitores religiosos de Ilhéus, especialmente evangélicos e católicos, reagisse de forma moralista à divulgação do material. Mas o eleitor soube distinguir os temas de natureza política e não supervalorizou o ataque pessoal contra o candidato.

Nas ruas, assessores e o próprio Mário observaram manifestações irônicas sobre o ataque. Alguns eleitores chegaram a fazer gestos obscenos de estímulo ao sexo. A coluna “Política com Vatapá”, do jornal A Tarde, registrou esse tipo de reação durante visita do prefeito eleito ao bairro Teotônio Vilela após a vitória do dia 2.

Outros analistas também apontam a tolerância que uma sociedade machista como a ilheense dedica à vinculação da imagem do homem ao sexo, diferente do que ocorre com a mulher. Sustentam que se uma candidata tivesse sido objeto desse tipo de ataque, a reação dos eleitores seria diferente. O impacto poderia ter sido devastador para uma candidatura feminina. Vale lembrar que Ilhéus está há duas eleições sem eleger nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores. A mesma leitura vale para o cenário hipotético em que outro candidato tivesse a imagem ligada à homossexualidade. Nesse caso, orientada por preconceitos homofóbicos, parte dos eleitores também poderia reagir de forma negativa.

DIRETOR DÁ OUTRA VERSÃO SOBRE MORTE DE PRESO NO ARISTON CARDOSO

Major Rebouças, diretor do Presídio Ariston Cardoso. Imagem: Ilhéus 24H.
Major Rebouças, diretor do Presídio Ariston Cardoso. Imagem: Ilhéus 24H.

O Major Rebouças, diretor do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, conversou hoje à tarde por telefone com o Blog do Gusmão. Mais cedo publicamos matéria sobre a morte de um homem preso na unidade por falta de pagamento de pensão alimentícia. A declaração de óbito apontou homicídio.

Rebouças, no entanto, acha difícil que Antônio Marcos de Jesus da Silva tenha sido assassinado. O diretor explica que o detento estava numa área livre, separado dos presos por crimes comuns, que ficam no pátio.

Segundo o diretor, Antônio teve crises de abstinência por falta de álcool. Chegou a beber desodorante. Tornou-se agressivo e por isso teve que ser encarcerado. Foi colocado numa cela junto com pessoas que também não haviam sido presas por crimes violentos.

Na cela, durante uma crise, Antônio se envolveu numa briga, informa o diretor. Rebouças viu que ele estava com um hematoma típico de um soco no olho no dia 30 de setembro, antevéspera da sua morte. O major anunciou aos detentos que se o conflito persistisse todos seriam levados para o pátio dos presos comuns, ideia aterrorizante para eles.

O diretor ouviu os internos que estavam na cela quando o detento morreu. Afirmaram a Rebouças que Antônio começou a se debater e faleceu. Em vão, um dos presos tentou reanimá-lo.

Segundo Rebouças, o ferimento na cabeça só foi constatado no Departamento de Polícia Técnica. “Eu estou até surpreso com essa versão do laudo médico. Amanhã um agente nosso vai no DPT para ver se tem foto disso”. O detento pode ter lesionado o crânio ao se debater. Por outro lado, destacou a importância de respeitar a contribuição do profissional da medicina.

O major não acha provável a hipótese de assassinato, mas investiga o caso. Três agentes formados em direito o auxiliam. 

IGUAÍ: RONY MOITINHO FOI ELEITO, MAS PODE SER IMPUGNADO PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

rony

Em Iguaí o prefeito eleito foi Rony Moitinho (PSD), ele obteve 53.38% dos votos, já o atual prefeito Murilo (DEM) teve 46.42%.

Rony Moitinho corre risco de não assumir o cargo, pois ele teve sua candidatura deferida pelo juiz Fernando Marcos, da 146ª Zona eleitoral.

Quando entrou com pedido de registro de candidatura(15/08), Rony Moitinho apresentou uma liminar que suspendia suas contas rejeitadas pelo TCM e pela câmara.

O problema é que no dia 25/08 a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro, suspendeu a liminar de Rony.

O juiz deferiu a candidatura alegando que quando Rony entrou com o pedido de registro, ele estava com a liminar, que foi suspensa fora do prazo de pedido de registro.

O problema é que o Ministério Público recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral. A juiz Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, é a relatora do processo no TRE.

200 MIL REAIS É O PREÇO DO VOTO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

Suspeita-se que alguns vereadores gastaram mais de 200 mil reais para serem eleitos, e reeleitos e a lei eleitoral impedia que seus custos de candidatura superassem 48 mil reais em Itabuna. O abuso do poder econômico sempre esteve escancarado nas campanhas de alguns candidatos e isto ocorreu sem que eles fossem fiscalizados, ou importunados pela Justiça Eleitoral. E assim ninguém foi impedido de vencer a eleição e será diplomado e empossado, como consequência de compra do mandato. O resultado será uma gestão parlamentar descompromissada com os interesses da população. Este fato ninguém pode comprovar, mas todo mundo pôde constatar. Se essa compra de votos, para eleger vereador, é o que se considerava mais degenerativo na democracia, hoje já se pode desclassificar esta prática mercantilista e a submetê-la à segunda posição, pois uma gravíssima denuncia veio à tona, quando o recém eleito vereador Neo do Bar, soltou o verbo e sem papas na língua, revelou no último sábado/8, que alguém o ofereceu R$ 200 mil, pelo voto para a presidência da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Neo do Bar ressalta, que a proposta partiu de gente que não o quer permanecendo no grupo denominado G 14. A mesa da presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna é a mais cobiçadas de todos os tempos na história do município de Itabuna. O motivo é a litígio envolvendo o prefeito eleito Fernando Gomes (DEM), que permanece com a candidatura indeferida com recurso. Caso ele não consiga passar pela justiça, o presidente do poder legislativo assumirá a prefeitura interinamente, até o TSE diplomar o novo prefeito. Este fato valoriza muito a importância de quem vir a ser eleito presidente da Câmara, pois logo após será conduzido ao cargo de prefeito, por período que pode durar mais de seis meses. Aí está a cobiça e a malandragem. Todavia, se há quem queira comprar voto ao preço unitário de 200 mil reais e são dez os que terão que ser comprados, imagina-se o quanto não terá que ser roubado do erário.

Curtir
 Comentar

ITABUNA: FERNANDO GOMES CONSEGUIU SUSPENDER CONDENAÇÃO NO TCE

fgggggggggggg
Na semana passada o candidato a prefeito mais votado de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), conseguiu uma vitória no Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Bahia.

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deferiu por unanimidade um Recurso de Revisão interposto pela defesa de Fernando, que possui efeito devolutivo e suspensivo na sua condenação no órgão.

Com isso Fernando Gomes diminui uma condenação para tentar conseguir ter seu registro de candidatura deferida pela justiça eleitoral.

No momento Fernando tenta suspender duas condenações no Tribunal de Contas da União. Muito provavelmente na próxima quinta-feira o Tribunal Regional Eleitoral vai julgar o processo.

tre

ILHÉUS: PREFEITO ELEITO ESCLARECE

marao-apos-vitoria

Em resposta a publicação referente à declaração do prefeito eleito em Ilhéus – Doutor Mário Alexandre, que teria “criticado o governador Rui Costa”, Marão, como é popularmente conhecido, esclarece que sua fala foi descontextualizada.

Marão disse ainda, que em respeito ao governador Rui Costa, ao seu líder maior, o presidente do Partido Socialista Democrático (PSD), o senador Otto Alencar, e a deputada Ângela Sousa, uma parlamentar atuante e da base do governo, se sentiu na obrigação de esclarecer os fatos e não deixará de buscar junto ao Governo da Bahia tudo que é de direito do povo ilheense, reafirmando, assim como fez durante sua campanha eleitoral, que baterá as portas do governador Rui Costa para solicitar a implementação de obras que são fundamentais para o desenvolvimento de Ilhéus, a exemplo da reforma da Central do Abastecimento do Malhado, a execução das obras de revitalização da 2ª etapa do bairro Nossa Senhora da Vitória, a reforma do Centro Social Urbano, a entrega do Hospital da Costa do Cacau, e também que a tão esperada duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, dentre outros projetos que com certeza sairão do papel.

Quando os médicos viram o bebê, eles prenderam o fôlego: ele parecia um homem de 80 anos! veja video



21169483
Os médicos em um hospital em Magura, Bangladesh, nunca haviam visto um bebê como esse: o garotinho estava coberto da cabeça aos pés com entradas profundas e rugas. Ele parecia mais com um homem de 80 anos do que com um bebê recém-nascido. E ainda mais incomum: sua pele grossa também estava coberta com pelos pretos e grossos por todas as suas costas. Os médicos não puderam confirmar qual era a sua doença, mas eles acreditam que o bebê possa ter Progéria, também conhecida como síndrome de Huntchinson-Gilford. Essa doença rara vem de um defeito genético que faz com que as pessoas afetadas envelheçam 10 vezes mais do que o normal. Este vídeo mostra o bebê nascido “velho”:

A progéria aparece em 1 a cada quatro milhões de nascimentos. Aqueles com a doença vivem no máximo até a adolescência.

Em todos os outros aspectos este bebê é perfeitamente saudável. Os pais dele, Biswajit e Parul, não poderiam estar mais felizes com o que eles chamam de seu “bebê milagre”. “Não há porquê ficar infeliz com a aparência do meu filho”, disse o pai. “Nós vamos aceitá-lo como ele é. Nós estamos muito felizes de ter um menino em casa.” Parece que esse garotinho encontrou pais maravilhosos.

Grávida de 12 anos vai a hospital para exame e 'marido' de 40 anos mente idade: 'Ela tem 20'

Uma adolescente de 12 anos precisou ir ao médico para realizar um exame de rotina em um hospital de Xuzhou, na China. Ela foi acompanhada de um homem de 40 anos, que se dizia ser o marido dela, e da suposta sogra.

Com medo de se complicar com a polícia por causa da idade da adolescente, o homem disse que ela tinha 20 anos. A informação levantou a suspeita de um funcionário do hospital que questionou: "Ela certamente não está perto dos 20 anos".

De acordo com o jornal "Daily Star", o homem não gostou da afirmação e rebateu: "Eu a trouxe para fazer o exame, faça o seu trabalho". Porém, um médico ouviu a discussão, desconfiou do caso de abuso e chamou a polícia.

Segundo a publicação, quando a polícia chegou ao local constatou que a menina não sabia falar mandarim. Investigadores acreditam que ela tenha sido levado ao país como uma noiva comprada no Sudeste Asiático. O homem foi preso.  

Celular 'seguro' pega fogo nos EUA

A empresa de tecnologia Samsung se viu novamente em uma situação embaraçosa depois de pela segunda vez um de seus celulares Galaxy Note 7 pegar fogo nos EUA, apesar de a companhia ter feito um imenso recall do produto no mês passado.

Os dois incidentes, curiosamente, aconteceram no Estado do Kentucky, ambos esta semana. Na terça-feira, um homem na cidade Nicholasville foi parar no hospital depois de inalar fumaça quando seu Note 7 pegou fogo durante a noite em seu quarto. Segundo Michael Klering, o aparelho não estava ligado ao carregador - foi um problema de aquecimento na bateria que levou a Samsung a fazer o recall.
Um Note 7 aparentemente reparado pegou fogo em um avião da companhia Southwest na quarta-feira (Foto: Brian Green/BBC)
Na quarta-feira, houve um incidente mais sério: um Note 7 pegou fogo dentro de um avião da companhia Southwest que taxeava na pista do aeroporto de Louisville e provocou uma operação de evacuação da aeronave. Os dois telefones já faziam parte do lote de substituição do celular, segundo a mídia americana.

"Meu telefone era supostamente uma susbstituição, então pensei que estava a salvo", reclamou Klering, em entrevista à rede de TV WKYT.

A Samsung lançou seu mais novo e inovador telefone apenas em agosto.Para o especialista em tecnologia da BBC Dave Lee, os incidentes representam uma imensa crise para a Samsung, que agora "terá que responder a sérios questionamentos em relação a sua obrigação de proteger o público".

Quando fez o recall, a Samsug disse ter identificado e corrigido o problema com o Note 7. Em um comunicado, a empresa disse que o superaquecimento da bateria tinha sido causado por um "raro" defeito de fabricação que fazia com que eletrodos da bateria entrassem em contato. E que os novos telefones reparados estavam seguros.

Na quarta-feira, a Samsung disse que estava investigando junto com a Southwest as causas do problema no voo.

Políticos armam esquemas com prefeituras para furar a fila do SUS


Uma central clandestina de marcação de consultas instalada dentro da prefeitura, com atendimento exclusivo a políticos. Uma cidade onde dois de cada três pacientes só conseguem consultas médicas se forem indicados por vereadores. E até candidato que sai vendendo vaga na fila do SUS em posto de gasolina. Pode? É o festival do fura-fila do SUS. No Brasil, o Sistema Único de Saúde garante à população atendimento médico gratuito, mas a procura por consultas, exames e cirurgias é muito maior que a sua capacidade.

Para organizar o atendimento, estados e prefeituras criaram centrais de marcação, onde os pacientes são colocados numa fila em que a espera que pode levar anos. É a conhecida fila do SUS, e os esquemas para furar a fila são sempre muito parecidos. Os políticos têm acesso a funcionários dentro das secretarias de Saúde e clínicas conveniadas com o SUS que fazer as marcações dos pacientes indicados. Veja na reportagem especial do Fantástico.

'O Senhor nos guardou', diz Carla Perez após passagem de furacão

Carla Perez agredeceu neste domingo (9) o "livramento" por sua família não ter sido afetada pela passagem do furacão Matthew, que deixou mais de 870 mortos no Haiti e 11 nos EUA. Carla, o marido Xanddy e os filhos Victor e Camilly vivem desde o início do ano na Flórida.

"Olá meus amores. Hoje pela manhã fomos à casa do Pai para agradecer pelo livramento. Glórias a Deus, o Senhor nos guardou. Obrigada Paizinho. Quero também agradecer pelas orações e pelas vibrações positivas de todos vocês que se preocuparam com a gente. Obrigada pelo carinho de todos", escreveu a ex-loira do Tchan. 

A apresentadora pediu que todos orem pelas pessoas afetadas pela tragédia. "Estamos tristes por aquelas famílias que foram destruídas pelo furacão Matthew, orando por aqueles que estão passando por dificuldades. Desejamos bençãos e forças. Vamos todos orar com muito amor, carinho e solidariedade a todos do Haiti, de Cuba, de Bahamas e da Flórida".

O furacão chegou à Flórida nas categorias 3 e 2 - no Haiti, a intensidade foi 4, mais forte.

Idade mínima para obter benefício assistencial pode subir a 70 anos

Além de desvincular do salário mínimo o benefício assistencial que a Previdência paga a idosos e deficientes de baixa renda, o governo estuda elevar a idade mínima exigida para o acesso ao benefício dos atuais 65 para 70 anos. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita inferior a 25% do salário mínimo. 

Como o benefício tem caráter assistencial e não exige contribuição, o governo teme que algumas pessoas recorrerão a ele em vez de pagar a Previdência, se o Congresso aprovar as reformas propostas pelo presidente Michel Temer e as regras para aposentadoria ficarem mais duras. A proposta de reforma em estudos no governo estabelece idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres e exige pelo menos 25 anos de contribuição com a Previdência. *Folha

Aposentado na BA cria galinhas de raça que produzem 280 ovos por ano

O aposentado e criador de aves Magdo Bonfim, morador de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, possui galinhas caipiras diferentes das comuns. Isso porque elas são de raça, com genética importada, desenvolvida nos Estados Unidos e que começaram a chegar ao Brasil há mais de cem anos. Segundo Bonfim, elas atingem 2,2kg em até 75 dias, além de ter a capacidade para produzir até 280 ovos em 12 meses, enquanto as caipiras comuns põem entre 70 e 80 unidades por ano. "O negócio parece que está dando certo. Eu pretendo chegar a mil ovos por dia", disse.

Pintinhos de raça em sítio de Camaçari, na Bahia (Foto: Imagem/TV Bahia)Magno tem em seu sítio mais de 100 aves caipiras especiais. Para manter a alta produtividade e o bem estar animal, ele preparou instalações especiais para as aves. Construiu dormitórios e áreas externas, chamadas de piquetes, exclusivas para cada raça.

"O galpão foi escolhido estrategicamente de leste a oeste, para que a incidência do sol não seja muito alta, escolhi o local com plantação de árvores para que forneça sombra. Para cada dormitório, ela tem um piquete, para que quando ela se alimente durante a manhã, vá para seus piquetes e faça sua alimentação com gramíneas ou outro complemento alimentar. Não existe nenhuma produção com sucesso de um plantel se você não pensar no bem estar animal", explicou Magno.

A ração balanceada é o principal alimento, mas as aves também se alimentam de capim e frutas. A alimentação verde aumenta o valor nutritivo e diminui o custo com ração em até 30%.

Galinha caipira de raça criana na Bahia (Foto: Imagem/TV Bahia)Aves especiais
Por serem importadas, as galinhas caipiras de raça têm nomes em inglês, como "Rhode Island Red", "New Hampshire" e "Plymouth Rock" - também conhecida como "Rock Barrada". Elas são aves que chamam a atenção pelo porte e pela textura e brilho da plumagem.

Para chegar na Bahia, os ovos são enviados através dos correios, dentro de um isopor. Primeiro os ovos galados, férteis, são colocados em incubadoras, uma "chocadeira" que mantém a temperatura ideal e faz a viragem automática dos ovos nas horas programadas.

Depois de sete dias dentro da incubadora, Magno pega cada ovo e coloca em cima de uma luz, para fazer a "ovoscopia", que segundo o criador faz a confirmação ou não da fertilidade do ovo.

Os ovos ficam dentro da incubadora por três semanas. Exatamente no 21° dia, eles começam a nascer. De lá, os pintinhos são levados para a "maternidade", onde continuam sendo aquecidos através da luz.

"Eles ficam no local até o 28° dia e, a partir daí, são deslocados até os piquetes, onde é dada uma alimentação verde, para fazer a complementação da alimentação", explica Magno.

Homem é morto ao sair da própria festa de aniversário na Bahia

Um homem foi morto a tiros, na madrugada deste domingo (9), na cidade de Itambé, sudoeste da Bahia, quando retornava da própria festa de aniversário. Segundo informações da Polícia Militar (PM) da cidade, a vítima, identificada como Mailson Rodrigues Ferreira, foi ferido com três tiros, sendo um na cabeça. 

Ainda de acordo com a PM, a vítima saiu da festa com a namorada, e quando o casal passava pela Rua Clériston Andrade, no bairro Humberto Lopes, um homem ainda não identificado se aproximou e efetuou os disparos pelas costas de Mailson. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime. A PM informou que a vítima tinha passagens pela polícia por furtos e que já chegou a cumprir pena no presídio de Jequié. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.

Homem 'enfrenta' furacão ao som de metal e vídeo viraliza

Um homem que aparece sem camisa e ouvindo a banda de trash metal Slayer no meio da rua durante a passagem do furacão Matthew na região de Jacksonville fez sucesso nas redes sociais depois que a cena foi capturada em vídeo e colocada na internet. Lane Pittman não seguiu as orientações de segurança das autoridades e "enfrentou o furacão", que deixou mais de 850 mortos no Haiti e 11 nos EUA. 
Ele segura a bandeira dos EUA na ventania forte. Ele compartilhou a cena em seu Facebook no último dia 7 e fez bastante sucesso. Foram mais de 400 mil compartilhamentos. 
                              

Ipiaú: Veículo colide com viatura da Polícia Civil

Um veículo modelo Focus, placa final 8437, licenciado em Jequié, colidiu na madrugada deste domingo (09) em uma viatura da Polícia Civil. De acordo com populares, o acidente ocorreu por volta de 1h30, no semáforo próximo a agência dos Correios. 

O Focus bateu no pneu traseiro e na lateral da viatura. Ninguém ficou ferido. Nossa reportagem foi informada pela PM que o carro de passeio era conduzido por João Luiz Franco Ramos Costa, filho da prefeita de Barra do Rocha.
Os dois veículos foram encaminhados para o pátio do Complexo Policial onde permanecem até a perícia da Polícia Técnica. O motorista do Focus teria informado na delegacia que irá arcar com os prejuízos ao patrimônio do estado. Vale ressaltar que em Ipiaú, a Polícia Civil dispõe de apenas uma viatura para realizar as suas diligências. (Giro Ipiaú)

PM é morto com golpe de faca quando trabalhava em praça na Bahia

O policial militar Décio Augusto Souza Oliveira, 32 anos, morreu na noite de sábado, 8, depois de ser golpeado no pescoço por um homem durante uma festa política no município de Riachão das Neves. 

Segundo a assessoria da PM, o soldado estava em serviço na praça pública da região quando foi atacado por trás. Décio chegou a reagir à agressão, mas não atingiu o criminoso. O militar foi socorrido pelo Serviço Médico de Urgência (Samu) para o hospital regional, mas não resistiu aos ferimentos. 

Confirme a PM, o suspeito foi localizado em uma chácara por policiais da Rondesp de Barreiras e morreu após reagir à ação. Décio era lotado na 86ª CIPM, tinha 7 anos na corporação e deixa mulher e duas filhas, uma de seis anos e outra de dois meses. O corpo está sendo velado e será sepultado com honras militares nesta segunda-feira, 10, no cemitério municipal de Santa Rita de Cássia, às 9h.

Ubatã: Veículo colide em poste e deixa cidade às escuras por 80 minutos

Um veículo Pálio, de cor branca, placa JZQ 8998, licença de Salvador, colidiu, por volta das 19h deste domingo (09), num poste localizado na BR-330, perímetro urbano do município de Ubatã, na altura da Rua da Várzea. 

Segundo informações de testemunhas, o veículo era conduzido por um homem que perdeu o controle do Pálio e acabou se chocando contra um poste. O choque foi tão violento que partiu o poste ao meio. 

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar ao local do acidente não encontrou o condutor do veículo, que sequer deu entrada no Hospital César Monteiro Pirajá. Com o incidente, a energia da cidade ficou suspensa por cerca de 80 minutos. Uma equipe da Coelba foi destacada para realizar os reparos e efetuar a troca do poste. *Ubatã Notícias

Juíza quebra sigilo telefônico de repórter da Revista Época

A justiça determinou a quebra do sigilo telefônico do repórter Murilo de Queiroz Ramos, da revista Época para tentar identificar a fonte que repassou sigilosamente um relatório do Coaf, o Conselho de Controle das Atividades Financeiras.

O documento listava os brasileiros suspeitos de esconder dinheiro em contas secretas na filial suíça do Banco HSBC.

De acordo com o blog do Josias do UOL, a solicitação foi feita pelo delegado João Quirino Florio, da Polícia Federal e o pedido foi endossado pela procuradora da República Sara Moreira de Souza, determinado pela juíza Pollyanna Kelly Alves, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal.

O direito de resguardar o sigilo de fontes jornalísticas é previsto na Constituição. Esse direito é reconhecido por decisões que já consolidaram uma jurisprudência no Supremo Tribunal Federal.

A Associação Nacional dos Editores de Revistas entrou com um pedido de habeas corpus para suspender a medida judicial.

Corpo de homem sem cabeça é encontrado esquartejado na zona rural de Barro Preto

O departamento de policia técnica de Itabuna, recebeu uma informação na tarde deste domingo (09-10), anônima de um possível corpo esquartejado, que estaria na zona rural, entre a Roça do Povo de Itabuna, e o ramal que da acesso ao município de Barro Preto.

Chegando ao local, o corpo foi encontrado sem identificação dentro de um saco de linhagem, esquartejado e sem cabeça, segundo a perita do DPT “Flavia” o corpo encontrado é de um homem, aproximadamente 45 a 60 anos de idade, após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado no rabecão para Itabuna.