segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

O DEUS QUE TRABALHA

Rev. Leandro Antônio de Lima

Ministro Presbiteriano.  Diretor do "Seminário Reformado de Teologia e Missões" e professor de Teologia Sistemática
Guarapuava - PR


Uma maneira prática de ver o relacionamento entre doutrinas como a da soberania de Deus e a da responsabilidade humana é considerar a doutrina Bíblica da Providência Divina. A doutrina da Providência trata com a questão sobre como o mundo sobrevive, e em que direção caminha. Ela procura dar resposta para a pergunta sobre se há uma ordem por detrás de todos os acontecimentos, ou se tudo acontece de forma aleatória.

Vivemos num tempo em que, por um lado, as pessoas pensam que o acaso governa, ou, por outro, defendem uma espécie de fatalismo. A Bíblia não concorda com nenhuma destas crenças. Ela afirma o controle soberano de Deus sobre todas as coisas através de sua Providência. Estudar a doutrina da Providência nos mostra o quanto Deus é pessoal e está diretamente envolvido em tudo o que acontece neste mundo. 

  O homem sempre teve muitas crenças interessantes sobre o curso que o mundo segue. Uma crença do século dezenove chamada “Deísmo” entendia que Deus havia criado o mundo, mas a partir de então, não atuava mais nele. Deus havia estabelecido leis fixas para todas as coisas, e então, o mundo simplesmente seguia o curso dessas leis, sem nenhuma interferência do Criador. Nessa visão, o mundo seria uma máquina que Deus acionou e que agora trabalha por conta própria. Por outro lado, como já dissemos, popularmente as pessoas acreditam na “sorte”, no “acaso”, na “fortuna” ou no “destino”. É como se o mundo e o destino de todos os homens estivesse nas mãos de alguma força impessoal e incompreensível.

  O mundo não está nas mãos de uma força impessoal. O mundo está nas mãos de um Deus que trabalha. Quando os fariseus recriminaram Jesus por ter curado no Sábado, Jesus afirmou que o sétimo dia não significava o fim do trabalho divino. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). Deus continua trabalhando no mundo. A isto chamamos de Providência. Uma boa definição de Providência pode ser: “O permanente exercício da energia divina, pelo qual o Criador preserva todas as Suas criaturas, opera em tudo que se passa no mundo e dirige todas as coisas para o seu determinado fim” 1 .

Nas Escrituras, podemos ver três formas como a Providência Divina se manifesta:
Preservação,
Concorrência e
Governo.

Deus preserva todas as coisas

  Deus não apenas criou o mundo como também o sustenta. Rigorosamente falando, o ato criador de Deus terminou no sexto dia. A partir daí iniciou-se a Providência Divina. O texto de Hebreus 1:1-3 diz que o mundo foi criado através de Jesus, e que é sustentado igualmente através dele “pela palavra do seu poder”. É este poder de Deus que sustenta diretamente o mundo. Um Deus que criasse todas as coisas e as entregasse à sua própria sorte não seria um Deus pessoal, mas distante, impessoal e despreocupado. A Escritura ensina que Deus se envolve com tudo aquilo que criou até nos mínimos detalhes. Veja que afirmação maravilhosa sobre a criação e a Providência de Deus está em Neemias 9.6: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora”. Esse também é o entendimento do salmista: “Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a tua mão e satisfazes de benevolência a todo ser vivente” (Salmo 145:15-16). Deus preserva e sustenta a todos os seres que criou. Quando Deus deixa de sustentá-los, eles morrem, conforme o salmista constata: “Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao pó” (Salmo 104:27-29). O que mais se destaca neste texto é a partícula “se”, que revela a condição pela qual a natureza continua existindo. Tal é o controle preservador de Deus sobre sua criação que Jesus disse: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta” (Mateus 6:26); e acrescentou mais tarde: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mateus 10:29-30). Se Deus cuida até dos passarinhos, alimentando-os e sustentando-os durante toda a vida deles, se Deus sabe até o número de cabelos que temos na cabeça, então é porque seu envolvimento é total, desde as menores até as maiores coisas. 


   Diante dessas coisas como alguém pode crer no acaso ou na sorte? A conclusão lógica do assunto discutido é que não existem coisas como “sorte”, “acaso”, ou “destino”. Ninguém tem sorte de estar vivo, está vivo pela Providência de Deus. Do mesmo modo imaginar um Deus que criou o mundo, mas o abandonou à sua própria sorte é algo absurdo, pois segundo a Bíblia, a Providência de Deus é a causa do mundo ainda existir. E veja quanta misericórdia há nisso, pois o mundo é rebelde contra Deus, não obstante, Deus o preserva, fazendo nascer o sol sobre “maus e bons”, e cair“chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Deus providencia alimento até para os filhotes dos corvos (Jó 38:41). Devemos louvar a Deus pela grandiosidade de sua obra providencial como faz o salmista: “Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam” (Salmo 147:7-9).

Deus age em todas as coisas

   Uma outra forma de ver a Providência de Deus é através de sua operação imediata em todas as coisas que acontecem. Os teólogos têm chamado isso de Concorrência ou “Concursus”. “Concursus” se refere à junção de duas forças. Não significa necessariamente que sejam duas forças em pé de igualdade, mas, apenas que dois lados cooperam de alguma forma. Berkhof define concorrência ou “concursus” como “a cooperação do poder divino com todos os poderes subordinados, em harmonia com leis pré-estabelecidas de sua operação, fazendo-os agir, e agir precisamente como agem” 2 . Quando dizemos que Deus e o homem agem conjuntamente não estamos querendo dizer que é 50% para cada lado. A vontade de Deus é sempre superior à vontade humana. Este é um assunto difícil, porém, devemos ser honestos com o ensino da Palavra de Deus, mesmo que tenhamos dificuldades em entendê-lo. Por isso, acima de tudo, devemos manter uma atitude reverente para com o Senhor ao meditarmos nos textos que estão a seguir.


   Vejamos alguns exemplos bíblicos sobre Concursus. Já estudamos em lição anterior sobre o texto de Lucas 22:22, onde o decreto de Deus e a traição de Judas acontecem paralelamente. Deus determinou, mas Judas foi responsável por seu ato. O mesmo também foi visto no sermão de Pedro registrado em Atos 2, quando ele justificou que Jesus morreu “sendo entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus”, porém, quem havia realizado o ato infame foram os homens, conforme Pedro inequivocamente aponta: “Vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos” (Atos 2:22-23). Note que Jesus foi entregue porque Deus havia determinado que isto acontecesse, no entanto, o povo era o verdadeiro culpado da morte de Jesus. O povo gritou para que ele fosse crucificado, preferindo a libertação de Barrabás (Mateus 27:20-21). Esta mesma idéia repercute no capítulo 4 de Atos, quando a igreja ora ao Senhor: “Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (Atos 4:27-28). Está claro que a culpa pela morte de Jesus foi dos homens, porém, tudo o que aconteceu, seguiu a vontade e a soberania de Deus, conforme seu plano pré-estabelecido. O que os homens fizeram foi errado, pecaminoso, e eles certamente pagarão por isso, porém, ao fazerem aquilo, em última instância, fizeram o que Deus havia determinado. Isto é concorrência ou “concursus”.

  O “Concursus” e os Atos Bons 3

   Nunca conseguiremos deixar Deus de fora de qualquer coisa de nossas vidas. Precisamos nos lembrar que Paulo disse que “nEle vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28). Jamais o homem age de forma independente de Deus. Por isso, todas as ações boas, que nós crentes praticamos, são ações que Deus direcionou. Já vimos que segundo Filipenses 2:13 Deus opera em nós tanto o querer quanto o realizar. O que isso quer dizer é que se eu faço alguma boa ação o mérito é do Senhor. Quem realizou a obra fui eu, mas ela só foi possível, porque o Senhor me capacitou. É o que Paulo fala sobre seu próprio trabalho apostólico: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15:10). Paulo tinha consciência de duas coisas: a graça de Deus e seu trabalho árduo, mas acima de tudo sabia que tudo era pela graça.


  O interessante é que isto pode ser visto também nas ações boas dos homens não-regenerados. Eles também fazem coisas boas, não boas no sentido de aceitáveis para salvação, mas boas, porque podem ter resultados benéficos para as pessoas. Podemos ver pela Bíblia, que mesmo essas ações sofrem o “concursus”. Ciro, o rei da Pérsia, é um grande exemplo disso. Veja o que está escrito a seu respeito: “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita (...). Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” (Isaías 45:1-2). Deus está dizendo que age na vida de Ciro para o ajudar. Em seguida diz o motivo: “Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces” (Isaías 45:4). Deus usou Ciro por amor de seu povo, ainda que Ciro não conhecesse o Senhor. Ciro foi usado para que o povo pudesse voltar do cativeiro da Babilônia para sua própria terra. O imperador foi responsável pela ordem que permitia a volta do povo, e essa foi uma boa ação, mas, ele não fez isso pensando em agradar a Deus, na verdade, ele estava fazendo uma manobra política, porém, acima de tudo, estava cumprindo a vontade decretiva de Deus. Ciro agiu em busca de seus próprios interesses, mas acabou fazendo algo de bom para o povo, e nisso ele foi dirigido por Deus, que agiu na vida de Ciro.

  Todas as boas ações desse mundo sofrem a ação do “concursus” de Deus. Tudo o que acontece de bom, acontece porque duas coisas participaram: a vontade do homem e a vontade de Deus. Em sua soberania, Deus não anula a vontade do homem.

O “Concursus e os Atos Maus”

   Não é difícil ver a atuação de Deus nas atitudes boas dos homens, afinal de contas Deus é bom e fonte de todo bem. Mas e com relação às coisas más que acontecem? Uma das coisas mais difíceis nesta vida é conciliar a vontade soberana de Deus e os atos maus das pessoas. Uma forma de responder a questão é dizer simplesmente que Deus permite que as pessoas façam coisas más. Em parte esta resposta está certa. As atitudes más dos homens seriam permitidas por Deus embora ferissem sua vontade preceptiva. Mas como já estudamos, a vontade preceptiva é apenas um aspecto da vontade de Deus. Nunca poderemos nos esquecer que Ele também tem uma vontade decretiva. Como os atos maus dos homens se relacionam com os decretos de Deus?


Podemos ver na Bíblia alguns casos que nos mostram que mesmo os atos maus das pessoas não foram feitos independentemente de Deus. O “concursus” pode ser visto nessas atitudes também. Em sua vontade decretiva, Deus determinou tudo o que deve acontecer, inclusive os atos maus dos homens. Porém isso não faz de Deus o autor do pecado destes homens. Embora certas coisas ruins estejam decretadas, os homens as fazem livremente, e a culpa é somente deles, porque desejaram fazê-las.

  A história de José do Egito é novamente útil para entendermos isso. José era o filho preferido de Jacó e seus irmãos tinham ciúmes dele. Num certo dia, aproveitaram uma ocasião e venderam-no a alguns mercadores que iam para o Egito. Aquele foi um ato muito mau da parte dos irmãos. José enfrentou muitos problemas por causa disso, pois tornou-se um escravo no Egito, chegando até mesmo a parar na prisão. Porém o Senhor agiu na vida de José que acabou chegando ao cargo mais importante do Egito logo após o Faraó. Com isso, anos mais tarde José pôde ajudar sua família que passava dificuldades com a grande seca que se abateu sobre a terra. Quando se encontrou novamente com seus irmãos, José disse-lhes: “vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gênesis 50:20). Tal foi o entendimento de José daquela situação que até mesmo declarou: “Não fostes vós que me enviastes para cá, e, sim, Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa” (Gênesis 45:8). Vender José foi uma ação má dos irmãos, e eles eram responsáveis por aquela ação. Eles agiram segundo seus impulsos pecaminosos, porém, a Bíblia diz que, em última instância, Deus havia planejado tudo. Deus não foi o autor do pecado dos irmãos, mas agiu na vida deles, para que Seu propósito maior se cumprisse. Eles fizeram o que desejavam, pecaram e foram punidos, mas não deixaram de fazer também o que Deus desejava. Embora esta não seja uma coisa fácil de entender, precisa ser aceita pela fé. Deus quis que os irmãos vendessem José, mas, o pecado foi somente deles, pois ao agir daquela forma, não estavam obedecendo a uma ordem de Deus, e sim a sua própria vontade pessoal.

  Ainda mais difícil é entender como Deus atua nos atos maus dos próprios homens maus. Sempre imaginamos os irmãos de José como membros da Aliança, e por isso não os consideramos ímpios. Agora veja o que a Bíblia fala sobre o caso de Nabucodonozor, o ímpio rei da Babilônia. Esse rei invadiu Judá e cometeu atrocidades, porém, a Bíblia diz que Deus é quem o trouxe e determinou que fizesse aquilo (Jeremias 25:9-11). Nabucodonozor agiu conforme sua iniqüidade determinava, por causa da sua sede de conquistas, entretanto, Deus determinou que aquilo acontecesse, usando Babilônia, império de Nabucodonozor, segundo seus propósitos, como Ele próprio declara: “Tu, Babilônia, eras meu martelo e minhas armas de guerra; por meio de ti, despedacei nações e destruí reis; por meio de ti, despedacei o cavalo e o seu cavaleiro; despedacei o carro e o seu cocheiro; por meio de ti, despedacei o homem e a mulher, despedacei o velho e o moço, despedacei o jovem e a virgem; por meio de ti, despedacei o pastor e o seu rebanho, despedacei o lavrador e a sua junta de bois, despedacei governadores e vice-reis” (Jeremias 51:20-23). Note que Deus diz que ele havia feito toda aquela destruição. Porém, Babilônia pagaria, pois havia agido conforme ela própria desejava, pois Deus declara: “Pagarei, ante os vossos próprios olhos, à Babilônia e a todos os moradores da Caldéia toda a maldade que fizeram em Sião, diz o Senhor” (Jeremias 51:24). A culpa era da Babilônia, pois agiu conforme sua cobiça, entretanto, em última análise, agiu como Deus havia determinado. Não resta dúvidas, Deus usou Babilônia e Nabucodonosor, agindo na vida deles para que fizessem aquilo que era seu plano que acontecesse. Ao mesmo tempo, porém, Babilônia e seu imperador agiram conforme seus próprios desejos infames, e seriam castigados por Deus por causa disto. Isto é surpreendente.

  Falta-nos espaço para tratar de Jeroboão (1Reis 14:10; 15:27-30); de Roboão (1 Reis 12:13-15; 22-24); do rei da Assíria (Isaías 10:5-15); de Absalão (2 Samuel 16:20-23; 12:11-12; 17:14) e de tantos outros casos que demonstram o mesmo que aconteceu com Nabucodonozor. Em todos estes casos, os homens ímpios agiram conforme seus desejos pecaminosos e são culpados por isto, porém, ao agir daquela forma, estavam fazendo o que a vontade decretiva de Deus havia determinado.

  Tudo o que acontece nesse mundo, acontece debaixo do olhar e do comando eficaz de Deus, nada foge ao Seu controle, porém, tudo o que o homem faz, faz porque sua vontade deseja. O “concursus” nos ajuda a entender a maneira como Deus age neste mundo e também como os homens agem. Há uma concorrência entre os dois, porém, não uma junção de forças, como se o homem fizesse metade e Deus o resto. O fato é que Deus age no homem, levando-o a fazer a Vontade Suprema, mas sem ferir a responsabilidade pessoal do homem por cada ato seu, e sem ser o autor do pecado dos homens. No caso do pecado, todo ato pecaminoso ocorre por ação do homem. Porém é inegável que o pecado do homem esteja incluído no decreto permissivo de Deus.

Deus governa todas as coisas

   A perspectiva do governo de Deus é mais uma forma de ver sua Providência. Não quer dizer que seja algo diferente de preservação e concorrência, pois cada parte pode ser considerada como a Providência toda, porém, ao enfatizarmos a idéia de governo estamos nos referindo ao propósito final de Deus, ao qual o mundo está sendo conduzido.


  A Bíblia apresenta Deus como o Grande Rei que está assentado no trono e governa todas as coisas conforme sua vontade determina. O que seria do mundo se Deus não tivesse propósitos? Se ele simplesmente deixasse a “coisa rolar”, seguindo o livre curso das decisões dos homens? Que garantias haveria de que as promessas bíblicas se cumpririam? Como poderíamos saber que de alguma forma, o homem não sabotaria o plano divino? Toda expectativa de fé se torna muito efêmera se Deus não tem propósitos e poder para realizá-los.

   Deus tem propósitos. A Providência de Deus nos fala que Ele guia os eventos do mundo para um determinado fim. Esse fim é o “beneplácito de Sua vontade” (Efésios 1:5), é o seu supremo propósito para esse mundo que redunda em “louvor da Sua glória” (Efésios 1:12). Como já vimos, nada acontece por acaso. Não existe a sorte ou a fortuna. Nem mesmo o destino cego. Às vezes falamos: “hoje foi meu dia de sorte”, e nem percebemos o quanto é falsa essa afirmação. Deveríamos evitar falar essas coisas, pois ao afirmarmos isso, estamos dizendo que o acaso pendeu para o nosso lado e de alguma maneira inusitada, impensada e não-planejada nos favoreceu. Isso tende até mesmo a ser uma forma de idolatria, já que algo está sendo colocado no lugar de Deus. Esta atitude é muito parecida com a que teve o povo de Israel após ter sido tirado do Egito. Naquela ocasião fizeram bezerros de ouro para si e disseram: “São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito” (Êxodo 32:4). Também fazemos isso quando, ao recebermos alguma bênção do Senhor, dizemos, “que sorte eu tive”.

   Imaginar que o destino cego é que guia todas as coisas não melhora as coisas. As vezes, as pessoas confundem a doutrina da soberania de Deus com o fatalismo. A religião islâmica assume uma espécie de fatalismo. O muçulmano quando se depara com um acontecimento imprevisto costuma dizer “maktub”, que significa “está escrito”. O fatalismo diz: “o que tiver que ser será”. Há uma grande diferença entre dizer que Deus dirige a história para seus propósitos e dizer que o destino a dirige. O destino não tem sentimentos nem vontade, ele é cego, surdo e mudo. Nosso Deus tem sentimentos e propósitos, ele fala, ouve e age. Não dizemos: “o que tiver que ser será”, dizemos: (Romanos 12:2).

  Da mesma forma, não faz sentido a tendência moderna de que o homem é que determina o que deve acontecer. Muitos líderes religiosos falam em programas televisivos que Deus já liberou todas as Suas bênçãos para os homens na pessoa de Jesus, e que agora são as pessoas que precisam tomar posse da bênção que está à disposição delas, enquanto Deus permanece impassível somente esperando que os homens façam a obra dele. Alguns tele-evangelistas modernos dizem que quem faz a obra de Deus hoje somos nós. Na visão destes, a Providência já não é mais uma prerrogativa divina, passou a ser um atributo do homem.




  A despeito destas coisas, a doutrina da Providência é uma das mais belas doutrinas da Bíblia. Ela nos fala da maneira como Deus preserva e dirige este mundo para o cumprimento de seus objetivos. Fala de um Deus próximo, atuante, vivo, que se importa conosco, que está presente e age em cada detalhe da nossa vida. Nada é demasiado simples ou insignificante que não seja do interesse dEle. Nada acontece por acaso. Não existe sorte ou fortuna. Existe Deus e seus propósitos eternos. Um Deus que causa admiração, pois como diz Isaías, “Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nEle espera” (Isaías 64:4).




  1 Louis Berkhof. Teologia Sistemática. Campinas: Luz Para o Caminho, 1992. p. 165.


 2 Louis Berkhof. Teologia Sistemática, p. 170 .

 3 Uma excelente exposição sobre o Concursus pode ser vista em H. C. Campos. O Ser de Deus e as Suas Obras – A Providência e a Sua Realização Histórica. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 

SARGENTO ASSASSINADO A TIROS

Cadê a Presidente para chorar a morte do policial?

O crime ocorreu por volta das 16h quando policial chegava em casa na rua Otávio Dutra, no bairro Cohab e foi alvejado por dois homens armados. 
Mesmo ferido o policial que estava de folga e a paisana conseguiu balear os dois criminosos. O sargento chegou ser socorrido com vida, mas acabou falecendo no hospital.
Os dois criminosos, Alex Junior Silva de Fraga, 24 anos e Anderson Freitas D’Avila, 22 anos já possuí antecedentes criminais e haviam sido presos ainda este ano, mas foram colocados em LIBERDADE PROVISÓRIA pela justiça. 
Silvio possuía 12 anos de serviço na Brigada Militar e havia sido promovido a sargento no início de novembro e atualmente trabalhava em Canoas.

domingo, 18 de janeiro de 2015

POLÍCIA PROCURA FELIPE LEÃO, FILHO DE RICARDO XAVIER ACUSADO DE MATAR EMPRESÁRIO ROBERTO GHANEM EM ITABUNA

Roberto Ghanem
Sepultamento de Roberto Ghanem ocorreu com grande acompanhamento.
Foi sepultado na tarde deste sábado (17), o corpo do empresário itabunense, Roberto Ghanem, que morreu na noite de sexta-feira (16), no Hospital de Base, em Itabuna, onde passou quase um mês internado.
No último dia 13 de dezembro, Ghanem deu entrada naquela unidade, vítima de agressão. Ele foi violentamente espancado e não resistiu aos ferimentos. A polícia está na caça do assassino, que após o crime fugiu com apoio da família.
A violência teria sido motivada por uma briga de família, e segundo informações, o principal autor do homicídio bárbaro é Felipe Leão, filho do presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, filiado ao PMDB. 
A redação do site recebeu e-mail de uma mulher, que afirmou conhecer a família da vítima e relatou como tudo aconteceu para culminar na fatalidade. Confira o e-mail na integra clicando no leia mais.

“Roberto Ghanem morava com Claudia a Ex. mulher de Ricardo Xavier Ex. Vereador e de família influente na cidade pois Roberto criou os dois enteados desde crianças o Felipe e a irmã que é Lésbica e tudo começou por causa dela que colocou a amante a companheira para morar com a família isso com o apoio da mãe a Claudia tirando assim a autonomia de pai do mesmo e querendo a mandar na casa e etc…..
Roberto Ghanem tinha depressão e fazia uso de medicamentos controlados acompanhado de um Psiquiatra na sexta-feira um dia antes do fato tiveram uma briga onde a filha de Claudia e sua amante partiram para briga corporal e foram para delegacia onde já tinham varias passagens por brigas familiar no sábado Roberto Ghanem tinha feito uso de seus medicamentos e estava dopado em seu quarto quando foi violentado e agredido com golpes de jiu-jitsu por Felipe a irmã e sua amante e a companheira Claudia estava presente a todo momento, logo após a cena onde omitiram socorro e foi o vizinho que acionou o SAMU os meliantes foram a Delegacia e deram uma queixa crime contra Roberto Ghanem incluindo na Lei Maria da Penha e como Tentativa de Homicídio contra a família os 33 (trinta e Três) dias que passou em coma no CTI do Hospital de Base de Itabuna ele estava custodiado sendo vigiado pela policia Militar e um Oficial de Justiça.
Vejam o que é a vida, vejam o que é o ser humano as vezes dormimos com o inimigo e não sabemos, a família por parte do pai dos meliantes que tem condições nunca deram um pacote de fraldas enquanto enfermo e sim muitas vezes já com Advogados tentando inverter a situação a favor dos meliantes assassinos picharam o nome dele para a sociedade como monstro que bate em mulher e muito mais quando ele muitas vezes saia de casa a então a companheira Claudia e buscá-lo pois não tinha ninguém para dar a feira fazer as compras e pagar o luxo da família.
Peço a todos que leiam esta matéria que reflitam e revejam os valores que foram invertidos nessa história e vamos dar nomes aos bois pois este crime não irá ficar em pune não, alguns meios de comunicação foram coagidos e pressionados a não colocar matérias referente ao fato assim como ligações de morte aos responsáveis pelas matérias quando Roberto Ghanem deu entrada no Hospital de Base de Itabuna a companheira Claudia e seu Ex. marido proibiram e usaram de conhecimentos Políticos para abafar o caso até o dia de ontem 17 de Janeiro de 2015 dia que ficará marcado na cidade de Itabuna onde Roberto Ghanem descansou na Paz de DEUS.
Agradecemos a este respeitoso meio de comunicação de credibilidade pela atenção e carinho em divulgar esta matéria que nos choca com tamanha crueldade e covardia, obrigado”

Jabes Ribeiro tem muito “desamor, falta de carinho e desrespeito” pelo Banco da Vitória


lixo 1
É o reflexo do desgoverno pepista.
Os moradores do Banco da Vitória, em Ilhéus, estão revoltados com a omissão do poder público na localidade. A redação de O Defensor recebeu imagens, por meio do aplicativo WhatsApp, dando conta que o antigo matadouro municipal se transformou no lixão a céu aberto. Um dos moradores relatou à nossa reportagem que vários ofícios foram enviados ao secretário Isaac Albagli (o incompetente), mas, a situação não foi solucionada e a bagunça continua indefinidamente.
Um empresário, que preferiu não se identificar, disse que a imundície se arrasta há meses e está afetando diretamente os estabelecimentos comerciais, principalmente no ramo de gastronomia, onde na maioria das vezes, os clientes ficam receosos, devido as péssimas condições de higiene no bairro.
lixo 2
Banco da Vitória engolida pelo lixão.
Os moradores não descartam um grande movimento na BR-116 para dá o ultimato ao grupo jabista a fim que resolva o quanto antes a pendenga. O Banco da Vitória decidiu em peso não pagar o absurdo do IPTU, que elevou a carga tributária em mais de 2000%, por entender que os recursos arrecadados terão finalidades outras, e que possivelmente servirá para fazer “caixinha” de campanha para o jabismo nas eleições de 2016. 
Postado por: Fábio Roberto.

VEREADOR TEVE CARRO TOMADO EM ASSALTO

O vereador Jefferson da Saúde, da cidade de Arataca,  teve o seu carro tomado de assalto na tarde de ontem, na estrada que liga Anuri a Br 101. O veiculo, Grand Siena de placa OLF 7603,  foi tomado por volta das 14 horas.
aratuonline bahia bebado embriagado atropelo pessoas santo antonio de jesus O  condutor de um carro , que apresentava sinais de embriaguez, atropelou quatro pessoas na noite da última sexta-feira (16), no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Testemunhas disseram à polícia que o motorista, identificado como Luiz Otávio Santos, 48 anos, dirigia em alta velocidade quando atingiu as vítimas.Segundo o site local Voz da Bahia, duas pessoas foram atropeladas nas proximidades do Estádio Municipal e as outras no bairro da Salgadeira. Populares tentaram linchar o motorista, mas foram contidos pela Polícia Militar.As vítimas foram identificadas como: Edineide Oliveira de Souza, 37 anos, uma menina de 12 anos (filha de Edineide), Daniela Pereira da Silva, 27 anos, e Eliana da Luz dos Santos, de 18 anos. Elas foram socorridas pelo SAMU para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), algumas em estado graveAinda de acordo com o Voz da Bahia, o motorista foi encaminhado para a 4ª Coorpin do município para prestar esclarecimentos, mas devido aos ferimentos sofridos foi levado, também, para o HRSAJ em estado grave

GUARDA MUNICIPAL APREENDE MENORES ACUSADOS DE ASSALTO

Dois menores foram apreendidos nesta manhã de domingo (18), próximo o colégio AFI, na Av. Amelia Amado, em Itabuna. Após receber a informação que os menores tinham assaltado o celular de uma menor, o Grupamento Tático de Ações Motorizadas (GETAM), entrou em perseguição e conseguiu recuperar o celular e apreender os menores. Os acusados foram encaminhados para Delegacia local para serem ouvidos e depois liberados.
Imagens: Ednaldo Pinto
Policiais Militares da Rondesp Central, guarnição sob o comando do Sargento Dick, foram recebidos a tiros na madrugada deste sábado (17), por bandidos fortemente armados na localidade conhecida como Vila Moisés, na Estrada das Barreiras, em Salvador.
 De acordo com informações da polícia, dois homens foram baleados e socorridos para o hospital Roberto Santos, onde não resistiram e morreram. 
 Eles estavam com uma pistola modelo Glock 9mm e uma pistola calibre 380, além de trouxas de maconha. Ainda segundo informações da polícia, ambos tinham envolvimento com homicídios na região.

S
Um taxista afirmou à polícia que foi obrigado a transportar o corpo de duas mulheres após ter o veículo parado e sofrer ameaça de morte na madrugada deste sábado (17). Ele foi ouvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador, e liberado.
A polícia informou que o crime teria sido praticado por quatro homens armados, que colocaram os corpos no porta-malas do táxi e indicaram o local de desova, na Jaqueira do Carneiro, próximo da BR-324 e do canteiro de obras do metrô.

As duas vítimas aparentavam ter cerca de 20 e 25 anos e tinha marcas de espancamento. O DHPP investiga o crime.

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ






JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

A Pesca Maravilhosa Milagrosa - Pescador de Homens

A Pesca Maravilhosa milagrosa, ocorreu no célebre lago chamado de Mar da Galiléia. Um local muito importante na vida pública de Jesus. Geógrafos e historiadores têm publicado diversos estudos acerca desse lago.
Situado no vale do Jordão, o Mar da Galiléia está magnificamente encravado entre as montanhas que o circundam. Logo ao norte a paisagem é dominada pelo monte Hermom, com seu cume coroado de neves eternas.
O solo fértil da região, em torno de suas margens, a vegetação, as montanhas e o azul anil de suas águas, fazem deste um local belíssimo, encantador que cativava e logo fazia muitos apaixonados por viver na Galiléia.

Os Pescadores do Mar da Galiléia

Pescar no Mar da Galiléia era de vital importância econômica para as nove cidades à suas margens e para os discípulos de Jesus. As cidades da Galiléia refletiam a importância da pesca para a vida econômica da época. Tiberíades enviava carregamentos de peixe para Jerusalém e exportava para Roma. Em Betsaida (casa da pesca, em hebraico), a maior parte das pessoas trabalhava com a pesca.
Os grandes cardumes, encontrados perto da costa, eram o paraíso dos pescadores. No tempo de Jesus, centenas de barcos jogavam suas redes. O pescado era sempre salgado, pois não havia outra forma de conservar o alimento.
a pesca maravilhosa milagrosaA Pesca Maravilhosa Milagrosa: Pescadores de Homens!
As condições de pesca mudavam muito, de acordo com as variações do lago. Os pescadores eram geralmente, pessoas simples e de pouca instrução. Homens fortes, queimados pelo sol e vento. Viviam para esse ofício, noites inteiras sem dormir, contínuo lançar de redes, preparados para as repentinas tempestades, navegavam sobre as ondas.
Durante a pesca, eles se alimentavam de pão, peixe e água (bebendo diretamente do lago). As redes usadas na pesca milagrosa, eram penduradas dentro d'água em um complexo de três redes, lançadas em alto mar.

São necessários quatro homens para que sejam jogadas ao mar. Os pescadores afastavam-se da rede e se reaproximavam um tempo depois, agitavam as águas com os remos para tocar os peixes para dentro delas.

Pedro, Tiago e João no Barquinho

Os pescadores penduravam as redes, agitavam os remos, suspendiam as redes e viam que não haviam apanhado nada! Voltam a procurar em outros lugares, onde tiveram mais sorte anteriormente. Novamente lançavam as redes e, ao levantá-las, experimentavam a mesma decepção.
Somente a paciência lhes dava a força necessária para aguentar noites inteiras de insucesso. Cansados, abatidos no corpo e na alma, desciam na praia para limpar as redes e consertar os rasgos.

O dia de trabalho dos pescadores não terminava com o retorno à costa. Os homens ainda precisavam consertar e lavar as redes do lodo e galhos que nelas se prendiam, salgar o peixe, fazer manutenção nos barcos e equipamentos e negociar com os mercadores. Uma atividade que exigia muitas e cansativas horas.
"E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes." Lucas 5:2
E quando Jesus estava caminhando pelas margens do Mar da Galiléia, foi rodeado por uma grande multidão, ávida por voltar à escutá-lo. Dois barcos estavam amarrados na praia. Os pescadores lavavam e limpavam suas redes. Os donos eram Simão Pedro e Zebedeu, pai de Tiago e João.
O Mestre observa aqueles desanimados pescadores, cansados de uma noite inteira de trabalho. Já se fazia dia e eles ainda trabalhavam retirando ervas e lodo das malhas de suas redes. Jesus pregando à multidão, não deixou de notar a dificuldade que seus discípulos passavam.
O sustento de suas famílias, o alimento que nescessitavam, o pagamento dos impostos à Roma. Quanta preocupação passava pela cabeça daqueles árduos trabalhadores.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão." Lucas 5:3

A Pesca Maravilhosa Milagrosa

E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem, senta-se e fala à multidão daquele púlpito improvisado, num lindo cenário que balançava suavemente sobre as ondas.
Ao término disse a Pedro: "Vai ao mar alto e lançai as vossas redes à pescar". Esta ordem era literal e ao mesmo tempo alegórica, pois tinha também a finalidade de ilustrar uma verdade espiritual que Pedro aprenderia em seguida.
"E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar." Lucas 5:4
Pedro declara que ele e seus companheiros não conseguiram nada apanhar durante a noite, o melhor período para pesca. Naquele momento da ordem de Jesus, as circunstâncias não eram favoráveis para se pescar.
E Pedro, um pescador profissional, acostumado a seguir seus instintos de exímio pescador, experimentado trabalhador do mar, em um esforço, deixa de lado a sua percepção humana epassa a confiar somente na palvra de Jesus.
"E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede." Lucas 5:5
Pedro incia o seu aprendizado em crer e confiar na providência de Deus. Ele que sempre prometeu que nunca nos deixaria sós, mas sim que estaria conosco nas horas mais difíceis de nossas vidas.
No ponto desejado pela ciência divina de Jesus, foi lançada a rede. Apanharam tantos peixes que ao tentar retirar a rede da água, as malhas começaram a se romper. Pedro e seus companheiros fizeram um sinal aos filhos de Zebedeu, que estavam num outro barco próximo, para que viessem ajudá-los.
"E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede." Lucas 5:6
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique." Lucas 5:7
As duas embarcações se encheram de tal forma que o peso ameaçava naufragá-los. Por mais acostumados que estivessem com boas pescas, eles não exitaram em reconhecer a pesca milagrosa como um extraordinário e raro acontecimento.
Pedro se lança aos pés do mestre, movido de temor diante daquele que se mostrava como o filho do homem. Pedro reconheceu a obra de Deus por meio de Jesus, e na condição de pecador, confessa a sua incapacidade de estar diante do mestre, pois Jesus era santo.
pesca maravilhosa milagrosaA Pesca Milagrosa: As Redes se Rompiam com a Quantidade de Peixes.

Te Farei Pescador de Homens

Mas é lindo ver que Jesus não afasta o pecador que reconhece a sua condição e o seu vazio espiritual. O Mestre aceita o pecador confesso e oferece a oportunidade de reconciliação. Deus manda o pecador perdoado a executar a sua obra.
Mais do que isso, Jesus mostra a Pedro a vontade do Pai para a sua nova missão: Te farei pescador de homens.
Não há profissão mais nobre do que esta. Pescador de Homens: Lançar a palavra de um Pai amoroso, que muito anseia pela volta dos seus filhos queridos. Um privilégio que até os anjos desejaram fazer.
Essa é a vontade de Deus. Jesus nos chamou para crer e confiar na sua palavra. Ele tem cuidado de nós. Ainda que estejamos cansados, abatidos com o labor desta terra. O Pai nos chamou para sermos pescadores de homens. Há uma chamada, há uma convocação divina. Muito nos perguntamos, quando, como, com que tempo e onde?
E fica a pergunta: Mas não vejo momento propício para lançar minha rede, não sei onde, qual o local?
A pesca milagrosa é onde você estiver! Sob a palavra de Jesus lance a sua rede! Use de estratégias, estude a palavra de Deus, se lance ao mar da vida e pesque homens para Deus. Confie, creia que ele mesmo te dará a direção.

PROJETO LEVA OFICINA DE CORDEL A BAIRROS DE ILHÉUS


Comunidade pode participar de oficina de cordel em Ilhéus (Foto Karoline Vital).
Comunidade pode participar de oficina de cordel em Ilhéus (Foto Karoline Vital).
Karoline Vital
Depois de realizar atividades no Teotônio Vilela, o projeto Nas Rimas do Cordel segue para o bairro Nelson Costa nos próximos sábado e domingo (17 e 18). A oficina sobre literatura de cordel será ministrada no Centro Comunitário Nossa Senhora da Conceição, a partir das 8 horas. O resultado dos trabalhos desenvolvidos nas duas comunidades será apresentado em uma mostra, no dia 07 de fevereiro, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus.
O diretor teatral e cordelista Franklin Costa ministra as oficinas do projeto, voltadas para moradores dos bairros maiores de 16 anos. Os participantes aprendem acerca da história e estrutura do gênero literário popular, além de produzirem os próprios textos em grupo e individualmente.
Távila Aparecida Guimarães, que participou das atividades dos últimos dias 10 e 11, disse que já lia cordéis e se interessou pelo projeto por considerar a literatura de cordel um gênero que mais se aproxima dos fatos cotidianos. Já o presidente da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, Makrisi Angeli, destacou que Nas Rimas do Cordel é uma forma interessante de proporcionar à comunidade a valorização da cultura popular.
Nas Rimas do Cordel é realizado sob a coordenação do cordelista ilheense Gilton Thomaz. A iniciativa é gratuita e disponibiliza 25 vagas em cada localidade. As inscrições e as atividades ficaram a cargo dos representantes comunitários das localidades, que participaram de reuniões para o planejamento das ações. O projeto é financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de Culturas Populares.

JESUS TORNOU VANE PREFEITO DE ITABUNA E O DIABO TENTA USAR WENCESLAU PARA DERRUBAR O HOMEM E DEUS

WENCESLAU ADMITE CANDIDATURA A PREFEITO

Wenceslau2 coletiva www.pimenta.blog.br
O vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior(PCdoB), admitiu hoje, em entrevista ao programa Resenha da Cidade (Rádio Difusora), a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2016. A candidatura comunista, segundo ele, está condicionada a uma eventual decisão do prefeito Claudevane Leite (PRB) de não tentar a reeleição.

Segundo o vice, a primeira opção do PCdoB é reconduzir o gestor municipal para um novo mandato. Porém, se Claudevane refugar, o comuna se apresenta como substituto natural.
Nos bastidores, circula a informação de que o prefeito já teria sinalizado o desejo de pendurar as chuteiras em dezembro do ano que vem. Diante disso, Claudevane chegou a fazer um apelo para que os comunistas e evangélicos que coabitam no centro administrativo busquem uma harmonia em prol da sucessão.

Três adolescentes mortos enquanto jogavam futebol são enterrados na BA

Três adolescentes foram mortos em Vera Cruz, sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Foram sepultados na manhã deste sábado (17) os corpos dos três adolescentes mortos no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. Celenias Silva Souza, de 17 anos, Gabriel Andrade dos Santos e José Rodrigo Oliveira Santos, de 13, foram baleados por homens que passaram em uma caminhonete, na quinta-feira (15).

No momento do atentado, as vítimas estavam jogando futebol com outros dois amigos. Um quatro adolescente foi atingido pelo tiro, que acertou a região da cabeça. Ele foi levado para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em estado grave, mas, neste sábado, a unidade de saúde não confirmou o estado de saúde da vítima.

Um quinto colega, de 15 anos, conseguiu fugir e está sob a proteção da Justiça. A polícia investiga o caso e afirma já ter suspeitos, mas, até o momento, ninguém foi preso. Ainda segundo a polícia, os adolescentes são suspeitos de participar do assalto a uma fazenda.

"Eles estavam jogando quando foram atacados. Tentaram correr, mas foram perseguidos pelo carro, cujos dados ainda são desconhecidos, e mortos", disse, ainda na sexta-feira (16), o delegado Delmar Araújo Bittencourt.

Netinho deixou o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (17), após passar por tratamento por conta das sequelas após sofrer um AVC em 2013. O cantor divulgou um comunicado, no qual se mostra muito animado com a alta que recebeu. Netinho aproveitou ainda para agradecer os médicos que fizeram parte de sua recuperação. Confira o que eles escreveu:
"Estou indo pra casa após quase seis meses aqui no "Hotel Sírio Libanês Palace". Apesar de não poder ainda voltar a trabalhar,  vou muito animado e esperançoso de que esta tontura constante e persistente desapareça por completo adiante, já que tudo que a medicina pode fazer em meu caso já foi feito. O tratamento que vim fazendo aqui há meses para o meu sistema vestibular deu resultados muito positivos. Flavinha (Dra. Flavia Cusin) constatou isso com os novos exames realizados nesta semana e, com estes, pudemos ver a diferença em relação ao dia que cheguei aqui nesta "temporada".

A tontura ocasional que aumentava muito a tontura constante quando eu fazia movimentos de cabeça diminuiu consideravelmente. Ainda faço e seguirei em casa fazendo a última e mais difícil manobra desse tratamento. Esta ainda me deixa muito tonto e enjoado mas, como aconteceu com todas as outras manobras, esses efeitos diminuirão muito em breve. Foi por causa desse tratamento que insisti e fiquei aqui até hoje, apesar da imensa vontade de voltar pra casa e para a música.

Aproveito a oportunidade para parabenizar Dr. Roberto Kalil Filho (esse grande médico e gestor) e todos vocês pelo ambiente e tratamento que conseguem imprimir ao dia a dia desse hospital (...). Sentirei saudade.

Um motorista levou um susto enquanto dirigia em uma rodovia em Toronto, no Canadá, na última terça-feira (13). O canadense Andrew Sukhdeo estava voltando para casa do trabalho, quando uma roda de um veículo que estava na sua frente se soltou e, após quicar na estrada, atingiu seu veículo no para-brisas.
Por sorte, o homem saiu ileso do acidente. Imagens do circuito de segurança de seu carro registraram o momento do impacto. As informações são da 'ABC News'. "Aconteceu tão rápido que não houve tempo para eu reagir ou pensar", disse Sukhdeo à emissora.
No vídeo, é possível ver quando o veículo dele é atingido em alta velocidade pela roda. O impacto é forte e sua câmera chega a desligar. Felizmente, Sukhdeo não sofreu ferimentos. "Espero nunca mais filmar nada assim", ele brinca. Após o acidente, a polícia rodoviária foi ao local para prestar atendimento ao motorista. Seu carro precisou ser rebocado para passar por reparos.

Assista abaixo ao vídeo que mostra o carro do canadense sendo atingido por uma roda:

Por volta das 16:00 chegou a informação de que havia uma movimentação do tráfico de drogas entre Ibicaraí e Santa Cruz da Vitória através do transporte público, e o transportador estaria de boné vermelho e camisa preta. Por volta das 17:14 nas proximidades do bairro Duque de Caxias, em um ponto de onibus na BR 415 foi abordado pela GU do 1º PEL Wuldson Pacheco dos Santos, vulgo Gaguinho, sendo encontrado com o mesmo um pacote contendo maconha.

Ao ser questionado a origem, o mesmo indicou o suspeito Carlos Leones Correia Farias, vulgo Dudui e o suspeito Claudi Santana de Jesus, vulgo Liu, afirmando que os mesmos traficavam drogas nas proximidades da Ruinha, no Corina Batista, próximo de um cruzamento com a rua 1º de Janeiro em Ibicaraí. Em operação conjunta, sob o comando do Oficial de Operações, as GU do PETO e do 1º PEL realizaram diversas incursões e abordagens no local sendo encontrada grande quantidade de maconha, crack e cocaína, dinheiro trocado e um armamento similar a uma espingarda de cano serrado.
Em posse de Carlos  Leones Correia Farias, foi encontrado uma quantia no valor de R$ 60,10 (sessenta reais e dez centavos) em moeda, R$ 362,00 (trezentos e sessenta e dois reais) em espécie trocado, uma espingarda sem a coronha e de cano serrado, um estojo deflagrado cal .36, 128 pedras de crack embaladas para a venda e 118 buchas de maconha. Em posse de Claudi Santana de Jesus foi econtrado 06 pedras de crack, R$ 50,00 (cinquenta reais) em espécie trocado e uma quantidade de uma erva aparentando ser maconha in natura.

Morre em Itabuna, empresário vítima de agressão

Foi sepultado na tarde deste sábado (17), o corpo do empresário itabunense, Roberto Ghanem, que morreu na noite de sexta-feira (16), no Hospital de Base, em Itabuna, onde passou quase um mês internado.

No último dia 13 de dezembro, Ghanem deu entrada naquela unidade, vítima de agressão. Ele foi violentamente espancado não resistiu aos ferimentos. O suspeito do crime é o próprio enteado do empresário, cujo nome não foi divulgado para não atrapalhar as investigações.

A violência teria sido motivada por uma briga de família.

EX- FRENTISTA DO POSTO BAVIL SOFREU ACDENTE EM ITABUNA


Dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram duas pessoas gravemente feridas. O primeiro aconteceu na tarde deste sábado (17) na Avenida Ilhéus, onde um homem não identificado bateu contra ao meio fio após perder controle da motocicleta, ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital de Base.

Já na noite do mesmo dia, outro acidente aconteceu, desta vez com uma motocicleta de 600 cilindradas. Um homem identificado apenas como Leo, perdeu controle da moto após passar por uma pequena curva que fica próximo ao Tarik Fontes Hotel na Beira Rio em Itabuna.
Leo recebeu os primeiros atendimentos no local do acidente, e em seguida, foi encaminhado para Santa Casa de Itabuna.